Cuidados na instalação do esticador de corrente

caoticagem

New member
É normal sobrar tanta corrente assim? Vou precisar ir na bicicletaria tirar uns elos ou estou fazendo algo muito errado?

mNDTlKD.jpg

Carlos Mayer

New member
Olá,

Pela foto parece que você soldou uma espécie de suporte ao quadro afim de formar o V e fixar seu motor. Por esta alteração talvez tenha sobrado mais corrente do que de costume. Mesmo nas instalações padrão (quadros em V) sobram em média entre 2 e 3 elos. O fabricante manda com esta folga afim de que o kit possa ser instalado em diversos tipos e modelos de quadros baseado no "antes sobrar do que faltar.

Se possível tire uma foto de lado onde apareça a bicicleta inteira. Forte abraço

caoticagem

New member
Carlos, posso criar um tópico centralizando todas as etapas para a montagem do motor na Caloi Rio Cruz?
Acredito que pode ajudar a todos que possivelmente vão sofrer as mesmas dificuldades que eu.

Vou tirar uma foto onde mostra inteira.

widiney

New member
Olá Carlos.
Para não abrir outro topico com minha pergunta ,vou fazer aqui mesmo!
Carlos o que voce me diz sobre aqueles esticadores de corrente com uma mola na ponta??São bons? os amigos do fórum que usam esse tipo de esticador deem sua opinião tambem.
pois o meu esticador que veio no kit , espanou a rosca do eixo e vou comprar logo outro!

Carlos Mayer

New member
Olá, Widiney

Em quase 5 anos andando, montando e consertando motorizadas aprendi o seguinte... Quanto mais se mexe... Mais problemas aparecem...

Vejo aqui no Fórum postagens de magneto "queimado" aos 100 Km rodados, motor "carbonizado" aos 200 Km rodados, filtro de ar perdido aos 30 Km rodados, pads da embreagem gastos aos 500 Km... Minha 50cc 2 tempos tem mais de 4 anos de uso, mais de 30.000 Km rodados e as únicas substituições foram: 1 par de pneus, algumas borrachas de freio, 1/2 dúzia de velas de ignição e aos 27.000 Km os pads da embreagem...

De resto é 100% original incluindo ai o esticador de corrente... Nunca usei, instalei ou sequer vi um destes esticadores de mola... Alguns membros aqui do Fórum usam, então melhor deixar que eles opinem a respeito. Quanto ao esticador que veio em sua motorizada ele não "espanou" a rosca sozinho... Quem apertou demais a porca é que espanou a rosca heheheh

Forte abraço

widiney

New member
Isso mesmo ele espanou a rosca por minha culpa, apertei demais ai ja viu né, prejuizo meu hahahaha.
Acho que vou seguir o que voce falou ,comprar um original. obrigado pela atenção Carlos
Abraço

Carlos Mayer

New member
Bom dia...

Já salvei um esticador original espanado com menos de R$ 2,00...

Colocando mais 2 arruelas e trocando a porca... Vale tentar... ;)

Forte abraço

P.S. As arruelas devem ficar encostadas ao esticador de forma a afastar a porca nova da parte que está sem rosca ou com a rosca danificada/espanada...

fredggp

New member
Olá todos! Realmente este esticador não é mole. Quando montei o dito cujo, apesar de a corrente estar visualmente alinhada, sem bater no pneu, notei que ao avançar a bicicleta (empurrando-a para checar o ajuste da corrente) a corrente avançava para a parte de fora da parede da roldana (tentando montá-la). Notei que o esticador mesmo montado no ponto em que a corrente não fique nem apertada e nem frouxa fica um pouco desalinhado da corrente, pois o braço do quadro em que se apoia não é evidentemente alinhado com a corrente. Penso em torcê-lo um pouco e instala-lo novamente. Alguém tem uma sugestão? O motor é de 80 cc. Grato, Fred

Carlos Mayer

New member
Olá, Fred

As vezes o formato da balança traseira faz com que o esticador não fique 100% alinhado à transmissão. Sim é possível (e recomendável) que você o coloque o mais alinhado possível de forma que a corrente (dentro do possível) fique no centro da roldana plástica. Na minha 50cc 2T consegui melhorar muito o alinhamento depois de entortar ligeiramente a haste metálica do esticador em uma morça (torno). Forte abraço

Sobre o esticador bicimoto: Tem que tomar cuidado na hora de regular a posicao da roldana do esticador. Se posicionar na parte mais baixa a roldana encosta na porca e nao roda quando a corrente gira. E se for usar lixa, e melhor usar duas tiras coladas uma na outra com alguma cola ou adesivo para que tenhamos dois lados enrugados.

jerha80cc

New member
esse ai da facil pra fazer veja e simples vc podera ate usar a mesma roldadna do quite estou trabalhando en um igual ou semelhante a ese aii depois postarei a minha solucão

serafin

New member
Por sinal acho esse esticador original de rodinha péssimo, horrivel, estou co m problemas de como esticar a corrente, pois me parece uma folga de motor, como tirar esta folga? ela fica dando salavancos devido esta folga

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Serafin,
O problema aí é que a coroa não está bem centralizada no cubo da roda. Faça a correção da centralização e vc verá que esse "estica-solta" vai melhorar. Para manter uma tensão igual na corrente mesmo com variação pequena, troque para esticador com mola. Ajuda bastante. Vende no Mercado Livre (ML).

serafin

New member
farei isto sr Nelson, ela esta 1/2 ponto fora do encaixe de corrente, nem pra trás nem pra frente .

Anexos

• IMG_20151116_144956.jpg
    IMG_20151116_144956.jpg
    81.5 KB · Visualizações: 12

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Qdo vc centralizar melhor a coroa, poderá dar mais uma esticada na corrente, parece um pouco frouxa. Não esqueca de sempre lubrificar a corrente. Retire o excesso com pano ou papel, não deixe pingando.
Caso seja possível, fabrique vc mesmo o esticador com mola.
:cool: