Adaptando um farol de LED em sua motorizada (Parte 6)

budget100

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Vamos então terminar nosso "arranjo".

Utilizei a própria caixa de baterias da lanterna. Cortei as abas para que seu tamanho ficasse melhor mantendo a sua tampa deslizante, necessária para manter as pilhas no lugar.

Do positivo da bateria, de onde tem um contato no positivo de uma das pilhas, soldei dois fios: Um deles irá para um dos polos, também soldado, do botão liga-desliga. O outro, também positivo, deixei-o, por ora, solto.
Do outro polo do botão liga-desliga, soldei o fio (aproveitando-o) que vem do positvio do circuito impresso onde existe a referência "+" (positivo).
O outro fio que vem do negativo do circuito integrado, que é o "-" (negativo), liguei ao outro polo negativo da caixa de pilhas junto com um outro fio, que por ora também deixarei solto.
Isolei todas as soldas e fios com fita isolante líquida ou silicone.
Nos dois fios que deixei soltos, um que vem do negativo da caixa de pilhas e o outro do positivo, dei-lhes um nó e passei suas duas pontas pelo outro orifício do farol de forma que passaram a ficar do lado externo. Estes fios serão ligados ao negativo (preto) do magneto e do positivo (branco).

Esta experiência irei fazer depois. Caso alguém resolva fazer antes, recomendo a retirada das pilhas e não ultrapassar 40km/h com o farol ligado para não ter seus leds queimados. AInda tenho que experimentar esta ação. Logo que tiver o resultado posto por aqui.
Farol 29.jpgFarol 30.jpgFarol 31.jpgFarol 32.jpgFarol 33.jpg

Empenei de acordo com a necessidade os suportes da lâmpadas que ficaram dentro do farol. O objetivo é o de colocar, também, a caixa de pilhas no interior do farol. Com jeito e capricho isso foi possível. Por fim, coloquei um pedaço de espuma ente a caixa para evitar vibrações indesejáveis.

Pronto! A foto do centro mostra o farol montado e as duas finais dele funcionando.

Chamo a atenção para que as soldas sejam bem feitas e bem protegidas com fita isolante líquida ou silicone. Se por acaso os leds não acenderem, inverta os fios. O LED não funciona como uma lâmpada comum. Somente se em seu polo positivo for ligado o fio positivo corretamente. Com o negativo a mesma coisa.

E assim ficou minha motorizada. Iluminando bem o caminho e com aquela aparência especial que o farol cromado a confere

Fica aí então a minha sugestão testada do qual me fez ficar muito satisfeito com os resultados. Se eu tiver tempo, um dia destes posto um filme da iluminação.

Abraços a todos
 

Carlos Mayer

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Líquido e certo que testarei o arranjo... Só não decidi se desmonto minha lanterna tática de 3 pilhas (15 leds) ou uma grande de 2 pilhas (7 leds)... Dei sorte em um aspecto, as duas são equipadas com leds "amarelados" iguais ao da sua e que pelo que andei lendo na internet são os melhores para iluminação, muito econômicos e os únicos que tem aquela peculiar coloração branco-azulada quando ligados...

Quanto a questão das pilhas farei o arranjo com 3 pilhas recarregáveis da Sony (1,5 Volts 2.800 Mh cada) que tenho aqui... Considerando a durabilidade estimada baseada em seus testes acredito que as recarregáveis também apresentem um bom resultado em termos de alimentação e certamente uma economia...

Na verdade pretendo andar o tempo todo com o farol aceso... Um forte facho de Leds mesmo de dia "anuncia" nossa presença aos motoristas desatentos... Obrigado pelo tempo que dispendeu em dividir conosco seu invento e justamente numa área tão precária das nossas motorizadas que é a iluminação... Forte abraço
 

budget100

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Prezado Carlos
Eu não sou muito de "gatilhos". Portanto, afirmo que ficou muito bom. Passo aqui o link para os amigos da lanterna igual a minha que encontrei no mercado livre a R$ 9,80
No seu caso o uso de recarregáveis vai funcionar. Apenas sugiro que opte por um "pac" de 4 pilhas. As recarregáveis costumam dar 1,2 volts ao invés de 1m5. Assim, 4 baterias te darão uma capacidade de carga muito boa e com 4,8 de voltagem. 0,3 a mais do que as 3 pilhas.
Em breve testo o magneto aí, quem sabe, todos estes problemas de pilha irão por água abaixo. Embora em baixa rotação/velocidade a eficiência da bateria se torne melhor.
Abraços a todos e segue o link da lanterna: http://produto.mercadolivre.com.br/...de-cabeca-12-super-leds-alta-luminosidade-_JM
 

