Bicicleta Elétrica 500w 48v com baterias de Lítio BICIMOTO - Dúvidas

Samir Nassif

New member
Prezados amigos do fórum,

Sou novo tanto no fórum quanto no mundo das bikes elétricas. Me interessei muito pelo modelo de 500w da BICIMOTO, e estou quase certo que vou fechar a compra. Porém, tenho algumas dúvidas para as quais não consegui encontrar resposta nos outros tópicos sobre bikes elétricas. Será que podem me ajudar? Seguem:

1 - O peso de 25kg informado é o peso total da bibicleta + bateria + motor? (pergunto porque já ví kits elétricos com peso maior que esse, sem incluir o peso da bike)

2 - A bateria, o motor e os componentes elétricos são resistentes à água no caso de chuva?

3 - O site da bicimoto vende baterias para reposição? Quanto custa para essa bicicleta?

4 - O motor elétrico é do tipo “brushless” (sem escovas)?

5 - A autonomia de até 40km informada é atingida ao se utilizar a bicicleta num plano, com o motor ligado durante todo o percurso, sem pedalar (para uma pessoa de 70kg?

6 - É possível estimar a inclinação máxima (em porcentagem) que essa bike consegue subir só no modo elétrico, sem pedalar, com uma pessoa de 70kg? Qual seria?

7 - O motor de cubo dá alguma resistência para a utilização da bicicleta em modo desligado, ou se por acaso a bateria acabar? Ou a roda traseira gira livremente, nesse caso?

8 - É possível transportar uma pessoa no bagageiro, desde que não exceda o peso total de 130kg informado?

9 - Se eventualmente for necessário manutenção na parte elétrica, é fácil de encontrar algum local que o faça? A bicimoto faz esse tipo de serviço?


Desculpem pela quantidade de perguntas, e se alguma delas foi muito óbvia, mas é porque realmente sou novo no assunto.

Muito obrigado, e um grande abraço a todos.
 

Carlos Mayer

New member
Olá Samir...

Vamos às suas dúvidas:

1 - O peso de 25kg informado é o peso total da bibicleta + bateria + motor? (pergunto porque já ví kits elétricos com peso maior que esse, sem incluir o peso da bike)

O peso de 25 Kg é relativo à bicicleta montada.

2 - A bateria, o motor e os componentes elétricos são resistentes à água no caso de chuva?

Sim se corretamente instalados são resistentes a água, mas não a prova d'água.

3 - O site da bicimoto vende baterias para reposição? Quanto custa para essa bicicleta?

A Bicimoto dispõe de todas as peças de reposição para informações sobre preço e disponibilidade favor entrar em contato com o departamento comercial através do atendimento@bicimoto.com.br pois o site ainda não foi atualizado.

4 - O motor elétrico é do tipo “brushless” (sem escovas)?

Sim todos os kits elétricos que comercializamos são do tipo brushless (sem escovas).

5 - A autonomia de até 40km informada é atingida ao se utilizar a bicicleta num plano, com o motor ligado durante todo o percurso, sem pedalar (para uma pessoa de 70kg?

Questões que envolvem autonomia são relativas pois dependem de inúmeros fatores como topografia, clima, piso, calibragem dos pneus e forma de condução. Por possuir uma bike elétrica da Bicimoto posso afirmar que a estimativa de 40 Km é pessimista... É fácil conseguir muito mais do que isso dependendo dos fatores que te falei acima. Meu recorde pessoal é de 63 Km...

6 - É possível estimar a inclinação máxima (em porcentagem) que essa bike consegue subir só no modo elétrico, sem pedalar, com uma pessoa de 70kg? Qual seria?

Baseado em minhas vivências com minha e-bike (peso 90 Kg) te digo que sem pedalar até uns 23 ou 24% de inclinação ela vence sem dificuldades. Se entrar na ladeira embalado estes valores tendem a subir.

7 - O motor de cubo dá alguma resistência para a utilização da bicicleta em modo desligado, ou se por acaso a bateria acabar? Ou a roda traseira gira livremente, nesse caso?

Nenhuma além do peso adicional do conjunto do kit. O motor sem escovas e com rolamentos gira suavemente e sem atrito.


8 - É possível transportar uma pessoa no bagageiro, desde que não exceda o peso total de 130kg informado?

