Troca do pinhão 4t

gz.gomes

New member
Bom dia caros colegas! Gostaria de saber dos mais experientes como deve se proceder a troca do pinhão do motor 4t. O que aconteceu foi o seguinte: Recebi por estes dias meu kit 4t, ocorre que o pinhão que veio no kit é de um passo diferente da corrente, e como consequencia fica encavalando a corrente. Liguei para a assistência da bicimoto e o rapaz pediu para eu retirar o que está no kit e enviar para eles que eles me mandam outro. Ocorre que eu estive dando uma olhada e até mesmo tentei retirar o pinhão mais fiquei com medo de estragar o eixo da trasmissão. Eu ja retirei a trava mas o pinhão está muito duro de sair. Gostaria de alguma dica para retira-lo sem causar danos ao motor(aliás, ele deve ser retirado virando no sentido contrário a rotação do motor né?).

Outra dúvida que eu tenho e quanto a colocação do novo pinhão. Será que eu conseguirei dar o aperto suficiente para ele não sair durante o uso?

Conto com os colegas.

Att.

Gerson
 

budget100

New member
Prezado GZ.

Não veio no seu kit uma ferramenta de sacar o pinhão? Neste caso é melhor aguardar o Carlos Mayer que te dará o caminho das pedras. Abraços
 

Carlos Mayer

New member
GZ o pinhão original dos kits de 4 tempos comercializados pela Bicimoto são de passo 415# como a corrente e a coroa. Já montei inúmeros kits e nunca encontrei um sequer que fosse de passo diferente. Erros na instalação do esticador bem como falta de alinhamento podem ser os causadores do problema mencionado. Sem as ferramentas adequadas você não conseguirá (acredite) retirar o pinhão em casa com ferramentas comuns...

Budget apenas os kits de 2 tempos fornecem o sacador de pinhão e este não serve para os motores de 4 tempos já que o pinhão é diferente...

Forte abraço aos amigos
 

gz.gomes

New member
Caros colegas, obrigado pelas respostas! Realmente a primeira impressão que eu tive foi falta de alinhamento da corrente. Quebrei a cabeça dois dias e não consegui chegar a uma posição que fizesse a corrente se movimentar de maneira correta e a impressão que tive foi que o passo do pinhão pudesse ser diferente. Realmente seria estranho vir um pinhão diferente do resto da relação. Alguem tem alguma dica para que eu possa tentar solucionar o problema, sem a troca do pinhão? Qualquer dica será muito bem vinda pois estou doido para andar com minha 4t. a minha 2t está muito boa e foi muito fácil alinhar a relação, por isso eu estou estranhando esta dificuldade.
Fico no aguardo, um grande abraço.

GZ.
 

Carlos Mayer

New member
GZ o que posso te dizer é o seguinte....

A coroa é fixada á roda traseira e quanto a ela não há muito que possamos fazer... Porém dependendo do eixo traseiro e da forma como a roda foi raiada a coroa pode ficar muito próxima da balança o que dificulta muito o alinhamento...

A bandeja de suporte do motor deve ser instalada o mais baixo possível dentro do V do quadro...

Veja na minha...

PQAAANs9CneRf704pPi3GoB8fOdhTuXeh_VSIXuGnbGRk5VP_ivDa8XTUEn-6ENgaFRRfNPGdhTbwAO-AYrLQ14nK78Am1T1UKJ6TZNfzyB2ICw1BZqfzZwEKPsf.jpg


De outro ângulo...

PQAAAAEpzcm-e2ucb5WmYQzqmbRtRzJPkh3wX8g5sMMnMVVGbyCoaR5fd-TMAyclOeo0b2TlW1er6ayBbIiWqrX5fZgAm1T1UI6yk4JypvSevJbJggLVPgvDUKDd.jpg


Além da posição você pode contar com a regulagem da bandeja que permite que o motor seja movimentado lateralmente...

Olhe a sua 4 tempos por trás e tente traçar uma linha reta entre a coroa e o pinhão... É assim que o alinhamento deve ser conferido entende? Verifique na coroa se a corrente está centralizada nos dentes da coroa ou mais para um lado ou o outro o que também indicaria falta de alinhamento...

Para finalizar quantos elos você tirou da corrente?

Veja aqui uma outra 4T que montei onde foram retirados 3 elos... veja a posição do esticador e o tensionamento da corrente...

PQAAAG_HqbIA7PDFM2wEVC7_a_MkfzMMCyMl75FiRf3bICL1L4Trls98zEd-nsBBM4XdAvyehoMXciTO5AsdCX8oNv0Am1T1UFxdBXTS_Eb4ZcrxNl1Q79lt8-Ew.jpg


Espero que as dicas sirvam de ponto de partida... Aposto minhas fichas no alinhamento... Forte abraço e boa sorte
 

gz.gomes

New member
Bom dia caros colegas! Após muito quebrar a cabeça entrei em contato com a oficina da bicimoto e relatei o problema. Imediatamente eles me pediram que enviasse o motor para a troca do pinhão. Acabei de receber o motor e estava louco para ver se o problema era comogo ou com o pinhão. Realmente o pinhão novo ficou jóia. O alinhamento ficou extremamente fácil. Dessa forma fica aqui a dica, eventualmente os kit 4t podem vir com um pinhão diferente( ou defeituoso, sei lá). Como o Carlos disse logo ai em cima, ele ja montou vários kits e nunca houve problema, dessa forma deve ser algo isolado, porém possivel de acontecer.
Assim que colocar o motor para funcionar posto aqui minhas impressões.

Um grande abraço a todos e mais uma vez obrigado Carlos pela atenção dispensada.

gz.gomes
 

FHT

Banned
Falando em pinhão e eixo de transmissão, preciso saber se existe peça de reposição, pois no site não encontrei. Acontece que: A base do motor quebrou na solda, o motor soltou-se, a corrente também e acabou travando, com isso, o eixo de transmissão entortou um pouco e o pinhão já está gasto com pouco mais de 6.000 km. Preciso do eixo e pinhão para ficar sem trepidação.
 

Carlos Mayer

New member
Que prejuízo...

Forneça um pouco mais de detalhes sobre o ocorrido "FHT"... O que quer dizer com "base do motor"? O motor "soltou-se"? A corrente "acabou travando"? O eixo de transmissão "entortou"? E principalmente explicar como o pinhão de aço temperado está "gasto" com 6.000 Km...

Lendo a sua postagem fico com a impressão que a instalação não ocorreu como deveria... Tenho uma motorizada com quase 25.000 Km e o pinhão é original, a corrente nunca travou, o motor nunca se soltou e muito menos o eixo entortou... Se possível tire algumas fotos ou faça um pequeno vídeo para que possamos entender o que está acontecendo já que sua postagem não foi muito elucidativa...

Quanto a questão de peças de reposição é assunto que deve ser tratado direta e exclusivamente com o departamento comercial da Bicimoto através do atendimento@bicimoto.com.br como está claramente explicitado nas "Regras de Convivência". Fico no aguardo de uma postagem mais detalhada sobre o ocorrido... Forte abraço
 

FHT

Banned
A base da qual me refiro é aquela acoplada ao quadro onde o motor é fixado. Havia notado uma rachadura na base, na parte de frente no lado direito, justamente onde a base é mais exigida. A solda rompeu, o motor se deslocou, a corrente frouxou e acabou enroscando em algum ponto que fez com que o eixo ficasse avariado. Em rotações maiores há a incomoda vibração, por isso quero substituir esse eixo. Quanto ao pinhão, esse está gasto e de maneira uniforme. Quanto a tempera, talvez seu perfeito pinhão com 25.000 km seja de um afortunado lote. Na montagem do meu motor um engenheiro mecânico ajudou na montagem, sendo assim, não acredito na montagem equivocada. Já falei com o pessoal da loja e passei e-mail para o enderço indicado, mas não há resposta quanto a venda das peças.
 

Carlos Mayer

New member
FHT traduza por favor:

"A base da qual me refiro é aquela acoplada ao quadro onde o motor é fixado." (sic)

O que é acoplado ao quadro é a bandeja de fixação do motor através de duas abraçadeiras e 4 parafusos com porca (2 em cada) e não o motor propriamente dito. Do que estamos falando afinal?

Já a ironia "talvez seu perfeito pinhão com 25.000 km seja de um afortunado lote" foi absolutamente desnecessária pode acreditar... Os 25.000 Km estão absolutamente dentro da normalidade quando o kit é corretamente instalado (com ou sem a ajuda de engenheiros), alinhado e utilizado... E não decorrência de um "afortunado lote".

Finalizando o rótulo "engenheiro mecânico" não significa muita coisa no que toca a montagem de kits de motorização de bicicletas pois na faculdade de engenharia mecânica não se aprende (definitivamente) a montar bicicletas motorizadas... Engenheiro por engenheiro também sou e nem por isso aprendi na faculdade ou na pós graduação de engenharia mecânica a instalar kits de motorização em bicicletas... Acredite... Quanto a peças repito não posso te ajudar já que depende da disponibilidade em estoque e é assunto a ser tratado exclusivamente com o departamento comercial e não aqui no Fórum.

Para finalizar sugiro um pouco mais de objetividade em sua postagem de forma que eu possa ajudá-lo... A frase "A base da qual me refiro é aquela acoplada ao quadro onde o motor é fixado." não quer dizer absolutamente nada... Seja mais específico... QUEBROU A BANDEJA DE FIXAÇÃO... Ou... QUEBROU A CARCAÇA DO MOTOR DO LADO X... Entendeu?

No mais fique atento às Regras de Convivência do Fórum!

