Instalando farol nas 4 tempos

Carlos Mayer

New member
Instalar um farol na bicicleta motorizada é muito importante. Na verdade deveríamos andar com o farol aceso de dia e de noite pois facilita a visualização da bicicleta motorizada por parte dos carros. Os kits Bicimoto de 4 tempos ao contrário dos de 2 tempos não possuem magneto para conexão de acessórios logo ou instalamos farol e lanternas a pilha ou o velho e conhecido dínamo.

Na minha 4 tempos instalei um kit de farol, lanterna e dínamo de 12V-6W da marca Peafowl Brand pelo qual paguei R$ 58,00. O material é bem feito, a cromagem é boa e o farol além de ser vedado por um o'ring de borracha traz em seu interior um par de lâmpadas sobressalentes (luz alta e baixa). O único ponto que deixou a desejar foram os parafusos de fixação do suporte do dínamo. esta questão eu resolvi trocando os parafusos originais por parafusos Allen de aço carbono e porcas de aço inox com arruelas.

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82t3psNQAKeUB34l9eJDrtTH2bEZUwVxwCEgalK--P6uWCGbqciwEjeYNb5UMuDxxxURqeo90UGq1_vjIl-aSt6KAJtU9VAfk0oIdgawkz-yMIZLA4XVYWqc-w.jpg


Para que o dínamo funcione sem problemas a roldana de contato com o pneu deve ficar a no mínimo 10mm de distância quando o mesmo não estiver acionado.

O farol com luz alta e baixa...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tM5ZAXg2YGX_32Q-GNJhIbi0-UlsbfG5Pq-hZMWc98KF3sqZNX0T8YL4Eh-NYNeAsRWPajmuhdrQyJ_eERKt3iAJtU9VAjbO68zIrMocUFYDBkF3DwzRV6xg.jpg


A instalação é muito simples porque na verdade o aterramento se dá no próprio quadro. Um parafuso de ponta localizado no suporte do dínamo deve ser atarraxado até que perfure a tinta do quadro onde em contato com o metal fará o papel de fio terra (negativo) e então basta puxar um fio diretamente do positivo (+) do dínamo ao positivo do farol e pronto...

A iluminação é bem razoável e forte já a partir dos 20Km/h. O atrito do dínamo com o pneu é suave e não causa perda de desempenho, tampouco força o motor.

Fica a dica!!
 

Jorciley Soares

New member
Amigo eu estava pensando em por um desses e colocar uma bateria de moto para que o mesmo ficasse sempre carregada e não dependeria de eu estar aos 40 km, sera que funciona?? pensei também fazer um transformado para transforma a energia do próprio motor em 12 volts porem acho que a corrente vai ficar muito baixa.
 

Carlos Mayer

New member
Amigo tenho visto na internet algumas tentativas neste sentido... Motores de 4 tempos com baterias recarregáveis mas não ligadas ao dínamo já que para isso seria necessário retificar a voltagem... Quanto a ligar diretamente ao motor é impossível pois os motores de 4 tempos não tem magneto. A energia gerada alimenta apenas a bobina que gera centelha para o motor... Dê uma olhada no Mercado Livre... Procure por baterias de níquel cádmio recarregáveis são compactas e a carga dura muuuuuito... Se o farol for de Leds então melhor ainda... Abç
 

Jorciley Soares

New member
Desculpe amigo! meu motor e de 2 tempo, pensei em usar os 6 volts que e gerado, no caso de 2 a 6 volts.



Amigo tenho visto na internet algumas tentativas neste sentido... Motores de 4 tempos com baterias recarregáveis mas não ligadas ao dínamo já que para isso seria necessário retificar a voltagem... Quanto a ligar diretamente ao motor é impossível pois os motores de 4 tempos não tem magneto. A energia gerada alimenta apenas a bobina que gera centelha para o motor... Dê uma olhada no Mercado Livre... Procure por baterias de níquel cádmio recarregáveis são compactas e a carga dura muuuuuito... Se o farol for de Leds então melhor ainda... Abç
 

Carlos Mayer

New member
Ahhh Ok... Como você não mencionou que sua motorizada era uma 2 tempos e postou logo no tópico de nome INSTALANDO FAROL NAS 4 TEMPOS fiquei confuso...

Você pode ligar um farol que consuma 6V - 3W diretamente ao fio branco de sua motorizada. O positivo do farol (+) ao fio branco e o negativo (-) ao fio preto. Se o consumo do farol for maior do que a capacidade do magneto sua motorizada não ligará...

Quanto a carregar bateria usando o magneto não conheço ninguém que tenha feito... Abç
 

Xavier

New member
Eu não sou especialista nisso mais vcs me deram uma ideia que vi em um vídeo a uns anos atrás hoje em dia vou monta a minha e com a solução do dinamo e a bateria recarregável, dava pra compra um dinamo de 12v ou 24v e compra uma bateira de 24v e um conversor de energia se fosse um dínamo de 12v ia um converso de 24v pra carregar a bateria e pra saída da bateira seria a mesma ideia um converso de energia, só tentando achar todas ou quase todas as lâmpadas da mesma voltagem e a buzina um converso a parte... Sem esquece a tentativa de modificar o dínamo caso fosse de pneu pra ser de corrente colocando uma coroa de 5 dente nele
 
Top