Sobre velocidade maxima da 4 T

skarmore

New member
Olá pessoal.

Comprei uma 4 tempos direto na bicimoto e virou minha paixão.

E minha duvida é sobre a velocidade máxima que atinge. Eu vi no outro tópico que vocês estipulam os 50km/h de máxima que ela faz.

Instalei um velocimetro pra acompanhar isso e constatei que de fato ela faz 49km/h com uns 80km já rodados apenas de amaciamento.
Vi tambem que a potencia do arrancar quando ela está com pouca velocidade já melhorou.

Mas ela fará mais que isso depois dos 500 km de amaciamento? Vale a pena trocar a coroa da roda de tras que vai a corrente do motor por uma menor com menos dentes (depois de amaciar, claro) ?

Carlos Mayer

New member
Olá Skarmore

A gente já começa com um problema amigo... Teste de velocidade em um motor não amaciado... Ou seja imprimir 49Km/h com apenas 80Km rodados beira (me desculpe) a irresponsabilidade... Este tipo de comportamento pode comprometer seriamente o assentamento das peças o que influenciará diretamente na durabilidade de seu motor. Ahhh mas foi só uma "esticadinha" certamente você dirá... Mas é justamente nestas esticadinhas tão comuns entre os proprietários de bicicletas motorizadas novas que mora o perigo...

Se você busca velocidade definitivamente uma bicicleta motorizada não foi a melhor opção... A máxima de uma 4T amaciada fica em torno de 50 a 55 Km/h com pequenas variações para menos ou para mais. Quanto a trocar a coroa você ganhará em velocidade final mas perderá significativamente em torque o que tornará as arrancadas mais lentas e também terá menos força ao vencer aclives... Abç

Eu tenho um motor 4t e esta com 400 km a velocidade maxima que peguei foi com 390km foi de 49km/h antes dos 380 km eu só acelerava ate 35km/h agora com 400km as vezes eu dou umas esticadas, mais parece que o giro fica muito alto e faz falta a embreagem manual o motor tem hora que parece que vai indo de tranquinos(tipo mantendo 30km/h).

Carlos Mayer

New member
Guilherme as motorizadas de 4 tempos ao contrário das de 2 tempos saem de fábrica com a mistura ar combustível pobre. Ou seja o carburador recebe mais ar do que combustível pois isso estes "soquinhos" quando em velocidade constante... Após os 500Km quando ela estiver devidamente amaciada o óleo deverá ser trocado e então assinta o vídeo que foi postado no Canal Bicimoto no YouTube sobre o carburador das 4 tempos que você aprenderá a ajustar a mistura ar combustível...

No mais o motor com embreagem centrífuga como o 4T da Bicimoto reage como qualquer motor que compartilha este tipo de embreagem/transmissão...

skarmore

New member
Obrigado pela resposta também, camarada Carlos Mayer. Perguntei isso por que não vi discussão nenhuma nesse assunto e acho que deve ser uma dúvida boa e bem recorrente para novatos no ramo das bikes motorizadas.

Mas ainda assim volto a perguntar...

Antes do amaciamento: Quanto de velocidade à se andar sem forçar nem estragar nada?? 35 km/h ? 39 km/h ?
Depois do amaciamento: O que podemos fazer para maximizar o desempenho?? shift kit ?? pneus de 26x3.0 como na outra discussão?

Obrigado novamente pelo tempo hehehe

Carlos Mayer

New member
Skarmore

No período de amaciamento 30 - 35 Km/h é a velocidade de cruzeiro ideal.

Após o amaciamento é recomendado enriquecer a mistura ar combustível (vem ajustada pobre de fábrica) para tirar o máximo desempenho do motor 4T. Um shift kit talvez seja o item que mais diretamente influenciará no desempenho pois com a relação de marchas é fácil uma 2 ou 4 tempos passar facilmente dos 70 - 80 Km/h... Pneus nas medidas 26 x 3.0 dificilmente entrarão nos quadros nacionais. Abç

Carlos Mayer

New member
O motor só chegará ao máximo de seu desempenho quando a mistura ar combustível estiver devidamente ajustada, ou "ideal".

A fim de proteger o motor 4T de danos no período de amaciamento a regulagem vem de fábrica propositalmente pobre. Assim não alcança a velocidade máxima (giro máximo) o que certamente colocaria em risco o amaciamento e comprometeria a durabilidade. Um sintoma fácil de perceber é que andando em médias entre 30 e 40Km/h sentimos nitidamente que o motor está com falta de combustível pois o mesmo dá "soquinhos" indicando esta falta... Sintoma este que desaparece quando após os 500Km a carburação é corretamente ajustada.

Não espere alterações significativas em "desempenho, força, potencia" mas sim em suavidade e estes "soquinhos" que mencionei desaparecerão...

Para finalizar a regulagem de um motor como o meu que funciona ao nível do mar provavelmente não será a mais indicada para um mesmo motor que funcione em SP por exemplo. O meu hoje funciona sereno com 2 voltas + 3/4. se serão 2 voltas e 1/2, 2 voltas e 3/4 ou até mesmo 3 voltas completas você só descobrirá através de testes... Agora faça esta alteração apenas depois de completar o amaciamento Ok... Abç

meu motor esta fazendo 66 km/l , uma pergunta manter velocidade de 40 km/h por um periodo de 30 minutos, estraga o motor ?
em alguns momentos baixando a velocidade e até mesmo deichando o motor em ponto morto mais a maioria do tempo andando 35 a 40 km/h, tme problema ou nao ? meu motor ja tem 600 km!

Carlos Mayer

New member
Não Guilherme principalmente por se tratar de um 4 tempos com refrigeração forçada o que garante que o motor e o óleo lubrificante sempre estarão na temperatura ideal de funcionamento. Só recomendo que tome cuidado com "banguela" na 4 tempos sob o risco de acelerar o desgaste dos pads na reaceleração ou mesmo danificar a campânula pela diferença de rotação entre o motor (na banguela) e a roda traseira...

claytoncbp

New member
Olá Carlos Mayer, eu tenho uma 49cc 4 tempos ainda em amaciamento no momento com 187km rodado, alias está quase na hora de trocar o óleo do motor, bem estou levando tudo a risca em relação ao amaciamento, e lendo vários tópicos aqui com relação a mistura de ar e combustível um detalhe me chamou atenção no meu motor, o parafuso que você menciona no carburador para fazer a regulagem do ar e combustível, no meu motor não tem esse parafuso gostaria de saber como posso fazer depois pra regular os dois elementos sem esse parafuso, meu carburador realmente não veio com o parafuso ou ele esta em outro lugar no carburador, me ajuda Carlos, é que ainda sou leigo em mecânica, observe por favor a imagem que tirei do meu carburador sem o parafuso: 2013-05-13 20.01.36.jpg

Carlos Mayer

New member
Olá, Clayton

O fabricante destes kits de 4 tempos chegou a 4ª geração destes motores.

Nas geração 1, 2 e 3 os carburadores vinham equipados com o parafuso de regulagem da mistura ar/combustível. Nas unidades de 4ª geração (como o seu) este parafuso foi abolido, teve seu orifício lacrado e o carburador trabalha com a mistura ar/combustível que o fabricante considera ideal em termos de desempenho e economia de combustível. O motivo? Muitas unidades sofreram danos por funcionar com a mistura excessivamente rica ou podre devido a regulagens incorretas ou desnecessárias...

Não se preocupe com a mistura pois como disse ela sai de fábrica otimizada de forma que o motor trabalhe sempre com a melhor mistura ar/combustível. Eu tenho kits da geração 3 e 4 e posso dizer sem medo de errar que os de 4ª geração são uma evolução em relação aos de 3ª geração. Consigo médias de consumo melhores e percebo que o funcionamento é mais suave em todos os regimes de rotação.

Faça a troca de óleo na quilometragem correta, mantenha a clutch box sempre engraxada e o filtro de ar limpo e seu motor corresponderá altura suas expectativas. Quando completar 500 ou 600 Km de uso podemos focar na regulagem das válvulas afim de melhorá-lo ainda mais.

Forte abraço

matheus19

New member
Carlos e normal ao acelerar a 4T de uma vez ela apagar? e normal também um "atraso" na aceleração? exemplo quando eu vou acelerando de pouquinho, as vezes chega em um ponto em que o motor começa a morrer mas depois volta a acelerar...

Carlos Mayer

New member
Não Matheus eu não diria que é normal o motor morrer ao ser repentinamente acelerado, mas pode ser que ao fazer isso acabe afogando o motor. Isso pode ser sintoma do giglê entupido, boia da cuba desregulada e até mesmo alguma pequena entrada de ar em uma das juntas... Uma vez quebrei a cabeça para deixar uma 4T funcionando em ordem e sabe o que era? A mangueira de respiro do cárter (aquela preta de borracha) estava desconectada do bloco do motor... Se puder fazer um pequeno vídeo fica mais fácil de entender o que está acontecendo... Forte abraço