Projeto 49cc 4T c/ 3 marchas ( shift kit + nexus 3 (câmbio no cubo))

tioruja

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Olá pessoal, vou dividir com vcs a experiência de um projeto de uma motorizada c/ kit 49cc 4T c/ Shift Kit e câmbio de 3 marchas no cubo, que começei no inicio de janeiro deste ano.


Para os que não conhecem o " Shift Kit ", é um sistema de eixo e pinhão e coroa que transfere a força do motor para a coroa dos pedais , com rolamento de catraca, a coroa gira livre, indepentente do pedais, possibilitando o uso do câmbio da bike pelo motor, mantendo os pedais parados.
Com este kit vc consegue mais elasticidade do motor , mais torque para arrancar e mais torque nas subidas e consegue manter boas velocidades sem muito giro do motor.
4stroke-kit.jpg



Existe um kit específico p/ motores 2T e outro p/ motores 4T, este kit é vendido no site www.sickbikeparts.com (USA) , pode ser pago c/ paypal (é necessário ter cartão de credito internacional) , é um site confiavél e rápido, a postagem é com rastreamento o que facilita o acompanhamento. Comprei o kit dia 24/01 e o mesmo já estará disponível dia 13/02 no correio de minha cidade , para retirar terei que pagar taxa de importação de 60% do valor .


Já houve relatos de pessoas que colocaram o shit kit e retiraram após algumas semanas , acredito que tenha sido pelo fato da atenção constante no câmbio, sempre que parar tem que deixar na engrenagem maior , nem sempre é possível, e se ficar na menor falta torque e vc tem ajudar no pedal, também tem que ter um trocador preciso , bem regulado , para não escapar ou enroscar a corrente , se acontecer vc é obrigado a arrastar a motorizada para o meio-fio para reparar. Digo isto por experiencia própria, há 6 anos atrás projetei uma motorizada que usava este sistema , era comum acontecer estes imprevistos, por isto neste projeto vou usar um "cubo shimano nexus inter 3 " , que consiste num cubo c/ 3 marchas internas , 1 pinhão fixo com uma corrente que vai direto na coroa. A troca das marchas é realizada através de um cabo conectado num punho giratório no guidão( 1-2-3), a vantagem deste sistema é que vc pode escolher a marcha desejada com a bike parada, o que não acontece c/ trocadores comuns.
images



A minha motorizada esta praticamente montada , falta apenas o shift kit que deve chegar dia 13 /02 , devido ao carnaval e um pinhão que veio errado no kit 49cc 4T, mas que já enviei à Bicimoto para a troca, e deve chegar logo.


Enquanto espero, estou fazendo o amaciando de" bancada " do motor , que consiste em deixar o motor funcionando durante 30 min varias vezes ao dia , o motor 4T permite isto devido à refrigeração forçada por ventuinha que não deixa o motor super aquecer funcionando em macha lenta. Já estou com 5 horas de uso , só faltam mais 5 horas , depois é so trocar o óleo e esta pronto para as experiências......


No próximo post vou colocar fotos de como está a motorizada.
 
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tioruja

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Como prometi vão as fotos.

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Notem que esta sem corrente e coroa, não são necessários quando usamos "shift kit" e sem o pinhão, o qual enviei para à Bicimoto para ser trocado.
Este quadro é de alumino " beach cruiser vision" foi feito para usar com pinhão fixo e freio contra pedal, não tem os pinos para v-brake, tive que usar adaptadores p/ v-brake, mas ficou bom, até que freia bem...
Os pés de vela e coroa vão ser substituídos pelos que vem no kit do "shift kit".

Imagem 021.jpg

este é o cubo c/ marchas nexus3 da shimano, já dei umas pedaladas , funciona bem as marchas são bem espaçadas, em torno de 120% entre a leve e a pesada.
Como o meu pinhão tem 23 dentes a relação seria (16-23-30).

Imagem 025.jpg

Este é trocador de marchas no punho direito do guidão, é bem leve para trocar.

Imagem 022.jpg

Aqui o detalhe do adaptador de v-brake.

Aguardem que tem mais....
 
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tioruja

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Mais fotos:
Imagem 053.jpg

Imagem 052.jpg
Detalhe dos retrovisores, são de Harley, eles me acompanham há 8 anos nos meus projetos, o manete do acelerador fica no lado esquerdo, devido a dificuldade que tenho de acelerar com a mão direita, causado por acidente de moto há 20 anos atrás. Do lado direito fica o trocador de marchas, este eu consigo manipular porque tem o giro curto, e é bem leve. O velocímetro e odômetro analógico também são de outros projetos assim como farol Cateye com lâmpada halógena.

Imagem 038.jpgImagem 036.jpg

Os pneus são Kenda Flame 2.125.

Ainda faltam alguns acessórios para colocar... mas já esta quase lá....heheheheh.

Pessoal , assim que chegar o "shift kit" , posto mais fotos mostrando a montagem.
 
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tioruja

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Oi Ademberd,

Quando postei elas estavam abrindo, mas agora realmente não estão , não sei o esta acontecendo, vc tem alguma idéia?

Será que o tamanho da foto c/ muita resoluçao, vou tentar diminuir a resoluçao....e fazer um teste.
 
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tioruja

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Olá Matheus 19,

Já fiz os cálculos deste a saida do motor passando pelos pinhões e coroas até chegar a roda traseira, com o pinhão de 23 dentes que estou usando no cubo , a minha relação seria (16-23-30 dentes), na 3º marcha (16 dentes) a velocidade máx à ( 8000 rpm) teórica seria de 73 km/h , mas o meu objetivo não é velocidade e sim mais torque nas arrancadas e em subidas de morros , como também andar a 40-50 km/h com o giro baixo (4500 rpm, máx torque) , conseguindo maior economia de combustível.

Abraço.
 
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tioruja

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Olá Sidney,

Realmente é um projeto caro, só o shift kit vai custar o preço do kit 49cc 4T, devido a taxa de importação e dispesas de envio, e ainda mais, o cubo nexus 3.!!!!!
Mas como experiência e curiosidade vale a pena , Além de mostrar para o pessoal interessado neste sistema, os prós e contras , também mato a minha curiosidade, hehehhehe.

Abraço.
 

Ademberd

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Olá tioruja, com relação ao pinhão aconteceu uma coisa inusitada, após sacar o mesmo comparei com um da minha 2t, percebi que tinha 2 dentes mais largos, tipo uma rebarba, no qual a corrente encavalava, analisando vi que era possível recuperá-lo usando uma esmeriladeira manual, retirei as rebarbas e ficou ótimo; com relação a bike já esta pronta faltando apenas alguns acessórios como farol, lanterna traseira e freio a disco na dianteira. As fotos não estão muito boas foi tirada com cel. quando estiver completa posto mais fotos. Abraços.
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tioruja

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Olá Ademberd,

Que sorte a sua heim....de poder recuperar o pinhão, eu não tive a mesma sorte, tive que mandar o meu para troca , estou na espera....
A sua também tá show, que capricho heim...vc reparou o contraste , a sua é black e a minha é white ,hehehehehe....

Abraço.
 

tioruja

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Olá pessoal,

Hoje chegou o shift kit , recebi aviso do correio já com o valor da taxa de R$ 245,00 para retirar encomenda!!!!!(facada no bolso).
Então pessoal , comprei dia 24/01 no site www.sickbikeparts.com , 24 dias para chegar, para aqueles que estavam !!!!!!!! pensando em colocar o kit, a brincadeira saiu R$ 537,00+ R$ 245,00 = R$ 782,00 ( bem salgado Heimmm!!!!).
Parece que tem um sujeito na internet que esta vendendo por R$ 400,00, mas é para kit 49cc 2T. ( não serve p/ 49cc 4T).
Bem, hoje à noite vou conferir para ver se chegou tudo certo.
Depois vou colocando fotos da montagem.

Abraço.
 

tioruja

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Boa noite pessoal,

Tudo conferido, tudo ok...
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Não acompanha manual de montagem !!!!! tem que entrar no site e fazer download do mesmo....Manual muito fraco sem detalhes , vc tem que adivinhar certas situações , além de estar em tudo em Inglês.


