Saiba mais sobre o funcionamento de seu motor através do pistão

Carlos Mayer

New member
Heheheh

Sou engenheiro mecânico de formação, tenho minha oficina em casa que não é aberta ao público mas antes de qualquer coisa gosto de mexer em motores... Logo engenheiro ou mecânico qual a diferença? Engenheiro que gosta do que faz sai correndo da prancheta para a graxa...

Davitech

New member
Gostaria de relatar a experiencia que tive com relação a esse assunto, não sou mecânico e estou aprendendo a mexer em motores agora, com meu 80cc 2t, foi a primeira vez que abri um motor na vida.

Então, resolvi abrir meu 80cc 2t com 1300km mais por curiosidade e pra dar uma checada geral, para minha surpresa ele estava bastante carbonizado, com uma grossa camada de carvao no pistao, e tambem com alguns riscos no cilindro e no pistao, entao retirei a tampa, o cilindro e por fim o pistão, tive muito trabalho pra conseguir tirar o pino do pistao, entao retirei os aneis do pistao e comecei a raspar o carvao com uma espatula metalica, raspei até retirar todo o excesso e depois limpei com papel toalha, pincelei oleo 2t e passei papel toalha novamente, recoloquei os aneis (com a mão mesmo, nao é dificil), pincelei oleo 2t no pistao e no cilindro e coloquei só a parte dos aneis pra dentro (com a mão tambem, parece ser mais dificil do que realmente é), com atençao p/ a posiçao dos mesmos, deixando o orificio do pino p/ fora do cilindro, entao encaixei o cilindro nos prisioneiros e posicionei a biela com o orificio do pino, coloquei o pino, as travas e fechei o resto do motor. Limpei tambem o miolo do escape. Eu reutilizei as mesmas juntas, o que nao é recomendado, recomenda-se colocar juntas novas quando se abre o motor, mas eu moro em outro estado e precisaria pedir pelo correio. Entao fui fazer o teste no motor e deu tudo certo, fumaçou um bocado no inicio acredito que pelo oleo que eu pincelei no pistao e no cilindro pra facilitar a instalaçao, mas logo em seguida normalizou.

É uma pena eu nao ter tirado fotos do processo, mas se alguem tiver alguma duvida eu posso tentar esclarecer, baseado nessa minha experiencia.

Abraço!

jerha80cc

New member
Posição de instalação do pistão...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRRNyriVEiYTGiaTPho0e22FMu6UWZyt8KbaESoRHHzADVvWWWD6d75Cue1x-x9CzQAm1T1UIixTBnMCVV6nMMIrqGpfyajfCGE.jpg

o meu pitão e diferente a seta esta apontada para a janela de escape so que a seta esta do lado de da janela de escape e naun do lado do carburador .....entaõ qual lado esta certo ...algum pode me informar e esse numeros o que são ?

jerha80cc

New member
ola davitech gostaria de saber se vc usou algun tipo de adesivo nas juntas ja fechei o meu motor mais ela naun liga., troquei as juntas o retentores o rolamentos a vela mais mesmo assin ele naun liga ..existe a possibilidade de ser parte eletrica obs naun usei nenhun tipo de adesivo nas juntas pq me falaran que era so aperta-las no lugar .....e a posição do pistão com eh posta fotoos desde ja agradeço

flaviosurfizera

New member
Olá CArlos, espero que possa ajudar, tenho um motor 48cc pistão tem o furo do pino mais pra cima que os mais novos, o virabrequin dele não tem balanceador parafusado é uma peça só fundida, to querendo comprar kit cilindro pistão, mais aonde vou encontrar esse pistão para essa geração que creio eu ser um pouco mais antiga

Qualquer pistão serve em meu kit...

Pistões tem diâmetro...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQpyTrFN5gvaWZ8bEL9XFiDELZHby19LMxPygFHkInlLeYA06gXvNNBmstQlxChIGoAm1T1UM10TlwBlsIvT7LMyCKapWRBVYno.jpg

E altura...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRd9ohmpn9wAgQ9MU4J1BRbzfzcWYxGqxX8IOvZzUoVRpzTxVyZRW1nfv1cIzpr24gAm1T1UCLMBnPUku27CQmHOvUgU72HeQes.jpg

DIFERENTES!!!

Mas como assim? Se eu tenho um kit de 80cc basta comprar um pistão de 80cc e o problema está resolvido... Não o pior é que não é bem assim... Lembrem-se que estamos na 5ª (quinta) geração de motores 2 tempos e que as mudanças vão muito além de simples detalhes como velas a 45º ou 90º ou detalhes nas aletas e no formato do cabeçote...

Os pistões de 80cc costumavam ter (diâmetro x altura) 47mm x 48mm e nas últimas gerações tem 47mm x 49mm... Mas a diferença é de apenas um mm... Sim mas o suficiente para impedir o funcionamento do motor. Na dúvida saque o pistão do seu motor e meça antes de comprar. Acredite que evitará trabalho e dor de cabeça...

CONTINUA...