Alternador para bici elétrica

peixoto

New member
Olá pessoal, e ai Carlos Mayer tudo bem contig ? dia 20 deste mes comprei o Kit da elétrica, gostaria de usa-la em percursos superiores a 35 Km, voce que está a bastante tempo na área poderia me informar se tem como adaptar um alternador na bicicleta para carregar as baterias ?
um abs
 

Carlos Mayer

New member
O kit elétrico tem um sistema auto regenerativo de forma que, quando a bicicleta elétrica está na "banguela" (em descidas) o próprio motor funciona como um "alternador" recarregando as baterias... Eu demorei um tempo até me acostumar ao acelerador eletrônico e a forma "correta" de pilotagem da minha elétrica... A autonomia mencionada está abaixo da que você pode alcançar com o seu kit... Você menciona percursos superiores a 35 Km e a autonomia do kit Bicimoto de 800 Watts está na casa dos 50Km...

Acelere um pouco menos e perceba que quando a bicicleta alcança a velocidade desejada e você continua com o acelerador na mesma posição o motor "desliga" e ela segue apenas no embalo... Acostume-se a pedalar forte junto com a aceleração nas arrancadas, trate o acelerador com "carinho" e no mais nunca deixe que as baterias descarreguem por completo... Com um pouco mais de prática você conseguirá até mais de 50 Km com uma carga...

Com a minha já passei dos 50 Km mais de uma vez... Forte abraço
 

peixoto

New member
Valeu pelas dica Carlos, comprei o Kit elétrico dia 20 deste, a bicimoto informou k já enviou, vou seguir suas dicas assim k montar a minha, entretanto o k eu gostaria mesmo era adaptar um alternador para ter uma autonomia de centenas, milhares de kilometros, tipo um carro comum, talvez até usar a própria bateria de um carro, a nossa comum fornece apenas 12V, talvez fosse necessário redimensionar o motor para funcionar com os 12V ou redimensionar o alternador para carregar a bateria de 48V, ou individualmente as 4 baterias de 12V, ai sim teríamos uma Senhora Bike elétrica, nas suas andanças pelos sites bicicleteiros já viu algo parecido? Não consigo entender porque as bci elétricas são tão caras.
Um abs

em tempo :

menos, menos, uns 200 km já seria uma boa marca, daria ida e volta Fortaleza-Caninde
 
Última edição:

Carlos Mayer

New member
Sinceramente esta meta você dificilmente alcançará... Sua idéia é mais ou menos o que os engenheiros buscam a décadas, ou o que chamam de "moto contínuo" onde um gerador de energia alimenta um motor elétrico e este alimenta o gerador de energia produzindo energia "infinitamente" se considerarmos fatores como atrito, perdas do sistema é muito interessante apenas na prática...

Se estivermos falando de baterias chumbo ácido então sua idéia fica ainda mais complicada pois existem limitações quanto à velocidade de carga e por mais que você coloque um dínamo de Scania amarrado à roda heheheh precisaria de centenas de Km para recarregar as baterias e um complexo e caro sistema controlador para gerenciar a energia gerada.

O sistema é muito eficiente da forma que foi criado e acredite que sua autonomia estará limitada a uns 50 talvez 60 Km... Abç
 

peixoto

New member
Nesse caso eu não focalizei o moto-continuo, pois temos as baterias com energia acumulada, suficiente apenas para uma autonomia de 50km, entretanto temos uma roda girando que poderia gerar energia para auxiliar as baterias, sei que mesmo com um alternador bem dimensionados ainda assim teriamos o tempo de vida útil das baterias. Mas as nossas bicis são tão leves comparadas aos carros elétricos com quase meia tonelada de baterias.Se houver tempo dá uma olhada nesse artigo :
http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/motor-eletrico/motor-eletrico-11.php
adianto alguma coisa a respeito :
O Brasil não está de fora da corrida pelos carros elétricos. Em 2006, A Itaipu Binacional deu início à montagem dos dois primeiros protótipos de veículos elétricos brasileiros. A meta do projeto é desenvolver, até 2010, um veículos com autonomia de 450 quilômetros, velocidade máxima de 150 km/h e tempo de recarga das baterias de 20 minutos.
A Tesla Motors lançou este ano seu carro elétrico, o Tesla Roadster. O veículos aposta na eficiência do motor para garantir maior autonomia cerca de 400 quilômetros.
Uma das histórias mais polêmicas foi a substituição dos veículos elétricos usados no transporte coletivo pelos à combustão nos Estados Unidos. Até por volta de 1925, a grande maioria do transporte coletivo na Europa e na América era feita através de veículos elétricos, como os bondes. '
Acredito muito nas bici ou trici elétricas ou a combustão para o transporte pessoal, trabalho ou lazer. A gasolina o preço e principalmente a modalidade de pagamento oferecida pela bicimoto está bom , mas o kit elétrico ainda está muito caro, talvez devido ao preço do motor, baterias, por isso estou pesquisando para montar uma bici elétrica com motores comuns modificados, tipo motor de limpador de parabrisa, bateria de chumbo etc...
Um forte abs !!!
 

Carlos Mayer

New member
Peixoto

Como engenheiro sou apaixonado por tudo que anda... Seja na água, na terra ou no ar...

Acompanhei a história dos carros elétricos de Itaipu Binacional e você está enganado quando afirma que: " Em 2006, A Itaipu Binacional deu início à montagem dos dois primeiros protótipos de veículos elétricos brasileiros.

O primeiro veículo elétrico brasileiro foi criado pelo saudoso engenheiro João do Amaral Gurgel em 1974. Se chamava Itaipu, tinha apenas dois lugares e precisava de aproximadamente 10 horas de carga para carregar as pesadas baterias de chumbo ácido (320 Kg) de seu conjunto. Sua autonomia ficava entre 60 e 80 Km e seu motor era um motor elétrico de 120 volts, 3.000 Watts e aproximadamente 4,2 Cv...

Quanto aos 400 Km do Tesla Roadster também são questionáveis... Estes números são conseguidos em pista plana, sem vento, apenas com condutor e sem o anda e para do tráfego real. Uma revista italiana pegou um Tesla Roadster e fez o teste em condições de uso mais próximas do uso cotidiano ou seja, engarrafamentos, anda e para etc... A média não chegou a 280 Km ou bem menos do que os 400 Km alardeados...

Sistemas como o auto regenerativo presente nas nossas bicicletas elétricas quando o próprio motor sem receber energia gera energia mandando-a de volta às baterias ou o Kers (Kinetic Energy Recovering System ou Sistema de Recuperação de Energia Cinética) já presente em modelos elétricos da BMW e Mercedes Benz são absolutamente insuficientes para "recarregar" as baterias a 100% com o veículo em movimento. Este recurso muitas vezes ainda recebe a "ajuda" de painéis solares e toda sorte de traquitana na tentativa de cada vez mais aumentar a autonomia destes veículos.

A equação é difícil meu amigo. Mas por exemplo se hoje olharmos um pack de baterias de chumbo ácido e um de Li Ion (Íons de Lítio) já de cara a diferença de peso entre os dois, tempo de recarga é muito grande entre os dois tipos de baterias. Ai se nós falarmos de custas? Um kit para bicicleta elétrica com baterias de chumbo ácido fica na faixa dos R$ 2.000,00 se o pack de bateria for de Li Ion o preço passa fácil dos R$ 4.000,00 e a autonomia destes dois tipos de packs de baterias não será tão assim... Talvez uma vantagem de 20 ou 30% para a equipada com Li Ion e a sua recarga seja também 20 ou 30% mais rápida a maior vantagem será no peso e no volume o que certamente ajudará na autonomia já que carregará menos peso...

Quanto a usar um motor de limpador de para-brisa para fazer andar uma bicicleta.... Forte abraço
 

peixoto

New member
É isso ai Carlos, so lembrando, eu não afirmei nada, simplesmente passei pra te o que li no artigo que pedi pra vc dar uma olhada novamente posto o endereço do distinto link http://www.portalsaofrancisco.com.br...letrico-11.php . Vi umas coisas interessantes . Grato pela atenção. Um forte abraço, quando estiver pronto o carregador de bateria do kit da bicimoto a partir de um alternador acoplado na roda da bicicleta , postarei aqui com prazer .
 

Carlos Mayer

New member
A internet é assim mesmo amigo, não esquente a cabeça... A máxima do vale o escrito só fazia sentido quando tudo ficava no papel... Hoje com a proliferação de sites e blogs as informações tendem a ser desencontradas mesmo.

Quanto a instalação fico no aguardo. Só devo lembrá-lo de que leia atentamente o termo de garantia do seu kit elétrico para ver se alterações como a que imagina fazer não invalidarão a sua garantia Ok. Boa sorte com o projeto. Forte abraço
 
Carlos, estou com interesse em instalar um kit elétrico em uma outra bicicleta que tenho. Como já tenho um a 2t 50cc, gostaria de saber em comparação a força das duas. Quantos Wats sãonnecessários do motor eletrico para igular a força a de combustão, para eu ter uma noção ?
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Jacques

Um e-Kit Bicimoto de 500 Watts anda junto com uma Bicimoto de 50cc 2 tempos... A vantagem da 50cc 2T fica na maior autonomia e na velocidade máxima quase 20 Km/h maior do que a da bike com kit de 500 Watts... Quanto a capacidade de vencer aclives teremos um empate. Forte abraço
 

CHLONGO

New member
Este é projeto do meu TCC, dá pra fazer sim, mas tem que se considerar algumas coisas:
O alternador tem que gerar mais energia do que se consome, para equiparar as perdas.
Tem que se fazer um sistema que multiplique a RPM no eixo do alternador, para fazê-lo gerar de maneira mais correta e eficaz.
Este alternador tem que estar condicionado a um regulador de voltagem, pois caso tenha uma rotação muito alta a geração dele vai ser enorme também, ou seja o regulador tem que estar trabalhando na faixa entre 11,5v e 14,5v.
O alternador também tem que estar ligado a um controlador de carga, que fica monitorando a carga da bateria, quando ela atingir tensão menos que 11,5, ele excita o diodo e começa a carregar e quando atinge 14,1 ele para de carregar, isso vai gerenciar o recarregamento e a descarga de sua bateria, otimizando assim o seu sistema.
E o excedente você terá uma porta do controlador que poderá colocar lâmpadas ligadas, dá para colocar farol de led de alto brilho na frente, luz de posição atrás e luzes indicadoras de direção como as setas, fica legal..
 

newvilah

New member
Olá Carlos, bom dia
Estou a tempo procurando um meio de aumentar a autonomia de meu triciclo elétrico para que eu possa conseguir ir mais longe, como exemplo principal fazer minha fisioterapia que fica a18 KM de minha casa (36 entre ida e volta) e as baterias não tem carga suficiente para o trajeto de ida e volta, pois não consigo tocar pedal e tenho que usar somente o motor de 350watts e 36 volts. meu sonho seria colocar um alternador com seus acessórios que sei que é necessário
para gerar energia suficiente para ida e volta. Poderia me ajudar?
 

Leonardo Nunes

New member
Olá Carlos, bom dia
Estou a tempo procurando um meio de aumentar a autonomia de meu triciclo elétrico para que eu possa conseguir ir mais longe, como exemplo principal fazer minha fisioterapia que fica a18 KM de minha casa (36 entre ida e volta) e as baterias não tem carga suficiente para o trajeto de ida e volta, pois não consigo tocar pedal e tenho que usar somente o motor de 350watts e 36 volts. meu sonho seria colocar um alternador com seus acessórios que sei que é necessário
para gerar energia suficiente para ida e volta. Poderia me ajudar?

Olá amigo newvilah, infelizmente o Carlos ja não faz parte desse fórum a um bom tempo.
Espero que consiga o que deseja. Abraço
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Newvilah,
A colocação de um alternador para carregar as baterias poderá ser útil se for de alta eficiência.
Imagino que até as mais comuns que carregam até 55A, causarão um esforço extra ao motor elétrico.
Inicialmente, tente montar um conjunto reserva com baterias de lítio.
Um outro meio de aproveitar o sol abundante na sua cidade, é instalar um painel solar. Assim, poderá carregar as baterias até mesmo qdo o triciclo estiver parada, enquanto faz a sua fisioterapia. Dá uma pesquisada no assunto e avalie se esta opção ecológica poderia ser a mais vantajosa.

:cool:
 
Top