Roda de mobilete ou algo do gênero

bondedocec

New member
Olá amigos, tenho a seguinte dúvida

É possível usar uma roda de mobilete numa bike motorizada ?
No caso o modelo da minha é uma barra circular que está com motor.

Ou se possível um tipo de roda que possa utilizar onde a coroa seja fixa e não removível como a que vem no kit, pois ela é péssima de ajustar e costuma afrouxar.
Na minha cidade (Nova Iguaçu) ninguém quer mexer nas motorizadas, dizendo que é dificil e tals. Acabei aprendendo bastante com os videos e manuais, além claro desse fórum. E assim faço as manutenções e tudo funciona perfeitamente ;)

Porém, só a coroa que tive problemas, rs

Se alguém puder me auxiliar... fico grato.

Abraço !

Julio Caezar

New member
Da uma olhada nesta peça pra fixar freio a disco em roda traseira, vi isso certa vez , porem acho que pode ser adaptado para por a coroa do kit , porem não posso afirmar com certeza, mas isso tiraria a pressão de cima dos aros e transferiria pro cubo...
http://produto.mercadolivre.com.br/...nio-disco-6-parafusos-pcubos-center-lock--_JM
tem este aqui também que acho que fica melhor...
http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1675821

OBS: Vc também pode comprar um cubo traseiro com suporte a freio a disco e aproveitar os locais onde põe o disco de freio e fixar a coroa, porem teria de mandar raiar a roda toda, mas caso vc decida fazer isso, ponha uma raição dupla inox que é bem mais forte que as comuns;;;

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá,

Soluções existem muitas e a grande maioria delas foi postada aqui no Fórum. cubo com flange de freio a disco, flange feita sob medida em torneiro e até o tambor de freio da Mobilete que possui a furação para instalação da coroa da Mobilete... Basicamente dependerá de quanto você pretende gastar... Forte abraço

Ademberd

New member
Olha, das sujeitões apresentadas acho que a mais prática é usar um cubo de mobilete, falo isto porque fiz esta adaptação na minha e funciona perfeitamente, agora é como Citou o Carlos depende de quanto quer gastar, veja como ficou a minha:

13070014.jpg13070015.jpg

bondedocec

New member
Olá amigos, tenho a seguinte dúvida

É possível usar uma roda de mobilete numa bike motorizada ?
No caso o modelo da minha é uma barra circular que está com motor.

Ou se possível um tipo de roda que possa utilizar onde a coroa seja fixa e não removível como a que vem no kit, pois ela é péssima de ajustar e costuma afrouxar.
Na minha cidade (Nova Iguaçu) ninguém quer mexer nas motorizadas, dizendo que é dificil e tals. Acabei aprendendo bastante com os videos e manuais, além claro desse fórum. E assim faço as manutenções e tudo funciona perfeitamente ;)

Porém, só a coroa que tive problemas, rs

Se alguém puder me auxiliar... fico grato.

Abraço !

Da uma olhada nesta peça pra fixar freio a disco em roda traseira, vi isso certa vez , porem acho que pode ser adaptado para por a coroa do kit , porem não posso afirmar com certeza, mas isso tiraria a pressão de cima dos aros e transferiria pro cubo...
http://produto.mercadolivre.com.br/...nio-disco-6-parafusos-pcubos-center-lock--_JM
tem este aqui também que acho que fica melhor...
http://www.ciclogiro.com.br/webstore/details.aspx?id=1675821

OBS: Vc também pode comprar um cubo traseiro com suporte a freio a disco e aproveitar os locais onde põe o disco de freio e fixar a coroa, porem teria de mandar raiar a roda toda, mas caso vc decida fazer isso, ponha uma raição dupla inox que é bem mais forte que as comuns;;;

Sim, eu cheguei a cogitar, mas os parafusos para fixarem são menores e a tração que dá ali fora a vibração da roda com o terreno em que andamos (no caso asfalto, que aqui no Brasil é uma porcaria), fora paralelepípedo que também não ajuda muito, corre risco de soltar ou até mesmo quebrar o parafuso.

Olá,

Soluções existem muitas e a grande maioria delas foi postada aqui no Fórum. cubo com flange de freio a disco, flange feita sob medida em torneiro e até o tambor de freio da Mobilete que possui a furação para instalação da coroa da Mobilete... Basicamente dependerá de quanto você pretende gastar... Forte abraço

Pois é Carlos, já venho acompanhando esse fórum a um tempo e realmente tem diversas formas de se fazer, porém nesse caso eu acho melhor dar uma apertada e gastar um pouco mais, porém colocar a coroa de mobilete que é mais firme e confiável já que a própria mobilete em si foi feita pra isso. As bikes são "adaptações". Mas em todo caso esse tópico tá me ajudando bastante.

Olha, das sujeitões apresentadas acho que a mais prática é usar um cubo de mobilete, falo isto porque fiz esta adaptação na minha e funciona perfeitamente, agora é como Citou o Carlos depende de quanto quer gastar, veja como ficou a minha:

View attachment 1840View attachment 1841

Achei excelente, é isso que eu gostaria de fazer. Você gastou mais ou menos quanto para fazer isso ? EU cheguei a procurar cubo de mobilete e sinceramente só achei um usado no ML, bem ferradinho. As vezes ai por onde você mora tenha algum, e eu poderia pagar e enviar aqui pra NI :p

Ademberd

New member
Reparei que moras em Nova Iguaçu, aqui em Campo Grande tem 2 lojas que vendem, Nova bicicleta frente a rodoviária e uma de moto e baikellete próximo ao campo do C. Grande ou no site http://www.motopecasonline.com.br/departamento/mobilete_mobilete-caloi_cubo-roda
lembrando que tem que comprar o cubo completo com eixo, rolamentos, espelho e pastilhas de freio, sendo que o mais difícil e mais caro e a coroa de 44 dentes a minha na época só achei no ML.

bondedocec

New member
Reparei que moras em Nova Iguaçu, aqui em Campo Grande tem 2 lojas que vendem, Nova bicicleta frente a rodoviária e uma de moto e baikellete próximo ao campo do C. Grande ou no site http://www.motopecasonline.com.br/departamento/mobilete_mobilete-caloi_cubo-roda
lembrando que tem que comprar o cubo completo com eixo, rolamentos, espelho e pastilhas de freio, sendo que o mais difícil e mais caro e a coroa de 44 dentes a minha na época só achei no ML.

Aqui já procurei e as poucas lojas de moto que tem, são péssimas, mal tem produtos.

a coroa seria essa ? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545802182-coroa-para-mobylete-44-dentes-_JM

Se for, eu já poderia comprar.

O cubo, você conseguiria ele completo em Campos ? Se conseguir e não for te atrapalhar, você poderia ver o preço para mim, que eu depositava o valor com o envio. Como eu havia dito anteriormente, é a única coisa que me deixa de cabelo em pé é essa roda traseira, rs
Prefiro pagar mais caro, mas ficar um serviço legal, sem gambiarras, já que a roda de mobilete foi feita para isso.

Ademberd

New member
Sim, a coroa é esta mesma e está num preço excelente, a minha na época custou 75,00, notei que este vendedor do ML também tem o cubo e o tambor de freio (espelho), veja com ele se não tem o cubo completo e faça um pacote único, porque o cubo e o espelho está num bom preço. Eu não moro em Campos e sim em Campo Grande RJ.

bondedocec

New member
Sim, a coroa é esta mesma e está num preço excelente, a minha na época custou 75,00, notei que este vendedor do ML também tem o cubo e o tambor de freio (espelho), veja com ele se não tem o cubo completo e faça um pacote único, porque o cubo e o espelho está num bom preço. Eu não moro em Campos e sim em Campo Grande RJ.

Perguntei ao vendedor, quanto sai o cubo completo ele me respondeu:

cubo 45,00 eixo 10,00 rolamentos 5,00 cada um e patim de freio 19,00 com as molas

Só isso basta, ou necessito de algo mais ? Além, claro da coroa.

Ademberd

New member
Perguntei ao vendedor, quanto sai o cubo completo ele me respondeu:

cubo 45,00 eixo 10,00 rolamentos 5,00 cada um e patim de freio 19,00 com as molas

Só isso basta, ou necessito de algo mais ? Além, claro da coroa.
Só faltou nesta relação o espelho de freio, o resto está ok, olha, o preço dele está muito bom. Tem uns pequenos detalhes, mas quando for montar entre em contato que lhe passo as orientações.

Ademberd

New member
Olha, no meu caso usei um aro Aero 26x1x1/2, raios de bike duplos (grossos) de inox tamanho 2,55, casou certinho.se você pretende usar outro tipo de aro como o de 1.95, terá que levar o cubo + o aro numa oficina de bike para que se possa analisar qual o tamanho de raio deva ser usado.

bondedocec

New member
Olha, no meu caso usei um aro Aero 26x1x1/2, raios de bike duplos (grossos) de inox tamanho 2,55, casou certinho.se você pretende usar outro tipo de aro como o de 1.95, terá que levar o cubo + o aro numa oficina de bike para que se possa analisar qual o tamanho de raio deva ser usado.

Show, valeu pela informação

Ainda estou com problemas em relação a montar o cubo. Ninguém quer fazer o serviço, seja oficina de moto ou bike

To num mato sem cachorro

E não encontro tutorial de como se monta

Ademberd

New member
Ainda estou com problemas em relação a montar o cubo. Ninguém quer fazer o serviço, seja oficina de moto ou bike
Você mora em Nova Iguaçu no RJ? pois não sei se existe outro; qual a sua dúvida em montar o cubo; é a raiação ou eixo e rolamentos?

bondedocec

New member
Você mora em Nova Iguaçu no RJ? pois não sei se existe outro; qual a sua dúvida em montar o cubo; é a raiação ou eixo e rolamentos?

Sim, Nova Iguaçu.

No caso seriam os eixos e rolamentos

Ademberd

New member
Olá bondedocec, estou lhe enviando umas fotos da parte do freio do cubo: IMG_20140318_165920174.jpgIMG_20140318_165943742.jpgIMG_20140318_170009525.jpgIMG_20140318_170350523.jpg nas fotos 1 e 4 terá que furar o travessão e fixar um parafuso para travar o espelho de freio, no meu caso eu soldei o parafuso, nas fotos 2 e 3, detalhe da fixação do cabo de freio, use cabo de freio de Ceci pois são maiores, qualquer dúvidas estamos aí, abraços.

SBP

New member
Olá Ademberd (e outros membros), estou pensando em arrumar um cubo desse também.. Inicialmente estava pensando em pegar um cubo de bike mesmo, para freio à disco, e fazer nova furação na coroa original do kit, mas o conjunto de mobilete me parece melhor opção.. Tomara que eu consiga aproveitar meu aro, pneu e câmara, se conseguir enraiar esse cubo (já que vc deu a dica dos raios aqui). Gostaria de saber se ao invés de um parafuso para fixar o espelho ao quadro, se acredita ser possível o uso de uma braçadeira para tal (ou algo do tipo)? Outra pergunta é como fica a situação do lado direito do cubo? Há um pinhão para corrente de bike? Ou há possibilidade de colocar um cassete de marchas?
Muito obrigado pela atenção, Edson.

Ademberd

New member
Quanto a sua 1ª opção em furar a coroa, não fica bom, dá problemas, como torção da coroa entre outros; quanto ao cubo de mobillete fica mais caro mas muito seguro, já uso a minha a 18 meses e nunca deu problema, com relação ao aro se for de 26x1x1/2, você aproveita tudo; pode se usar uma abraçadeira sim desde que fique bem firme; o cubo possui rosca de fixação de pinhão do lado direito podendo usar tanto cassete quanto o comum, qualquer dúvida estamos aí, abraços.
CUBO_RODA_TRAS.M_4bd2fba356677.jpg

SBP

New member
Olá Ademberd, muito obrigado pela resposta! É, estou pensando em usar o cubo de mobilete mesmo, mais definitivo/confiável e com pouca manutenção. Bom, sei que meu aro é 26, agora como saber se ele é x1x1/2, são medidas das paredes? Tipo a altura e largura? Se for o 26x1x1/2 estarei com sorte, só não faço idéia se meus raios são 2,55.. Essa seria a maior medida que serve será? Queria colocar os raios mais espessos possíveis para conferir resistência..
Mais uma vez obrigado pela atenção, Edson.