Possível é desde que não se exceda o peso máximo. Porém encaro as e-bikes e motorizadas como transporte individual.

9 - Se eventualmente for necessário manutenção na parte elétrica, é fácil de encontrar algum local que o faça? A bicimoto faz esse tipo de serviço?

Novamente peço o favor entrar em contato com o departamento comercial através do atendimento@bicimoto.com.br

Forte abraço
 

Samir Nassif

New member
Carlos Meyer, muuuuuuuuuuito obrigado pelas respostas. Fiquei super animado pra comprar a minha. Logo que receber posto minhas impressões!

Grande abraço!
 

Samir Nassif

New member
Eis que finalmente minha bike elétrica 500w chegou!

A roda traseira, bateria, controlador e marchas vieram montados. O guidão, roda dianteira, freio a disco dianteiro e pedais, desmontados. Montei meio que mais ou menos (pois não entendo de montagem de bicicleta) e agora só preciso ajustar os freios pra começar a testá-la. (não tenho certeza se montei o freio a disco dianteiro direito). Logo mais farei um review e postarei vídeos e fotos pra ajudar quem pretende comprar uma.

Até breve!
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Samir

Que bom saber que sua e-Bike está em casa heheheh...

Na dúvida sobre qualquer passo da montagem é só falar Ok. Caso realmente não esteja familiarizado com os ajustes finais que tal recorrer a um Cicle para uma última revisão?

Lembre-se também que o pack de Lítio vem descarregado de fábrica, logo se faz necessário um procedimento de carga completo antes de colocá-la em uso.

Estou felicíssimo com meu kit. Já passei dos 300 Km rodados e isso é só o começo. Parabéns pela aquisição e que só te traga alegrias. Forte abraço
 

Rafael Dias

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Dúvidas sobre a Bicicleta Elétrica 500w 48v com baterias de Lítio recém comprada

Olá, estou reaproveitando o tópico pois minhas dúvidas são justamente sobre a Bicicleta Elétrica 500w 48v com baterias de Lítio.

Recebi a poucos dias minha bike no entanto ela veio sem nenhum tipo de manual, seja de montagem ou mesmo sobre o uso da parte elétrica...

Procurei manual sobre montagem no site e no fórum porém não encontrei.
Procurei manual do kit e encontrei o link do manual no site, mas nada no fórum.

Ontem deixei a bike em uma bicicletaria de forma que já será montada, mas ainda tenho algumas dúvidas, sem mencionar a parte elétrica. Vamos la!

1- Quais ferramentas eu devo comprar para o caso de precisar, por qualquer motivo, desmontar/montar ou mesmo adicionar acessórios?

2- É normal esta falta de manual de montagem? Existe algum pdf dele?

3- Na loja é dito que é possível remover a bateria para recarga dentro de casa (por ex), mas oque pude constatar é que a bateria encontra-se presa por três parafusos (que nem tenho a ferramenta certa para renover) e mais um monte de fios ligado ao 'computador de bordo', sempre que quiser remover/reinserir vou ter que ter o trabalho de tirar/colcoar os parafusos e os fios? Isso não me parece exatamente uma bateria removível..

4- Li pela Internet a fora que a bike não se da muito bem sobre chuva forte e que é recomendável comprar proteção de silicone para o guidon, confere? Existe algum outro tipo de proteção recomendada?

5- Pelo pouco que vi no fórum deu para entender que a legislação sobre as bikes elétrcias é bem confusa e que cada cidade age como quer, alguém poderia me informar qual a situação, oque devo esperar e quais as regras devo seguir em Petrópolis/RJ e Teresópolis/RJ?

6- É dito no manual que a primeira carga dura aproximandamente 6horas. E as próximas? (considerando que descarregou totalmente) 6horas também?

Por hora é só, mas acredito que novas dúvidas virão com o tempo.

Devo pegar a bike montada hoje a tarde e após experimentar faço questão de dar minhas opniões!

Grato,
 

Carlos Mayer

New member
Olá Rafael

Vamos por partes...

1- Quais ferramentas eu devo comprar para o caso de precisar, por qualquer motivo, desmontar/montar ou mesmo adicionar acessórios?

Apesar da propulsão elétrica ainda é uma bicicleta. Logo um kit de ferramentas de bicicleta que pode ser comprado em cicles ou bicicletarias atenderá bem esta questão

2- É normal esta falta de manual de montagem? Existe algum pdf dele?

