Olá a todos..
Tenho uma dúvida com relação a meu carburador.
Quando comprei a motorizada estava tudo bem. Havia apenas desacelerado um pouco a lenta, como sugere o manual à critério do usuário, e também por curiosidade havia testado com quantas voltas a agulha da mistura (que nesse caso é uma regulagem do combustível, correto?) veio de fábrica, para que se retirasse para limpeza pudesse retornar como estava. Estava com aproximadamente 2 voltas e 3/4 de "desaperto", próximo das 2 e meia recomendadas a nível do mar, porém ligeiramente rica (certo? quanto mais desaperto mais rica, não?), como avisa o manual.
Após um transporte e ainda menos de 100km rodados, ao tentar ligá-la não foi possível. Acelerei a lenta e nada. Impossível. A lenta podia estar com o parafuso bem apertado que não havia como ligar. Parti então para leituras sobre carburação, aprendi bastante sobre o funcionamento, e depois tentei mexer no parafuso da mistura, levemente para cada lado, de modo a tentar o funcionamento do motor. Logo foi possível, porém, ao acelerar (mesmo que bem lentamente) ele morria, bem diferente de antes. Fiz mais alterações experimentais na mistura e na lenta, e aí é que percebi um vazamento, naquele grande círculo à direita do parafuso da mistura, com fundo dourado. Ali vaza um pouco de combustível, mas é bem pouco, não chega a pingar, apenas fica umedecido com gasolina, mas é um vazamento, só não reparei se antes estava presente. Tentei mais e a ÚNICA mistura possível é de cerca de 3 voltas e 3/8 a 5/8. O motor só não morre nesta faixa, porém mesmo assim ao acelerar tenho que ter cautela, e só após algum tempo é que ele responde, o que me parece indicar uma mistura muito rica. O problema é que como eu disse, não dá pra fugir dessa regulagem acima ou o motor não funciona, mesmo acelerando bem a lenta. Nessa regulagem ele funciona bem, a lenta é harmônica e estável, e também é possível andar sem problemas, exceto pela hesitação nas acelerações, mas atinge os 30-40km/h máximos que ando (amaciamento). O problema é que sei que algo está errado, pois além do vazamento, que acredito ser a causa, o parafuso da mistura está muito fora em relação ao que deveria estar (mais de 1 volta fora). Por este motivo e pela falta de tempo não tenho andado, mas quero resolver o problema.
Alguma sugestão? Estava pensando em colocar ali onde vaza um pouco de silicone, será que funcionaria? Será que vou ter que desmontar para verificar a bóia ou existe algo mais provável para se ver antes disso? Ou será que o vazamento não é a causa, e sim uma conseqüência?
Dados: Motor HS142f (4t Bicimoto), tudo original, cerca de 80km rodados, 600m de altitude.
Obrigado pela atenção!