Sobre velocidade maxima da 4 T

Carlos Mayer

New member
Com quantos Km rodados está a sua 50cc 4T Matheus?

Pergunto isso pois se você afirma que os giclês foram limpos bem como o carburador me pergunto se não seria a hora de trocar a vela... O som que faz ao ser acelerada indica nitidamente que está afogando... Ai a suspeita recai sobre:

* Afogador acionado?

* Gasolina ruim?

* Alguma sujeira que passou despercebida na limpeza? (acredite acontece amigo)

* Boia do carburador desregulada?

* Uso de gasolina premium ou aditivada?

Por acaso se enquadraria em alguma?

No aguardo, forte abraço

matheus19

New member
Ela está com 200KM rodados (ja fiz a primeira troca de óleo)

* Afogador acionado? Somente na primeira partida do dia.

* Gasolina ruim? Acredito que não por que abasteci em 2 postos diferentes e e a mesma coisa...

* Alguma sujeira que passou despercebida na limpeza? (certeza que não por que limpei todo o carburador 2 vezes e continuou o problema)

* Boia do carburador desregulada? Acho que não por que pelo que vi não tinha regulagem na boia...

* Uso de gasolina premium ou aditivada? Gasolina comum

Agora será que pode ter haver por eu morar a uns 800m acima do nivel do mar? ai ela afoga mais facil?
No dia a dia não me incomoda muito e so eu acelerar ela mais devagar que funciona perfeitamente...
Obrigado carlos, uma abraço.

Carlos Mayer

New member
Olá, Matheus

A boia do carburador das 4 tempos existe e é feita aumentando ou reduzindo a pressão da mola... Assim a boia pode ser levemente erguida ou abaixada... Mas definitivamente não deve ser o caso da sua...

A altitude influencia o desempenho dos motores de 2 e 4 tempos... Uma motorizada ao nível do mar tem um desempenho e na serra tem outro e afinal 800 metros é uma altitude considerável.

Retirando a tampa da cuba você verá a boia e no centro dela o giclê secundário que é o responsável pela dosagem de combustível. (Veja na foto abaixo).

PQAAAAuJOxd6YWb7qpy_6FC_Z_U-2ItGOtsCllqWSX4YpzLY5jCPAqpCcQq8MVhFMOMWlpp4AgmoM8QxK_G8WKxGRyQAm1T1UFMPDe8x44EDWP4R7lQ2VNqPsN0M.jpg

A "solução" para os engasgos em acelerações bruscas estaria na substituição do giclê secundário por um de menor vazão já que em altitude o motor tende a trabalhar com a mistura mais rica do que se estivesse ao nível do mar. A Bicimoto não tem giclês secundários de outras medidas a venda, mas como é uma peça comum talvez você consiga medidas alternativas em oficinas de motos e scooters. A substituição certamente deixaria a mistura mais pobre e seu motor responderia de imediato a aceleração... Forte abraço

matheus19

New member
Obrigado Carlos, esse giclê e difícil de tirar? por que tentei tira-lo com uma chave de fenda quando fui limpar o carburador e não consegui então deixei ele quieto...
Abraço.

tioruja

Member
Olá Matheus,

Esta semana chegou o meu tacômetro (conta-giros) que comprei na eBay , veio da Suécia , é bem fácil de instalar ,apenas se enrola 4 voltas do fio que sai do aparelho no cabo da vela, um circuito detecta cada pulso de alta tensão que o CDI envia para a vela e converte para RPM do motor, que aparece em um display, achei bem bolado o sistema.

Dai instalei na minha 4T e fiquei surpreso com a RPM máxima, sempre considerei como 8000 RPM a máxima do 4T, mas estava enganado, porque no display do tacômetro registrou 10500 RPM a máxima.

Daí, fiz vários testes, com diversas relações de engrenagens para comparar a teoria com a pratica , e na relação original do 4T (pinhão 10 dentes e coroa 44 dentes), que é o teu caso , a 40 km/h registrou 8100 RPM. (motor esguelado!!!). com o shift kit a 40 km/h registrou 5700 RPM.

Também descobri porque nos meus testes e cálculos anteriores, a minha RPM máxima era 7500. Foi durante a troca da campanula, que notei que o pinhão do eixo da campanula tinha 7 dentes e não 10 dentes como eu considerava , estes 3 dentes a menos, foram os responsáveis pela diferença entre 10500 RPM e 7500 RPM.

depois da descoberta do erro, eu consigo afirmar teoricamente que a RPM máxima do 4T é realmente 10500 RPM. e que o tacômetro esta correto.

