Vazamento no carburador

glmice

New member
Oi pessoal queria a ajuda de vocês pois meu carburador está vazando no parafuso de dreno, aquele parafuso em baixo da boia, eu queria saber o que eu posso por pra trocar aquela vedação que vem(Aquele anelzinho vermelho).

Carlos Mayer

New member
Sua postagem foi movida para o Tópico correto já que se trata de um problema de carburador e não de motor...

O vazamento pela junta do parafuso do dreno da cuba pode ser resolvido com mais aperto do mesmo (cuidado parta não espanar) ou ainda com a aplicação de um pouco de silicone de alta temperatura (silicone para motores) no parafuso (com a cuba seca) e depois reinstalando-o no lugar.

Leia por favor os tópicos LEIA ANTES DE POSTAR NO FÓRUM e também o Tópico Regras e Uso do Fórum

chico

New member
Sua postagem foi movida para o Tópico correto já que se trata de um problema de carburador e não de motor...

O vazamento pela junta do parafuso do dreno da cuba pode ser resolvido com mais aperto do mesmo (cuidado parta não espanar) ou ainda com a aplicação de um pouco de silicone de alta temperatura (silicone para motores) no parafuso (com a cuba seca) e depois reinstalando-o no lugar.

Leia por favor os tópicos LEIA ANTES DE POSTAR NO FÓRUM e também o Tópico Regras e Uso do Fórum

Carlos,é normal vazar também pelo botão do injetor de combustível

Carlos Mayer

New member
Olá Chico

Vazamento na cuba quase sempre significa que o estilete está com o funcionamento comprometido por alguma sujeira que o impede de vedar completamente a passagem do combustível quando a cuba está cheia. Ou (mais raro) a boia ligeiramente acima do nível.

Você instalou filtro de combustível em sua motorizada? Caso não tenha instalado sugiro providenciar um numa loja de motos. Ele deve ficar entre a torneira e o carburador com a seta de sentido apontada para o carburador.

Quanto ao estilete para acessá-lo é necessário retirar o carburador do coletor, soltar os dois parafusos Phillips da cuba e logo abaixo do suporte da boia você encontrará o estilete... Veja como fazer...

Solte apenas o parafuso da braçadeira deixando o coletor ("caninho" preso ao motor)

PQAAADTV-FrYpZWgqy9jqJX-rlEmGUhhH3FMCLxnyus2GXa-ddQzUvjhBSAtFnmtXPZunw2q58GjOyhhz3d-u5Gxd0cAm1T1UOcQjKYhL4mx0uL5QLJ4fpd4OeHF.jpg

Retire a cuba...

PQAAANiCitQoJKTun-j7VNqsx1YXTP_W1tqDIbSvUWfQPZ4vghGl3Ht8XWuxMrAldZHaKaGazWBLAiAeJeUY0DHmEUYAm1T1UA6Rs1gIO2umbI_NzsgdpZKlQ2sn.jpg

Retire a boia...

PQAAANiCitQoJKTun-j7VNqsx1YXTP_W1tqDIbSvUWfQPZ4vghGl3Ht8XWuxMrAldZHaKaGazWBLAiAeJeUY0DHmEUYAm1T1UA6Rs1gIO2umbI_NzsgdpZKlQ2sn.jpg

Logo abaixo da boia você verá o suporte e o estilete...

OgAAALvSoL1WoKCeVS7kQUQptKXehZoiL-EmIRN4ZaTLcWMg4XVyZUwp1vd_v1jIAF2XEuqch-Q4s2h-r6nfE5u_TuwAm1T1UN5uDzwsyX_yAwUdJ2PQgdOBDC_L.jpg

Limpe bem o orifício onde o estilete fica, remonte o carburador invertendo os passos e teste... Acredite que por menor que seja a sujeira o funcionamento do estilete fica comprometido e com isso o vazamento de gasolina é inevitável... Se tiver qualquer dúvida é só falar. Abç

chico

New member
Agradecimento

Carlos,é normal vazar também pelo botão do injetor de combustível

Não vou dizer que é mágica porque é mecânica pura. Funcionou direitinho como você tinha dito. Era só sujeira, porque depois que instalei o filtro parou de vazar por completo. É tão bom ver um carburador enchutinho e com aparência de novo. Valeu pela dica Carlos. Bom tenho outra pergunta. Quando instalei o tanque pela primeira vez, a torneira original se quebrou dentro da rosca. Aproveitei que iria concertar e instalei uma de CG, trocando a rosca do tanque. Quando acelero chegando à 40 km/h por exemplo e mantenho a aceleração sem puxar mais, a bina começa a ratear, é normal ou é porque a torneira tem uma vazão mais fina e dá falta de gasolina no carburador, parecendo um limitador de velocidade?

