Cuidados com a mistura óleo 2T gasolina

Muito obrigado pela atenção e pela resposta, só mais uma coisa, você sabe informar alguma coisa dos fabricantes de motores 2t sobre a extinção da gasolina comum em 2014, será que os fabricantes já tem alguma solução para os motores novos e também para os motores já fabricados?
 
Estava lendo outras perguntas e vi que em algumas respostas você fala de óleo 10W40 entre outras referencias, para esse meu caso (gerador) nunca usado, teria alguma referencia de óleo para ele?
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Jáderson

O uso de gasolina aditivada em kits 2 tempos não é proibido, apenas não é recomendado pelo fabricante. Entendo que estes mesmos kits são vendidos em mais de 120 países sem qualquer tipo de adaptação e em muitos destes países não mais se encontra "gasolina comum" para abastecer. Nós da Bicimoto já separamos alguns kits que serão montados e colocados para teste funcionando apenas com gasolina aditivada para que possamos nos antecipar as mudanças de 2014. Os resultados serão postados aqui no Fórum em breve.

O óleo que menciono em alguns posts é o óleo do nosso motor 4 tempos e é 10W30 e não 10W40... O 10W30 é o óleo indicado pelo fabricante de nossos kits de 50cc 4 tempos... Já testei em minha motorizada 4T 10W30 mineral, semi sintético e sintético e acabei optando pelo semi sintético pois tem ótima relação custo benefício - R$ 13,00 em média por litro (Havoline semi sintético) ou o suficiente para 4 trocas (250 Ml cada)...

Quanto ao seu gerador ele é um GT 950 H de 2 tempos logo você deve usar óleo 2 tempos no preparo da mistura para abastecê-lo (o 10W30 é para motores de 4 tempos).

Por se tratar de um gerador (motor estacionário) sugiro que utilize um óleo 2 tempos semi sintético de marcas consagradas como Castrol, Petrobrás etc. Lembre-se sempre de fazer a mistura em uma vasilha, misturar o óleo 2T e somente depois de bem misturada abastecer o tanque. Ao desligar o gerador feche a torneira de combustível e deixe que a gasolina do carburador seja consumida (ele desligará sozinho) este procedimento evita entupimentos e facilitará a próxima partida. Caso o gerador fique parado por longos períodos sem uso (tipo 5 ou 6 meses) providencie nova mistura para abastecê-lo antes de colocá-lo em funcionamento já que a mistura "velha" pode comprometer o funcionamento...

Forte abraço
 

Carlos Mayer

New member
Gabriel,

Acredite se quiser eu uso óleo 2T mineral da Motul a mais de 45.000 Km em minha 2T... Tecnicamente óleos 2T semi sintéticos e sintéticos produzem menos fumaça, carbonização e muitos dizem melhor lubrificação... Mas como meu motor sempre funcionou bem com este óleo preferi não trocá-lo. Aqui perto de casa existe um atacadista de óleos e lubrificantes e na época comprei uma caixa com 12 embalagens de 1 litro... É óleo 2T que não acaba mais acredite... Como diz o ditado em time que está ganhando... Não se mexe heheheh...

Vi um exemplo esta semana mesmo na fan page. Um membro terminou o período de amaciamento e saiu do óleo 2T mineral para o semi sintético lavou tanque, limpou carburador, trocou filtro tudo certinho... E nas palavras dele a motorizada perdeu desempenho, ficou mais difícil de ligar... Com dois dias ele voltou ao mineral e disse que não muda mais.

Você pode experimentar tanto o semi sintético quanto o sintético e ver como reage o seu motor... Forte abraço
 

Rafa Jung

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carlos! faz mal usar óleo 15w40 misturado a gasolina? acho que não né pois meu pai usa esse óleo a 20 anos em uma motosserra e ela nunca estragou, estou usando no meu motor e funciona bem melhor :D
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Rafa

Óleo 15W40 não é óleo 2 tempos mas óleo lubrificante para motores de 4 tempos...

O funcionamento de uma moto-serra pouco tem em comum com o de um kit de motor para bicicletas. Faixas de potência diferentes, faixas de rotação diferentes, sistema de arrefecimento enfim... O fabricante dos kits recomenda o uso de ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR e é este que recomendamos que seja utilizado até pelo menos o término do período de amaciamento aos 500 Km. Depois de completada a etapa de amaciamento é possível optar entre óleo 2T mineral, semi sintético ou sintético.

