Cuidados com a mistura óleo 2T gasolina

yscalybur

New member
Ok, é recomendado que faça a mistura na hora, e não ter estoque de gasolina em casa. Mas me explica então como você conseguem fazer isso na pratica, de forma precisa, uma vez que cabe apenas 2,5 litros no tanque????
Eu pensei em encher um bujão desses que vende no posto aprovado para transporte, e fazer o calculo de proporção para colocar o óleo. Mas se eu fizer com 4 litros por exemplo, arriscando que a bike vai fazer 25km/litro, e eu vou usar 20 kilometros por dia..... irei usar menos de 1 litro por dia........ isso faria que o bujão ficasse parado em casa 4 dias no mínimo... é isso é ruim? É tempo suficiente pra gasolina ficar impotente?
 

rancatoco

New member
Eu comprei esse galão da foto. Sempre coloco 20 reais de gasolina nele, já misturo o óleo, deixo em casa e vou abastecendo o tanque conforme vai acabando. Ja ficou mais de 40 dias com o óleo misturado e nunca tive problemas. Sempre fiz com Motul 800 e agora com Motul 510. E o bom desse galão é que acaba com a bagunça, não derruba nenhuma gota ao abastecer.

46297.jpggalo-pead-para-combustivel-10-litros-vermelho-2139-D_NQ_NP_438001-MLB8040541505_032015-F.jpg
 

yscalybur

New member
segundo o topico, ...

a- Até 1 mês
Sem problemas
b- 1 a 2 meses
Completar com gasolina nova.
Usar aditivo de armazenamento (não é viável, muito caro)
c- 2 meses a 1 ano
Drenar o carburador
d- 1 ano ou mais
Drenar o carburador e o tanque
Drenar o oleo do motor

Ok, entendo que seria ideal para países de gasolina TOP, então vou considerar 10 dias como limite para armazenamento no máximo... se passar eu descarto e faço outra mistura.
Valeu Nelson.
 

bertinelli

New member
Olá pessoal,tudo beleza?Bom,tem um cara que tem uma motorizada,e fala que é bom usar óleo 2t náutica e recomenda o uso desse óleo em todas as 2t!Mas o manual diz que não é recomendado usar óleo desse tipo!O que pode acontecer com o motor de alguém que usar esse tipo de óleo?Pelo que eu saiba,motores 2t náutica são refrigerados a água...
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Bertinelli, Boa tarde.

Basicamente, a função do óleo é reduzir o atrito entre as peças mecânicas.
Nao conheço a composição do oleo 2T náutico mas acredito que trabalham com curvas de pressão e aquecimento diferentes das nossas motorizadas. Não tenho experiência para te informar se esse óleo é benéfico ou não para o motorzinho.

Te aconselho cautela, caso queira fazer um teste com esse óleo. Fique atento ao calor gerado e ruídos diferentes que virem a fazer. Depois de certo tempo, abra a tampa do motor e avalie a carbonização no pistão e na vela.
 

bertinelli

New member
Bertinelli, Boa tarde.

Basicamente, a função do óleo é reduzir o atrito entre as peças mecânicas.
Nao conheço a composição do oleo 2T náutico mas acredito que trabalham com curvas de pressão e aquecimento diferentes das nossas motorizadas. Não tenho experiência para te informar se esse óleo é benéfico ou não para o motorzinho.

Te aconselho cautela, caso queira fazer um teste com esse óleo. Fique atento ao calor gerado e ruídos diferentes que virem a fazer. Depois de certo tempo, abra a tampa do motor e avalie a carbonização no pistão e na vela.
Olá Nelson H!Então,não sou eu que pretendo usar o óleo 2T náutico,mas sim vi um vídeo no youtube que menciona o óleo citado e até óleo de kart 2t,que não são recomendados para utilizar nas motorizadas,afinal a embalagem deixa claro qual é a finalidade do produto hehehe!Mas só perguntei porque pode ocorrer problemas com o motor das pessoas que passarem a usar o óleo,pois dei uma olhada nas especificações e vi que óleo náutico é mais fino que os óleos das 2t refrigeradas a ar,pois trabalha mais frio por ser refrigerado à água.Segue abaixo o link do vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=c4tT6vam0s4
 

bertinelli

New member
Olá pessoal tudo beleza?Então,queria saber se existe algum óleo 2 tempos de rícino para usar na motorizada!Achei somente óleos importados dos Estados Unidos,e tem preços bem salgados!
Achei o Maxima Castor 927(Não sei se mistura no etanol),e o Klotz Benol(Mistura com o etanol e até o metanol)

Obrigado desde já!
 

bertinelli

New member
Então pessoal,achei um óleo 2t barato e que é sintético,e se mistura na gasolina,etanol e no metanol.O cheiro que sai do escape é agradável!:cool::DHahaha!Se trata do óleo RAID,que lembra bastante o castrol M50,porém com menos ou quase nada de fumaça.Estou usando a relação de 4%(40mL por litro de gasolina).Se for usar no etanol tem que colocar uns 5% se não me engano.Fica aí a dica!
 

Pedrop

New member
Olá gente, misturei 315 ml para 5 l de gasolina 63/1, vi nos vídeos que seria a mistura certa para o amaciamento.
O Nelson falou nos 30ml para semi- sintético.
Tentei por em funcionamento a bicimoto e não pegou, liguei o fio preto no preto e o branco no azul, são os fios que tem corrente + ou - , medi a resistência do CDI numa só direcção e mede cerca de 500 e QQ coisa, da saída do magneto 330 ohm.
Carreguei no botão para bombear combustível no carburador rosquei o parafuso para abrir a entrada da gasolina e limpei a vela.
Não instalei o botao de corte.
Será a mistura da gasolina?
 

pashalibre

New member
Olá boa noite, comprei uma bike motorizada recentemente e ainda estou vendo como funciona. Eu fiz uma burrada, agora na terceira vez que fui encher o tanque coloquei o óleo em casa direto no tanque antes de colocar a gasolina no posto, até então não estava fazendo a mistura do óleo + gasolina no galão; quando cheguei no posto acabei também colocando um pouco de gasolina a mais para a quantidade de óleo que tinha posto em casa antes de sair, então o que aconteceu, agora a bike tá dando problemas pra pegar o motor, ela não dá força no acelerador e perde a força quando anda poucos minutos, e quando andou estancou um pouco algumas vezes, dando alguns supapos até parar de vez, e continua não dando força pra pegar o motor na aceleração.. Minha dúvida é, certamente tem a ver a mistura errada de óleo e gasolina o fato dela estar assim agora, porque antes ela tava rodando super bem, mas quero saber se esvaziando o tanque e colocando a mistura adequada, certinha ,ela volta a funcionar normal? ou eu tenho que ir numa oficina ver se a vela e o carburador estão ok depois da dosagem errada de gasolina e óleo, que eu li que pode haver entupimentos também. Como proceder nessa situação, alguém ajuda... O tanque já está esvaziado, vou comprar o galão e colocar a mistura certa a partir de agora, minha bike é 100cc, quanto você recomenda a dosagem de óleo por litro de gasolina na 100cc?
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Essa falta de óleo na mistura no amaciamento pode ser ruim ao motor, causando desgaste precoce dos anéis e camisa.
Nesta fase, use 65 ml de óleo mineral po litro de gasolina.
Tire toda a gasolina velha do tanque e limpe o filtro que fica dentro da torneirinha. Provavelmente, deve estar entupida.
 
Acabei misturando gasolina comum com óleo 2T semi sintético como faço agora pra trocar para o óleo mineral? Posso apenas remover essa gasolina e colocar a mistura correta ou necessita realizar uma limpeza nas peças?
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Henrique,

Só remova a gasolina antiga com o óleo semi sintético e coloque com a nova mistura de óleo mineral. Não será necessário nem limpar o tanque ou o carburador.
 
Top