Projeto 49cc 4T c/ 3 marchas ( shift kit + nexus 3 (câmbio no cubo))

tioruja

Member
Boa noite pessoal,

Coloquei o motor na base !!! tentei ajustar numa posição que pudesse abrir o filtro de ar , e ter acesso ao afogador.
Como eu já esperava!!! ( o quadro beach cruizer vision tá mais para "chopper" que "praiano" é comprido mas é baixo próximo ao banco ), começaram os problemas:
O filtro de ar deu para abrir mas o afogador ficou difícil de acionar ( vou ter que bolar outra maneira de aciona-lo) , fiquei c/ apenas 2 cm para movimentar o motor , vou torcer para que a corrente fique justa e não precise movimentar o motor.

Imagem 020.jpg

Então, com o motor na posição, fui colocar os parafusos: Para minha surpresa !!!! os furos da base c/ os do motor, não coincidiam , tive que fazer novos furos na base. dai ficou ok....

Solução para acionar o afogador:

Imagem 024.jpg

fiz um furo na alavanca original e parafusei um gancho atras.
Assim consigo acionar o afogador ( problema resolvido).

Agora vou instalar a coroa e os pés-de-vela:

Mais problemas: o pé de vela que veio no kit é muito comprido (175) e trancou na clatch-box, tentei usar original do kit 49cc 4T, mas ficou muito para fora.... não gostei.
Amanhã vouImagem 034.jpg
achar uma solução.....
 
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Ademberd

New member
Caramba que trabalheira, com relação ao pé de vela tente conseguir um de bike infantil, deve casar bem aí, eu também penei muito, 1º para conseguir um quadro que coubesse o motor pois todo quadro beach que encontrava as medidas não batiam e quando batia o mesmo era muito frágil, 2º ponto foi para alinhar o pinhão com a coroa, pois a corrente ora raspava no tubo da gancheira ora raspava no para lamas, mas no fim deu tudo certo, sorte aí na sua empreitada tioruja.
 

tioruja

Member
Ademberd,

O meu quadro ficou perfeito c/ o kit original 4T, inclusive os pés de vela que vieram no kit , pedalava bem.
Os problemas apareceram c/ a instalação do shift kit.

A ideia do pé de vela infantil é boa.... mas só para o kit original da Bicimoto.( que aceita pé de vela de uma só peça, zig-zag) .

No meu caso é necessário pé de vela individual de encaixe no eixo (furo quadrado, c/ parafuso) .

Mas já resolvi, lembrei que há um tempo atrás diminui um pé de vela de 175mm p/ 150mmm ( cortado e soldado c/ solda TIG) para fazer uma experiência, dai remexi nas sucatas !!!! até que achei !!!!
Era de uma "speed", pé de vela de alumínio super leve , as coroas eram parafusadas, tirei , ficou só o suporte em forma de estrela.

Coloquei a coroa no eixo , e coloquei os pés de vela , fiz teste, sobrou 2cm entre a clatch-box , o suficiente.
Coloquei os pedais , fiz teste, por azar o pedal da esquerda tocava na clatch-box quando ficava na vertical, não pensei duas vezes, serrei a parte que tocava...hehehehh.

tudo resolvido.....ficou assim.
Imagem 038.jpgImagem 041.jpg

Fotos de como esta o projeto da motorizada 49cc 4T até agora.

Imagem 047.jpgImagem 048.jpg

próximo passo será colocar a corrente que liga o jack_shaft à coroa, e torcer para que fique esticada.
Porque não tenho muito espaço para movimentar o motor, se não der , talvez tenha que projetar um esticador.
 
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Peterson Scarpa

New member
Tioruja o seu projeto 49cc 4t esta ficando show, ainda bem que esse motor 4t vem com pull starter senão meu amigo ia dar trabalho faze-lo pegar.
Montei o Shifter Kit aki com o meu 80cc 2t, tive problemas com o carburador que não cabia no quadro, fui obrigado a fazer uma adaptação colocando uma manqueira de radiador, depois foi vazamento de gasolina no tanque e sujeira no carburador porém pesquisando aki no fórum consegui sanar todos os problemas que foram aparecendo.
Detalhe o motor 80cc 2t tem uma alta taxa de compressão e pra faze-lo pegar com o Shifter Kit é só no pedal mesmo, não tem como embalar numa descida como em outras bikes motorizadas por exemplo, está muito dificil dar a partida tenho que ficar de pé em cima do pedal colocando meu peso e fazer o movimento várias vezes.
De início achei que tinha problemas no CDI mas fiz toda checagem da parte elétrica com multimetro e estava tudo ok, esse motor 80cc vem de fábrica muito travado acho que vai demorar um pouco pra amaciar.
 

tioruja

Member
Oi Peterson, obrigado pelo elogio!! hehehehe.
O sistema de roda livre do shift kit também me pregou uma peça ....hehehe

Coloquei o cubo Nexus 3 c/ freio contra pedal, no meu projeto, devido ao meu quadro não ter suporte p/ freio v-brake, dai me ferrei!!!! porque não me liguei no fato que o shift kit torna os pedais livres no sentido anti-horário , dai meu freio contra pedal ficou inútil !!!!!! , ainda bem que existe no mercado um adaptador p/ v-brake , foi o que me salvou heheheheh.

Quando ao moto 80cc 2T, o pessoal do fórum tem comentado que ele realmente e bem mais difícil de fazer funcionar que o 49cc 2T, acredito que depois de amaciado deverá ficar mais fácil.

Quanto ao shift kit no motor 80cc acho um perigo !!!!!! (depois de amaciado). de acordo com cálculos já desenvolvidos com relação a um de cambio igual o que vc usa (11----32), a velocidade final pode chegar à 100km/h , dependendo do seu peso.
SBP DRIVECHAIN SCHEMATIC + TORQUE.JPG
este diagrama é p/ 49cc 2t, imagina o seu que é 80 cc 2t!!!!

Abraço.
 
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tioruja

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Ufa!!!!! que alivio !!! consegui instalar a corrente ( pinhão-coroa(pé de vela) ) ,e ajustar , no pouco espaço vertical que sobrou, tudo graças ao "meio elo" que veio no kit para ser usado em situações como a minha , pouco espaço para movimentar o conjunto a fim de manter a corrente esticada.
Imagem 052.jpgImagem 054.jpg

o sistema para esticar a corrente funcionou muito bem, é só afrouxar as abraçadeiras e ajustar a altura nas porcas , veja na foto:
Imagem 014.jpgImagem 019.jpg
 
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Carlos Mayer

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Olá...

Que trabalhão hein Tioruja? O pior é que quando estiver pronto sentirá saudade de todas as etapas e problemas que encontrou em cada uma delas. Já tive em mãos shift kit para kits de 2 e 4 tempos mas preferi não instalá-los... É uma adaptação que leva a bicicleta motorizada a velocidades muito acima das que eu considero seguras para uma bicicleta motorizada, sem falar que são necessárias muitas adaptações que acabam diminuindo (no meu caso) a confiabilidade do kit como um todo.

No caso do seu projeto só posso elogiar o capricho e principalmente agradecer o detalhado (e ilustrado) passo a passo... Quem sabe um vídeo com a 4T andando depois de pronta?

Forte abraço e boa sorte
 

Peterson Scarpa

New member
100 Km/h Tioruja é muita velocidade para uma bike, mas creio que seja perfeitamente possível ainda mais com o escape dimensionado que vou instalar quando acabar de amaciar o motor, farei um video quando chegar nessa velocidade, se não morrer eu posto aki ahuhauauha.
Estava pensando em colocar mais duas coroas menores na bike, de 30 e 24 dentes que tem pra vender no site "Sike Bike Parts", instalando um cambio dianteiro e um passador ficaria com 24 velocidades, é muita marcha né estou amadurecendo a idéia, o legal é que a marcha leve seria ultraleve já que o meu cassete é MegaRange 11 a 34 dentes.
segue o link das coroas:
http://www.sickbikeparts.com/catalo...ducts_id=65&osCsid=gdcu92l665gsskvcvl7etvfa87
http://www.sickbikeparts.com/catalo...ducts_id=66&osCsid=gdcu92l665gsskvcvl7etvfa87
 
Última edição por um moderador:

tioruja

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Olá Carlos,

Cheguei a pensar que vc não estava aprovando o meu tópico, devido as alterações que estou fazendo no kit 50cc 4t , sei que vc é a favor de manter a originalidade do mesmo, mas depois do seu comentário e elogio fiquei mais tranquilo, obrigado....

Realmente vc tem toda razão , o gostoso do projeto é solucionar as dificuldades que vão aparecendo , e quando vc conclui perde a graça !!!, mas dai o negócio é partir para outro....heheehehe .

