Inclinação do motor

claytoncbp

New member
Olá galéra, como postei alguns dias por ter adquirido um motor 49cc 4 tempos pela bicimoto, bem o motor chegou, o problema agora é encaixar o motor de 4 tempos no quadro da minha bicicleta, pois o espaço do quadro é pequeno demais, a minha dúvida e a seguinte, posso fixar o motor inclinado no quadro, sem que possa comprometer o funcionamento dele, devido a inclinação?
Abraço fico aguardando resposta.

Última edição:

imneon

New member
A mesma duvida

Minha duvida é a mesma..o meu motor tambem ficou inclinado.. Existe algum problema em relacao a isso uma vez que o motor que é instalado no proprio kit de exemplo do manual tambem é inclinado?

Carlos Mayer

New member
O motor pode trabalhar ligeiramente inclinado mas dentro de um limite... se a inclinação for excessiva pode comprometer a lubrificação já que o óleo tenderá a ficar na parte da frente do cárter. Por isso mesmo é fornecido um gabarito com o tamanho mínimo necessário a instalação do kit 4 tempos... Quanto a sua colocação Imneon ela não procede já que a bicicleta utilizada como exemplo no manual de montagem é a minha e definitivamente o motor não está inclinado como aliás pode ver na foto a seguir...

Aqui logo após a instalação em uma versão "street"...

PQAAALca5lyzLj0ZWHdN2JZyBHZPFSfVUpkp42vhXzsGYybgc69HJhFy9qsWaps0E5fF5b_XCi7wMtV4oiZXxkV6-WQAm1T1UHVeiVsy4-6AlH7nEw73Bse4mG2K.jpg

Depois de algumas semanas "depenada" e mais offroad...

PQAAACELshWw4jtjb-aRRwSWDh5N_jYFbquVMChqcvFD127Hp9AbxQCC5qRGL-H0yq0Pe8auEN5iPiAtL7wO_GEZkxQAm1T1UJAdSxmmYce--Iv4_U9dGUglS1lW.jpg

E aqui a bandeja antes sequer de receber o motor perfeitamente alinhada...

PQAAAAEpzcm-e2ucb5WmYQzqmbRtRzJPkh3wX8g5sMMnMVVGbyCoaR5fd-TMAyclOeo0b2TlW1er6ayBbIiWqrX5fZgAm1T1UI6yk4JypvSevJbJggLVPgvDUKDd.jpg

Olhando a foto da sua fica a nítida impressão de que o quadro era pequeno demais para este motor... Ele está bastante inclinado e ainda por cima para trás.O problema é que o "pescador" de óleo do cárter fica na frente... Não posso afirmar que venha a comprometer o funcionamento mas sinceramente está longe do ideal.

Forte abraço

P.S. No futuro poste diretamente suas fotos já que links para imagens não são bem-vindos.

Última edição:

imneon

New member
Olá Carlos,

Quando disse sobre o motor que estava inclinado no manual me referia a este aqui que tem uma leve inclinação:
Screen Shot 2013-04-01 at 11.22.27.jpg

O quadro que você mostrou no passo a passo pude perceber que estava bem alinhado. Foi ai que surgiu meu questionamento sobre a angulação do meu.
Infelizmente ele ficou com essa inclinação pois quando mandei soldar uma plataforma no quadro quem fez o serviço desconsiderou as marcações que eu havia feito.
Na verdade o motor caberia no quadro e ficaria entre 5 e 6 graus de inclinação, como esse da foto acima, porém do jeito que foi soldado ele acabou ficando com mais de 15.

Acredito que vou ter que descartar esse quadro e comprar outro. Não sei se vou arriscar o motor pro causa disso.
Vocês tem alguma sugestão de loja, marca ou de onde posso encontrar um quadro com a dimensão do seu? Aqui em SP está realmente dificil achar quadros cruiser com um tamanho maior que esse.

Agradeço a você e ao Ademberd pelas respostas.

Se puderem me ajudar agradeço pois estou louco pra poder andar com minha bikemoto por ai =)

Abs e desculpe pelo link da imagem.

Ademberd

New member
Imneon o quadro cruiser ou caiçaras, você deve encontrar no ML, tem um vendedor que fabrica estes tipos de quadro ele é aí de SP, de uma pesquisada, a altura ideal do quadro para este tipo de motor é de 48 a 51cm da parte de cima do pé de vela até a junção abaixo do selim isto é considerando a abertura do "V", eu também custei a arranjar um em que coubesse o meu motor, depois de muito procurar encontrei um Caloi aspen antigo que caiu como uma luva.

claytoncbp

New member
Pois é Ademberd estou na mesma sinuca, montei uma caiçara novinha pra portar meu motor 4 tempos, só que o quadro tem a penas a primeira medida que mensionou acima é de 48 cm, até dá pra colocar o motor mais os pedais ficam batendo um pouco ainda em baixo do motor, estou pensando em colocar um pé de vela menor, pra ver se daria certo, mais o tamanho do quadro ideal mesmo seria de 51,52 pra cima, Bom pelo menos vc conseguiu achar seu quadro né, boas voltas por ai....