Carlos Mayer

New member
Olá Chico

Que bom saber que o vazamento foi resolvido. Realmente não é mágica heheheh...

Com quantos Km sua motorizada está? É uma oitentinha ou uma cinquentinha? A pergunta se deve ao fato de que uma torneira de combustível de uma 125cc certamente ter mais vazão do que a utilizada em nossos motores... Com isso a possibilidade da troca da torneira por uma não original praticamente estaria descartada...

Acredito que o problema seja na mistura de seu carburador que possivelmente esteja pobre ou até um indício de que é chegada a hora de trocar a vela de ignição original por uma NGK B5HS... Poderia verificar por favor em qual sulco se encontra a agulha? São 5 sulcos e considere sempre o 1º de cima para baixo em sua contagem... De fábrica o carburador vem com a agulha no 3º sulco de cima para baixo... Eu depois de trocar a vela testaria a mistura com a agulha no 4º sulco de cima para baixo principalmente se a sua motorizada for equipada com um motor de 80cc...

Fico no aguardo de seu retorno... Forte abraço

chico

New member
Agradecimento

Olá Chico

Que bom saber que o vazamento foi resolvido. Realmente não é mágica heheheh...

Com quantos Km sua motorizada está? É uma oitentinha ou uma cinquentinha? A pergunta se deve ao fato de que uma torneira de combustível de uma 125cc certamente ter mais vazão do que a utilizada em nossos motores... Com isso a possibilidade da troca da torneira por uma não original praticamente estaria descartada...

Acredito que o problema seja na mistura de seu carburador que possivelmente esteja pobre ou até um indício de que é chegada a hora de trocar a vela de ignição original por uma NGK B5HS... Poderia verificar por favor em qual sulco se encontra a agulha? São 5 sulcos e considere sempre o 1º de cima para baixo em sua contagem... De fábrica o carburador vem com a agulha no 3º sulco de cima para baixo... Eu depois de trocar a vela testaria a mistura com a agulha no 4º sulco de cima para baixo principalmente se a sua motorizada for equipada com um motor de 80cc...

Fico no aguardo de seu retorno... Forte abraço
Bom dia Carlos! Minha cinquentinha está com 2080km rodados e a agulha no terceiro sulco. Aguardo orientação. Até breve.

Carlos Mayer

New member
Bom dada a quilometragem e o fato de o motor estar mais do que amaciado você pode se permitir alguns testes...

1º Instalar uma vela de ignição NGK B5HS

2º Posicionar a trava da agulha no 4º sulco afim de enriquecer um pouco mais a mistura de forma que a falta que tem se apresentado em alta seja suprida com a alimentação mais rica...

Lembre-se de após 2 ou 3 dias de uso retirar a vela para verificar a coloração e também se está enxarcada ou com resíduos de carbonização. Forte abraço

chico

New member
Vazamento

Bom dada a quilometragem e o fato de o motor estar mais do que amaciado você pode se permitir alguns testes...

1º Instalar uma vela de ignição NGK B5HS

2º Posicionar a trava da agulha no 4º sulco afim de enriquecer um pouco mais a mistura de forma que a falta que tem se apresentado em alta seja suprida com a alimentação mais rica...

Lembre-se de após 2 ou 3 dias de uso retirar a vela para verificar a coloração e também se está enxarcada ou com resíduos de carbonização. Forte abraço
.

Bom dia Carlos! Infelizmente não encontrei a vela B5hs, posso usar uma de mobilete ou você tem outra dica. Na internet tem, mas fica muito caro trazer pra onde moro. Áh!instalei um farol usando a energia extra e ficou ótimo. Te aguardo!

budget100

New member
Olá Chico. Veja em qualquer loja de motocicletas. A vela procurada é constante no estoque delas.
Quanto a instalar um farol usando enegia "extra", abra um novo post contando como você fez. Estou brigando com a instalação de um farol eficiente. Abração.

Carlos Mayer

New member
Chico você pode usar B5HS, B6HS e B7HS são velas comuns utilizadas em ciclomotores, lambretas e scooters... Caso não encontre lembre-se sempre de levar a sua Z8C original junto para a loja afim de que o vendedor veja o tamanho correto da rosca...

Abç

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá...

