Olá Matheus,
Esta semana chegou o meu tacômetro (conta-giros) que comprei na eBay , veio da Suécia , é bem fácil de instalar ,apenas se enrola 4 voltas do fio que sai do aparelho no cabo da vela, um circuito detecta cada pulso de alta tensão que o CDI envia para a vela e converte para RPM do motor, que aparece em um display, achei bem bolado o sistema.
Dai instalei na minha 4T e fiquei surpreso com a RPM máxima, sempre considerei como 8000 RPM a máxima do 4T, mas estava enganado, porque no display do tacômetro registrou 10500 RPM a máxima.
Daí, fiz vários testes, com diversas relações de engrenagens para comparar a teoria com a pratica , e na relação original do 4T (pinhão 10 dentes e coroa 44 dentes), que é o teu caso , a 40 km/h registrou 8100 RPM. (motor esguelado!!!). com o shift kit a 40 km/h registrou 5700 RPM.
Também descobri porque nos meus testes e cálculos anteriores, a minha RPM máxima era 7500. Foi durante a troca da campanula, que notei que o pinhão do eixo da campanula tinha 7 dentes e não 10 dentes como eu considerava , estes 3 dentes a menos, foram os responsáveis pela diferença entre 10500 RPM e 7500 RPM.
depois da descoberta do erro, eu consigo afirmar teoricamente que a RPM máxima do 4T é realmente 10500 RPM. e que o tacômetro esta correto.
Acho que terei que recalcular e retificar todas informações de RPM que postei nos tópicos.
Quando conseguir tempo, vou colocar fotos , talvez até um vídeo do tacômetro em funcionamento.
Abraços,