Projeto 49cc 4T c/ 3 marchas ( shift kit + nexus 3 (câmbio no cubo))

tioruja

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Olá Julio caezar,

Entrei no link que o Peterson informou, e a foto do pinhão para a Sturmey archer é exatamente igual ao do Nexus (shimano) , acho que são intercambiáveis.
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Nexus (shimano)

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Sturmey archer


Os meus eu comprei neste site bikemania.webstorelw.com.br , eles tem 5 modelos ( 16,18,19,20,21 dentes).

Abração.
 
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tioruja

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Olá pessoal ,

Finalmente estou concluindo meu projeto.

Apenas falta detalhes da iluminação , pretendo usar uma bateria de 2,5A ( da BIZ), ela é bem pequena
e encaixa no detalhe do quadro, estou montando um circuito regulador 12V que vai ficar entre a bateria e o farol e a sinaleira traseira,
isto possibilitará o uso do dínamo para carregar a bateria, já que é preciso no minimo 13,5V para carregar a mesma.
Vou adaptar lâmpadas de sinaleira de moto 12V 10W no farol, a luz é bem forte.

Fiz um vídeo mostrando como ficou à minha motorizada.



Já fiz um teste de rua com ela , adaptei um suporte no guidão e fixei uma câmera.

O sistema de marchas no cubo ficou muito bom , só tem que dar uma aliviada no acelerador na troca de marcha senão da tranco no cubo.

O torque na 1ª marcha ficou excelente, a arrancada é rápida e logo pede a 2ª e 3ª marchas. andando à 40 km/h que é o ideal para mim, o motor
trabalha tranquilo com baixa RPM.

No vídeo da para observar e notar as trocas de marchas e o torque nas arrancadas.

o vídeo esta no próximo post, só da para colocar um em cada post.
 
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Carlos Mayer

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Olá, Tioruja

Antes de entrar nas questões "técnicas" gostaria de lhe dar meus parabéns pelo capricho na instalação do kit e também das customizações... Impecável é a palavra sem falar que gostei muito da combinação de vermelho nos para-lamas e carenagem do 4T com o branco do quadro.

O vídeo deu uma boa idéia do quão elástico ficou o motor com o shift kit e o câmbio Nexus... Depois se possível nos informe como ficou a questão do consumo...

Novamente meus parabéns e que só lhe traga alegrias.

Forte abraço

P.S. Acabei de me inscrever em seu canal do YouTube... Ficarei no aguardo das novidades que postar
 

Ademberd

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Demorou a sair, mas quando saiu ficou show, parabéns tioruja. Fiquei interessado no esquema da bateria, quando estiver pronto poste umas fotos, abraços.
 

matheus19

New member
Muito TOP so de ver o video me deu uma ansiedade de comprar logo uma 4t pra mim, da agunia ficar sem andar na motorizada ja que meu 2t foi pro ceu hehe :p.
 

tioruja

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Olá Carlos Mayer, Ademberd, matheus19, obrigado pelos elogios...hehehehe

Carlos, a combinação de cores foi acidental, o único formato de para-lamas que me agradou só tinha vermelho , fiquei meio receoso mas comprei , porém depois de montado que vi realmente o quanto combinou.
Quanto ao consumo, ainda não tinha me preocupado, agora que tu mencionou vou tentar fazer a média e postar.


Ademberd, já montei o circuito regulador 12V meio provisório, liguei entre o dínamo e o farol, sem bateria (deixei cair e colou as placas, vou ter que comprar outra), coloquei a motorizada no cavalete e acelerei até 40 km/h, com um multímetro medi a tensão no farol durante a aceleração, a 15 km/h já medi 12V e se manteve os 12V até os 40 km/h. Conclusão: o regulador funciona bem.
Assim que que tudo funcionar vou postar os detalhes da montagem.


matheus19, sinto muito pelo seu 2T, Que Deus o tenha....hehehe.
Compre logo o seu 4T, para sentir o quanto e prazeroso acelerar e sentir a força dele.. hehehe.




Vou postar mais vídeos , aguardem "tipo subindo aclives"


Grande abraço.
 
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Carlos Mayer

New member
Olá, Tioruja

Se recebeu os elogios é porque realmente foi merecedor... A motorizada Tioruja Nexus Special 4 stroke está muito bacana...

A idéia de instalar uma bateria sempre me agradou, pouco piloto a noite é verdade, mas tenho o hábito de pilotar sempre com o farol aceso seja dia ou noite. A instalação de dínamo de bicicleta e farol de bicicleta nunca deu 100% certo em meus projetos pois invariavelmente ao passar dos 40 - 45 Km/h a lâmpada do farol queimava... Segui o conselho de nosso amigo Budget aqui da comunidade e desmontei uma lanterna de cabeça de Led e instalei-a no farol... Com 3 pilhas pequenas (alcalinas) tenho luz por 30 dias ou mais... Tem funcionado até agora mas vejamos o que o Tioruja inventou desta ver heheheh... Forte abraço
 

tioruja

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Olá Carlos,

Gostei da denominação " Tioruja Nexus Special 4 stroke " ficou muito bom.. heheheh

Conforme sugerido por ti, fiz a media de consumo:

Esvaziei o tanque , e recoloquei exatos 500 ml de gasolina, coloquei mais 500 ml numa caramanhola velha , para o retorno.
Fiz um trajeto bem variado em planos e aclives bem acentuados e outros longos, rodei até o motor morrer, por sorte foi num local sem trafego.
Verifiquei o ciclo-computador que registrava distancia de 37,6 km.
Coloquei a gasolina da caramanhola no tanque e voltei para casa tranquilo.

Conclusão: 500ml = 37,6 km ------> 1litro = 75,2 km.

Então media de consumo foi de 75,2 km/l , isto com os pneus bem vazios.

Achei muito boa!!!!

Quanto ao uso do dínamo c/ a bateria as chances são 99% de dar certo, já estou testando...hehehe, logo postarei as dicas.

Vai mais um vídeo subindo alguns aclives: só usei a 2ª marcha, não precisei usar a 1ª , isto que eram subidas fortes.

Forte abraço.
 
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Ademberd

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Muito bom tioruja, notei que em alguns declives você estava de 35 a 40 KM sem acelerar e de repente acelerava, é isto mesmo ou é impressão minha! pergunto porque se for isto não pode causar danos ou até mesmo a quebra da campânula?
 

tioruja

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Olá Ademberd,

Não é impressão sua , eu realmente faço isto, mas como já sei do problema da campânula , eu vou acelerando devagar até as velocidades sincronizarem , as vezes não da certo ,da um pequeno tranco, mas é só uma questão de treino, com o tempo a gente pega o jeito, espero não quebrar a minha até lá... heheheheh

Para trocar as marchas também precisa de um sincronismo com o acelerador, o cubo Nexus é meio queixo duro, igual aquelas caixas de cambio antigas que tinha um tempo certo entre a embreagem e o acelerador, para não arranhar na troca de marcha. Mas estou pegando o jeito , quando consigo trocar a marcha no tempo certo fico realizado.. heheheh. No vìdeo da para notar os erros (barbeiragens hehehe..) , mas como eu já falei, é só treinar, quanto mais eu ando, mais eu pego o jeito...

Forte abraço.
 

Ademberd

New member
Tranquilo então tioruja, até porque o punho acelerador que acompanha o kit não é lá essas coisas é meio queixo duro, mesmo engraxado, bom pelo menos o meu é assim; estou para pegar um de moto para analisar e ver se dá para adaptar aqui na minha, abraços.
 

tioruja

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Olá pessoal,

Vejam o vídeo depois da alteração que fiz , trocando a coroa de '30 dentes' que traciona o pinhão da roda traseira por uma de '38 dentes'.

A ideia é alongar as marchas, porque estavam muito reduzidas, com esta coroa de 38 dentes consegui andar na 3ª marcha à 40 km/h com 3800 RPM, só que perdi um pouco de torque na 1ª marcha na hora da arrancada.

Já encomendei uma coroa de 36 dentes, acho que vai equilibrar as coisas.


Até.
 
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tioruja

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Olá matheus 19,

Realmente ficou muito boa de andar , no vídeo mostra que à 50 km/h o motor trabalha tranquilo sem estres. Mas acho que ficou muito longa a 3ª marcha, já encomendei no www.SickBikeParts.com uma coroa de 36 dentes.

Os interruptores controlam uma sinaleira traseira com vários LEDs , tem seta_esq, seta_dir , pisca alerta, sinaleira, tem até luz de freio, que é acionada por uma chave que vai no V-Brake.

No site da Bicimoto tem para vender , o meu já é bem velho, tem uns 8 anos.

Abração.
 

Julio Caezar

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Tioruja, tenho uma questão pra lhe perguntar:

Bem como mencionei a alguns posts atras tenho um cubo modelo nexus , semelhante ao seu porem de outra marca com tres marchas, a duvida que estou é :

Este cubo eu desmontei ele pois queria saber se os rolamento eram selado ou eram de colar e pra minha preocupação, apesar de estarem em perfeito estado o rolamento era de colar de bilhas , dai te pergundo o seu cubo nexus da shimano é de colar ou rolamento fechado? E será que devo confiar nele e por o motor nesta cubo mesmo? penso que o desgaste nele deve ser maior ou isso não tem nada a ver?
 

tioruja

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Olá Julio Caezar,

O cubo Nexus usa rolamentos de colar e devem ser trocados a cada 2.000 km , para não comprometer outras peças.

O meu esta com 450 km rodados e parece estar normal , quanto ao desgaste realmente não sei o que dizer, dizem que estes cubos são muito resistentes.

O cubo Sturmey Archer é de ótima qualidade , acho que devia confiar.

Que motor vai usar ? se for usar motor 4T com Shit Kit , cuidado com o pinhão que vai usar no cubo Sturmey Archer !!!!!

O meu cubo veio com pinhão de 23 dentes , no primeiro teste de rua , quebrei 2 raios e rebentei a corrente na troca da 1ª para a 2ª marcha, ficou com muito torque, eu aconselho colocar um pinhão de 16 dentes para evitar danos e o motor trabalhar com menos giros.


Forte braço.
 

Julio Caezar

New member
tioruja disse:
O meu esta com 450 km rodados e parece estar normal , quanto ao desgaste realmente não sei o que dizer, dizem que estes cubos são muito resistentes.

Quantos rolamento vc já troco nestes 450km rodados?

O cubo Sturmey Archer é de ótima qualidade , acho que devia confiar.

Que motor vai usar ? se for usar motor 4T com Shit Kit , cuidado com o pinhão que vai usar no cubo Sturmey Archer !!!!!

Pretendo usar o 80cc(66cc) 2t

O meu cubo veio com pinhão de 23 dentes , no primeiro teste de rua , quebrei 2 raios e rebentei a corrente na troca da 1ª para a 2ª marcha, ficou com muito torque, eu aconselho colocar um pinhão de 16 dentes para evitar danos e o motor trabalhar com menos giros.

Bem nesta parte quando vc diz o pinhão vc fala do pinhão do cubo né? , vc me disse em outro post que o pinhão do shimano é compativel com o sturmey, bem realmente vou seguir suas recomendações , e tambem vou adquirir uma estrela de 36 dentes tambem , pelos motivos que vc mencionou no seu post anterior sobre seua bike.

porem isso não sera de imediato, primeiro vou mesmo utilizar o kitpadrão mesmo dai depois sim vou por o shift kit e dai sim fazer as modificações...


Forte braço.

usei seu proprio post rrsrsr

Pretendo usar este shift aqui
100_0498_800x600.jpg
pois pra mim não da pra comprar pelo Sick bike parts!!!

obs: vou tirar umas fotos da bike e por aqui pra vc ter uma ideia, porem li um outro post e fiquei indeciso sobre 2t e 4t, o rapaz do post disse que 2t faz muito barulho e sugeira, e que o 4t é infinitamente melhor nestes quesito e tambem com relação a consumo....
 
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tioruja

Member
Olá Julio, Por enquanto não troquei nenhum rolamento , vou esperar os 2000 Km.

O pinhão que me referi é realmente o que vai no cubo.

Este shift kit que vc postou é especifico para 2t , inclusive já vem com coroa de 36 dentes . A relação entre as engrenagens são longas não há necessidade de alterar nada. por ex:
engrenagens do shift kit 2t (17-11-44-36 dentes) relação longa (ideal)
engrenagens do shift kit 4t (17-09-48-30 dentes) relação cura (problemática devido ao alto torque)

Mas se vc vai montar o 2t , não precisa se preocupar , este shift kit que vc postou vai funcionar bem sem precisar alterar nada.
Obs: este shift não dá para usar no 4t.

O problema só esta no shift kit para 4t, que além do motor 4t ter muito torque em baixo giro, a relação das engrenagens é muito curta, aumentando ainda mais o torque no cubo traseiro, dai tendo a necessidade de ajustar o pinhão e a coroa para uma relação adequada para não causar danos.

O motor 50cc 4T só tem duas desvantagens em relação ao 80cc 2T, é o preço e a velocidade final, o resto é só vantagens.

Até.
 
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Marlon herdy

New member
Tioruja, sua bia ficou muito bacana, esse sistema nexus ficou bom mesmo, o consumo então...qual a velocidade máxima que vc atingiu depois dese sistema?

abç
 
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