A velocidade final ( teórica) com shift kit para o kit 50,80cc 2t (80-100km/h) é incompatível com a estrutura de uma bicicleta .relação pinhões/coroas do kit (17t,11t,44t,36t ).
Mas para o kit 50cc 4t , a velocidade ( teórica ) final já é menor ( 65km/h) devido à relação pinhões/coroas do kit ( 17t,9t,48t,30t ) serem maiores ( não sei porque esta diferença), mas é mais direcionado para força do que velocidade.

Depois desta trabalheira toda vou ter que mostrar o projeto funcionando ..hehehe..o vídeo vai sair com certeza !!!!!! mas só depois que chegar o "pinhão", ainda estou na luta !!!!!Imagem 042.jpg
Esta será a próxima etapa!!!!!!

Abração.
 
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tioruja

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Peterson,

Com esta sua mega ranger 11-34 dentes , não acho necessidade de coroas menores ( que vão aumentar o torque) , só se vc for subir paredes, além do mais , torque muito alto pode empenar o eixo e danificar a corrente e também o giro do motor chegar no limite muito fácil , o que é prejudicial. É bom vc ir pensando nestes detalhes enquanto vai amadurecendo a ideia....!!!!

Cuidado !!!!!
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Tioruja

Estou curtindo seu projeto sim... Esperei apenas as coisas deslancharem um pouco para comentar e no mais sabe como surgem perguntas todos os dias não é?

A minha 50cc 4 tempos já chegou aos 62 Km/h no plano sem shift kit, mesmo com pneus Kenda Flame como os seus, raiação dupla, eixos de rolamento, suspensão dianteira etc. achei a velocidade incompatível com a estrutura da bicicleta... Quando eu tinha 15 anos em 1978 só pensava em velocidade + desempenho... Agora aos 50 penso em segurança + economia + durabilidade do motor heheheh...

A parte mais interessante deste projeto na minha opinião é o câmbio Nexus... Já andei numa bicicleta sem motor com um câmbio destes e achei sensacional sem falar que a ausência do derailleur me agrada muito, fica uma instalação mais limpa...

Quanto ao vídeo espero ansioso para ver como esta beleza andará... Forte abraço e novamente parabéns pois o projeto está espetacular...
 

tioruja

Member
Olá Carlos, eu imagino que não deve ser moleza, moderar o fórum da Bicimoto, Orkut e mais o Facebook, com a eficiência que vc os faz, Por isto já esta desculpado....heheheh.

Estes 62 km/h vc conseguiu c/ vento à favor e na posição Super Man?......fala à verdade heim, hehehehe.

Eu aqui nos meus 60, não penso diferente de vc em relação à segurança + economia + durabilidade do motor, mas neste projeto vou ter que abrir uma exceção hehehehe. Inclusive já encomendei cinco pinhões diferentes (16t,18t,19t,20t,21t) para substituir no cubo Nexus 3 ( original veio c/ 23t).
cada pinhão dá diferentes relações entre as 3 marchas.
_____1º 2º 3º
16t (12-16-21) ----- > menos arrancada < -----> vel. final alta.
18t (13-18-24)
19t (14-19-25)
20t (14-20-26)
21t (15-21-28)
23t (16-23-30) ----- > mais arrancada <------> vel. final baixa.

Minha intenção é testar cada um, postando o resultado do torque e velocidade final , depois fixar o que mais se adapta as minhas necessidades.

Eu acredito que o câmbio Nexus eliminará o lado negativo do shift kit (que é o
derailleur) , inclusive pela possibilidade de usar uma corrente mais reforçada.

Abração, obrigado pela força.
 
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Carlos Mayer

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Olá, Tioruja

Vou explicar o que acontece com meu 4 tempos...

Conversando em Fóruns americanos descobri que o motor HuashengTai Shan 50cc 4 tempos vem a ser uma cópia do Honda GXH 50cc 4 tempos...

Veja o HuashengTai Shan 50cc 4 tempos

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E agora o Honda GXH 50cc 4 tempos

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Descobri que além da enorme "semelhança" entre os projetos as peças são intercambiáveis entre os dois modelos...

Um dia com uma folga acentuada em um dos balancins e não encontrando regulagem que desse jeito fui até uma loja da Honda no bairro de São Cristovão aqui no Rio de Janeiro e para minha surpresa encontrei todas as peças de reposição para o estacionário GXH 50cc. Comprei então: Pistão, anéis, rolamentos e retentores, biela, cilindro, cabeçote e válvulas (completas) e vela de ignição Honda e com isso montei um híbrido HuashengTai Shan - Honda...