Somos ótimos em mecânica mas péssimos em adivinhações :confused:

Sua motorizada é de 2 ou de 4 tempos? 50 ou 80cc? Quantos quilômetros rodou? Quanto óleo 2 tempos é misturado a cada litro de gasolina?

Além da falta de informações sua pergunta não é muito clara amigo... "vaza gasolina pela junta do motor ao carburador"... Você quer dizer que a junta da cuba está com vazamento? Ou que o vazamento é na junta do coletor de admissão (este sim encostado ao motor)?

Fico no aguardo de uma postagem com as informações solicitadas para tentar ajudá-lo Ok? Forte abraço

osmarn

New member
kkkk

Ce mayer, boa tarde...2 tempos 48cc, 45ml por litro, estou com quase 6 mil kilômetros rodados , 5878 exatamente, o vazamento é na junta do coletor de admissão, ele não está totalmente encostado a presilha está fora e não consigo apertá-la no local certo...

Carlos Mayer

New member
Não associei o nome à pessoa heheheh... É o amigo Osmar do Orkut...

A solução amigão é trocar a junta do coletor de admissão e na pior das hipóteses aplicar um pouco se silicone de alta temperatura entre as partes... Garanto que o vazamento para... Forte abraço

SBP

New member
Olá a todos..
Tenho uma dúvida com relação a meu carburador.
Quando comprei a motorizada estava tudo bem. Havia apenas desacelerado um pouco a lenta, como sugere o manual à critério do usuário, e também por curiosidade havia testado com quantas voltas a agulha da mistura (que nesse caso é uma regulagem do combustível, correto?) veio de fábrica, para que se retirasse para limpeza pudesse retornar como estava. Estava com aproximadamente 2 voltas e 3/4 de "desaperto", próximo das 2 e meia recomendadas a nível do mar, porém ligeiramente rica (certo? quanto mais desaperto mais rica, não?), como avisa o manual.
Após um transporte e ainda menos de 100km rodados, ao tentar ligá-la não foi possível. Acelerei a lenta e nada. Impossível. A lenta podia estar com o parafuso bem apertado que não havia como ligar. Parti então para leituras sobre carburação, aprendi bastante sobre o funcionamento, e depois tentei mexer no parafuso da mistura, levemente para cada lado, de modo a tentar o funcionamento do motor. Logo foi possível, porém, ao acelerar (mesmo que bem lentamente) ele morria, bem diferente de antes. Fiz mais alterações experimentais na mistura e na lenta, e aí é que percebi um vazamento, naquele grande círculo à direita do parafuso da mistura, com fundo dourado. Ali vaza um pouco de combustível, mas é bem pouco, não chega a pingar, apenas fica umedecido com gasolina, mas é um vazamento, só não reparei se antes estava presente. Tentei mais e a ÚNICA mistura possível é de cerca de 3 voltas e 3/8 a 5/8. O motor só não morre nesta faixa, porém mesmo assim ao acelerar tenho que ter cautela, e só após algum tempo é que ele responde, o que me parece indicar uma mistura muito rica. O problema é que como eu disse, não dá pra fugir dessa regulagem acima ou o motor não funciona, mesmo acelerando bem a lenta. Nessa regulagem ele funciona bem, a lenta é harmônica e estável, e também é possível andar sem problemas, exceto pela hesitação nas acelerações, mas atinge os 30-40km/h máximos que ando (amaciamento). O problema é que sei que algo está errado, pois além do vazamento, que acredito ser a causa, o parafuso da mistura está muito fora em relação ao que deveria estar (mais de 1 volta fora). Por este motivo e pela falta de tempo não tenho andado, mas quero resolver o problema.
Alguma sugestão? Estava pensando em colocar ali onde vaza um pouco de silicone, será que funcionaria? Será que vou ter que desmontar para verificar a bóia ou existe algo mais provável para se ver antes disso? Ou será que o vazamento não é a causa, e sim uma conseqüência?
Dados: Motor HS142f (4t Bicimoto), tudo original, cerca de 80km rodados, 600m de altitude.
Obrigado pela atenção!

Carlos Mayer

New member
Olá, SBP

Eu começaria com a limpeza do giclê de marcha lenta... É a pequena peça de plástico preto que fica logo abaixo do parafuso Phillips da marcha lenta. (a peça na extrema direita da foto abaixo)

PQAAABNCIIVlYK-NDFc_35OcBWUZRfaeFEUnqQTYQ2cRJjDoKyySHJYYBdGzqkmFR3eN8R9PBE1Yv2i8XwQzVEx55Z4Am1T1UB5diaGxiQhMLPAmjME9VxixI0m6.jpg

Retire totalmente o parafuso da lenta, e com a ponta de uma chave de fenda fina levante com cuidado o giclê pelas laterais até que ele se solte. Então com um dos fios de aço de um cabo de marcha (é mais fino do que o de freio) limpe o giclê até que ao assoprar você perceba que o ar passa livre. Reinstale o giclê e o parafuso da marcha lenta.