Acho que terei que recalcular e retificar todas informações de RPM que postei nos tópicos.

Quando conseguir tempo, vou colocar fotos , talvez até um vídeo do tacômetro em funcionamento.

Abraços,

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Tioruja

Este valor é absolutamente assustador para um 49cc 4T... Jamais tive a oportunidade de verificar a quantas RPM estes motores giram e sempre me baseei nas informações da literatura técnica do fabricante que diz:

Max. Power
1.4KW/6800rpm
1.4 KW/ 6800 rpm
1.4KW/6800rpm
Max. Torque
2.0Nm/4500rpm
2.0 Nm / 4500 rpm
2.0 Nm / 4500 rpm
Max. rpm no load
7500rpm
7500rpm
7500rpm

Ou, valores muito longe das 10.500 registradas pelo seu tacógrafo e mais estranho ainda se considerarmos que o torque máximo aparece lá pelas 4500 RPM...

Forte abraço

matheus19

New member
A minha "teoria" e que o motor 4 tempos solta a faisca duas vezes uma na compressão da mistura e outra na exaustão, motivo e que o ímã passa pela bobina duas vezes, soltando faisca duas vezes ai o tacômetro marcaria a RPM errada entendeu? no tacometro não tem como configurar para motor 2 TEmpos? para fazer o teste? (isso e so uma teoria minha pode parecer um absurdo hehe)

tioruja

Member
Olá Matheus,

Tua teoria não tem nada de absurdo!!! Só que seriam necessários dois imãs para saírem duas faíscas durante um giro do motor.

Se realmente existirem dois imãs no volante da ventoinha de refrigeração, o CDI vai gerar dois pulsos durante um giro do eixo, daí tua teoria estaria corretíssima.

Vou abrir a tampa lateral da ventoinha e verificar se existem dois imãs.

O tacômetro pode ser configurado para 1 ou 2 pulsos durante um giro do motor,vem de fabrica para 1 pulso.

Obrigado pela dica!!!
Vou verificar a situação, depois dou um retorno.

Forte abraço,

Última edição:

matheus19

New member
Configura para 2 pulsos tenho quase certeza que vai dar certo, na ventoinha tem dois ímãs só que um do lado do outro, eu quero dizer e que ele gera dois pulsos em um unico ciclo 4 Tempos, na compressão e na exaustão (justamente quando o ímã passa duas vezes pela bobina, na compressão e na exaustão quando pistão tiver em PMS) Valeu Abraço.

tioruja

Member
Matheus,
também vi os dois imãs, só que que estão muito próximos e a distancia entre eles é igual a largura do núcleo da bobina, eu acho que os dois imãs são para alongar o pulso e para que o CDI possa mandar uma faísca mais longa.

Mas para exercitar, configurei o tacômetro para dois pulsos, e fiz os testes. daí o giro máximo ficou em 5180 RPM , que também esta bem fora das especificações do fabricante que seria 7500 RPM.

Agora só me resta comprovar que o tacômetro esta mostrando o correto (10380 RPM) heheheheh. (estou editando o vídeo para postar)

Mas já estou estudando um meio de provar, através de alguns conhecimentos de física e um pouco de matemática, vou fazer uma explanação deste o eixo do motor--> clucth_box --> até à roda trazeira.

Até....

Forte abraço

tioruja

Member
Pô Matheus, a um mês atrás não havia estes anúncios no ML, por isto nem procurei , fui direto no eBay, apesar que o meu saiu R$ 30,00, no ML estão vendendo por R$ 69,00.

Olhe o vídeo do tacômetro funcionando. Motorizada no cavalete e na 3ª marcha.

Abraço

Última edição:

matheus19

New member
Ave Maria 10mil rpm parece que vai levantar voo kkkkkkk, única coisa que me continua sendo estranho e que na marcha lenta ele marca 2mil rpm pelo som ali deve tar menos que 1mil... eu acho hehe outra coisa e que o cdi desses motores não corta a corrente quando a rpm ta alta né? Abraço.

tioruja

Member
Olá pessoal ,

Com este diagrama que Criei mais o vídeo do post anterior , acho que fica confirmado que o motor 50cc 4T , passa das 10.000 rpm's.

rpm_4T_Shift Kit.jpg

Aqui, tentei comparar as velocidades finais para 10.500 rpm e 7.500 rpm.

Também fiz o cálculo para motor 50cc 2T.
Calculo_rpm_4T_2T.jpg

Abç

Anexos

• rpm_4T_Shift Kit.jpg
    rpm_4T_Shift Kit.jpg
    12.3 KB · Visualizações: 8
Última edição: