Pessoal, também instalei um tacômetro e me veio esta dúvida à cabeça.
Como eu já tinha salvo em meu computador algumas tabelas, tanto do honda GXH50 quanto do nosso HS142, resolvi dar uma olhada.
O que encontrei na tabela do HS que a idle RPM (rotação em marcha lenta) era de 1800RPM +/-150, ou seja, um intervalo entre 1650 e 1950. Pode ser que não seja o mesmo modelo visto pelo Carlos, visto que existem diferenças entre os Huashengs.
No caso desses tacômetros digitais em que se enrola o cabo ao cabo de vela, como o meu (pelo que vi igual do tioruja), o que vi na internet é que o bom funcionamento depende de alguns detalhes. O cabo deve estar enrolado bem justo ao cabo de vela, a vela deve ter resistor e de preferência o cachimbo também, e além disso o aparelho deve estar regulado corretamente. Quanto a isso existem diferenças por exemplo se será usado num motor 2t ou 4t, no caso desse que comprei existem 4 opções (1 faísca a cada rotação da camshaft, 1 faísca a cada duas rotações, uma a cada meia e outra que não me lembro).
No meu caso acredito que ele esteja funcionando certinho, e obtenho valores de lenta por volta de 1650-1700rpm, fica bem suave. Em cerca de 1500 fica instável e às vezes morre, baixa logo para 1400 e abaixa mais e morre. Tentar deixar abaixo de 1500 não dá.
Encontrei em fóruns estadunidenses que se esse motor chegar a passar de 10-11k rpm ele quebra todo! É consenso entre eles que a rpm máxima recomendada é sempre em torno de 8000-8500, e muitos acham que não passa disso. Eu particularmente ainda não testei nada do tipo pois estou em cerca de 30% do amaciamento ainda. Pretendo futuramente testar.
Ah, a fonte, antes que me esqueça, dos dados de RPM foi o site da Grubee inc. Segue link:
http://www.grubeeinc.com/USA/4 stroke.htm
Abraços a todos!