Forte abraço
 

Julio Caezar

New member
o motor funciona do mesmo jeito só tem uma diferença, não acontece carbonização, o meu pistao ta novinho

Ola rafa sua afirmação de bem melhor é um pouco vaga...pergunto : Quanto e como, e comparado a que vc tem usado este óleo que vc citou, tipo vc usou por quantos km o óleo 2t normal que é recomendado pela bicimoto durante o amaciamento e quantos km vc rodou com o recomendado e quanto vc já rodou com este que vc esta usando agora, só não ter carbonização não é de forma alguma sinal de ser melhor pois a carbonização leva um tempo , que e influenciado pela pilotagem dosagem correta de óleo 2t e amaciamento feito de forma correta também... Veja bem não lhe estou criticando, só apenas quero mais dados sobre sua experiencia , pois se realmente este óleo apresentar melhoras significativas no motor , ele deve ser testado e caso realmente funcione de forma satisfatória ou mesmo seja superior ao recomendado, o mesmo deve passar a ser indicado como uma opção a mais nesta área....
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Rafa Jung

"O motor funciona do mesmo jeito só tem uma diferença, não acontece carbonização, o meu pistao ta novinho".

Me desculpe amigo mas isso não quer dizer absolutamente nada e não prova que o óleo 15W40 seja "melhor".

Não sabemos a quilometragem de seu motor e em um motor de 2 tempos "pistão novinho" (seria sem carbonização?) pode indicar falta de lubrificação já que a carbonização é decorrente do processo da queima do óleo 2T com a gasolina e uma característica destes motores.

Eu posso AFIRMAR por exemplo que o óleo 2T da MOTUL é excelente pois o utilizo desde que meu motor 50cc 2T era Zero KM (nunca troquei de marca ou tipo) e hoje este motor com 5 anos de uso está com quase 50,000 Km rodados.

Nestes 5 anos lidando com motores de 2 e 4 tempos de bicicletas motorizadas por mais de uma vez recebi motores fundidos em minha oficina por motivos como:

* Ahhh 50 Ml é muito óleo 2T meu mecânico disse para colocar menos

* Como fundiu? estava usando óleo de moto-serra da Sthil

* Como fundiu? Estava usando óleo 2T do Jet Ski do meu pai que é muito melhor que o comum

* Como fundiu? Usei óleo vegetal para kart

Não vou entrar no mérito da questão e muito menos em uma discussão sem que, como disse o Julio, a proposta de troca do óleo 2T pelo 15W40 tenha sido devidamente testada e sua "superior eficiência" em lubrificação comprovada. Completo meu raciocínio afirmando que tanto seu pai quanto você estão errados já que moto serra e motor 2T devem ser lubrificados com óleo 2T.

Dou minha participação neste debate como encerrada. Forte abraço
 

Rafa Jung

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quando comprei o motor novo, usei óleo 2T mineral (no período de amaciamento), depois comecei a usar óleo 2T semi-sintetico, ao passar do tempo meu motor estragou (rolamento de agulhas) tive que trocar o pistão e o rolamento de agulhas, depois disso comecei a usar somente óleo de cárter (sae 15w40) usando 70ml por litro com o carburador no primeiro giclê, (isso faz 2 meses)ontem mesmo, eu tirei a vela do motor para checar se não estava carbonizada, tanto a vela quanto o pistão estavam ''novos'' (sem carbonização)o motor esta com 2000km e não estragou mais anexei uma foto do ''primeiro pistão'' que havia estragado(que foi usado o óleo 2T mineral)
 

Anexos

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Carlos Mayer

New member
Sim Rafa Jung

Sua experiência com óleo de motores 4 tempos misturado a gasolina em um motor 2 tempos não tem qualquer fundamento técnico ou científico. No mais não posso permitir que você sugira no Fórum que o óleo 15W40 é "melhor" do que o RECOMENDADO PELO FABRICANTE... Sem entrar no mérito da quantidade (absurda) sugerida de 70 Ml por litro de gasolina

E não você não criará um Tópico para levar este assunto adiante.

A Bicimoto segue a risca as recomendações dos fabricantes e seguir estas recomendações é obrigação (compromisso) dos compradores/proprietários dos kits a fim de que possam usufruir da garantia. Quer usar óleo de motor 4 tempos em seu 2 tempos? Use. Mas não venha a um Fórum patrocinado por uma empresa que comercializa e dá garantia aos kits que vende dizer que algo assim é "melhor".