De cara senti muito mais compressão e torque e um som diferenciado se é que me entende... Esperei os 300 Km de amaciamento (mínimo) e procedi a regulagem das válvulas com os seguintes valores:

Admissão: .08mm +/- .02mm

Escape: .11mm +/- .02mm

A mudança no funcionamento foi impressionante. Primeiro sumiu o barulho de máquina de costura que era produzido pelas válvulas originais, segundo o motor começou pela primeira vez a chegar ao limite de giros coisa que não acontecia antes provavelmente devido à folga excessiva na regulagem das válvulas originais. Como o meu modelo de kit 4 tempos ainda possui parafuso de regulagem da mistura ar combustível pude fazer um ajuste fino na mistura e o resultado foi o que falei... Máxima de 60 - 62 Km/h sem qualquer tipo de esforço...

Carburador do meu kit...

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Me passe seu e-mail em mensagem privada que lhe envio com prazer o material técnico do GXH em visão "explodida" onde poderá ver que realmente todas as peças de um servem no outro e vice versa...

Forte abraço
 

tioruja

Member
Carlos, tentei msg privada, mas vc esta programado para não receber.
dai tentei à opção e-mail, não sei se foi !!!!!

Eu sabia que tinha algo (especial) por traz daqueles 62km/h. heheeheh

Realmente se parecem muito, um clone do GXH 50, até vou dar uma ligada para a concessionaria Honda aqui da minha cidade, para saber se dão manutenção no GXH 50.

Eu abri a tampa das válvulas do meu para regular a folga , e notei que a válvula de escape estava com uma folga bem grande, no tato (1mm), e a de admissão parecia estar sem folga, mas como eu não tinha aquelas laminas de ajuste desisti. o meu esta com aquele barulho de maquina de costura bem acentuado.

Carlos, vc não tem uma dica para regular as válvulas sem ter aquelas laminas milimétricas?

Suspeito que os primeiros motores 4t da bicimoto tinha mais potencia que estes mais recentes , a retirada do parafuso da mistura limitou o motor, por exemplo minha cidade fica 1000 metros acima do nível do mar, não entendo muito de motor mas acho que vou perder em potencia , não podendo regular a mistura, estou certo?

Forte abraço.
 

Carlos Mayer

New member
Seu e-mail chegou sim e lhe envio tão logo responda este Tópico o material que prometi...

Após anos mexendo nestes kits cheguei a conclusão de que as válvulas saem de fábrica propositalmente frouxas afim de que o o motor não alcance o regime máximo de rotações durante o período de amaciamento.

Isso é minha opinião e não uma informação que eu tenha obtido na literatura do fabricante. Meu primeiro 4 tempos fazia aquele barulho de máquina de costura desde Zero Km e incomodado resolvi verificar a abertura das válvulas...

Bingo... Admissão estava +/- .11 e escape com +/- .12 e com isso o motor simplesmente não passava dos 40 -45 Km/h pois ocorria flutuação de válvulas...

Regulei-as no padrão Admissão:.08mm e Escape: . 11mm (com o motor frio é claro) e testei em seguida. Ainda senti um leve engasgo nos giros mais altos então esperei esfriar e novamente regulei a admissão para .09mm (dentro da tolerância de +/- .02mm) e o motor ficou um espetáculo. Sumiu o tlec tlec das válvulas e ele passou a subir de giro de forma constante e "limpa" até o limite... Baseado nesta vivência é que cheguei a conclusão de que as válvulas saiam "frouxas" propositalmente da fábrica.

Sua colocação quanto a influência da altitude no funcionamento do motor está absolutamente certa. É sabido que o clima (temperatura e umidade) influenciam no acerto da carburação porque alteram a quantidade de oxigênio presente no ar que o carburador aspira. Assim um motor regulado para andar no nível do mar ficaria com a mistura demasiadamente rica se usado em altitude onde o ar é mais rarefeito. Logo, se o seu carburador tivesse o parafuso da mistura deveria ter a mesma empobrecida para andar em Lages...

Com a retirada do parafuso de mistura do carburador H124C que equipa estes kits o ajuste fino se perdeu... Infelizmente...

No seu caso creio que a admissão possa trabalhar em .10mm o que compensará em parte o problema da altitude... Mas comece o teste em .08, depois .09 até finalmente (se necessário) chegar a .10mm

Não conheço nenhum "macete" que substitua as palhetas milimetradas... O meu jogo eu comprei no Mercado Livre e não foi caro... É uma ferramenta indispensável para quem pretende tirar o máximo destes motores...

Bom vou lhe enviar o material prometido... Forte abraço


 
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tioruja

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Olá Carlos ,

Obrigadão pela explicação e pelo material técnico , excelente qualidade, muito bom mesmo, agora vou ficar craque neste motor, e mais tranquilo em relação à obtenção de peças de reposição , com os códigos das peças fica mais fácil.

comprei um calibre, só que c/ 20 laminas que vai de .05 mm à 1 mm c/ espaçamento de .05 , dai não consigui .08, .09, só consigo .05 .10 .15 .20 ......,mas pelo menos descobri que a válvula de admissão estava c/ +- .12 e a de escape c/ +- .22 , dai deixei as duas c/ .10 , fiz um teste , melhorou uns 80% o barulho de maq. de costura, e a lenta ficou mais regular, vou ter que conseguir um calibre c/ espaçamento de .01 mm, para regular certinho.


Posso deixar as folgas iguais? porque que na admissão, tem que ser menor a folga?

Forte abraço.
 
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tioruja

Member
Finalmente chegou o pinhão da clutch box que eu havia enviado à Bicimoto para trocar .

Agora vou poder continuar meu projeto.

Comecei colocando o pinhão no eixo, fácil, é só travar o eixo c/ um alicate de pressão e girar o pinhão no sentido anti-horario , e depois colocar o anel de pressão.

próximo passo foi diminuir a corrente original ,foi necessário um pedaço bem pequeno, porque os dois pinhões estão bem próximos.

Imagem 055.jpg!

Tive sorte !!!! a corrente ficou ajustada sem precisar movimentar muito o motor. já que eu tinha pouco espaço para tal.

Adaptei o sensor do ciclocomputador na roda traseira, tive que emendar o fio para alcançar ( ele vem para ser usado na roda dianteira) .
Imagem 065.jpg
Desta maneira eu posso fazer os testes da relação do câmbio ( pinhão x velocidade) sem precisar sair na rua , é só colocar a motorizada no cavalete.

amanhã vou fazer uns testes com o pinhão (23t) que veio no cubo Nexus.
 
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tioruja

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Olá pessoal,

O tempo esta meio curto para lidar com a motorizada.

Resultado dos testes com a motorizada no cavalete:

Primeiro com o pinhão de 23 dentes no cubo Nexus.

1ª marcha = 24,3 km/h (6800 rpm)

2ª marcha = 31,6 km/h (6800 rpm)

3ª marcha = 43,8 km/h (6800 rpm)

Obs. no primeiro teste o giro máximo foi de 6000 rpm, na 3ª marcha chegou no máximo à 38 km/h, então dei uma ajustada nas válvulas, dai cheguei nas 6800 rpm.(acho que da para melhorar mais..)

Conclusão, 1ª marcha ficou com muito torque, tentei fazer um teste pratico, acelerei , na hora que a embreagem tracionou a danada deu um pulo quase me deixou sentado no chão !!! hehehheh , e na 3ª marcha ficou com pouca velocidade final.

Então fiz alguns cálculos e já parti para o pinhão de 16 dentes, não valia a pena testar os outros ( 18,19,20,21) velocidade final muito baixa!!!!

teste com Pinhão de 16 dentes no cubo Nexus:

1ª marcha = 33,2 km/h (6800 rpm)

2ª marcha = 45,4 km/h (6800 rpm)

3ª marcha = 61,0 km/h (6800 rpm)

Agora já esta melhorando!!!!!!!!

Assim que arrumar os freios , e trocar o garfo por um com suspensão, vou fazer um teste na rua, me aguardem!!!!!!
 

Julio Caezar

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tioruja tenho uma bike que tem um cubo parecido com este seu porem não é nexo e nem shimano , e de uma empresa chamada Sturmey archer, vc conhece esta marca e sabe se eu poderia fazer esta troca de pinhão igual vc esta fazendo ?
 

Peterson Scarpa

New member
tioruja tenho uma bike que tem um cubo parecido com este seu porem não é nexo e nem shimano , e de uma empresa chamada Sturmey archer, vc conhece esta marca e sabe se eu poderia fazer esta troca de pinhão igual vc esta fazendo ?

Ola Julio Caezar, tem vários pinhões dessa marca a venda no ebay, acho que vc pode realizar a troca sim.
Segue o link:
http://www.ebay.com/sch/i.html?_trksid=p2047675.m570.l1313&_nkw=Sturmey+archer&_sacat=0&_from=R40


Forte abraço.
 
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