Devo adverti-lo que suas ironias e absoluta falta de objetividade não o ajudarão aqui.
 

tioruja

Member
Olá Carlos,
Depois de longa demora dos correios......(20 dias) recebi meu kit 49cc 4T.
Como meu projeto é montar a transmissão com o shift kit e usar um cubo com 3 marchas ( nexus 3 shimano), no lugar do trocador convencional, com isto evito o incomodo que tinha com a minha " engenhoca " de ter que parar sempre com o trocador na engrenagem maior , já com o "nexus 3" a marcha pode ser trocada parado, e também não há o risco de enroscar a corrente na hora da troca já que a corrente é fixa da coroa ao pinhão , e também posso usar uma corrente mais reforçada .
Mas como estou esperando o shift kit (exclusivo para kit 49cc 4T) que comprei há uma semana na Sick Bike Parts , alias site muito rápido , paguei pelo "Paypal" R$ 537,00 ,precisa ter cartão internacional para fazer cadastro, como eu não tinha , usei o "Paypal" do meu filho hehehe ..., deu tudo certo, no mesmo dia já recebi um email da postagem com o código para rastrear , fiquei impressionado com a eficiencia , só espero que passe pela alfandêga , com certeza vai ser taxado(60%), lá se vão mais R$300,00 , mas é por uma boa causa hehehe, como sei que vai demorar a chegar , resolvi montar o kit provisório num quadro de caloi 10 que é bem espaçoso.
Montei a bandeja , coloquei o motor, tive que alargar os buracos da bandeja no sentido longuitudinal para colocar os parafusos do motor, fixei o motor , montei o acelerador, coloquei o tanque , coloquei o registro, o filtro , parte do motor ok.
Transmissão: montei a coroa na roda trazeira , não ficou 100% , mas como é provisório e não vou usar a coroa no meu projeto final, parti para a corrente ,abri, retirei 3 elos , fechei, quanto passei pelo pinhão , já senti que não casava , os últimos dois dente acavalavam, como já havia lido o tópico "troca de pinhão 4t" do membro gd.gomes, peguei um paquímetro e medi o ponto médio entre o dentes da coroa deu 12,7 mm, medi entre dois pinos da corrente deu 12,7 mm, então medi o ponto médio entre os dentes do pinhão deu 15,2 mm , pesquizando achei o seguinte:
passo 415 = 12,7 mm
passo 417= 15,2 mm
Conclusão o pinhão que veio no meu kit é passo 417.
O meu problema é o seguinte:
Se eu mandar o motor para o pessoal da Bicimoto, como procedeu o gz.gomes para trocar o pinhão , no minimo 45 dias para retornar , já que levou 20 dias para chegar o kit (é muito tempo).
Estou pensando em tentar retirar o pinhão , mas preciso saber se ele é rosqueado ou encaixado , normalmente quanto tem anel de pressão é encaixado.
Carlos vc tem alguma informação ou sugestão ?
Abração.
0129_132429.jpg0129_132535.jpg
 
Última edição:

Ademberd

New member
Olá tioruja, já estava começando a montar o meu kit 4 tempos quando li a seu problema com o pinhão, automaticamente coloquei a corrente no pinhão do meu kit, resultado, mesmo problema seu, pinhão com passo diferente da corrente; vou entrar em contato com o pessoal da bicimoto pra ver a solução que devo tomar.
O pessoal da bicimoto informou que o pinhão é roscado, o mesmo sai no sentido anti-horário, que é pra enviar o mesmo junto com uma cópia da nota fiscal que elas fazem a troca.
 

tioruja

Member
Olá Ademberd,
Obrigado pela informaçao, só que existe um porém , se ele é roscado a rosca teria que ser esquerda e ele teria que sair no sentido horário, olhando pela frente do pinhão ,lado da cordinha, o eixo gira no sentido horário, e o pinhão enrosca no sentido anti_horário ,então o lógico seria afrouxar no sentido horário, pode ser que meu raciocínio esteja errado , mas é bom dar uma conferida antes de retirar.
Vou tentar tirar o meu pinhão hoje à noite, depois posto resultado....
abração.
 

tioruja

Member
Acabei de tirar o meu... também saiu fácil, mas foi na segunda tentativa, na primeira o eixo girou , tive que dar mais pressão no alicate.

As ferramentas que usei foram estas:

0129_221215.jpg

Como eu retirei a clucth-box para facilitar o serviço , já abri para ver como era....

0129_213123.jpg

Esta é a caixa de redução.

0129_213954.jpg

Estes são os pad´s da embreagem centrífuga.

estou pensando em falar com pessoal da bicimoto, para ver se eles me vendem o pinhão, dai vem mais rápido e quero ficar com o pinhão 417, pode ser útil mais tarde.
 
Última edição por um moderador:

tioruja

Member
Olá Carlos ,
Acho que a Bicimoto esqueceu de mim eheheheh, responderam o meu e-mail com o seguinte: "Estamos encaminhando seu e-mail para o setor de mecânica para verificação. Se for considerado defeito de fábrica vc terá que enviar o kit para ser substituído por um novo", mas na verdade eu só preciso do pinhão, certo!, eu até já retirei o pinhão, é só mandarem o pinhão que eu mesmo instalo.
Carlos, vc que conhece o pessoal lá , poderia me passar o nome de alguém e telefone para eu entrar em contato, e agilizar as coisas...tentei ligar para o atendimento mas só dava ocupado.
Abração.
 
Top