Troca de Parafusos

Pedro Nizer

New member
Alguém ai trocou os parafusos do motor de sua bina?
Tenho um motor 2T 80cc, o qual os parafusos são meio vagabundos e devido o aperto podem acaber perdendo a rosca.
caso alguém trocou, favor me avisar pois aqui em minha cidade achei uns, mas são muito grande.

budget100

New member
Olá Pedro.

Como eu moro em Cabo Frio tenho disponível algumas lojas que vendem parafusos de aço inoxidável. Além de mais duráveis e confiáveis fica muito mais bonito. Fora os parafusos, as porcas, arruelas lisas e de pressão que fixam as abraçadeiras do motor bem como as do cabeçote eu já as substituí por inox e autotravantes (menos as do cabeçote que são comuns). Os parafusos eu irei substituir. Ainda não tive tempo de ir na loja para ir retirando os antigos e colocando os novos. Devo fazer isso esta semana. Quando fizer posto a foto de como ficou e de quanto eu gastei. Caso você não tenha acesso a este material posso comprar por aqui e despachar para você. Não é nada caro. Ainda mais considerando uma significativa melhora de qualidade e aparecência da motorizada. Abração.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Amigo Budget estou na fila por estes parafusos... Por acaso seriam Allen? Ou sextavados? Preferiria que fossem Allen porque é sempre melhor carregar no kit uma Allen do que uma chave de boca ou estriada... No meu caso eu precisaria apenas dos parafusos das tampas laterais já que todos os outros são inoxidáveis... E quando da compra de meu carburador Speed importei porcas "castelo" para o coletor de escape e de admissão já em inox... Precisamos falar melhor sobre isso... Forte abraço...

budget100

New member
Amigos Carlos e Pedro.

Tive um início de dia complicado. AInda tenho um problema "doméstico" com uma fechadura de casa. Se tenho dificuldade em montar uma motorizada, imagine para trocar uma fechadura!?!?!?!
Resolvendo este imperioso problema irei retirar e anotar a quantidade de cada parafuso a ser trocado para ir na loja e comprar todo o conjunto. Não é nada complicado mas tenho que ter a atencão com o tamanho deles. Na tampa do pinhão, são 3 iguais e um maior para servir de encaixe para o protetor de corrente. Tererei que tirar, pelo menos um parafuso (se todos forem do mesmo tamanho) que fecham o motor. Se forem iguais aos outros nem preciso retirar. A dificuldade não é encontrar a rosca certa e sim o tamanho. As lojas sempre pulam um tamanho para diminuir a grade de estoque. Muitas vezes encontramos um que é curto e o outro é grande e precisará ser cortado. Quero ver se consigo os corretos.
As minhas porcas castelo do cabeçote, por ocasião do problema que tive em uma das roscas do motor, substituí por porcas comuns de inox com arruelas lisas e de pressão. Achei que o prisioneiro poderia bater no final da rosca superior e estragar a inferior. Logo que possível vejo isso. Pedro, não acredito que custe o valor que imaginas. Porém, após comprá-los, te passo o preço correto. Carlos, quantos conjuntos você quer? Abraços a todos.

budget100

New member
Prezados amigos.

Fiz a listagem dos parafusos e fui à loja para comprá-los. Infelizmente, sempre tem um que "não tem". Aliás, tinha. Era também allen, porém com a cabeça arredondada um pouco maior do que a que veio no motor. Como ele se encaixa em um rebaixo na tampa do pinhão comprei um maior e outro menor que o tamanho original. Se o menor não prender bem com os pequenos os dois parafusos maiores deverão ser cortados. Há que se ter muito cuidado quando o parafuso encosta no fundo da rosca - mais um aperto e lá se vai a rosca no alumínio. Os parafusos mais compridos que fecham o bloco, que são 4, não os consegui com rosca em toda a extensão. Eu pretendia adquirir mais dois jogos. Porém, manda a prevenção, que eu os experimente na minha motorizada para chegar às conslusões finais e não passe problema para os amigos.

Se por acaso tiver que cortar o parafuso, aí vai um macete para quem quiser fazê-lo:

1 - Atarrache uma porca na mesma medida ao parafuso. Se possível, duas.
2 - Aperte-as uma contra a outra e prenda-as no torno apoiando as porcas e a cabeça do parafuso.
3 - Com um arco de serra corte a medida indesejável.
4 - Retire o parafuso, segure-o com a chave indicada e desatarrache as porcas.

