Bicicleta Elétrica - Ceder ou não a seus "encantos"?

Carlos Mayer

New member
Andando pelas ruas das grandes cidades tem se tornado cada vez mais comum cruzar com alguém montado em uma bicicleta elétrica. Aros de 12 a 26 polegadas, simples com as baterias expostas como caixotes ou carenadas como mini scooters elas estão se tornando cada vez mais comuns. As opções vão de 360W a 1750W em 110v e 220v e ainda alguns modelos são bi-volt.

Há quem ame e quem (como eu) odeie heheheh...

Vantagens?

* "Ecologicamente corretas"

* Silenciosas

* Práticas

"Desvantagens" ?

* Pouca capacidade para vencer aclives mais acentuados

* Falta de pontos de recarga em empresas e estacionamentos

* Baixa autonomia

* Alto custo de aquisição e manutenção

* Vida útil da bateria

Já andei em uns 4 ou 5 modelos diferentes. Sempre em ocasiões onde o dono de uma elétrica me pede para andar em uma de minhas motorizadas para experimentar e acabo experimentando a elétrica.

A que mais gostei era uma mountain bike equipada com full suspension, freios a disco nas duas rodas e um motor incrivelmente forte de 1750W. Foi a única das que andei que tinha um desempenho a altura do visual. Boa arrancada e retomada, velocidade final acima dos 60Km/h mas autonomia de apenas 40Km com quase 15Kg de baterias...

Vou postar em outro tópico algumas das opções que andei e também o que nosso mercado tem a oferecer. Abç
 

Carlos Mayer

New member
Olá Filipe

Fique a vontade para postar suas dúvidas pois esta é a principal função do Fórum Ok...

As primeiras bicicletas motorizadas e elétricas em sua grande maioria eram adaptações caseiras bem grosseiras. Mas lá se vão pelo menos 10 anos que viraram febre e os fabricantes sempre empenhados em melhorá-las cada vez mais e mais. Hoje os motores das bicicletas motorizadas são fabricados especificamente com a finalidade de equipar bicicletas e o mesmo acontece com os motores elétricos e kits de baterias.

Então não existem limites? Sim, existem. Não apenas limites como cuidados, mas no mais são muito fortes e resistentes ao uso diário. Focando nas bicicletas elétricas os maiores cuidados devem focar sobre:

Carga da bateria - Ela deve ser mantida com o máximo possível de carga e não permanecer ligada à tomada (na recarga) por mais de 24 horas já que pode subir de temperatura e sofrer danos.

Cuidados com a lavagem e a chuva - Eletricidade e água não devem andar juntas... Bicicletas elétricas (tal como as motorizadas) não devem ser lavadas com mangueira, dispositivos de alta pressão e nem circular em chuva torrencial.

No mais independente de ser uma bicicleta elétrica ou motorizada existem os cuidados que teríamos com uma bicicleta convencional. Calibragem dos pneus, alinhamento das rodas, aperto dos raios, regulagem dos freios, lubrificação da corrente e reaperto geral dos parafusos e porcas...

Compreendo perfeitamente a sensação que está sentindo diante da novidade, mas acredite o desempenho das bikes elétricas sejam elas montadas ou na forma de kits é espetacular. Minha BioBike 250 Watts foi comprada de 2ª mão. Uma vez trocadas as 3 baterias os pneus e mais alguns ajustes como freios e um selim mais confortável ela só tem me trazido alegrias. O motorzinho dela tem apenas 250 Watts e mesmo assim é mais do que suficiente para carregar meus mais de 90 Kg...

Quanto a carga a média é de uma vez por semana no máximo 2. Isso porque ando na vizinhança e trabalho em casa.

Para finalizar você desfrutará de economia, silêncio quase total e um ótimo desempenho principalmente se o motor escolhido estiver entre 800 e 1000 Watts... Forte abraço
 
E sobre as calçadas amigo? O baque da roda ao desce-las não pode danificar o motor ou outros tipos de equipamento? O que pode causar perda de potência a médio/longo prazo?

Pergunto isso por causa das ciclovias que pego aqui em brasília. Invariavelmente sempre aparece uma calçada...
 

Carlos Mayer

New member
Não Filipe...

Subir e descer calçadas não causará danos ao motor ou equipamentos eletrônicos como centralina, acelerador etc... É só ter o mesmo cuidado que teria com qualquer bicicleta... Descer as guias devagar... No mais manter sempre a raiação em ordem e os pneus calibrados... Os mesmos cuidados que teria com uma bicicleta "convencional". Forte abraço
 
qual a real diferença entre as potencias dos motores. pois estou em duvida se compro um de motor 800w pra colocar na minha bike ous e compra um aja pronta quea cheio muito bonita ja completinha com suspensão e freio a disco dianteiro de motor de 250w. eu pretendo andar em torno de 30Km/h mesmo, nao devo querer passar disso nao. mas qual a real diferença? tem autonomia maior? ou só maior velocidade? arranque maior?

VLW galera.
 

Carlos Mayer

New member
Uma bicicleta elétrica de 250 Watts poderia ser comparada a um Uno Mille 1.0

Já uma bicicleta elétrica de 800 Watts poderia ser comparada a qualquer modelo 2.0 ou mais pois estamos falando de um motor 3x mais forte...

A autonomia está relacionada ao tipo de motor e baterias e não à potência do motor. De forma simples eu creditaria mais velocidade final e mais "força" numa de 800 Watts do que em modelos de 250, 300 ou 500... Por exemplo eu tenho uma de 250 que me atende diariamente sem problemas a mais de 8 meses... Em breve montarei uma outra muito mais forte ai poderei dizer o que senti de diferença entre as duas... Forte abraço e boas festas
 

Carlos Mayer

New member
Sinceramente Eduardo?

Sim eu acho muito mais interessante comprar um kit de 800 watts zero a uma bicicleta elétrica usada... Você cuidando do kit desde zero fará com que ele dure muito mais tempo... Numa bicicleta usada ficaremos sempre restritos às informações do ex dono não é verdade? Uma zero Km é sempre mais vantajoso... Abç
 
Ola. bike de 250w nao é usada nao. o vendedor do ML explica que é fornecedor e por isso o preço é barato. Nao sei se posso postar aqui o link do ML, pois nao é da Bicimoto, mas vejo varios links de outras bikes eletricas de outras marcas pelo forum. Se eu puder, eu posto o link para vc dar uma olhada.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Eduardo

Posso ser sincero?

Achei muito quadro para pouco motor... Interessante o fato de ser uma full suspension. Interessante também o preço. Mas apenas 250 Watts para carregar aquele metal todo? Um quadro daquele porte precisa no mínimo de um 500 ou 800 Watts. No anúncio diz também que as baterias podem ser recarregadas em qualquer tomada de 220 Volts. Chegou a reparar?

Bom esta é a minha opinião a respeito da bike... Forte abraço
 
Ola, eu tambem fiquei meio grilado com essa bike, mas ja decidi e ja comprei o kit da bicimoto de 800w, minha bike é uma "Caloi Snake" em alumínio, bem leve. Espero conseguir rodar bastante com ela. to esperando agora eles enviarem. Vlw pelas dicas e conselhos Carlos.
 

rafabarrosrj

New member
Desde maio tenho uma 500W, 48V da bicimoto e posso dizer que é muito rápida, sobe inclinações honestamente (principalmente no embalo - fora isso realmente não dá pra exigir muito por questões físicas, mesmo com um motor de 500W). A grande questão, e que foi pouco falada pelo que percebi dos posts, é a robustez. Quando um conjunto despeja tanta potência como essa bike, a estrutura dela precisa ser compacta e absolutamente resistente. Infelizmente vivemos num país de vias mal conservadas, e imagine o impacto de buracos e desníveis sobre um quadro de bike comum. Por mais que soldas e ligas sejam mais resistentes que as de bike convencionais, não são o bastante para a velocidade aplicada x irregularidades do piso. Aí a escolha fica em moderar a velocidade pra algo em torno de 25-30km/h (o padrão das e-bikes de loja, mais tradicionais) ou extrair o máximo da bike elétrica sabendo que, de mês em mês, vai ser preciso uma manutenção em peças menores que normalmente vão ficando frouxas com a trepidação. Além disso, como uso diariamente pro trajeto casa-trabalho-casa, à noite, preciso de farol dianteiro. Até hoje não encontrei um que resista satisfatoriamente a essas trepidações, sobretudo se molhado em chuvas finas. Com o tempo, o contato interno com a bateria fica frouxo, de tanto trepidar, e vai pifando. Há uma questão fundamental também de segurança. Andar a 45 por hora exige muita, mas muita atenção e responsabilidade no trânsito. Se você anda na faixa da direita, como é recomendado pras bikes, está sujeito a ônibus que param bruscamente, pedestres que atravessam a rua de repente, carros que fazem a conversão muitas vezes sem dar a seta, sem contar que acaba pegando a parte mais castigada da via, com buracos e remendos. Hoje estou convencido de que e-bikers precisam de um curso de direção defensiva nessas condições, para não porem em risco vidas/integridade física suas ou de terceiros.
 
Última edição:

Renato Xavier

New member
Com o tempo, o contato interno com a bateria fica frouxo, de tanto trepidar, e vai pifando.


Também tenho uma 500W, 48V da bicimoto, até então não tenho pontos negativos para falar do kit elétrico dela... Quanto a esse problema da trepidação da bateria, desde o primeiro dia realmente vi que era uma coisa a ser resolvida, pois trepida muito mesmo, barulho da caixa batendo com o metal em volta dela, estando a bateria encaixada corretamente no bagageiro. Mas resolvi 100% disso: recortei uma esponja dessas grossas de lavar carro, para servir de amortecimento para o pack de bateria. Com cuidado e jeito, escorreguei o pack de bateria na gaveta do bagageiro com essa esponja em cima, que fica bem comprimida fazendo pressão e eliminando 100% de trepidações, ficou muito bom mesmo! Até penso em aperfeiçoar e ao invés de uma esponja colocar um bastonete cilíndrico de borracha da espessura correta, pois assim ficaria ainda mais prático tirar e colocar a bateria, pois o bastonete poderia rolar para dentro e para fora, por ser cilíndrico... Só não fiz ainda porque não sei como conseguiria achar uma borracha cilíndrica de densidade e espessura correta para esse fim... Mas fica a dica...!
 

rafabarrosrj

New member
Bateria do farol

Também tenho uma 500W, 48V da bicimoto, até então não tenho pontos negativos para falar do kit elétrico dela... Quanto a esse problema da trepidação da bateria, desde o primeiro dia realmente vi que era uma coisa a ser resolvida, pois trepida muito mesmo, barulho da caixa batendo com o metal em volta dela, estando a bateria encaixada corretamente no bagageiro. Mas resolvi 100% disso: recortei uma esponja dessas grossas de lavar carro, para servir de amortecimento para o pack de bateria. Com cuidado e jeito, escorreguei o pack de bateria na gaveta do bagageiro com essa esponja em cima, que fica bem comprimida fazendo pressão e eliminando 100% de trepidações, ficou muito bom mesmo! Até penso em aperfeiçoar e ao invés de uma esponja colocar um bastonete cilíndrico de borracha da espessura correta, pois assim ficaria ainda mais prático tirar e colocar a bateria, pois o bastonete poderia rolar para dentro e para fora, por ser cilíndrico... Só não fiz ainda porque não sei como conseguiria achar uma borracha cilíndrica de densidade e espessura correta para esse fim... Mas fica a dica...!

Boa dica, Renato. Vou tentar fazer o mesmo. Falava das baterias internas dos faróis, e não da bateria da bike, no caso pilhas, que nunca resistem às trepidações, porque o contato delas vai ficando frouxo com o tempo. No meu caso, resolvi a trepidação da gaveta prendendo com anéis de borracha em pontos específicos. Deu certo também.
 

Renato Xavier

New member
Ah, Rafabarros, entendi errado achando que você falava da bateria da bike...

Mas para a bateria de um farol de bike tenho uma sugestão também, que é um modelo de farol que comprei: Infini Lava I-260W. Não usa pilha, e sim bateria de lítio embutida recarregável, a prova d'água, coisa de qualidade. Ilumina tranquilamente o caminho a frente para enxergar buracos e pedras num local sem iluminação nenhuma, por exemplo.

http://www.infini.tw/product/detail.php?&c=11&p=83&l=en&mode=1

Veja o teste de trepidação:

http://youtu.be/-mSZdVKLOkg

Não é barato, mas se você considerar que não vai ficar comprando pilhas novas, nem trocar de tempos em tempos porque estragou com a vibração ou molhou, acho que poderia valer a pena o investimento...

Um abraço
 
Top