Qual a rotação de marcha lenta?

fabiomarca

New member
Olá a todos, recentemente terminei de montar minha bicicleta e adquiri um horímetro digital com conta giros universal que mede rotação por indução do cabo de vela, porem estou com uma duvida de qual seria a velocidade de rotação da marcha lenta do motor 4 tempos 50cc.. se é 1000rpm ou 2000rpm

Carlos Mayer

New member
Olá, Fabio

De acordo com o fabricante fica entre 1.000 e 1.200 RPM podendo variar para mais ou menos em função do motor estar ou não amaciado... Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Olá, Fabio

Infelizmente não sei te responder esta pergunta. Ainda não equipei minha 4T com conta giros e não há nada a respeito na literatura técnica do fabricante. Forte abraço

fabiomarca

New member
Carlos por favor me responda outra duvida, existe algum risco de faltar lubrificação se a marcha lenta estiver abaixo dos 1000 rpm? Pois a esta rotação minha bicicleta fica querendo "escapar" na hora da partida e eu não quero gastar os peds de embreagem, como ainda não estiquei a correia de borracha do T-belt(ainda estou esperando o vídeo que tu prometeste) eu abaixei o máximo que pude a marcha lenta dela, deixo funcionando por alguns minutos com ela parada e ligo uma vez por semana no mínimo, mas pra não correr o risco de cair eu deixo a rotação baixa, assim vibra menos também.

Carlos Mayer

New member
Olá, Fabio

Não este risco não existe pois a engrenagem da bomba de óleo e o aspersor estão diretamente ligados ao virabrequim e já começam a lubrificar o motor antes mesmo dele entrar em funcionamento ou seja puxou o pull start o óleo já sobe. Não se preocupe pois a rotação não interferirá na lubrificação.

Desculpe a demora, mas o vídeo de regulagem da T-Belt em breve estará disponível (tempo meu amigo, tempo)

Forte abraço

fabiomarca

New member
Carlos eu ainda tenho uma duvida, é verdade mesmo que o motor 4T da huasheng chega a 10.500rpm ou ele não passa de 8.500rpm como especificado no manual recebido?

Carlos Mayer

New member
Olá, Fabio

A informação sobre a rotação máxima do motor não foi postada por mim pois como te disse não tenho conta giros instalado em minha 4 tempos. Acho os 10.500 RPM muito acima da rotação máxima indicada pelo fabricante, mas por outro lado a pessoa que postou é séria e tem credibilidade...

Mas como o teste foi feito com a bicicleta parada (cavalete) e ainda com shift kit não o considero válido pois não sei se com a transmissão original e com carga (piloto e em movimento) chegaria a este valor. Logo fico com as 8.500 RPM que me parecem mais dentro da realidade para um motor de apenas 49cc de 4T. Forte abraço

SBP

New member
Pessoal, também instalei um tacômetro e me veio esta dúvida à cabeça.
Como eu já tinha salvo em meu computador algumas tabelas, tanto do honda GXH50 quanto do nosso HS142, resolvi dar uma olhada.
O que encontrei na tabela do HS que a idle RPM (rotação em marcha lenta) era de 1800RPM +/-150, ou seja, um intervalo entre 1650 e 1950. Pode ser que não seja o mesmo modelo visto pelo Carlos, visto que existem diferenças entre os Huashengs.
No caso desses tacômetros digitais em que se enrola o cabo ao cabo de vela, como o meu (pelo que vi igual do tioruja), o que vi na internet é que o bom funcionamento depende de alguns detalhes. O cabo deve estar enrolado bem justo ao cabo de vela, a vela deve ter resistor e de preferência o cachimbo também, e além disso o aparelho deve estar regulado corretamente. Quanto a isso existem diferenças por exemplo se será usado num motor 2t ou 4t, no caso desse que comprei existem 4 opções (1 faísca a cada rotação da camshaft, 1 faísca a cada duas rotações, uma a cada meia e outra que não me lembro).
No meu caso acredito que ele esteja funcionando certinho, e obtenho valores de lenta por volta de 1650-1700rpm, fica bem suave. Em cerca de 1500 fica instável e às vezes morre, baixa logo para 1400 e abaixa mais e morre. Tentar deixar abaixo de 1500 não dá.
Encontrei em fóruns estadunidenses que se esse motor chegar a passar de 10-11k rpm ele quebra todo! É consenso entre eles que a rpm máxima recomendada é sempre em torno de 8000-8500, e muitos acham que não passa disso. Eu particularmente ainda não testei nada do tipo pois estou em cerca de 30% do amaciamento ainda. Pretendo futuramente testar.
Ah, a fonte, antes que me esqueça, dos dados de RPM foi o site da Grubee inc. Segue link: http://www.grubeeinc.com/USA/4 stroke.htm
Abraços a todos!

fabiomarca

New member
O meu tachometro é desses universais importados dos estados unidos, é uma caixinha preta com um cabo pra enrrolar em um dos cabos de vela, dai ele tem config de 2t, 4t, ou multi explosão.. dai a regulagem mais baixa é pra 4t, a mais alta é pra 2t.. porem eu uso a regulagem de 2t e da certo pro meu motor 4t pq ele fica entre 1800~2000rpm na lenta, porem em velocidade de cruzeiro ele trabalha a 4000 rpm, em 20km/h.. não sei se é muito baixa essa velocidade mas eu prefiro andar meio devagar pra não forçar o motor.

SBP

New member
Deve ser semelhante ou igual ao meu.. Um que não desliga e com o motor parado exibe as horas de funcionamento?
Vou reparar melhor nas rpms em relação à velocidade, pois o instalei e desde então pude andar muito pouco por falta de tempo.. Acredito, pelo que me lembro, que em torno dos 40km/h máximos que já peguei, ficou em aproximadamente 5600rpm, mas vou confirmar isso tudo andando no plano e posto aqui os resultados que obtiver. Quando terminar o amaciamento coloco os dados de velocidades mais altas também.
Quando você anda em locais muito planos e velocidades baixas, também tem a sensação de que a transmissão "pega e solta", mesmo com rpms estáveis? Eu percebo isso, e mais dificilmente conforme aumenta a velocidade ou entro numa subida, quando sinto a transmissão com contato o tempo todo..

SBP

New member
Aliás, o cachimbo ainda não troquei, mas minha vela é a original TORCH A5RTC, que se assemelha a NGK CR5HSB, ou seja, são velas com resistor, que diminui a interferência com aparelhos eletrônicos. Colocarei cachimbo ngk com resistor..

fabiomarca

New member
eu não tenho esse problema de sentir a embreagem "pegar e soltar" pq eu digirjo em aceleração constante, e na decida incrivelmente a embreagem centrifuga se aciona sozinha pra fazer o freio-motor.. dai eu só uso o corta-corrente pra deixar o motor mais duro e aliviar o uso do freio.. mas meu tachometro é desses que exibe as horas quando esta parado sim.

Última edição:

SBP

New member
Quanto mais constante eu tento deixar a aceleração no plano, mais eu sinto esse leve "pega e solta" da transmissão. A maneira mais "constante" que consigo de minha transmissão é com uma leeve bem leve aceleração, de modo que no plano estará sempre ganhando um pouco de velocidade, ou, na subida mantendo, e na descida sinto apenas o freio motor também, a não ser que esteja acelerando bastante. Acredito que quanto mais rápido vou maior a resistência com o ar e por isso devo sentir mais constante, como se fosse uma leve subida..
Será que minha transmissão não está bem regulada?

fabiomarca

New member
Olha, eu posso estar enganado, não sei se vc está escutando algum barulho anormal mas pode ser a correia de borracha da T-belt que está pulando e precisa ser tencionada.. pq se vc ainda não amaciou completamente teu motor não acredito ser problema com os peds da embreagem, mas espere por outras respostas já que tambem sou novato ainda.

SBP

New member
Ok fabio, de qualquer maneira muito obrigado pela resposta!
Assim que tiver um tempo irei verificar como proceder quanto à checagem da tensão da correia e ajustes se necessário. Acho que me lembro de ter lido sobre algo assim no fórum, ensinando ajuste da correia..
Obrigado, bom final de semana!

Carlos Mayer

New member
Olá,

O que posso dizer baseado na experiência com minha 50cc 4T T Belt...

* O único momento em que os pads da embreagem estão "desconectados" (afastados) da campânula é na marcha lenta. Após a aceleração os pads se encostam e só se afastarão liberando a campânula quando o motor estiver novamente em marcha lenta e a motorizada parada.

* A primeira regulagem da correia em minha T Belt só foi feita aos 1.770 Km rodados.

* Percebo que no momento da arrancada surge uma certa vibração no sistema, mas é momentânea e cessa tão logo a motorizada embala e eu alivio o acelerador.

* A correia dura em média 20.000 Km (informação do fabricante).

* Para esticá-la ou afrouxá-la basta tirar a tampe preta de proteção, girar levemente com a mão a polia maior até que apareçam os 3 parafusos Allen (eles aparecem por trás dos furos da polia). Afrouxe-os e gire a parte posterior da polia grande para a esquerda para esticar a correia e para a direita para afrouxar a correia. Mantenha com uma chave de fenda a polia na posição desejada (apertando ou afrouxando a correia) e reaperte os 3 parafusos Allen...

* Verifique sempre o aperto da bandeja de suporte do motor, das abraçadeiras e também dos 4 parafusos Allen que prendem o motor a bandeja. Se qualquer um deles estiver frouxo a vibração será mais intensa.

Forte abraço

SBP

New member
Olá Carlos, obrigado pelas orientações..
Vou checar tanto a fixação na badeja quanto a própria regulagem da correia.. Por falar nisso, tenho interesse em comprar uma bandeja do modelo anterior, aquela que é bem ajustável a qualquer quadro.. Irei anunciar isso no CLASSIFICADOS, mas se alguém que ler aqui tiver interesse em me vender ou souber onde posso conseguir, agradeço!
Obrigado, abraço