Para evitar punições ou até mesmo o seu banimento definitivo do Fórum encerre este assunto ou dê continuidade através de Mensagens Particulares com os interessados em seguir seus conselhos.
 

Rafa Jung

Banned
não aceito oque é dito nesse lugar, parece que vocês querem que nosso motor estrague, meu mecânico disse que o óleo 15w40 tem 10 vezes mais eficiência que qualquer óleo 2 tempos, mas já que os "técnicos" bicimoto (pessoal que não entende merda nenhuma, até entendo mais)dizem que o óleo dois tempos(mineral ) é melhor, claroquando, ocorre carbonização, há maior desgaste das peçascarlos você quer ser o sabe tudo(realmente entende muito sobre isso) porem não aceita opnioesse o fabricante recomenda esse óleo, é para o motor estragar mais rápidoencerro aqui, se quiser me banir do fourum, pode banir, não aceito as mentiras que são ditas aquitchau
 

Carlos Mayer

New member
É uma pena Rafa Jung...

Mas realmente você foi banido do Fórum.

Você é livre para aceitar o que quiser aceitar, acreditar no que quiser acreditar e usar no seu motor o lubrificante que bem entender. O que você não pode é ignorar regras, ignorar o aviso que te dei ontem e novamente trazer suas "verdades" como definitivas e pior de forma mal educada e desrespeitosa.

Os kits comercializados pela Bicimoto desde 2007 foram projetados por engenheiros (e não mecânicos). E estes dizem na literatura técnica que fundamenta nossos Manuais de Montagem e Utilização que os kits de 2 tempos de 50cc e de 80cc (48cc e 66cc reais) devem usar:

ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR na proporção de 63 Ml por litro de gasolina comum por 500 Km correspondentes ao período de amaciamento.

ÓLEO 2 TEMPOS TEMPOS MINERAL PARA MOTORES REFRIGERADOS A AR, ÓLEO 2 TEMPOS SEMI SINTÉTICO OU ÓLEO 2 TEMPOS SINTÉTICO na proporção de 50 Ml por litro de gasolina comum após o período de amaciamento.


E é esta recomendação que repassamos aos proprietários de nossos kits de 2 tempos. Não se trata de "opinião", mas de recomendação expressa do fabricante. Já o processo de carbonização é característico de motores 2 tempos, bem como a fumaça branco azulada que sai do escape e também as gotas de óleo queimado que pingam pelo escape. São CARACTERÍSTICAS de funcionamento destes motores e não defeitos.

É lamentável que a situação tenha chegado a este ponto mas não podemos permitir que você leve adiante postagens que podem vir comprometer o funcionamento e a durabilidade dos kits que comercializamos.

Peço encarecidamente que não tente se cadastrar novamente no Fórum mesmo que com outro nome ou e-mail já que o IP de seu computador XXX.XX.XXX.XX está devidamente registrado em nosso servidor.

Só para finalizar saiba que recebi no dia de hoje reclamações de 5 membros do Fórum quanto às suas postagens/afirmações.
 
Última edição:

osmarn

New member
Olá, boa noite, preciso de ajuda.
Errei na quantidade de óleo, pus mais que a medida certa, comprei 2 litros de gasolina, acho que ous cerca de 200 ml de óleo, está pingando demais pelo cano de descarga e fazendo usn barulhos, tipo dando uns estalos, ela está andando, mas tá fazendo uma barulheira danada, e saindo ar pela tampa do motor, onde fica a vela,e sai algum resto de óleo de lá também.
motor: 80cc,8450km rodados
 

Ademberd

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Esvazie o tanque e reabasteça com a medida certa, guarde esta que retirou para fazer limpeza na bike, faça o reaperto da vela e dos prisioneiros do motor, lembrando que o motor tem que estar frio.
 

osmarn

New member
Amigo Ademberd; já esvaziei o tanque , esvaziei o carburador, limpei, está saindo muito óleo pelo cano de descarga e pela cabeça onde fica posicionada a vela, se fosse só o óleo saindo tudo bem, mas está fazendo uns barulhos altos, uns estalos, tirei a tampa e reapertei e de nada adiantou....
 
Vai demorar um pouco pra esse óleo em excesso sair totalmente do motor,e no caso dos estalos pode ser junta de cabeçote,o certo seria ver bem aonde tá saindo ar e os estalos.
 
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