Apresentaçao

tioruja

Member
Olá pessoal,
Meu nome é Rogério , mais conhecido por "Tio ruja" , atualmente estou residindo em Lages-sc, sou aposentado.
Algums anos atrás sofri um acidente de moto e perdi o movimento do braço direito , consegui pilotar por alguns anos, uma moto adaptada "acelerador no lado esquerdo e freio só no pé" ,dai quando detran começou à exigir teste de cordenação motora não consegui mais habilitação para pilotar motos. Então resolvi montar uma motorizada, adaptei num motor "moto-bomba STHILL 49cc 2T 2,5 hp 9000 rpm" uma embreagem centrífuga de uma moto-serra e um sistema para acelerador. Para ter uma arrancada forte e velocidade final boa eu tinha que usar as marchas da bicicleta, dai desenvolvi um sistema com dois "movimento-central" , usei um quadro "tandem " aquele que duas pessoas pedalam, cortei o quadro transformei numa chopper ,usei duas polias de aluminio com correias para reduzir as 9000 rpm´s do motor e acionar o sistema de marchas(300 rpm) .Usei roda aro 20" para dar mais força na arancada com catraca de 7 velocidades "mega ranger( 14-38 dentes)",Resumindo, minha motorizada tinha 7 velocidades, na arrancada de semáforo cg 125 ficava na poeira ( até 80 metros) eheheheh, máxima na reta 70 km/h. Tive que colocar freio a disco para segurar a danada, único problema, antes de parar em semáforo ou esquina tinha que colocar a marcha na catraca 38 dentes, para arrancar forte, (nem sempre lembrava, dai só no pedal).
Tive que desistir dela pelos motivos:
Detestava misturar o óleo na gasolina, era muito barulhenta, a espôsa reclamava do cheiro na roupa, por fim o quadro já estava trincando nas soldas, pelo motivo principal a segurança resolvi desmonta-la, o quadro foi para o ferro-velho , o motor e o resto esta em uma caixa já uns 4 anos. (quando tiver permisão postarei fotos da engenhoca motorizada).
E agora depois de tanto tempo econtrei esta beleza de motor 49cc 4t na bicimoto.
Já comprei, só estou esperando chegar para começar a montar minha nova motorizada.

Carlos Mayer

New member
Olá, Tioruja

Antes de mais nada seja muito bem-vindo ao Fórum...

Miuto interessante a "engenhoca" heheheh que você criou. Muitas soluções e adaptações pra lá de criativas.

Já que adquiriu um kit de 4 tempos talvez queira ler o manual antes do kit chegar. Você pode fazer o download grátis em nosso site no www.bicimoto.com.br na aba superior clique em MANUAIS. Verifique as medidas do motor (avantajadas em relação aos 2 tempos) para se certificar de que caberá no quadro que pretende usar.

No mais se tiver qualquer dúvida é só chamar. Forte abraço

tioruja

Member
Olá, Carlos.
Obrigado pela boas vindas... e pela dica do manual.
Realmente as medidas do motor são críticas , pois tenho 4 bikes e nenhuma encaixa o motor !!!
Hoje já dei olhada nas lojas de bikes e encontrei um quadro " Beach cruiser vision" muito bonito mas é de aluminio e não tem pinos para V-brake.
Vou esperar chegar o kit para ver o que faço....talvez pedir à tua opinião.!
Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Olá, Tioruja

Justamente pelo tamanho avantajado do motor 4 tempos é que chamei sua atenção para a questão das dimensões do motor...

Já instalei diversos destes kits mas sempre em bicicletas Beach Cruisers (também chamadas de Caiçaras, Praianas). Mesmo neste quadro o tamanho muda de fabricante para fabricante e em 100% dos casos é necessário trocar o pedivela original por pedivela de bicicletas infantis de 100mm para que o pedal não encoste na lateral do motor impedindo que se pedale a bicicleta.

A Bicimoto tem bicicletas de aço Hi-Ten reforçados especiais para estes kits (e também de 2 tempos) como esta do link abaixo:

http://www.bicimoto.com.br/ecommerc...Freio-a-disco-Shimano-Thumb-Shifter-Suspensao

Pode ser uma solução caso não consiga encaixar o kit em nenhuma das suas... No mais para começar com o pé direito a instalação, tente colocar a bandeja de suporte do motor o mais baixo possível e perfeitamente alinhada...

Veja uma foto da montagem de minha 1ª 4 tempos como exemplo

PQAAAAEpzcm-e2ucb5WmYQzqmbRtRzJPkh3wX8g5sMMnMVVGbyCoaR5fd-TMAyclOeo0b2TlW1er6ayBbIiWqrX5fZgAm1T1UI6yk4JypvSevJbJggLVPgvDUKDd.jpg

E aqui ela pronta

PQAAACELshWw4jtjb-aRRwSWDh5N_jYFbquVMChqcvFD127Hp9AbxQCC5qRGL-H0yq0Pe8auEN5iPiAtL7wO_GEZkxQAm1T1UJAdSxmmYce--Iv4_U9dGUglS1lW.jpg

Com este quadro consegui instalar o motor de forma a sobrar espaço para a retirada do filtro de ar e também utilizar o afogador que fica no topo do carburador...

Qualquer dúvida é só chamar. Forte abraço

tioruja

Member
Olá Carlos,
Obrigado pela atenção , suas dicas e informações são muito para a escolha do quadro.
Quanto ao bicicleta da bicimoto : para mim seria interessante comprar só o quadro, já que tenho várias bikes para cambiar as peças.

Este é o quadro que encontrei numa loja aqui na minha cidade.quadro_beach cruiser vision.jpg
O problema é o alumínio, não sei se há alguma restrição quanto montar o kit em quadro de alumínio ?

Outro problema é o movimento central que é de rosca (selado) , como vc alertou á respeito do pé de vela , não sei se existe pé de vela infantil para este tipo de movimento central .(solução :cortar no tamanho , refurar e fazer rosca).

Outro problema é que não tem os pinos para freio v-brake, apenas o convencional tipo "speed" com pinças.(solução: talvez colocar freio contra-pedal ).
Eu gostei do quadro, é leve mas parece ser resistente e tem um espaço grande , talvez a base do motor tenha que ficar bem esticada para não encostar na coroa.....

Enquanto o kit não chega, vamos estudando as alternativas.....

Grande abraço.

Carlos Mayer

New member
Olá, Tioruja

Olhando a foto ele é muito parecido com o meu. Mas é aquela história... Melhor conferir as medidas já que como lhe disse existe variação de fabricante para fabricante. Quanto ao fato de o quadro ser de alumínio não vejo problema. Hoje temos bicicletas de alumínio superiores a muitos modelos em aço 1020 e 1030 sem contar que a diminuição de peso é um bônus extra.

Colocar freio contra pedal é possível sim, mas a coroa precisa ser escareada para que encaixe no eixo do contra pedal. Processo que um torneiro faz em minutos e com absoluta precisão. Também gosto do contra pedal apesar de nunca ter montado uma bicicleta com um deles. Ainda prefiro a dupla disco mecânico na dianteira e V-brake de qualidade na traseira.

Sinceramente não sei lhe responder se a Bicimoto vende apenas o quadro. Esta informação pode ser verificada através do e-mail do departamento comercial que é atendimento@bicimoto.com.br como disse enquanto espera o kit o negócio é estudar as alternativas... Forte abraço