Preciso perguntar se você está usando gasolina comum. Este motor não funciona bem com gasolina aditivada.

Preciso perguntar se você instalou filtro de combustível entre a torneira do tanque e o carburador.

Como o vazamento se dá na junta entre o coletor e o motor (se entendi direito) vale reapertar os parafusos do carburador. Retire a tampa do filtro de ar, o elemento filtrante de espuma e aperte os dois parafusos que fixam o carburador ao motor.

Por fim verifique se a mangueira preta de borracha que sai do filtro de ar está corretamente encaixada no orifício do bloco do motor. esta mangueira tem por função filtrar o ar do respiro do motor. se ela estiver amassada, desencaixada ou danificada a carburação tende a falhar.

Fico no aguardo. Forte abraço

SBP

New member
Olá Carlos, obrigado pela resposta.
Quanto ao problema, o vazamento era no círculo à DIREITA do parafuso da mistura, infelizmente errei e usei a palavra GRANDE círculo, que o fez pensar na junta entre o carburador e motor. É na verdade um pequeno círculo, e se olharmos por dentro do carburador, pelo túnel onde passa o ar faz-se a mistura, corresponde a 2 pequenos furos, enquanto o do parafuso da mistura corresponde a 1 pequeno furo, mais à frente (sentido motor, vindo do filtro de ar).
Realizei sua checklist, e estava tudo ok (giclê limpo, gasolina ok, filtro de combustível ok, mangueira do respiro ok, aperto do carburador ao motor ok).
Reparei que ali nesse círculo de fundo dourado haviam resquícios de cola ou algo do tipo, que vedariam as bordas desse círculo dourado, e portanto como última alternativa resolvi aplicar cuidadosamente silicone de alta temperatura e... Resolveu! Esperei certo tempo para secagem e em seguida, ao testar, não era mais possível funcionar com a regulagem anterior, pois agora sem o vazamento a mistura correta se dá próximo às 2,5 voltas recomendadas, mais precisamente cerca de 2 e 5/8.
À propósito, do que se trata essa estrutura onde havia o vazamento, Carlos?
Obrigado pela atenção, Edson.

Carlos Mayer

New member
Olá, Edson

Esta geração de 4T teve o parafuso de regulagem da mistura ar combustível suprimido e o orifício foi fechado com uma pequena tampa metálica dourada. Provavelmente foi através desta tampa que se originou o vazamento que você solucionou... Forte abraço

SBP

New member
Olá, Edson

Esta geração de 4T teve o parafuso de regulagem da mistura ar combustível suprimido e o orifício foi fechado com uma pequena tampa metálica dourada. Provavelmente foi através desta tampa que se originou o vazamento que você solucionou... Forte abraço

Olá Carlos!
Então, na verdade meu carburador tem o parafuso de regulagem da mistura, e o círculo ao qual me refiro fica à direita do parafuso, entre o parafuso da mistura e o "R" de RuiXinG..
Vou colocar aqui algumas fotos de um carburador que tenho desse modelo sem a regulagem, só para observar o círculo ao qual me refiro (OBS: este bura não é o que está na motorizada, o dela tem o parafuso)..
DSC_0345.jpgDSC_0346.jpgDSC_0363.jpgDSC_0366.jpg
Observe o círculo apontado pela caneta, à direita de onde SERIA o parafuso da regulagem, mas que no caso do bura que está no motor é a regulagem.. Este círculo aí que vazava corresponde a 2 furinhos do lado interno, no túnel por onde passa o ar e faz-se a mistura.. Esses 2 furinhos só são vistos com algum movimento da borboleta, ou seja, quando começa a aceleração.. Já o furinho único de ajuste da mistura fica visível mesmo com a borboleta fechada pela ação da mola (acelerador solto)..
Pode ser que esse círculo ao qual me refiro também era alguma regulagem antes, mas enfim, é ele que vazava.. Do que se trata Carlos?
Quase certeza que o vazamento começou após uma queda ou algo do tipo durante o transporte que informei antes de o problema começar..
Muito obrigado pela atenção, grande abraço, Edson.