Bicicleta Elétrica 500w 48v com baterias de Lítio BICIMOTO - Dúvidas

Carlos Mayer

New member
Olá, Paulo

Pois é amigo, também estou no Clube dos 50 heheheh bem sei o que é... A bicicleta equipada com kit elétrico pode sim ser utilizada como bicicleta convencional, ou seja apenas pelos pedais. devemos no entanto levar em consideração dois fatores. O acréscimo de peso e o pequeno arrasto provocado pelos imãs do motor elétrico. O sistema funciona mais ou menos assim: Quando você utiliza o motor a carga da bateria é consumida, quando você aproveita ou embalo da bicicleta e/ou pedala o motor passa a fazer o papel de gerador recarregando a bateria de Lítio, e o processo que leva a recarga gera um pequeno (mesmo) arrasto.

Quando montei a minha elétrica com kit Bicimoto de 350 Watts (esta da foto abaixo)...

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sulI-RigEcfkPEGH0nvwZEPSSlk9CrJq1JRk0qRb6EYwRxU3CqCJVzpwvM6PJzc8sV0VLBajtaYkpn1xwnu70xAJtU9VAwrsFxA0hEDnaNiVrxg9LLv-erGw.jpg


Mudei completamente minha concepção a respeito de bicicletas elétricas...

Me surpreendi com o tremendo torque que tem desde as velocidades mais baixas, como antes da elétrica com baterias de Lítio tive (e tenho) uma elétrica com baterias de chumbo a comparação foi inevitável e na elétrica com baterias de chumbo apenas o pack pesa quase 30 Kg. Me surpreendi ainda com a brutal diferença de velocidade máxima e autonomia entre as duas.

Como era novato em bikes com baterias de Lítio confesso que no primeiro passeio detonei a carga muito rápido, andava acelerando demais (depois descobri) e usando pouco os pedais. Com o passar dos dias no entanto passei a trabalhar com os pedais em conjunto com o kit elétrico. Ai entendi o real propósito de um kit elétrico... Assistência a pedalada, justamente nos momentos em que você menciona. Partidas da imobilidade, ladeiras e o famoso "vento contra" (que sempre surge quando estamos realmente cansados). Assim a autonomia dela praticamente triplicou. A minha como a sua Full tem 21 marchas. Trabalhar o motor com as marchas e o pedal é o caminho... Assim você não deixa de se exercitar, aumenta consideravelmente a autonomia e sempre terá uma grande reserva de potência a disposição no manete direito...

Não é "defender" a prata da casa, mas realmente este é um dos (se não o) melhor kit de motorização elétrico do mercado nacional. Forte abraço e qualquer dúvida não deixe de perguntar
 

Samir Nassif

New member
Olá, Pessoal! Olá Carlos!

É com satisfação que volto a esse fórum, nesse post que criei há quase 9 meses! (como o tempo passa!)

Infelizmente tive alguns problemas de saúde que me impediram de voltar por aqui pra contar minha experiência com a e-bike que comprei em Fevereiro desse ano. Mas cá estou, recuperado, felizmente.

Utilizei muito a bike (Bicimoto, 500w bateria de lítio). E afirmo: foi uma das melhores compras que já fiz. Com essa bike, eu praticamente dispensei carro e ônibus. Vou com ela pra tudo quanto é canto. E olha que BH é uma cidade cheia de morros. Mas ainda assim, essa bike se mostrou sensacional!

Porém, infelizmente, por distração minha, o motor molhou e ela parou de funcionar. Fui pego de surpresa numa chuva torrencial, e passei dentro de uma poça enorme. E agora o motor simplesmente não funciona. Foi distração minha mesmo.

Por isso, peço gentilmente ao amigo Carlos que me ajude. Seria possível enviar a bike pra Bicimoto para verificar a possibilidade de conserto (pago, visto que a falha foi minha)? Eu amo demais essa bike pra deixar ela aqui parada. Isso está me dando agonia! kkkk

Ou, caso não seja possível, gostaria de alguma indicação de onde eu poderia levar a bike para verificar isso...

Forte abraço aos amigos do fórum, e volto a dizer: comprem essa bike! Não se arrependerão!
 

Carlos Mayer

New member
Olá Samir

Estava mesmo sentindo sua falta por aqui amigo... Fico feliz por seu retorno e principalmente que está bem de saúde que é o mais importante...

Quanto a sua e-Bike posso começar te dando algumas dicas....

* Mesmo depois de molhado dificilmente foi o motor que "queimou" mesmo com o acidente da poça.

* Retire o pack de bateria do bagageiro e com uma chave Phillips remova a tampa do fusível. Verifique se está integro. Se estiver queimado providencie a substituição por um de igual amperagem e volte a testar a bicicleta com o pack de bateria devidamente carregado.

* Se o fusível (original) estiver perfeito verifique todas as conexões principalmente se alguma delas está solta, com mal contato ou mesmo molhada.

* Por fim cheire (isso mesmo) cheire o módulo da controladora e verifique se o mesmo está com cheiro de queimado...

Sou capaz de apostar que o problema está no fusível ou na controladora e não no motor. Fui pego de surpresa em uma tempestade com a minha. Cheguei a cruzar com uma arca estranha de madeira cheia de bichos... Nisso minha e-Bike parou do nada... Sorte que tenho 21 marchas e pude pedalar até em casa. No dia seguinte deixei-a exposta ao sol para que secasse, verifiquei o fusível e estava Ok, já a minha controladora estava com cheiro de queimado. Substitui por outra e para minha alegria tudo voltou a funcionar normalmente...

Boa sorte e cuide da saúde Ok. Forte abraço
 

Renato Xavier

New member
ah como eu queria!

(...) Utilizei muito a bike (Bicimoto, 500w bateria de lítio). E afirmo: foi uma das melhores compras que já fiz. (...)

Cumprimento a todos que frequentam o fórum, está muito bem organizado. Sou novato aqui e esse é meu primeiro post...


No entanto, já havia lido aqui muitas coisas e boas referências da Bicimoto e da elétrica 500W 48V, o que me ajudou a tomar a decisão de compra.


Quero muito poder compartilhar da experiência de compra do Samir Nassif, mas AINDA não!


Passei a compra no meu cartão de crédito dia 12/08/13 (36 dias atrás), e ainda não consegui utilizar o produto! Fui "premiado" com uma bike que veio com defeito na parte elétrica... Se não bastasse, após devolvida a bike a Bicimoto para manutenção em garantia, foi me enviada pela segunda vez e apresentou OUTRO defeito, caracas, estou com sorte, hein?


Então recontando os fatos:


Esperei 15 dias para receber a bike pela primeira vez (dentro do prazo de montagem, acondicionamento e transportadora que a Bicimoto coloca).


Primeiro envio:
Defeito: Motor elétrico simplesmente não ligava, acionando o manete NÃO ACONTECIA NADA!
O que foi feito? O procedimento de manutenção segundo a Bicimoto foi: punho (manete) com defeito e substituído.
Tempo que levou: 6 dias para coleta da transportadora em minha residência + 7 dias da bike na Bicimoto + 6 dias para entrega de transportadora de volta em minha residência (19 dias no total)


Segundo envio:
Defeito: Motor elétrico funcionando, porém totalmente "estragado", fazia um barulho de crec-crec bem alto ao ser acionado e ter torque exigido. Também só acionava se desse pelo menos um leve giro inicial na roda ou colocasse a bike em movimento. Com a bike parada não acionava de jeito nenhum. O barulho crec-crec era constante quando acelerava, mas também não tinha torque nenhum, estava MUITO FRACO. Me certifiquei que não havia nenhum componente em atrito no conjunto da roda traseira (nem a roda nem o aro estão raspando no quadro ou nas borrachas de freio ou coisa parecida). O problema era no com o motor mesmo. No dia seguinte quando realizei mais testes, o defeito evoluiu para uma parada total, parou de vez de funcionar, que é como está agora. Ao acionar o manete, ouve-se um barulho como um "tuc", que se parece como que se uma corrente elétrica esteja sendo jogada no motor, mas não há movimento nenhum de rotação, cada vez que se aciona o manete é um "tuc" que faz, mas nada de acionar torque e rotação no motor... Pifou de vez...
O que foi feito? Ainda somente conversas, pois o fato aconteceu hoje. O compromisso MÍNIMO que espero da Bicimoto é o envio de uma bike nova completa, independente de quando será coletada essa com defeito...




Tenho que ser justo e dizer que a Bicimoto, na pessoa do Felipe que está me atendendo e acompanhando esse meu caso, está sendo prestativa e fazendo o que pode para resolver.


Mas por outro lado fico frustrado que o nível de testes na bike pela Bicimoto antes do envio em 2 ocorrências não pode detectar que ela tinha defeitos graves, acredito serem até "vícios" de fabricação, onde o conjunto de componentes elétricos de repente interfiram entre eles e ocasionem defeitos recorrentes... Imagino eu, como leigo que sou...


Vamos ver, vou ter que continuar a exercitar minha paciência, aguardo a confirmação pelo Felipe do entendimento que a Bicimoto envie uma nova bike completa antes de qualquer outra providência...


Espero estar descrevendo em futuros posts que apesar de um longo período de frustração eu esteja compartilhando da opinião que muitos como o Samir Nassif tem dessa bike 500W 48V...
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Renato

O que posso dizer:

A hipótese de "vícios de fabricação" fica descartada já que todos os motores são testados e a fábrica possui controle de qualidade, sem mencionar que estes kits de Lítio são os mesmos que você compraria na Europa e nos EUA. Sendo conhecedor da quantidade de kits de Lítio vendidos (inclusive sou proprietário de um) posso dizer sem medo de errar que seu caso é exceção e não regra. Acredite que até mesmo o manuseio por parte da transportadora e/ou Correios pode ser a origem do problema... A menos de uma semana o Fantástico da Rede Globo trazia um vídeo denúncia onde os pacotes eram literalmente jogados de um caminhão para o chão... Uma pancada no motor elétrico pode ter desalinhado um dos imãs ou mesmo desencaixado um rolamento, mas são apenas suposições.

Sua contagem de dias "corridos" não me parece muito próxima da realidade. Sábados e Domingos estão incluídos como dias úteis?

Como este assunto é de responsabilidade do departamento comercial da Bicimoto deixo a solução a cargo deles e no mais acredite, você está muito bem assessorado pelo Felipe. O problema certamente será resolvido e espero vê-lo em breve aqui no Fórum descrevendo suas experiências (positivas espero) com a sua elétrica.




 
Última edição:

Renato Xavier

New member
Oi Carlos!

Como disse, sendo leigo, isso de "vício" na fabricação é só uma suposição minha, porque é difícil explicar 2 defeitos numa mesma bike que foi revisada e testada pela equipe de mecânicos da Bicimoto antes de cada envio... A hipótese de dano ao transportar realmente pode ser plausível, pois já é uma condição que foge ao controle da loja... Mas transportadora sempre vai colocar a responsabilidade sobre quem faz o pacote... Vai dizer que devia ter embalado melhor... É sempre assim. Não é possível ter que chegar a um extremo por exemplo de fazer molde de isopor para acondicionar uma bike como essas, não é?

Quanto aos dias que fiquei contando no meu post, realmente não são dias úteis, são dias corridos... Na verdade os prazos foram cumpridos, dentro do esperado... Minha idéia em mencionar os dias era só para mostrar o sentimento de quanto estou tendo que esperar como cliente para usufruir de um produto após a compra, não é idéia de reclamação da demora... Você imagina, a expectativa que é gerada, e a frustração depois de "ainda não", aguarde mais um pouco... Mas faz parte...

A Bicimoto prezando pela satisfação do cliente, no final das contas, é isso que conta... Independente de erros ou falhas que existiram...
 

nacrusoe

New member
Bom dia Carlos. Me tronei um grande interessado em comprar uma bicicleta motorizada. Estou morando em Macaé e acho que vai resolver bem o meu problema de locomoção. Li os posts anteriores e foram muito animadores. Uma dúvida que surgiu foi se teria algum problema em deixá-la em bicicletário a céu aberto (na empresa, shopping, por exemplo). Falo isso em relação à maresia, chuva e sol, e se existe algum componente que possa ser facilmente subtraído ou mesmo danificado.
Muito obrigado
 

Carlos Mayer

New member
Olá Nilo

Fiquei na dúvida pois você postou no tópico de e-bikes e pergunta sobre bicicleta motorizada... Você está pensando em adquirir uma elétrica? Ou uma motorizada?

Forte abraço
 

Carlos Mayer

New member
Olá Nilo

Considerando que o pack de baterias pode ser facilmente removido da bicicleta - Por exemplo enquanto estiver trabalhando... No mais é só se preocupar com uma boa tranca de segurança já que fora o pack de baterias nada mais pode ser retirado da bicicleta sem o uso de ferramentas. Forte abraço
 

Carlos Mayer

New member
Eu sumido? Quem dera heheheh...

Pode vasculhar o Fórum e não encontrará uma pergunta sem resposta, estou aqui todos os dias, muitas vezes mais de uma vez por dia... Quanto aos e-mails respondi todos que recebi o último inclusive com alguns links de fabricantes de elétricas e este foi respondido no dia em que recebi... Forte abraço meu amigo.
 

Renato Xavier

New member
Finalmente minha bike elétrica 500W 48V chegou funcionando sem defeitos, depois de muito tempo é verdade, mas foi bem resolvido pela Bicimoto.

Minhas impressões:

Muito bom torque. O motor te "empurra" mesmo, quando você acelera forte. Isso faz com que ela ande bem em subidas, em retomadas de velocidade.

A velocidade final de cerca de 45 km/h no plano também é bem satisfatória, para andar na cidade está muito bom!

A autonomia da bateria também estou gostando, não estou marcando com odômetro, mas vai chegar em pelo menos 35km rodados por carga com certeza.

Recomendo a compra para aqueles que estão planejando adquirir uma condução urbana econômica, silenciosa e de muita mobilidade!

Um abraço,

Renato
 
Sou um feliz propriétario de uma bicimoto elétrica de 800w. Porém percebo que a bateria fica balançando dentro do bagageiro. Alguém têm alguma dica para me dar para amenizar essa trepidação? Obrigado.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Sou um feliz propriétario de uma bicimoto elétrica de 800w. Porém percebo que a bateria fica balançando dentro do bagageiro. Alguém têm alguma dica para me dar para amenizar essa trepidação? Obrigado.

Rodrigo,
Parabéns pela aquisição.
Coloque uma camada de espuma abaixo da bateria. Fica justo e evita vibrações. :cool:
 
Top