budget100

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Olá Flávio. Tem sim. Mas isso será pensado (não sou muito bom em eletrônica) depois do teste do magneto. Como há uma queda de tensão nas pilhas quando os 12 leds são ligados, dada a pouca potência do magneto pode ser que isso também aconteça podendo suportar rotações mais altas sem queimar os leds. Logo que possível testarei esta situação e posto os resultados. Um resistor na saída do magneto pode proteger os leds. Para controlar a tensão pode-se fazer um circuito mais complexo do qual não tenho conhecimento. Entretanto estes podem só começar a acender a alta velocidade ficando com uma luz deficiente em baixa. Há ainda o risco que com o resistor protegendo os leds a potência de 3 watts possa ser excedida e o motor apague. Ainda penso em ligar a luz da traseira no conjunto. Por ora ainda uso pilhas. Temos, também, a possibilidade de trabalhar com os leds com uma bateria de celular que seria carregada pelo magneto. Um diodo protegeria a descarga da mesma quando o motor estivesse em baixa velocidade.
Um forte abraço.
 

Fernando Santos

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Sem duvida , usar leds branco como farol é melhor que as lampadas comuns , ótima ideia msmo ... mas no caso dos leds de 5 milimetros no geral não se recomenda mais que 20 mA de corrente em corrente continua , a 3,5 volts eles podem ser usados sem um resitor , 4,8 volts ja joga a corrente muito acima disso algo em torno de 100mA.
No caso de ligar no magneto tambem pode ser preciso resitor , ja que ele gera corrente alternada ... os leds suportam 100 mA de corrente com frequencia acima de 1khz, ou seja , corrente de pico , no magneto da bicicleta msmo a 6000 rpm a frequencia gira em torno de 100 hertz que é mto baixa e os picos muito longo.
Isso deve ser levado em conta quando for usar o magneto , lembrando tbem que eles não aguentam mta tensão reversa, não lembro o valor exato de cabeça ... tbem pretendo fazer uma adaptação dessas .. rss sem farol na bike fica dificil e a minha ta precisando ... abraço a tdos.
 

Carlos Mayer

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Basta navegar nos diversos Fóruns e comunidades de bicicletas motorizadas espalhados pela internet para percebermos que esta situação incomoda a todos heheheh...

Existe o grupo que aponta o dínamo como solução...

Os menos criativos que instalam faróis convencionais a pilha...

Os mais ousados que partem para baterias e soluções mais complexas...

E até os que simplesmente não instalam nada...

Achei a idéia do farol de Leds proposta pelo Budget muito bacana em diversos aspectos. Primeiro porque gosto do modelo do farol... Este com formato em gota e cromado dá à motorizada exatamente o estilo que procuro seguir, mas infelizmente quando ligado ao dínamo não oferece iluminação adequada. Juntar então a modernidade dos Leds a um visual retrô é sensacional.

Vejam um exemplo retirado de um fórum americano...

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Aqui outra interessante onde o sujeito mandou enrolar uma bobina queimada e instalou dentro do compartimento junto com a bobina original. Logo, as duas usam o mesmo rotor... Disse ele que esta segunda bobina gera 12V - 10W e é estabilizada... Vejam a imagem...

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O que é certo é que nosso amigo Budget deu o pontapé inicial na solução definitiva em termos de iluminação para nossas motorizadas... Abraço a todos
 

flavio.x

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Se fosse pra enrolar fio e fazer uma segunda bobina, na original mesmo, seria muito complicado?
Se tivesse uma tensão de uns 13v daria pra colocar um regulador de tensão.
 

budget100

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Prezado Fernando.