Todos os produtos comercializados pela Bicimoto possuem Manuais... O do seu kit pode ser encontrado em: http://www.bicicletamotorizada.org/m...manualekit.pdf

3- Na loja é dito que é possível remover a bateria para recarga dentro de casa (por ex), mas oque pude constatar é que a bateria encontra-se presa por três parafusos (que nem tenho a ferramenta certa para renover) e mais um monte de fios ligado ao 'computador de bordo', sempre que quiser remover/reinserir vou ter que ter o trabalho de tirar/colcoar os parafusos e os fios? Isso não me parece exatamente uma bateria removível..

O pack de bateria dos kits de Lítio é removível e não é fixado por parafusos. Empurre suavemente a chave para dentro e gire para a esquerda. Assim o pino trava será recolhido e você poderá retirar o pack do bagageiro usando a alça retrátil. LEMBRE-SE DE RETIRAR A CHAVE ANTES DE PUXAR O PACK POIS DO CONTRÁRIO QUEBRARÁ A CHAVE DENTRO DO CILINDRO.

4- Li pela Internet a fora que a bike não se da muito bem sobre chuva forte e que é recomendável comprar proteção de silicone para o guidon, confere? Existe algum outro tipo de proteção recomendada?

Nós consideramos e seguimos as instruções fornecidas pelos fabricantes dos produtos que a Bicimoto comercializa. O fabricante do kit de Lítio diz que não é recomendado usar a bicicleta equipada com o kit em condições climáticas extremas o que inclui tempestade ou chuva forte. Já fui pego na rua de surpresa com a minha e-Bike e consegui retornar para casa sem qualquer dano. Desconheço proteção de silicone para este modelo de kit

5- Pelo pouco que vi no fórum deu para entender que a legislação sobre as bikes elétrcias é bem confusa e que cada cidade age como quer, alguém poderia me informar qual a situação, oque devo esperar e quais as regras devo seguir em Petrópolis/RJ e Teresópolis/RJ?

Ando em motorizadas e elétricas a mais de 4 anos aqui no RJ. Nunca fui abordado. O que sei é que por decreto do Prefeito Eduardo Paes as bicicletas elétricas foram equiparadas às bicicletas comuns. Recomenda-se no entanto a instalação de farol dianteiro (o traseiro pode ser usado o do próprio kit), espelho retrovisor no mínimo na esquerda, buzina, velocímetro e pilotar equipado com capacete. No mais seguir as leis de trânsito e não circular em calçadas ou ciclovias. Quanto a regras específicas relativas a Petrópolis e Teresópolis melhor se informar diretamente com o departamento de trânsito local.

6- É dito no manual que a primeira carga dura aproximandamente 6horas. E as próximas? (considerando que descarregou totalmente) 6horas também?

Minha primeira carga completa foi concluída em pouco mais de 5 horas. Nunca usei a bateria até esgotar a carga mas acredito que uma carga total ocorra entre 5 e 6 horas.

Forte abraço e divirta-se com a sua e-Bike
 

Rafael Dias

New member
Olá Carlos,

Esclareceu todas as dúvidas, restam apenas algumas questões...

1- Quando falei do manual apenas salientei que o manual do kit esta disponível no site mas não no fórum e o manual de MONTAGEM DA BIKE não encontro em local algum. Meu problema em relação esta resolvido já que montei em loja, mas acho bom deixar isso claro pois acredito que futuros compradores da bike também ficarão frustrados com isso como eu fiquei na hora.

2- Segui os procedimentos para remover a bateria. Inseri a chave com leve pressão e girei para a esquerda. Constatei que de fato uma trave foi recolhida, entretando ao puxar a bateria pude ver que os parafusos que citei anteriormente continuam barrando o caminho. Trata-se de dois parafusos na parte de baixo do bagageiro que alcançam a bateria, inclusive ao tentar mover ela vejo os parafusos movendo e esbarrando com a borda dos buracos onde estão. Será que posso remover estes parafusos? Segue imagem...

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Edit: Resolvido. Precisou apenas de um pouco mais de força. Medo de quebrar! XD
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3- Mais uma questão que constatei ao andar... Conforme a bike tripida com buracos, ladeiras e até meso pequenas rachaduras no chão e etc escuto facilmente a bateria 'pulando' e 'trepidando' junto, colidindo com o suporte que a segura. Além do barulho proporcionado ser estremamente irritante, também acredito que pode avariar a bateria. Isso é normal? Como posso resolver? Tem alguma coisa a ver com os parafusos?

4- Como faço para mudar a altura do guidão? Acho que esta muito baixo para mim...

De questões é só isso (por enquanto), já comprei alguns dos itens recomendados e com o tempo pretendo comprar o resto.

Muito obrigado, suas respostas estão sendo de grande valia.

Pretendo no próximo post dar minhas opniões sobre a bike até o momento.
 
Última edição por um moderador:

Rafael Dias

New member
Vamos lá, estou longe de ser um especialista em bike pois deis de pequeno não ando em uma, mas acredito que mesmo assim minhas opniões podem ser de valia pra quem estiver interessado nesta bike elétrica.

Lembrando que estou usando ela a apenas um dia. Conforme novas opniões forem surgindo com o tempo, irei postar mais aqui.

1- Bonita. Não sei quanto a maioria, mas os novos modelos de bike arrendondadas ou com um 'esqueleto' diferente me parecem muito feias, esta Bike é linda, não apenas por manter o estilo antigo como pelos detalhes.

2- Pedalar. Apesar do peso da bike (25kg), é muito fácil pedalar nela, nem parece tão pesada!

3- Escadas. Devido ao peso dela (25Kg) recomendo pensar duas vezes caso você more em um local de acesso por escada pois eu mesmo tive a chance de constatar a dificuldade de carregar pra cima.

4- Freio. O freio é MUITO BOM. Na verdade ele é tão bom que várias pessoas, inclusive na loja onde montei ela, me aconselharam a tomar cuidado para não acabar sendo lançado pra frente! Fica a dica!

5- Distribuição de peso. Como a maior parte do peso dela fica atrás, a distribuição de peso fica compremetida oque pode complicar a vida do ciclista durante uma curva, especialmente as acentuadas. Pude sentir esse problema mesmo quando guiava ela a pé mesmo, normalmente. Entao... cuidado! (O problema se acentua se colocar coisas no bagageiro, aumentando assim o peso traseiro)

6- Altura do acento. Eu sou uma pessoa alta e mesmo assim achei o acento um pouco (bem pouco mesmo) alto mesmo quando na altura mínima. Isso esta me gerando um pouco de desconforto.

7- Potência. A potência é ótima e me parece que sobe ladeiras tranquilamente, espero conseguir testar isso hoje se o tempo permitir.

8- Qualidade e similares. Não entendo muito disso, mas todo mundo que entende, inclusive pessoal da loja que montou, elogiou muito.

Ainda estou avaliando, mas por enquanto a nota é 10!
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Rafael

Vamos por partes ;)

1- Quando falei do manual apenas salientei que o manual do kit esta disponível no site mas não no fórum e o manual de MONTAGEM DA BIKE não encontro em local algum. Meu problema em relação esta resolvido já que montei em loja, mas acho bom deixar isso claro pois acredito que futuros compradores da bike também ficarão frustrados com isso como eu fiquei na hora.

O Fórum serve apenas de apoio aos clientes da Bicimoto (ou não). Logo, todos os nossos manuais estão disponibilizados em nosso site de e-commerce que é onde as bicicletas elétricas, motorizadas e kits são comercializados. Mas valeu a colocação. Providenciarei o link para o manual aqui no Fórum. Considerando que as bicicletas elétricas vendidas montadas (com o kit instalado) vem apenas com o guidom e a roda da frente soltos não vimos necessidade em fazer um Manual de Montagem da Bicicleta.

2- Segui os procedimentos para remover a bateria. Inseri a chave com leve pressão e girei para a esquerda. Constatei que de fato uma trave foi recolhida, entretando ao puxar a bateria pude ver que os parafusos que citei anteriormente continuam barrando o caminho. Trata-se de dois parafusos na parte de baixo do bagageiro que alcançam a bateria, inclusive ao tentar mover ela vejo os parafusos movendo e esbarrando com a borda dos buracos onde estão. Será que posso remover estes parafusos? Segue imagem...

Como te disse bastava apenas liberar a trava e puxar o pack. Também fiquei melindrado quando tirei o pack pela primeira vez... Mas agora ele já sai mais fácil.

