Cuidados com a mistura óleo 2T gasolina

GLOBOLINQUE

New member
Independentemente do tipo de óleo 2T, eu também adiciono um pouco de diesel na mistura. Noto que ganho potência e mais lubrificação. Imagino que a mistura final ficará mais fina, com maior diluição do óleo 2T à gasolina comum, e evitará aquela goma que a aditivada faz, entopindo o carburador. Outra coisa que ajuda o motor a durar mais é, quando precisar frear, também apertar o botão liga desliga, durante a frenagem, que, mantido sob pressão, faz com que o motor gire em freio motor, sem queimar combustível , ajudando no resfriamento, lubrificação, e economizando borracha de freio.
 
Carlos Bom dia

Vi que você e um dos experts aqui do forum... poderia me ajudar por favor? estou com um problema na bike e nao consigo faze-la funcionar de jeito nenhum... ela fica falhando e dando uns estouros saindo ate fumaca do cabecote... agradeco muito se pouder me responder...
Olá, Rafa

Óleo 15W40 não é óleo 2 tempos mas óleo lubrificante para motores de 4 tempos...

O funcionamento de uma moto-serra pouco tem em comum com o de um kit de motor para bicicletas. Faixas de potência diferentes, faixas de rotação diferentes, sistema de arrefecimento enfim... O fabricante dos kits recomenda o uso de ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR e é este que recomendamos que seja utilizado até pelo menos o término do período de amaciamento aos 500 Km. Depois de completada a etapa de amaciamento é possível optar entre óleo 2T mineral, semi sintético ou sintético.

Forte abraço
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Eduardo,
Primeiramente, descreva alguns dados do seu motor. Qual a km dele ? Quanto de óleo está usando na gasolina ? Qual tipo de oleo usa ?
Dito isso, podemos lhe ajudar com mais solidez.
 
Boa Tarde Nelson... o motor e um 80cc 2 tempos... Vamos la... a bike deve estar hoje com uns 400km, so que ela ficou parada por uns 4 meses... pois da ultima vez que andei ela funcionou na ida ao trabalho... na volta nao pegou de jeito nenhum... agora tentando coloca-la para funcionar novamente usei uma gasolina que tinha la ja pronta... mais pelo que li aqui não e bom usar gasolina "velha" , ela assim pegou mais tava falhando muito... Agora comprei gasolina nova e oleo novo... e ultilizei a medida de amaciamento... 53ml por litro... porem o motor nao pega de jeito maneira... tem hora que pega mais fica dando uns estouros e falhando muito... e quando puxa a embreagem ela morre... desmontei o cabecote ontem, camisa e pistao estao ok... a velha estava bem carbonizada... limpei e lixei ela e mesmo assim nao pega... soh da estouros e falha... estou pensando em diminuir a proporção de oleo... ou ate mesmo comprar uma vela nova... obrigado
Eduardo,
Primeiramente, descreva alguns dados do seu motor. Qual a km dele ? Quanto de óleo está usando na gasolina ? Qual tipo de oleo usa ?
Dito isso, podemos lhe ajudar com mais solidez.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Se usa óleo mineral, na fase de amaciamento é 63 ml.
Parece que há um problema de vedação do cabeçote. Vc descreveu que sai fumaca da tampa, certo ?
Verificou se a tampa fica bem vedado qdo se aperta os prisioneiros ?
O ajuste da agulha da mistura está em que sulco ?
 
Desculpe digitei errado, exato 63ml por litro...
sim quando ela da os estouros sai fumaca do cabecote... apertei o maximo que teu pra apertar... antes ela estava vazando um pouco de oleo pelo cabecote tambem...
esse ajuste da agulha que me perdi... nao entendi... mais ja estou procurando aqui pra me informar sobre isso
Se usa óleo mineral, na fase de amaciamento é 63 ml.
Parece que há um problema de vedação do cabeçote. Vc descreveu que sai fumaca da tampa, certo ?
Verificou se a tampa fica bem vedado qdo se aperta os prisioneiros ?
O ajuste da agulha da mistura está em que sulco ?
 
Preciso saber o modelo da vela que posso comprar ? da marca ngk? alguem pode me ajudar comprei a vela b7hs mais nem sinal do motor pegar... mesmo tirando a vela e colocando ela fora nao vejo faisca... sera que a vela nao e a certa? qual usar? obrigado
Aconteceu comigo de dar esse estouro e sair fumaça, só que foi pela parte de baixo do cilindro e era a vela. Coloque uma NGK e veja se funciona.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Eduardo,
Aconselho a B5HS da NGK. Não sei qual é a configuração da B7HS.
Nao li o seu histórico, mas já testou o cdi ? Fez o teste da faísca?
 
Nelson, obrigado pela ajuda... meu motor nao pega mais a um tempo... estou tentando verificar possiveis causas... com a vela antiga vejo uma faisca mais nao continua... e com essa vela nova que comprei... nao vejo faisca alguma... to tentando resolver...
Eduardo,
Aconselho a B5HS da NGK. Não sei qual é a configuração da B7HS.
Nao li o seu histórico, mas já testou o cdi ? Fez o teste da faísca?
 
se alguem puder me ajudar... nao consigo acompanhar o forum pelo celular... se alguem puder me mandar uma msg no whats pra trocar umas ideias xxx-xxxxxxxx obrigado
 
Última edição por um moderador:
Boa Tarde Pessoal... peguei a vela nova hoje... b5hs... e nada da bike ligar... fiz um teste com o fio que vem da bobina e encostando ele na carcaça do motor nao fecho nem um fiapo de faisca... portanto creio que ele seja o meu problema... alguem vem a duvida... vi alguns comentarios sobre enrolar novamente? alguem pode me passar uma media de valores que e cobraco para fazer esse tipo de trabalho... ou vale mais comprar um novo? obrigado
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Eduardo,
O problema pode estar na CDI ou na bobina, então. Se não sai faísca, é isso.
Faça a medição da voltagem na bobina para confirmar que não está boa.
Nas duas peças, aconselho a comprar nova. Depois com mais tempo e calma, procurar o profissional certo para a manutenção.
Busque no ML que vc acha fácil esses componentes.
Outra coisa, não é permitido postar número de telefone no fórum. Use o "mensagens privadas" para isso.
Em caso de dúvida, leia " Regras do Fórum ".
:cool:
 
Perdão Nelson Apago ja o comentario com o telefone... fiz o teste com o fio que sai da bobina encostando ele direto no motor e nao vi faisca... na medicao de voltagem com a bike parada somente girando o pneu com a embreagem solta eu consigo que voltagem? quantos volts uma bobina boa manda?
obrigado
Eduardo,
O problema pode estar na CDI ou na bobina, então. Se não sai faísca, é isso.
Faça a medição da voltagem na bobina para confirmar que não está boa.
Nas duas peças, aconselho a comprar nova. Depois com mais tempo e calma, procurar o profissional certo para a manutenção.
Busque no ML que vc acha fácil esses componentes.
Outra coisa, não é permitido postar número de telefone no fórum. Use o "mensagens privadas" para isso.
Em caso de dúvida, leia " Regras do Fórum ".
:cool:
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
A 40 a 50 km/h, a voltagem fica entre 5 e 6 volts.
Na maioria dos casos recebidos no fórum, o causador do problema é o CDI.
Mas teste a bobina, se ele estiver bom, o problema só pode estar na cdi.
 
Top