Seu conhecimento e sua ajuda poderão ajudar muito no quesito "iluminação". Por favor, revise seus apontamentos e ajude-nos.
Posso contribuir para seus cálculos com o seguinte: Com 3 pilhas (1,5v cada), a tensão de 4,5 só é registrada com o farol desligado. Com ele ligado ela cai para 3,8 volts após os 12 leds ligados. Isso, com pilha. Não sei se esta queda é programada ou se os leds, próprios para iluminaçao (não são leds de 5mm comuns), consomem mais energia caindo a voltagem em razão da baixa amperagem das pilhas.
Não sei se isso acontecerá com o magneto e se os 12 leds ligados teriam um consumo superior a 3 watts que é o que o magneto admite sem apagar o motor. Não sei, também se a necessidade de um resistor para que os mesmos fiquem acesos aumentaria muito o consumo ultrapassando o suportado pelo magneto.
Testei o farol, também, com duas pilhas (que seriam 3 volts). Mas a queda registrada é de 0,8 volts, caindo para 2,2. Com esta tensão os leds apenas ameaçam acender sem qualquer pretstabilidade de iluminação.
Tenho que experimentar a ligacão no magneto. Estou muito interessado em fazê-lo mas tenho trabalhos na frente que precisam ser feitos. No caso da motorizada, tenho que testar o farol bem como prender o meu voltímetro na mesma e andar para ver o que acontece com o magneto em funcionamento. Com isso tudo ligado, parecendo o "caça-fantasmas" chegarei a alguma conclusão, positiva ou negativa.
Enquanto isso, as pilhas estão funcionando muito bem e o farol me ajudando a chegar em casa em segurança. Abração
 

Sidney

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vejam isto

Regulador de tensão para Dínamo (MIN049)
Escrito por Newton C. Braga

Os dínamos de bicicleta consistem numa excelente fonte de energia alternativa quando acoplado aos mais diversos sistemas mecânicos. Podemos ligá-los à rodas d'água, geradores eólicos e outros sistemas mecânicos capazes de fornecer energia para seu movimento.

No entanto, um dos problemas dos dínamos comuns é que sua tensão de saída não é regulada variando conforme a velocidade, entre 0 e mais de 15 V, conforme o tipo.

Para a alimentação de qualquer tipo de equipamento eletrônico, um excesso de tensão ou uma tensão instável é perigosa, podendo causar sua queima.

Assim, o nosso simples projeto consiste num regulador de tensão para dínamos, capaz de trabalhar com correntes de até 1 A e fornecer uma tensão de 6 V fixa, quando a entrada variar entre 8 e 15 V. Com o uso de outros circuitos integrados podemos obter outras tensões de saída.

O circuito completo do estabilizador de tensão integrado para dínamos é mostrado na figura 1

min0049_01.jpg



O circuito integrado deverá ser montado num radiador de calor e C1 é um capacitor que serve como reservatório de energia de modo a eliminar as oscilações de velocidade do dínamo, conforme mostra o gráfico da figura 2.



O capacitor filtra os picos.



Observe que o dínamo tem um sentido correto de rotação para fornecer a tensão com a polaridade necessária à alimentação do circuito. Veja também que precisamos pelo menos 2 V acima da tensão de saída do regulador para que o circuito integrado funcione convenientemente em sua função.

Capacitores de entrada de 2 200 µF a 47 000 µF podem ser usados. Quanto maior, melhor será a estabilidade da tensão de saída, quando diante de oscilações grande da rotação do dínamo.

Observamos também que pequenos motores elétricos com imãs permanentes também funcionam como dínamos podendo fornecer energia quando forem acoplados a um sistema que os faça girar. A potência fornecida vai depender do motor, assim como a sua tensão de saída.

Na figura 3 temos o aspecto final da montagem.

min0049_03.jpg

Faça testes medindo a tensão de saída e eventuais oscilações antes de ligar qualquer equipamento eletrônico sensível a esse gerador.



D - dínamo comum de bicicleta ou motor DC

D1 - 1N4004 ou equivalente - diodo de silício

C1 - 2 200 µF a 47 000 µF x 35 V - capacitor eletrolítico

CI-1 - 7806 (ou outro conforme a tensão de saída) - circuito integrado regulador de tensão

C2 - 10 µF x 12 V - capacitor eletrolítico

R1 -4,7 k Ω x 1/8 W - resistor - amarelo, violeta, vermelho - opcional

LED - LED vermelho comum - opcional

Diversos:

Fios, sistema mecânico, ponte de terminais, solda, dissipador para o circuito integrado, etc.



se faltou alguma coisa veja no site: http://www.newtoncbraga.com.br/inde...9-ativadores-e-controladores/4399-min049.html


serve tanto para Dinamo ou a bobina do motor, pois a tensão variavel é a mesma.

Sidney
 
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Fernando Santos

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Ola budget .. sobre a queda de tensão q vc fala se refere a resitencia interna das pilhas .. essa resistencia se refere a capacidade em forneçer corrente delas ... 12 leds ligados juntos como na sua montagem em paralelo ... se levar em conta q a corrente maxima do magneto é de 500mA e os leds são 30mA, então tem 360mA de carga ainda não testei a queda de tensão com carga no magneto .. vo fazer isso domingo quando vo ter mais tempo ... mas com relação ao voltimetro eu ja fiz .. rs aliais ja tinha montado um e colocado para medir a tensão do magento ... bate com uma tabela q o nosso amigo carlos ja publico em um post .. 2,2 volts é muito baixa msmo para esses leds .. ja que a tensão de trabalho deles é de 3,2 volts ... rss ja penssei em mtas formas de fazer leds brancos funcinar no magneto .. mas esbarro no problema da voltagem q é mto baixa ... os leds tem caracteristicas mto similar a diodos zener .. não q sejam iguais ... mas eles sempre tendem a querer baixar a tensão de alimentação ao seu valor de trabalho puxando corrente ... no caso deles ... a tensão é 3,2 volts... e a corrente maxima de 20 á 30mA .
Como nosso amigo Carlos Mayer disse ... isso "incomoda a todos" .. justamente pela dificuldades em aliar leds brancos com o nosso magneto. hoje convessei com meu antigo fornecedor de peças e ele me deu 10 leds brancos, tenho um kit de farol com dinamo ... vo fazer uns testes por aqui e posto os resultados .. abraços.
 
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Fernando Santos

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Hoje fiz o teste dos leds ... liguei 8 leds branco em paralelo , liguei no magneto .. multimetro junto .. foi mei chatinho amarra o multimetro na bike mas deu certo ..
No teste o motor ligo normal deu uma queda pequena até ... mas o ruim foi q msmo numa rotação maior .. é possivel ver os leds piscando ... diferente de uma lampada de 3,8v por 300ma que tenho aqui tbem por ser de filamento as piscadas somem quando d uma acelerada .. outra coisa que notei foi o aumento repentino do consumo de corrente que deu ... de inicio com o motor em marcha lenta os 8 leds deu 290mA mas a medida que acelerei um pouco subiu para quase 380mA .. nem arrisquei mto para não queimar os leds .. o brilho deles ficaram prejudicado pelo fato de piscarem de forma mto visivel ... vo estudar a ideia de um retificador para ver se da para estabilizar e ter mais controle .. vo atraz tbem de uma desta lanternas q o budget uso o brilho dela é bem forte pela foto q vi ... abraços a todos.
 

budget100

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Prezado Fernando.
Fui aplicado em meu curso de eletrônica, por correspondência, no saudoso Instituto Universal Brasileiro. Mas isso, foi há quase 40 anos atrás. Com as aulas que "faltei" e evasão ou aposentaria dos poucos neurônios que tive, pergunto ao amigo:

1 - Você chegou a medir a tensão sem os leds?
2 - Tensão contínua ou alternada?
3 - O que o amigo quis dizer com "No teste o motor ligo normal deu uma queda pequena até.."
4 - Em alta rotação a luz vibra? Em algum momento elas param? Teria como me informar em que suposta velocidade isso se daria?
5 - O aumento da amperagem não se justificaria com o aumento da corrente?
6 - Você chegou a reparar se os leds se aqueceram no momento de maior amperagem?
7 - Com o aumento da amperagem não poderia experimentar uma proteção por resistor?
8 - Creio que o retificador será necessário para a transformação da corrente em contínua. A partir daí é uma área que tenho que observar ao invés de contribuir pela limitação de meus conhecimentos. Mas pensei que a corrente poderia ser contínua. Mas, dado ao simples circuito da bobina não poderia ser diferente.

Ainda não liguei os meus. A motorizada está trancada no quarto da oficina. Não tive temo de experimentar alguma coisa, ainda. Creio que seja o momento dos técnicos em eletrônica de plantão entrarem em cena para resolvermos este problema. Que tal lançar este desafio? Abração


 

Fernando Santos

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Olá Budget ... desculpe não ter sido tõ preciso nas respostas .. to em transição de empreita por aqui ... mta coisa q tive que resolver estes dias ... Eu fui tecnico em eletronica por quase 10 anos ... e tbem trabalhei com iluminação de palco por 1 ano ... com relação as perguntas ..

"1 - Você chegou a medir a tensão sem os leds?" Sim , 4 volts em marcha lenta .. sem andar com ela.

"2 - Tensão contínua ou alternada?" Tensão alternada .. o magneto é um alternador.

"3 - O que o amigo quis dizer com "No teste o motor ligo normal deu uma queda pequena até.." Caiu de 4 para 3,6 volts. E como ja foi dito em algum topico .. de que uma carga acima do que o magneto suporta impediria a partida ou faria o motor morrer. nesse caso nem um dos dois.

"4 - Em alta rotação a luz vibra? Em algum momento elas param? Teria como me informar em que suposta velocidade isso se daria?" vibra .. ainda é possivel ver as vibrações msmo a 30 km/h .. e justamente isso faz com que eles fiquem com a iluminação menor ... os leds respondem bem as altas frequencias .. altas msmos coisa de centenas de megherts ou milhões de vibrações por segundo ... diferente das lampadas incandescentes.

"5 - O aumento da amperagem não se justificaria com o aumento da corrente?" .. rs não entendi a colocação ... amperagem e corrente é a msma coisa ...

"6 - Você chegou a reparar se os leds se aqueceram no momento de maior amperagem?" Não , só me basiei pela corrente consumida ... por exmplo um led de 1 watt ligado sem limitador de corrente .. consome 340 miliampere com 3,7 volts se vc subir a voltagem .. o led vai consumir mais corrente .. e assi até queimar ... tipo acima de 3,7 ja precisa de limitador de corrente.

"7 - Com o aumento da amperagem não poderia experimentar uma proteção por resistor?" Os resistores tem um problema que não se recomenda com leds na função de iluminação ... os leds aumentam sua corrente de consumo de acordo com a temperatura ... tipo quanto mais quente mais corrente e fazendo eles trabalharem no limite maximo alguns pode vir a queimar ... isso não posso ainda explicar melhor pq fiquei curioso pelo fato de não ver resitores em nenhuma lanterna que abri ... rss dai busquei no google o pq.

"8 - Creio que o retificador será necessário para a transformação da corrente em contínua. A partir daí é uma área que tenho que observar ao invés de contribuir pela limitação de meus conhecimentos. Mas pensei que a corrente poderia ser contínua. Mas, dado ao simples circuito da bobina não poderia ser diferente."

Correto, retificador é para isso msmo ... Realmente não é mto simples mas tbem não impossivel .. existe até assesorios como uma bobina extra do magneto .. mas eu queria algo mais simples , tipo sem mudar as caracteristica originais do motor .. ou da bicicleta ... rss nem sei se vai da mas é só com testes msmo .. abraço.
 
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budget100

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Prezado Fernando.
O amigo tem razão. Cometi um erro escrevendo corrente quando deveria ter escrito tensão.
Feito o seu teste, só nos resta continuar nossos deselvolvimentos procurando uma gloriosa saída retificando a corrente que sai do magneto. Na verdade o amigo já apresentou uma situação que deverá acontecer comigo, mesmo que os leds tenham uma pequena diferença por serem indicados para iluminação. Utilizando uma lâmpada comum o problema não acontecerá. Entretando o nosso objetivo seria usar os leds tentando aumentar a iluminação segurando o consumo.
O meu guru de eletrônica, que sempre me ajudou nestas situações, fez uma cirurgia nos olhos. Já o avisei que imediatamente após sua recuperação já tem nova missão.
Abraço forte.
 

Fernando Santos

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Obrigado Carlos pela edição ... Eu to montando um circuito simples por aqui .. mas não para os farois dianteiros, mas para os leds vermelhos de tras .. rss eles tbem tem sua importancia e não podemos esqueçer deles .. São mais faceis de trabalhar com eles pq ja com 1,7volts eles ja tão funcionando .. rs .. assim que terminar eu posto umas fotos aqui.
 

Carlos Mayer

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Budget e Fernando...

Hoje o Djalma amigo de nossa comunidade que é como nós fuçador postou no Orkut a solução que ele encontrou para ligar um farol de Leds de 4,5 Volts diretamente no magneto da motorizada... Soldou um Diodo N4004 no fio branco do farol e outro no fio branco que puxou para alimentar a lanterna traseira de 3 Leds que fica na traseira. O único detalhe que ele chamou a atenção foi a direção do diodo... A parte prata deve ficar voltada para o farol (ou para a lanterna traseira) pois o diodo "tem lado" para deixar a corrente passar.

De acordo com ele custa R$ 1,00 em casa de material elétrico e o farol está funcionando estável em todos os regimes de rotação...

Vou comprar e testar no meu... Abraço aos amigos
 
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