Normalmente quando se corta o parafuso a rosca inicial fica desalinhada dificultando a introdução do parafuso e possibilitando estragar toda a rosca. Quando se retira as porcas elas irão "pentear" a rosca. Para o acabamento mais perfeito ainda, um leve lixamento chanfrado com lixa 180 de ferro, envolvida em um taco e sem muita força deixará tudo em ordem.

Assim que testar todos os parafusos informo a vocês. Vou, ainda, fazer uma lista dos parafusos e enviar para o Carlos Mayer. Se ele achar por bem publicar este arquivo ele terá as informações caso alguém queira encomendar em alguma loja.

Abraços a todos.

Carlos Mayer

New member
Uma ótima idéia uma tabela com as medidas dos parafusos... sem dúvidas favilitará o trabalho daqueles que quiserem trocar os parafusos do kit original por outros de melhor qualidade... Fique a vontade para postar amigo. Só me resta agradecer a preciosa contribuição... Forte abraço

Carlos Mayer

New member
Tabela fornecida pelo amigo Budget com informações sobre as medidas de todos os parafusos do motor dos motores de 2 tempos de 50 e 80cc...

Muito bacana e de grande valia!!! Forte abraço

ATENÇÃO: Esta é a tabela retificada Ok!!!

TABELA DE PARAFUSOS , PORCAS E ARRUELASTOTAL DE PARAFUSOS (Sem contar os da coroa)
Motor 2 tempos 50 cc. e 80 cc.
DiâmetroComprimentoQuantidade
TAMPA DO PINHÃO6mm20mm8
DiâmetroComprimentoQuantidade6mm25mm2***
6mm25mm2***6mm40mm5
6mm40mm14mm20mm4
TOTAL 19
BLOCO LADO ESQUERDO
6mm40 mm2Arruelas lisas 8
Arruelas de pressão 8
BLOCO LADO DIREITOPorcas 6mm 6
6mm40mm2
6mm20mm1
Com o conjunto de parafusos da corôa(9) 6mm x 30mm
TAMPA DA EMBREAGEM
6mm20mm5DiâmetroComprimentoQuantidade
6mm20mm8
TAMPA DO MAGNETO 6mm25mm2***
4mm20mm46mm30mm9
6mm40mm5
COLETOR DO CARBURADOR4mm20mm4
6mm20mm2TOTAL 28
Arruelas de pressão 2
Arruelas lisas 2Arruelas lisas 17
Arruelas de pressão 17
COROA Porcas 6mm Travantes 9
6mm30mm9Porcas 6mm 6
Arruelas de pressão 9
Arruelas lisa 9***Na falta de parafusos de 25mm, comprar o de 30mm e cortar 5mm de sua rosca
Porta 6mm autotravante 9Estes são os mesmos para substituir os da coroa
BRAÇADEIRA TRASEIRA DO MOTOR 8mm
Porca 6 mm 2PORCAS DO CABEÇOTE
Arruela lisa 24 Porcas de 10 mm
Arruela de pressão 24 arruelas lisas 10mm
4 arruelas de pressão 10 mm
BRAÇADEIRA DIANTEIRA
Porca 6mm 2
Arruela lisa 2
Arruela de pressão 2
PRISIONEIROS DO ESCAPE
Porca 6mm 2
Arruela Lisa 2
Arruela de pressão 2

Última edição:

budget100

New member
Prezados Amigos.

Troquei hoje todos os parafusos do motor pelos de aço inox com cabeça allen. Para mim ficou um espetáculo. O motor ficou mais claro e muito mais bonito. Um pequeno detalhe que faz grande diferença! Segui a tabela acima para a aquisição dos mesmos. Após o teste tenho apenas que ressaltar um detalhe que precisei fazer:
Como é difícil encontrar os parafusos 8mm, allen, com 20 mm de comprimento, precisei cortar o de 25 mm em meio centímetro. O resto se encaixou perfeitamente. A dica do corte de parafusos passei no e.mail anterior. Após os cortes fiz, ainda, um acabamento chanfrado com a lixadeira.
Para os parafusos do bloco a minha sugestão é tirar um antigo e colocar o novo dando o aperto correto. Depois, retira-se mais um e coloca-se outro. A única coisa que ainda não fiz foi substituir os da coroa que irão finalizar o acabamento especial de todo o conjunto. Peço desculpas ao Carlos por minha ainda ignorância "internética" posto as fotos da forma que minha sabedoria permitiu para que todos possam ver o resultado. Abraços a todos.

CIMG0995.jpgCIMG0997.JPGCIMG0999.jpg

budget100

New member
Olá Herval.
Estou dando os meus primeiros passos com o motor 2 tempos. Assim, pude fazer o levantamento e a experiência de trocar os parafusos. O 4T'será o próximo passo. Quando assim acontecer irei dar uma olhada na possibilidade de substituir alguns parafusos. Se for possível, faço a lista e coloco por aqui. Um forte abraço.

budget100

New member
Prezados Amigos (ATENÇÃO)

Por confusão minha, motivada talvez pelo meu DNA (Data de Nascimento Antiga) a tabela de acima, que enviei para o Carlos Mayer publicar foi errada na medida dos parafusos, que na verdade são de 6mm - e não de 8mm, Também existiram algumas diferenças em suas quantidades. Portanto, NÃO SIGAM a tabela publicada acima. Pedirei ao Carlos Mayer a gentileza de substituí-la pela definitiva que estou enviando agora. Mais uma vez, conto com a desculpa de todos.

Para o amigo Herval informo que já fiz algum progresso!!! Pelos menos já sei a medida dos parafusos do escape. 5mm x 16mm. Assim, na falta de outros para substituir, pelo menos os do escape estão resolvidos.

Um abraço a todos.

Última edição:

matheus19

New member
Valeu budget pela tabela dos parafusos pois essa semana quero trocar os meus e assim que a tabela for publicada novamente eu vou imprimi-la e vou em alguma loja que vende esses parafusos em aço carbono.

budget100

New member
Ok Matheus.

Mas se fores trocar, opte pelos de aço inoxidável pela beleza que confere ao motor, além da confiabilidade e da durabilidade deles.
Abraços

Carlos Mayer

New member
ATENÇÃO PESSOAL

A fim de manter a ordem das postagens a
TABELA DE PARAFUSOS , PORCAS E ARRUELAS com as devidas retificações que me foi enviada pelo Budget está no lugar da tabela anterior, desta forma não precisei mexer na estrutura do tópico. Bom proveito pois a tabela está completíssima... Abraços a todos e meus especiais agradecimentos ao Budget pela preciosa colaboração

Quinho

New member
Amigo Budget100.. eu fiz exatamente oque você fez tambem , troquei os parafusos da minha por parafuso de Allen Aço inoxdável , no qual paguei 1 real em cada .. achei bem mellhor , e fiz uma pintura na tampa de preto fosco , ficou bem bacana , esse seu carburador eu ia comprar um desse uma vez , mais achei que não fosse caber.. dez alguma adaptação ou é só usar como o outro ?

budget100

New member
Prezado Quinho.
Creio que deva ter ficado muito boa esta variação de parafusos allen com a tampa de outra cor. Quando puderes, envie-nos algumas fotos para vermos o resultado. Este carburador não tem problema para instalar. É encaixar e aparafusar. Apenas tenha atenção em seu comprimento (com o filtro) que ele pode tocar no tubo que se encaixa o selim. Por vezes, há a necessidade de modificar um pouco o ângulo no motor para que o filtro fique afastado de 0,5 a 1 cm do tubo. Um abração

Quinho

New member
Vou postar uma foto da tampa sim , valeu pela resposta .. o meu carburador modelo weber , o filtro ja encosta no tubo do selim , acho que esse outro não vai encaixar :S abraços

Aqui está a foto da tampa , obrigadoCAM00119.jpg

hoje meu pneu traseiro furou , rs entrou um prego e perfurou o Aero Escapade , achava isso impossivel de acontecer, mais rasgou o pneu a camara de ar e atravessou o aero , nesta foto ela esta sem a roda traseira .. abraços

Carlos Mayer

New member
Quinho,

Seu carburador entrou meio "espremido" heim amigo?

A tampa do filtro chega a estar meio inclinada pois está pegando no tubo do selim... Já tentou mexer no posicionamento do motor para ver se consegue melhorar um pouco? Um calço de borracha no apoio dianteiro levantaria a traseira do motor um pouco deixando mais espaço para o filtro... Fica a dica... Abç