3- Mais uma questão que constatei ao andar... Conforme a bike tripida com buracos, ladeiras e até meso pequenas rachaduras no chão e etc escuto facilmente a bateria 'pulando' e 'trepidando' junto, colidindo com o suporte que a segura. Além do barulho proporcionado ser estremamente irritante, também acredito que pode avariar a bateria. Isso é normal? Como posso resolver? Tem alguma coisa a ver com os parafusos?

Eu sempre recomendo que todos os parafusos do bagageiro sejam reapertados e se possível colados com trava química de roscas como as oferecidas pela Loctite. A bateria deve ser encaixada perfeitamente no bagageiro bem como as duas guias (inferior e superior). No mais passo pelo mesmo aqui em Niterói graças ao "excelente asfalto" que a prefeitura nos proporciona.

4- Como faço para mudar a altura do guidão? Acho que esta muito baixo para mim...

Para elevar o guidom basta soltar o parafuso que fica na parte superior (mesa do guidom) e puxar o guidom para cima até a altura desejada.


​Forte abraço
 

Carlos Mayer

New member
A segunda postagem...

1- Bonita. Não sei quanto a maioria, mas os novos modelos de bike arrendondadas ou com um 'esqueleto' diferente me parecem muito feias, esta Bike é linda, não apenas por manter o estilo antigo como pelos detalhes.

A minha não é da Bicimoto (apenas o kit) mas também gosto muito do modelo por eles comercializado.

2- Pedalar. Apesar do peso da bike (25kg), é muito fácil pedalar nela, nem parece tão pesada!

Ao pedalar nas arrancadas você aumentará significativamente a duração do pack de baterias e ganhará velocidade mais rápido.

3- Escadas. Devido ao peso dela (25Kg) recomendo pensar duas vezes caso você more em um local de acesso por escada pois eu mesmo tive a chance de constatar a dificuldade de carregar pra cima.

Sempre existe a possibilidade da retirada do pack de bateria. Seriam quase 8 Kg a menos para carregar. No mais moro em casa térrea.

4- Freio. O freio é MUITO BOM. Na verdade ele é tão bom que várias pessoas, inclusive na loja onde montei ela, me aconselharam a tomar cuidado para não acabar sendo lançado pra frente! Fica a dica!

O freio a disco pode ser regulado de forma a impedir o travamento da roda dianteira. Procedimento indicado para aqueles que não estão familiarizados com este sistema de freio.

5- Distribuição de peso. Como a maior parte do peso dela fica atrás, a distribuição de peso fica compremetida oque pode complicar a vida do ciclista durante uma curva, especialmente as acentuadas. Pude sentir esse problema mesmo quando guiava ela a pé mesmo, normalmente. Entao... cuidado! (O problema se acentua se colocar coisas no bagageiro, aumentando assim o peso traseiro)

Como pode ver o meu motor é dianteiro...

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Acredito que esta configuração proporciona melhor distribuição de peso. O bagageiro não deve receber objetos pesados e nem garupa. A e-Bike é para uso individual e o bagageiro não foi projetado para carregar peso. No máximo objetos de 2 a 4 Kg.

6- Altura do acento. Eu sou uma pessoa alta e mesmo assim achei o acento um pouco (bem pouco mesmo) alto mesmo quando na altura mínima. Isso esta me gerando um pouco de desconforto.

Existe uma solução para abaixar um pouco o selim. Veja na minha 4 tempos...

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É um canote de selim conhecido por "espinha de peixe" ele permite que o selim seja instalado uns 10 ou 15 cm para trás e uns 5 ou 10 cm mais baixo. A posição de pilotagem fica muito confortável.

7- Potência. A potência é ótima e me parece que sobe ladeiras tranquilamente, espero conseguir testar isso hoje se o tempo permitir.

Também me surpreendi com o desempenho do kit de Lítio. Adquire velocidade com rapidez, oferece segurança nas ultrapassagens e vence aclives com facilidade.

8- Qualidade e similares. Não entendo muito disso, mas todo mundo que entende, inclusive pessoal da loja que montou, elogiou muito.

Sem medo de errar digo que este kit de Lítio comercializado pela Bicimoto é um dos melhores senão o melhor a venda no mercado nacional.

Forte abraço
 

Rafael Dias

New member
Mais dúvidas:

1- Já removo/insiro a bateria, entre tanto ela sempre apresenta resistência nos últimos centímetros em ambas as operação. Notei ontem a noite que a trilha apresente um ligeiro desgaste exatamente onde esta travando. Ontem ao tentar recolocar (após remover para subir com a bike) ela emperrou de vez e não consigo mais nem remover nem colocar o resto. Acabei tendo que vir para o trabalho de ônibus (triste), mas hoje a noite pretendo analisar melhor a situação. Tem algo que recomende? De qualquer forma já estou desistindo de ficar removendo se é pra ficar sempre tendo esse trabalho.

2- Pretendo apertar melhor esses parafusos mesmo e certamente vou ver essa dica da trava química. É esse tipo de dica que adoro pois estou entrando de cabeça nesse mundo. Muito obrigado!

3- Verei a questão do guidão e do acento.

4- Tem alguma roupa para chuva que recomende para uso quando estou na bike?

Mais opiniões:

1- Potência e Aceleração. Ótimas. como disse nosso amigo Carlos 'Adquire velocidade com rapidez, oferece segurança nas ultrapassagens e vence aclives com facilidade.'. Confirmo! Também saliento que consegui subir todas as ladeiras por onde passei. As leves são tranquilas, as moderadas reclama um pouco, mas vai e as pesadas é preciso pedalar para ajudar, mas quase não sente! De qualquer forma o ideal é sempre pedalar para economizar bateria.

2- Aceleração. Essa é uma questão que quero deixar bem clara pois estou aprendendo na marra (motivo pelo qual sou a favor de um manual de uso), muito embora deva ser óbvio para motociclistas e pessoas já acostumadas com bikes elétricas. A questão é a seguinte: No início achei que era preciso acelerar para pegar potencia de tempos em tempos para manter a velocidade pois ela não a mantém por si só. Não é precisa. Basta simplesmente manter o acelerador pressionado na velocidade que quer (quanto mais pressiona, mais rápido) e ela vai mantendo a velocidade. Além disso não tenho certeza, mas me parece que se mantiver a velocidade por alguns segundos a bike vai continuar com ela mesmo que solte, deixando de manter apenas se pressionar o freio.

3- Equilíbrio. O equilíbrio dela ao andar é inquestionável, mesmo quando passa por buracos, declives e etc ela se mantém incrivelmente estável. Apenas deve tomar cuidado nas curvas já que a parte traseira é bem mais pesada que a dianteira.

4- Duração da bateria. Já andei cerca de 15 a 20km, fora oque andei envolta da casa para práticas(cerca de 1km no total), além de ter abusado da bateria em ladeiras, paralelepípedos e etc justamente para ver o quanto gasta e até então apenas um led da bateria apagou (cada um dos 3 leds representam 33,33% totalizando 100% de carga).

É isso aí, sempre que tiver mais dúvidas/opniões posto aqui!
 

Rafael Dias

New member
Opa, boa tarde!

Aqui estou eu de novo.

Em primeiro lugar gostaria de dizer que uso a bike elétrica até hoje é só alegria, não dependo mais de onibus e todos param para perguntar sobre a bike.

Agora um novo problema...

Recentemente tive problema com a raiação da roda traseira, o rapaz da loja de bike falou que o raio afrouxou e eu não vi, resultado: Agora esta tudo solto e a bike fica bamboleando, além de fazer um barulho horrível. Claro que não estou utilizando ela enquanto esta nestas condições e aqui começa o meu problema, nenhuma das lojas vende (ou sequer conhece) a raiação da roda traseira desta bike fazendo com que eu fique na mão já a quase duas semanas.

Minha primeira pergunta: Onde eu posso comprar a raiação dela? Tem algum site confiável? No site da Bicimoto fui informado de que vendem apenas o kit completo. Se possível uma raiação dupla e mais resistente melhor ainda!

Segunda: Este problema coincidiu com meu desejo de trocar as rodas por outras mais grossas e estaveis, existem rodas que me aconselhe? Existe alguma caracteristica específica necessária para por a parte elétrica? Notei por exemplo que a raiação traseira da minha é menor que a dianteira.

Terceira: A nova raiação com o motor brushless pode ser feita em qualquer bicicleteria?

Muito obrigado!
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Rafael

Conheço em Niterói uma bicicletaria de nome Amazonas Bikes na Rua Barão de Amazonas que faz este tipo de serviço (enraiar rodas equipadas com motores elétricos) caso vá até a loja procure pelo mecânico Josenilton e pode falar em meu nome... O rapaz é muito competente...

Na minha elétrica eu uso aros Vzan Aero de parede dupla e a raiação ainda é a original fornecida com o kit pois foi muito bem montada e apertada e encontra-se alinhada até hoje.

Caso Niterói fique fora de mão para você, vale procurar alternativas perto de sua casa. Boas bicicletarias tem condições de providenciar raiação sob medida para os mais diversos tipos e tamanhos de roda. Em último caso (eu disse em último caso heheheh) comprar raios um pouco maiores e levar em um torneiro para que os corte faça as roscas no tamanho certo... No mais na segunda-feira vou procurar nas bicicletarias aqui da vizinhança se alguém tem estes raios e se envia pelos Correios...

Forte abraço
 

Rafael Dias

New member
Oi Carlos, muito obrigado e desculpa pela demora de resposta.

Então, no Rio fica sim muito fora de mão para mim, básicamente esse é meu maior problema.

O problema aqui em Petrópolis é que ninguém sequer se dispoem a procurar a raiação e nem gostam de tocar nela por ser elétrica, puro medo. Sem dúvida uma loja de elétricas faz falta e quem montar uma aqui vai se dar bem...

Eu de fato cheguei a considerar a possibilidade de comprar maiores e levar em um torneiro, mas estou hesitando em fazer isso.

Como antes disso eu já pensava em trocar as rodas por outras mais grossas, estou pensando sériamente em fazer isso, já que viria com raiação e tudo mais.

Tem alguma que possa me indicar? Existe alguma característica que devo buscar para as rodas dessa bike específica? Obrigado
 

Julio Caezar

New member
Bem não sou especialista em bike eletricas, porem entendo bastante de bike , durante minha adolecencia e juventudde montei e vez por outra monto bikes por hoby, cheguei a montar uma caloi 10 totalmente com peças originais carinpadas por são gonçalo e niteroi pesquisando peças usadas e depois mandando pintar , polir e cromar, bem se não me engano o fato do motor das eletricas ser bem maior que um cubo normal de aro 26 e pelo fato de o mesmo estar em uma roda aro 26 significa que uma raiação normal para uma roda aro 26 não cabera nesta roda com o motor, porem é possivel que uma raiação de um aro menor se encaixe perfeitamente, se vc conseguir acha raiação dupla de inox para aro 20, dai vc pega um e mede a distancia dele do cubo/motor ate a beira do aro, acredito que sirva perfeitamente devido ao diametro menor da roda aro 20, uma outra tambem que poderia servir seria raição de aro 16, porem não sei se ainda é fabricada...
 

pauloc

New member
Boa tarde!
Estou querendo adquirir uma bicicleta eletrica destas de 500w da bicimotos e gostaria de saber se é possível instalar um destes bagageiros tipo cestinha na frente, no guidão. Tenho o hábito de ir a feira e/ou supermecardos para fazer pequenas compras de bike , aí isso para mim é fundamental. Obrigado desde já pela atenção. Abraços a todos. Paulo
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Paulo

Já respondi sua dúvida em nossa Fan Page do Facebook mas sem problemas repito a resposta aqui... Sim você pode instara uma cesta ou bagageiro na dianteira desde que o garfo seja equipado com os suportes ou furação necessárias a instalação. Aliás é muito comum bicicletas elétricas com cestas na dianteira. Realmente são muito úteis no dia a dia... Se mandar uma foto de sua bicicleta quem sabe podemos indicar um modelo pra você. Forte abraço
 

pauloc

New member
Oi Carlos, obrigado pela resposta. Ainda não tenho a bicicleta. Estou pensando em adquirir a de 500w da bicimotos. Por isto a pergunta. Só vou adquirir se for possível instalar a cestinha e que pela sua resposta agora sei que é possível.

Aproveitando a oportunidade, ainda tenho uma dúvida. adoro bicicleta e fico em dúvida se realmente compro uma elétrica, pois gosto de pedalar. Todavia aos 50 anos, quando percorro longas distâncias canso um pouco, daí o motor elétrico seria, talvez um bom complemento. É viável usara a bicicleta elétrica só como bicicleta (falo pelo peso, etc), usando o motor somente quando estiver cansado ou com vento contrário ou ladeira? Grande abraço.
 
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