Tipo de gasolina para motores 4 tempos

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
juniorflor,
O aconselhável é usar a gasolina comum, conforme o manual. Se for usar outro tipo de combustível, faça-o depois do amaciamento ou depois da garantia do fornecedor. Para rodar com outros tipos de gasolinas aditivadas (fora a comum), provavelmente terá que trocar o carburador por outro.
Quanto ao óleo do motor, não esqueça de colocar antes ligar o motor (250 ml). O óleo lubrificante do motor (cárter) é da especificação SAE 10W30.
Não esqueça de ler o Manual de operação e manutenção dos motores 4 tempos da Bicimoto. Faça o download no fórum mesmo.
Lembre-se de postar uma (ou várias) fotos da bike montada para que os usuários do fórum possam curtir.
Só alegria agora !
:cool:

jerha80cc

New member
é um motor 4 tempo não vejo restrição quanto ao uso de gasolina aditivada ou mesmo a premiun ate pq esssa gasolinas de melhor qualidade so darian benifficios as 4 tempos quanto a carburador acho que a troca não seria necessaria...

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Gladston,
O carburador Dell'orto funciona bem com a aditivada. O original fica devendo em regulagens mas dependendo do caso, pode ficar bom.
Talvez a marcha lenta precise de um ajuste, pois aditivos contidos na gasolina alteram a regulagem para nossos motores que não são injetados e sim carburados.
Diferentemente do 2T, as restrições são poucas para a 4T.

Jonh Stuart

New member
Galera,
Eu realmente não me lembrava deste ponto quanto ao tipo de gasolina, coloquei 1,5Lt de Aditivada GRID.
Usei por alguns dias (05 talvez) sem problemas, na verdade o motor (4t da 4° geração) estava desenvolvendo melhor... Porem antes de ontem ela começou a afogar e desligar.
Verifiquei que o tanque estava quase vazio e abasteci com gasolina comum, mesmo assim não adiantou muito, andava e morria.
Pensei que pudesse ser o filtro de ar ou ate mesmo o carburador.
Ontem dei uma limpada leve no filtro (apenas tirei um excesso de óleo) e ela pegou com certa dificuldade, depois não pegou mais.
Pelo que li acima, teria que regular o carburador e a lenta, procede? como regular?
E agora, o que faço já tem a gasolina esta um pouco misturada (Aditivada e comum)?

Carneiro

Member
Galera,
Eu realmente não me lembrava deste ponto quanto ao tipo de gasolina, coloquei 1,5Lt de Aditivada GRID.
Usei por alguns dias (05 talvez) sem problemas, na verdade o motor (4t da 4° geração) estava desenvolvendo melhor... Porem antes de ontem ela começou a afogar e desligar.
Verifiquei que o tanque estava quase vazio e abasteci com gasolina comum, mesmo assim não adiantou muito, andava e morria.
Pensei que pudesse ser o filtro de ar ou ate mesmo o carburador.
Ontem dei uma limpada leve no filtro (apenas tirei um excesso de óleo) e ela pegou com certa dificuldade, depois não pegou mais.
Pelo que li acima, teria que regular o carburador e a lenta, procede? como regular?
E agora, o que faço já tem a gasolina esta um pouco misturada (Aditivada e comum)?

Caro John, arriscaria dizer que seu problema não teve nada que ver com o tipo de gasolina que você usou. Gasolina aditivada, por causa dos aditivos, só reduziria a performance do motor, mas não detonaria ele. O grande vilão de nosso combustível é o álcool, mas que só causa problemas a longo prazo.

Eu investigaria outras causas. Adulteração da gasolina com solventes, entupimentos, entrada falsa de ar, estilete com problemas. Verificou o sistema elétrico?

O filtro de ar obstruído faz realmente o motor funcionar afogando. Pode ligar sem o filtro, por poucos períodos, para testar apenas.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
John,

Bom momento para explanar sobre os tipos de gasolina vendidos no Brasil.

Aditivada Grid, fabricada pela Petrobras e tem a mesma octanagem da gasolina comum, 87 octanas. A diferença entre eles é somente os aditivos a mais, como detergentes/dispersantes/modificadores de atrito. Tem corante verde.

Podium, tem 95 octanas e menos enxofre na sua constituição. Não tem corante. Fabricante Petrobras.

Para outros fabricantes, tem nomes diferentes, como "Premium e V-Power Racing" que podem variar de 91 a 95 octanas.

Nesse seu caso John, realmente é dificil serem os aditivos que estejam causando falhas no motor. O mais provável seria algum tipo de entupimento no carburador mesmo. Faça uma limpeza geral no carburador e, atenção especial no giclê.

Logo que descobrir o problema, poste o resultado aqui.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
John,

Como já foi dito, o ideal no período de amaciamento é a gasolina comum.
Após isso, fica aberto a quem quiser testar. Por experiência dos nossos usuários, há a necessidade de ajuste no carburador.
Para motores 4T, eu pessoalmente acredito que há ganho para o motor usar a gasolina aditivada. Minha opinião.
Esse combustível (aditivado), serve para motores grandes ou pequenos e carburados ou injetados. Pode até ter um pequeno ganho na potência devido ao atrito e aquecimento menor.

Massss.....
Só acho que usar um combustível aditivado sai um pouco do propósito do kit motorizado, devido ao custo maior dele.

Cuidado, não pode ser usado em motores 2T.