Imagem 011.jpg
Esta é a nova base do motor, vai no lugar da original , é bem mais pesada, a chapa é mais grossa e menos vazada, é fixada no quadro com braçadeiras, que vem na medida do cano do quadro , o qual vc informa na hora da compra.


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Este é chamado de "jack shaft" , faz a transfêrencia da força do motor para lado direito, numa extremidade do eixo vai um pinhão de 17 dentes que liga no pinhão da "clutch box" e no outro lado um de 9 dentes que liga na coroa de 48 dentes.
Tive que usinar os buracos do suporte para que os rolamentos entrassem ,o manual diz que é normal este procedimento!!!, e que os rolamentos devem ser encaixados com a mão, sem forçar. Eles são desmontados e remontados depois que o suporte estiver no lugar.



Imagem 005.jpgImagem 006.jpg
Esta é a catraca . Este é o adaptador.
O adaptador é rosqueado na catraca , o adaptador encaixa no eixo do movimento central e é fixo por chaveta e parafuso em uma ranhura que exite no eixo.
A coroas de 48 e 30 dentes são fixas na catraca por 5 parafusos com espaçadores para mantelas afastadas.
 
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tioruja

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Continuando,

Imagem 012.jpgImagem 014 (2).jpg
vista de fora........... vista de dentro
Ai estão as duas coroas montadas na catraca e no adaptador, é bem chatinho de montar devido aos espaçadores que ficam entre as coroas, inclusive esta montagem esta errada , tive desmontar tudo e montar novamente , o certo é colocar a catraca entre as coroas junto c/ os espaçadores, para dar mais espaço entre as coroas, da maneira que esta a corrente na coroa menor (30T) raspa nos parafusos do protetor.

Imagem 010.jpg
Este é o movimento central selado, reparem no comprimento, 20 cm, é adequado para largura do motor 4T, assim não é necessário curvar os pé-de-velas.

Imagem 003.jpg
Movimento central substituído.

Amanhã tem mais......
 
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tioruja

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Boa noite , mais uma etapa.

Obrigado Flavio.x !!, mas estão começando os problemas:


Imagem 014.jpg
Comecei a montar a base do motor , que é acoplada por dois parafusos no suporte do eixo de transferência o qual é fixo por braçadeiras no cano vertical (do banco).
Este suporte precisa deslizar no tubo para futuro ajuste da corrente, que será feito no eixo roscado com porcas abaixo dele.
Aconteceu que as duas braçadeiras que fixam o suporte no tubo vieram c/ 1mm menor de curva, não encaixavam, tive que retificar o 'U' e a outra parte que pressiona; usei uma mini-retifica e uma lima redonda, depois de algumas horas de trabalho consegui deixar as braçadeiras deslizando no tubo sem arranhar a pintura.

Imagem 015.jpgImagem 017.jpgImagem 018.jpg
Tudo pronto para receber o motor.

Amanhã tem mais.
 

flavio.x

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Você pediu uma abraçadeira menor?

Lembro que quando comprei o meu kit (tinha um 2t) pedi uma maior que o tubo, mas acabou dando certo hehehe.

Só desinstalei porque tava dando problemas no cambio e corrente, mas como você está usando um câmbio interno, acredito que não terá problemas em relação a isso.

Bom trabalho.
 

tioruja

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Olá flavio.x,

Foi erro deles , porque mandaram uma certa e duas menores para o mesmo tubo!!! no seu caso (maior) foi mais fácil, foi só colocar um enchimento...hehehhehe

Eu optei pelo cambio interno justamente para evitar os problemas com trocadores convencionais, eu também já tive os mesmos problemas que vc, com aquela "engenhoca" que eu projetei , que esta no tópico Apresentação ( http://bicicletamotorizada.net/attachment.php?attachmentid=1017&d=1359509910 ) , ela usava um sistema semelhante.

Espero que com o cubo NEXUS 3 , as trocas de marchas funcionem 100%, hehehehe.

Abraço.
 
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