Triciclo 4 tempos by Mayer

Carlos Mayer

New member
Aproveitei a "folga" de Sábado a tarde para limpar um triciclo que tenho em casa. Primeiro 1/2 hora de bucha com muita água e sabão para tirar as teias de aranha, pneus calibrados (um deles furado) e a tábua de carne da cozinha emprestada para uns testes com o kit de motorização 50cc 4T Bicimoto...

Queria colocá-lo do lado esquerdo e instalar a coroa diretamente na roda como em nossas motorizadas... Primeiro problema tração em apenas uma roda, segundo distribuição de peso e terceiro o suporte do freio...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82tFI0ZLmGpdJIQxE-YiYG10kbQtUMsrO4Sb9MFiUIeITkdiw3eAhN7K46jF7HZSSklVDRAcI9NaiLLUe8wet2ZHAJtU9VB9RuSbbToHtK6On2yg-BtfnlbnRg.jpg

Poderia eliminar os dois suportes e freios e instalar um disco na traseira mas encareceria o projeto...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82soos3RR0U4y_zm2Pe7R13uSyohyoKsHMw4_8ZXr22oqIG137Gy4J77NHKcWyGw8nJOajDrisJeGlOfK7zbUF_mAJtU9VBEmR55Y-7JhwaAGXlqh0wnNhIVmg.jpg

Achei então esta posição. Baseado na idéia de prender a coroa diretamente ao pinhão... Assim o motor tracionará nas duas rodas traseiras e trabalhará com a corrente heavy duty bem curta e sem necessidade de esticador...

QQAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82vQ-V-agCjKqNrTOkGb_vb_-kzoGyNKUybRdNcwrzvoMP6JyUOsUGLCHLR_RBlKq8ziDXtGL2ctHBAsRCuUGgwsAJtU9VCnBNV1SD1kMHNHNezZKTrfizbVXA.jpg

Amanhã vou instalar a bandeja de suporte do motor, a descarga e testar novamente... Gostei da posição e acho que não interferirá no equilíbrio...

Quanto ao tanque usarei um de metal quadrado da própria Bicimoto instalado ao lado do motor ou ainda um plástico de 1,5 Lts de roçadeira preso diretamente ao canote do banco... O cabo do acelerador precisará de um alongamento de uns 35cm bem como os fios do corta corrente que passarão por dentro do tubo central do quadro...

Ainda falta trocar os pneus que serão 24" x 3.0 na traseira e 26" x 3.0 na dianteira. A suspensão Zoom eu já tenho... Freios cantilever na traseira e disco mecânico na dianteira... Quanto à pintura acho que umas duas demãos de branco (para fundo) e um verde ou amarelo bem gritante heheheh... Vou postando à medida que o projeto for caminhando... Acreditem dará certo... Forte abraço a todos...

Sidney

New member
desculpe um pitaco

nessa trazeira iria bem um par de cubo dianteiro da mobilete, porque não tem a coroa mas tem freio interno.

Abraços

Sidney

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Quantos mais pitacos melhor amigo...

A questão dos cubos chegou a ser pensada, mas os pneus estão ressecados idem as câmaras de ar... O triciclo precisa de uma senhora pintura e pneus novos nas 3 rodas... Instalar cubos implicaria em comprá-los e ainda desmontar as duas rodas traseiras sem falar que eu teria que mandar fazer um eixo mais longo já que no original não tem espaço para a instalação dos cubos e isso encareceria o projeto...

Sinceramente talvez seja mais barato (R$ 100,00) instalar um único disco mecânico em paralelo à coroa traseira que atue sobre as duas rodas... Não acha? Abraço

paulinho

New member
Hei Carlos, muito chik seu triciclo, parabéns pelo trabalho, depois de pronto vai ficar show, avise quando ficar pronto quero agendar
um teste drive hehehe.. Abrç...

Carlos Mayer

New member
O pior está por vir... Desmontar tudo, mandar jatear, pintar, envernizar para só então partir para a montagem... O processo será totalmente registrado em fotos e vídeos... Abç

Giba

New member
Mais pitaco

Um quadro de uma bicicleta masculina não resolveria o problema e ainda sobraria o bagageiro inteiro do triciclo? Alguns idosos me perguntam se não existem triciclos motorizados, será interessante aparecer alguma idéia por ai.

Carlos Mayer

New member
Eu até tenho uma Beach Cruiser preta montada, poderia tirar a roda traseira e instalar o kit do triciclo Giba mas ai ficaria com uma bike feminina sobrando... Não quero o motor colocado "entre as pernas" mas lá atrás e ainda sobra espaço para carga dos dois lados tranquilo isso se eu não fizer um bagageiro elevado acima do motor...

Flavio não há em absoluto necessidade de instalar dois discos de 203mm quando um de 180 ou 190mm mecânico seria mais que suficiente... Vou instalar disco mecânico na dianteira e manterei os dois cantilever na traseira... CUSTOS amigo heheheh... No eixo traseiro só o pinhão e a coroa do kit...

Como se trata de um teste, quanto menor o investimento melhor (que já não é pouco acredite)....

Carlos Mayer

New member
Hehehehe você vai rir se eu te contar....

Os únicos avanços foram a troca da raiação traseira de simples para dupla, compra de dois pneus traseiros e câmeras de ar... O próximo passo é mandar o quadro para o jateamento de areia e depois para a pintura e só assim começarei a de fato montar o trike (triciclo)... O dia a dia anda muito corrido e infelizmente não sobra o tempo necessário para levar adiante o projeto como eu gostaria... Mas acredite que vai andar ahhhhh vai... Forte abraço e tão logo tenha novidades posto Ok

Carlos Mayer

New member
Mazzini a motorização tanto em triciclos como em bicicletas é muito pessoal... Como dizem "vai de gosto"...

Eu particularmente prefiro motorizar triciclos com kits de 4 tempos em função da partida por pull start (o triciclo é mais pesado para pedalar). A ausência da embreagem, manete e cabo (no 4T a embreagem é automática) e ainda a maior suavidade de condução do kit 4 tempos... Mas com certeza um 50cc ou 80cc 2 tempos também daria conta do recado... Abç

Jonh Stuart

New member
Triciclo Motorizado

Ola,
Tenho um modelo da Bike Chopper uma Rockway com aro 24 dianteira e 20X3.0 traseira.
Porem quero adapta-la com um kit triciclo e motor 4 tempos de 49 CC.
Minha dificuldade é a seguinte: os kits de triciclos por mim encontrados não tive a certeza se é possivel desmonta-los para adaptar a catraca do motor de
4 tempos de 49 CC.
Podem me ajudar?
Queria também criar um quebra mato/mata cachorro para ela... alguma ideia?

Julio Caezar

New member
Ola Carlos , percebi que vc pretende por pneus 24 x 3.0 nas duas rodas traseira do trike porem , estes pneus são bem largos e normalmente não cabem em aros comuns , a minha duvida é vc comprou aros mais largos ou os pneus 3.0 couberam no aro normal mesmo? Outra coisa que vi é que pelas fotos do trike os suportes dos freios não teria como por um cantiléver neles só mesmo um freio a disco, acho que se vc serrar os suportes dos freios de ferradura e soldar ali suporte pra freio a disco um de cada lado sai mais vantagioso, do que tentar por um cantilever de cada lado, a não ser é claro que os aros não saião do eixo , se forem fixos não terá como ser feito.

uma outra coisa que vi não seria melhor tentar soldar a base do motor naquela barra que une as duas rodas abaixo do gradeado, pois se vc soldar ele bem ali no meio e por o motor de forma que o pinhão fique voltado na direção do banco do trike, o pinhão do motor vai ficar bem encima do pinhão do eixo do trike.... Facilitando a instalação e tambem a questão do peso fora que facilitaria por o tanque abaixo do banco....

Jonh Stuart

New member
Alguem?
Minha dificuldade é a seguinte: os kits de triciclos por mim encontrados não tive a certeza se é possivel desmonta-los para adaptar a catraca do motor de
4 tempos de 49 CC.
Podem me ajudar?
Queria também criar um quebra mato/mata cachorro para ela... alguma ideia?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Vinicius,
Vc terá que fixar um disco no eixo e prender a coroa nesse disco. Esse tal disco poderá ser soldado ao eixo (não aconselhável) ou um fixar um disco flangeado. O problema da solda é que pode empenar o eixo. No caso do disco flangeado. Vc pode prende-lo com parafusos. A coroa é parafusada neste disco.
Nao sei se fui claro. Melhor coisa é um desenho mesmo para te mostrar.
:cool: