Saiba mais sobre o funcionamento de seu motor através do pistão

Carlos Mayer

New member
O pistão é parte essencial em qualquer motor a explosão... Vejam a definição na Wikipédia:

O pistão tem a forma de um copo cilíndrico invertido sendo a superfície direcionada para a câmara de combustão denominada fundo ou cabeça do pistão.
A parte média, é normalmente chamada de corpo, onde existem dois orifícios circulares que alojam o eixo do pistão que o une à biela.
A parte mais afastada da cabeça é denominada a saia do pistão.

Parece simples e realmente é. O pistão assim como a vela de ignição podem nos dar informações preciosas sobre o funcionamento dos motores de 2 tempos. Coloração, quantidade e tipo de resíduos e até mesmo em caso de quebra muitas vezes a melhor pista para diagnosticar a causa são os pistões.

Neste Tópico tentaremos abordar o máximo possível de situações Ok. Divirtam-se:

Forte abraço a todos!!

Carlos Mayer

New member
Pistão marcado...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvTOKXFv66Y0R6KP2504p-lLZzgXIc9Aa5DvwihPHiRAsg5jnasCHcs9wC0_zWRBqnUAm1T1UO99QDcjEjy6hBJI4DT4PKkcYFbb.jpg

Isso acontece quando o(s) anel(eis) de segmento ou o rolamento de agulhas da biela se partem.

Imaginem o pistão subindo e descendo furiosamente a alguns milhares de RPM e pequenos pedaços dos anéis ou mesmo do rolamento de agulhas sempre esmagados entre a cabeça do pistão e o topo da câmara de combustão. O resultado você podem ver na foto, marcas, sulcos profundos nos pistão.

A pergunta inevitável um pistão assim pode ser reutilizado?

Pode mais não deve. A sugestão é que o pistão bem como todas as outras peças danificadas sejam substituídas. Especial atenção deve ser dada a limpeza do bloco pois qualquer pedaço de anel ou do rolamento de agulhas que fique perdido dentro do bloco poderá colocar tudo a perder. Muitas vezes o ideal é a desmontagem completa do motor de forma que nenhum pedaço estranho de metal fique para trás.

É impostante também verificar se quando ocorreu a quebra o cilindro não foi danificado ou riscado... Se o cilindro apresentar qualquer tipo de dano ou risco inclua-o na lista de compras

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Pistão perfurado...

Um pouco mais raro do que o caso anterior mas pode acontecer em motores 2 tempos.

PQAAAKqbB9Xn--AZxMCQrkP_TXvrsfxUh_Hj6hoTe3tegWEpePpnfZ-OfuTh7ZtEEbKGIo5KMOlDJcumCvJK54B1AH0Am1T1UBwHrXfwwfjlRZrcB4MkkeUmxT3y.jpg

O que pode levar um pistão a furar?

Vela diferente e/ou não compatível com a original, mistura excessivamente pobre e até falta de gasolina em altas velocidades (o que definitivamente não se aplica a bicicletas motorizadas).

A mistura excessivamente pobre pode levar o motor a super aquecer, incluindo ai o eletrodo da vela que acaba se tornando literalmente num maçarico que incandescente acabará perfurando a cabeça do pistão. Neste caso nem preciso dizer que o motor deixará de funcionar já que com o furo não ocorrerá compressão da mistura e sem a compressão da mistura não ocorrerá a queima.

Com certeza não... Mas sei da história de uma Lambretta que teve um furo na cabeça do pistão "remendado" com um parafuso e uma porca. Não ficou lá estas coisas mas pelo menos andou mais alguns quilômetros...

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Pistão carbonizado...

Já vi muitos pistões assim acreditem.

PQAAAKqbB9Xn--AZxMCQrkP_TXtr6Jp7GayegUMlRgo59nzBhi-LkVtJb5y2I41f0JVkVMdvC-1lgNBsv-ENQilOWSIAm1T1UD3S6bTPR-9JngYkWI30T5KojWvk.jpg

A carbonização faz parte do processo de funcionamento dos motores 2 tempos, bem como a fumaça branca expelida pelo escape e também as gotas de óleo preto que pingam pelo escapamento. Devemos nos lembrar que motores 2 tempos não tem cárter, logo, a lubrificação do motor se dá pela queima do óleo 2 tempos que é misturado à gasolina e os resíduos desta queima (carvão) tendem a se acumular no pistão, no cabeçote, na vela de ignição e na biela com o passar do tempo...

Manter a mistura ar combustível corretamente regulada, usar gasolina, óleo 2 tempos e vela de ignição de boa qualidade certamente minimiza este problema. O problema pode ser minimizado através do uso de óleos 2 tempos sintético ou semi sintético mas isso é assunto para outra hora...

Mas como afinal vou saber quando meu motor está carbonizado e necessitando de uma descarbonização?

Aumento no consumo, temperaturas de funcionamento mais altas, dificuldade maior na hora de dar a partida e perda significativa de desempenho são certamente os sintomas mais evidentes... Alguns mecânicos (os mais antigos e experientes) reconhecem um 2 tempos carbonizado até pelo som que emitem já que o escape também tende a carbonizar.

Sim, porém depois de passar pelo processo de descarbonização que deve ser feito por um mecânico com conhecimento em motores 2 tempos ou por você mesmo caso tenha ferramentas, conhecimentos e use nosso Manual de Descarbonização

LINK: Manual de descarbonização do Motor 2 tempos

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Pistão com a parte inferior carbonizada...

PQAAAKqbB9Xn--AZxMCQrkP_TXtzw4_rf5RONk1vayj7_l5TZsW34aKNhdtzXxkZjTVKpN6OOiyEF4FyQvQ3myY15TYAm1T1UOiE9kBiFsHa3j2vfT-DUEqD26WC.jpg

Não chega a indicar um defeito ou problema grave, mas sim que existe alguma entrada de ar no bloco ou que você está colocando mais óleo 2 tempos do que o indicado... Se o caso for de entrada de ar o problema pode ser resolvido com um reaperto ou mesmo troca das juntas do bloco, mas normalmente o motor continua respondendo bem logo é uma situação que só será detectada caso o motor seja aberto...

Sim certamente, basta uma bela limpeza e estará pronto para ser reutilizado.

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Pistão com a biela quebrada...

PQAAAKqbB9Xn--AZxMCQrkP_TXvWGWYuH13z_ebXoE2MQsMQ0CEm8BfShjMY1Y9mxtPSkh1mky4n-pKWMVh7Mh-RgYwAm1T1UBxETgDzE6pj4T28ypo-4CjQI4Xq.jpg

Aqui o sujeito ficou a pé com certeza... A quebra da biela pode ocorrer por super aquecimento, alterações nas dimensões da câmara de combustão como por exemplo rebaixamento do cabeçote ou mesmo a retirada da junta espaçadora metálica em busca de "mais desempenho". É um problema mais raro e atípico. Nestes anos todos que trabalho com mecânica nunca abri um motor 2 tempos com este tipo de problema (ainda bem).

A pergunta inevitável a biela pode ser reutilizada?

O que você acha heheheheh...

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Pistão com a saia quebrada...

PQAAAKqbB9Xn--AZxMCQrkP_TXs0eTbUuJNXonV4mBSEIsXTg5SCIX6bbz2iFLc6DwJLGNibvnDFsyvUTMBH2XvrbrUAm1T1UMhBo6PQj0vpeNgc4HakmAKyKL5k.jpg

Um anel rompido pode levar a quebra da saia do pistão. Basta ser azarado o suficiente para que o pedaço do anel de segmento fique entre uma das janelas do bloco e o pistão para que isso ocorra. Já vi um pistão assim retirado de um kit 2 tempos que funcionava sem escapamento, e também já vi um pistão assim retirado de um motor com o rolamento de agulhas estourado.

Em casos mais raros a quebra da saia do pistão pode ocorrer quando o cilindro está excessivamente desgastado e o pistão trabalhando com folga demasiada.

Pode... Certamente dará um ótimo cinzeiro ou enfeite de mesa... No motor nem pensar...

CONTIINUA...

Carlos Mayer

New member
Pistão perfeito (queima inclusive)...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQM6PLl7v6kV9F5-EZhNIllI-TPS-DR5PcUAAcqUHZPQcFFmCnwjaTC1LYdN4Wg4MUAm1T1UCKp9aBJlrHsPBCZSsW6Z4fv39fT.jpg

Mas o que este pistão limpo e dourado está fazendo aqui?

Pois é... Nem só de tragédias vivem os pistões de bicicletas motorizadas 2 tempos (afinal é delas que estamos falando). Aqui uma foto do pistão de minha 50cc 2 tempos com uns 4 ou 5 mil quilômetros rodados... Foi amaciada corretamente. A mistura (depois do amaciamento) empobrecida (movi a trava da agulha do 3º para o 2º sulco) vela de ignição NGK B5HS e sempre abastecida com gasolina comum e óleo 2 tempos da marca Motul (mineral). Eu moro ao nível do mar e meu motor reagiu melhor a mistura pobre do que a mistura rica por isso a alteração. Já a troca da vela original (no meu kit) Z8C pela NGK B5HS foi pela minha preferência por uma vela mais quente do que a original. Esta troca facilitou as partidas do motor e aumentou minha média de quilômetros percorridos por litro.