Carlos Mayer

New member
Nas minhas duas 4 tempos que foram montadas em quadros Beach Cruiser fui obrigado a substituir os pedivelas originais por estes infantis de 100mm. Foi a solução mais rápida e barata para colocar as bicicletas 100% funcionais. Com o pedivela menor por mais baixo que o motor esteja instalado (meu caso) os pedais giram sem encostar no motor. Ahhh o preço também é bastante atraente... Forte abraço

claytoncbp

New member
Olá carlos tudo bom, eu fiz isso mesmo coloquei um pé de vela de aro 16 infantil, ficou bom claro que a intençao não é pedalar muito com éla senão eu ia sofrer rsrsrs... Então Carlos eu montei hoje minha motorizada de 4 tempos, depois eu posto uma fotos dela pra vocês verem como ficou, mais eu tô com um pequeno problema em relação com o cabo do acelerador, parece que o cabo de aço do acelerador ficou curto, quando eu dei as primeiras partidas na motorizada ela estava muito acelerada, notei que a peça onde fica o parafuso da marcha lenta, aquela com uma mola na vertical fixada não sei o nome dela mais é aquela que quando puxa o cabo de aço acelerando ela faz o movimento pra trás e pra frente entende, desculpa ae o jogo de memória, então quando eu desacelero a peça não recua totalmente enconstando no parafuso da marcha lenta ela recua bem pouco ficando afastada do parafuso pra ter uma idéia, e as regulagens do cabo do acelerador estão todos com folga é possivel que o cabo de aço estaja curto ou o problema é outro me dá uma ajuda ae carlos se conseguir entender o que descrevi, seria melhor umas fotos pra mostrar.

tioruja

Member
Olá claytoncbp,

Eu estava com este problema também, eu resolvi deixando o cabo sem curvas fechadas, o cabo tem que ficar com o minimo de curvas, senão a mola não tem força puxar o cabo de volta , devido ao atrito nas curvas acentuadas , dai ficando acelerado.

Forte abraço.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá, Clayton

O caminho citado pelo Tioruja é super válido... Eu retiraria também a porca de trava da regulagem que fica no carburador... Olhe a foto (desculpe o foco) onde marquei em destaque...

PQAAALfbzW65LK09QLZCZFp8jbAjTzdlP2WNQCs75tGofOBONbfAKH7ZU8dsvcmQdWo2lbr88JQvmxI-EZIAoclLC3wAm1T1UMnNKjjo5hRzkIrV3pczta1bXd2I.jpg

Para retirar a porquinha solte o cabo do acelerador, puxe-o com o conduíte até que saia da peça em L, desatarraxe totalmente o regulador, retire a porca e atarraxe novamente o regulador no lugar reinstalando o cabo em seguida... Pronto ai basta regular a lenta a seu gosto...

Forte abraço

claytoncbp

New member
Olá Carlos obrigado também pela dica caiu como uma luva só precisava mesmo tirar porca, agora a "borboleta " volta encostando no parafuso de ajuste da lenta, ficou perfeito obrigado mesmo!

claytoncbp

New member
Olá Ademberd e toda galéra do forum aqui deixo umas imagens da minha motorizada pra vocês verem como ela ficou ainda ão estou andando com ela pois preciso colocar alguns acessórios de segurança faróis espelhos retrovisores e velocismetro, andei com ela só pra testa-la, o motor corresponde muito bem;
Então Ademberd como pode ver coloquei o pé de vela de bicicleta infantil tamanho aro 16 como chamamos aqui ficou bom, porque o intuito não é pedalar muito com ela a não ser pra ajuda-la na saída quando for acelerar:2013-04-14 14.39.43.jpg2013-04-14 14.42.32.jpg2013-04-14 14.40.22.jpg

Ademberd

New member
Olá Clayton! ficou show, parabéns, a parte dianteira da sua é parecidíssima com a minha (garfo, freio e guidom) com relação a faróis velocímetro e retrovisores eu substituí as manetes de freio por manetes de moto tipo bis e coloquei retrovisores também de bis, velocímetro procure por marcas consagradas como o cateye, echowell entre outros, eu uso o Echowell U-9 muito bom por sinal; farol eu copiei a ideia do Budget100 adaptando um farol a dínamo para led, ficando muito bom http://bicicletamotorizada.net/threads/485-Adaptando-um-farol-de-LED-em-sua-motorizada-(Parte-6)
13030003.jpg13030004.jpg13030006.jpg

claytoncbp

New member
Obrigado Ademberd, sua motorizada também é muito bacana, bom se tivesse um lugar no forum pra todos os membros mostrarem suas motorizadas assim daria boas idéias a quem pretende montar uma motorizada também num acha?
Então em relação os manetes que mensionou gostei da idéia porque esses de bicicléta acabaram ficando curto depois que coloquei o acelerador boa idéia sua.

Última edição por um moderador: