Cuidados na instalação do esticador de corrente

Carlos Mayer

New member
O kit de motorização Bicimoto vem completo e pronto para ser montado.

Dentre as peças que o compõe estão as peças da transmissão

* Coroa de 44 dentes, borrachas de calço, meia luas de metal e parafusos/porcas de fixação

* Corrente heavy duty # 415

* Esticador de corrente

A correta instalação do sistema de transmissão é primordial para um funcionamento suave e sem trancos. Devemos nos lembrar que toda força gerada pelo motor é transferida para a roda traseira da bicicleta através deste sistema.

Como se trata de um kit e este kit pode ser instalado em diversos tipos de bicicletas e quadros observe que a corrente de transmissão precisa ser diminuída em 3 ou 5 elos em alguns modelos de quadro enquanto em outros ela pode ser utilizada do tamanho original. Se for necessário diminuir a corrente heavy duty procure uma bicicletaria ou oficina de motos para que um "sacador" seja utilizado JAMAIS utilize martelo ou qualquer outra ferramenta neste processo afim de evitar danos á corrente.

Quanto à fixação do esticador ao quadro tome muito cuidado. Sugerimos a colocação de um pedaço de folha de lixa de metal com o lado da lixa voltado para o quadro afim de que o esticador fique firmemente preso. O sentido de tração tende a "puxar" o esticador na direção dos raios e se o esticador entrar na raiação com a bicicleta motorizada em movimento o prejuízo será grande e a possibilidade de um tombo ainda maior já que bruscamente a roda traseira poderá travar.

PQAAABY-GbzcwpfMdhaV08feucfQPAP9MBXiBFm-rarQBibR7BZNjpuUC9iXavQOrmlfVbl2f0oO_G5Y8uxwOhvqAPYAm1T1UGkYHmJWpWHpqxZxhfSsRLEBtRgn.jpg

Nesta imagem veja o correto posicionamento do esticador na balança traseira.

Uma boa idéia é substituir os parafusos do kit por parafusos de melhor qualidade como aço carbono ou aço inoxidável. Lembre-se também de regularmente reapertar os parafusos do esticador, da roldana plástica bem como os 9 parafusos de fixação da coroa.

PQAAACE2r-ylH9oXJDUPLmpqadm32JiyBz80dPpbnPOGieabvkgM0qwT9J1NLwEXdLIC6r4MKciOhY-WPgtqJUjpQfEAm1T1UJONlelEfUt-GjZqCmaSJoyUHRSt.jpg

É sempre mais fácil reapertá-los com a roda fora do quadro, e lembre-se de apertar sempre em X evitando assim que a coroa trabalhe desalinhada o que acelerará o desgaste da relação.

A transmissão da sua bicicleta motorizada se bem cuidada passa fácil dos 10.000Km de uso. Se for necessário trocar algum item da transmissão sempre troque o conjunto completo de corrente, coroa (e a fixação) e pinhão.

que chave uso para retirar a porca que prende o piao, pois o meu quebrou 4 dentes, eu ja tenho o sacador, e outra retiro ela em que sentido horario ou antihorario

Machado

New member
Concordo plenamente c/ o que o Carlos citou acima pois mesmo colocando algum material para dar firmesa do suporte junto ao quadro ainda assim devemos ter cautela na instalação deste esticador, em meu kit projetei um nova roldana melhorando assim o assentamento da corrente nesta.

Carlos Mayer

New member
Eu estou em vias de instalar na minha um esticador feito a partir de um pinhão (igual ao de 10 dentes da relação original) e um rolamento SKF que cabe dentro do pinhão. Só não finalizei pois o torneiro mecânico que me presta serviços está de férias, mas tão logo ele volte levarei o suporte, o pinhão e o rolamento pois tenho em mente que seria interessante utilizar uma bucha e o próprio pinhão precisa ser ligeiramente desbastado nas laterais para que o sistema funcione a contento.

Já vi este sistema em bicicletas motorizadas americanas e gostei muito da idéia.

Realmente Machado o esticador de corrente é o "calcanhar de Aquiles" do kit. Se for mal instalado, ou mal apertado pode acabar rodando para dentro da raiação traseira e o prejuízo será grande isso se não terminar em tombo com a roda traseira parando bruscamente... Forte abraço

Bengrosso

Banned
Instalei o esticador da corrente da minha bicicleta proximo ao aro, qualquer falha que aconteça o esticador encosta no aro/pneu, só pecebo que tem algo errado quando dou uma inspecionada.

Carlos Mayer

New member
Se o seu quadro permite a retirada do esticador de corrente não tem problema nenhum em tirá-lo. O problema será conseguir que a corrente fique suficientemente esticada... Particularmente não recomendo a alteração porque o esticador também serve como uma guia... Abç

Sidney

New member
Este esticador saiu do Rio de janeiro foi até Portugal, sera de alguem que conheço??????

attachment.php

Sidney/sopai

Última edição:

Carlos Mayer

New member
O que posso te dizer é que ele equipa as motorizadas montadas pela Ridley nos EUA. Não sei se comercializam o esticador a parte ou só nas motorizadas... O jeito é dar uma pesquisada na Net.

Com certeza Sidney heheheh... Me lembrei de onde te conhecia :D

Forte abraço

budget100

New member
Muito bom este esticador. Enfim, pude ver a foto. Instalação limpa e aparentemente eficaz. Realmente, se o esticador original, colocado na posição sugerida no manual, girar para o lado dos raios causará muitos aterrorizantes estragos... Para minimizar os efeitos indesejávies do esticador "original", creio que se fizermos uma outra medição na corrente (caso seja necessário outro tamanho) e colocarmos o esticador mais para a frente - além de procurar travá-lo melhor - se houver o azar dele girar, pelo menos ele encostará no aro ou no pneu ao invés de se travar nos raios.

Bengrosso

Banned
Instalei um engrenagem compativel com o passo da corrente, rolamentada, no mesmo suporte original, ficou funcionando super silencioso, sem a trepidação gerada pela roldana de nylon, a engrenagem que usei faz parte do kit da mobilete, serrei usei só o que me interessou. O rolamento é um FAG 6000 2z.

Carlos Mayer

New member
Paulinho este esticador é "home made" (feito em casa). Na verdade é fácil de fazer já que utiliza um pinhão original da Bicimoto de 20 dentes e um rolamento que se encontra fácil em lojas de auto peças... A chapa de fixação pode ser encomendada a um serralheiro e o parafuso de fixação do pinhão ao esticador é o original do esticador Bicimoto :)

paulinho

New member
Valeu Carlos, achei ele bem prático, e sem chance de causar algum dano na raiação no caso de se soltar, como ele é preso na balança da bike? Vc teria alguma foto dele separadamente em detale para postar? Grato

Carlos Mayer

New member
Também gosto deste modelo... Acho um dos mais bem feitos de todos que vi na internet e em sites americanos... Este em específico está soldado à balança traseira... Infelizmente eu só tenho foto s dele já instalado... Mas como eu te disse de posse de um pinhão, do parafuso (eixo) e do rolamento um torneiro ou serralheiro não terão dificuldades em te ajudar no processo. Se eu achar mais imagens eu posto pra você Ok... Abç