Sim hehehehe... Foi recolocado no motor depois da foto e hoje acumula mais de 40.000 Km rodasdos em 5 anos

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Posição de instalação do pistão...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRRNyriVEiYTGiaTPho0e22FMu6UWZyt8KbaESoRHHzADVvWWWD6d75Cue1x-x9CzQAm1T1UIixTBnMCVV6nMMIrqGpfyajfCGE.jpg

Como assim posição de instalação do pistão? Ele não pode ser instalado de qualquer jeito?

Definitivamente não! O pistão tem uma posição apenas e é para isso que serve esta pequena seta que vocês podem ver na foto. Muitos mecânicos de improviso se perdem neste detalhe e ou não conseguem colocar o motor para funcionar ou simplesmente estragam o pistão... A seta deve ficar do lado onde fica a janela do coletor de admissão (carburador) com a ponta apontando para a janela do coletor de escape ou a parte da frente do motor.

Ahhh mas eu não posso colocar ao contrário?

Se quiser coloque, mas não diga que eu não avisei...

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Instalação dos anéis de segmento...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvSz_r_FhmpN01Rwrm4r-wJN8eOCidIJjGzrooji2z9jXptsCmkxKwZG8IPhHX9QxfQAm1T1UNe9n85I3pxYDAwqSsJBUc0bQDyH.jpg

Tal e qual o pistão, os anéis de segmento também tem uma posição correta de instalação. O desconhecimento destes detalhes leva muitos mecânicos de improviso a quebrarem os anéis na hora da instalação...

Reparem na foto (indicados pelas duas setas vermelhas) os pinos onde devem ficar as aberturas dos anéis de segmento... Uma voltada para trás e outra voltada para frente... É assim que devem ser instalados. E estas aberturas tem alguma finalidade ou servem apenas para que os anéis possam ser encaixados no sulco do pistão? Sim elas tem por finalidade a lubrificação de toda a parte superior do pistão e também dão equilíbrio ao funcionamento do motor. Oportunamente postarei um Tópico com maiores informações sobre os anéis de segmento.

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Instalação do pistão com os anéis no cilindro...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvSYLtqRKf8qwdhkhLk0B8Ljhl-D5wH9Mmvcq8XAucmt_WSOixhf3fMcU4FwcPgRgysAm1T1UKHcM-62w1yTUvn7CmAvXxOA9XPT.jpg

Ahhh mas não é só empurrar os anéis com uma chave de fenda e colocar o pistão no lugar?

Pode ser, conheço mecânicos (eu inclusive) que mesmo com a cinta a mão conseguem instalar o pistão já com os anéis no cilindro sem danos. Mas acreditem a forma correta é utilizando uma cinta de compressão de anéis como a da foto. A cinta deve ser lubrificada internamente com óleo 2 tempos bem como o cilindro de maneira a facilitar a entrada do pistão e diminuir a resistência dos anéis. Lembrem-se de mesmo com a cinta de compressão respeitar o posicionamento do pistão (seta) explicado anteriormente...

Custo de uma cinta de compressão (pode ter outros nomes dependendo do estado) em torno de R$ 20,00 a 25,00

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Qualquer pistão serve em meu kit...

Pistões tem diâmetro...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQpyTrFN5gvaWZ8bEL9XFiDELZHby19LMxPygFHkInlLeYA06gXvNNBmstQlxChIGoAm1T1UM10TlwBlsIvT7LMyCKapWRBVYno.jpg

E altura...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvRd9ohmpn9wAgQ9MU4J1BRbzfzcWYxGqxX8IOvZzUoVRpzTxVyZRW1nfv1cIzpr24gAm1T1UCLMBnPUku27CQmHOvUgU72HeQes.jpg

DIFERENTES!!!

Mas como assim? Se eu tenho um kit de 80cc basta comprar um pistão de 80cc e o problema está resolvido... Não o pior é que não é bem assim... Lembrem-se que estamos na 5ª (quinta) geração de motores 2 tempos e que as mudanças vão muito além de simples detalhes como velas a 45º ou 90º ou detalhes nas aletas e no formato do cabeçote...

Os pistões de 80cc costumavam ter (diâmetro x altura) 47mm x 48mm e nas últimas gerações tem 47mm x 49mm... Mas a diferença é de apenas um mm... Sim mas o suficiente para impedir o funcionamento do motor. Na dúvida saque o pistão do seu motor e meça antes de comprar. Acredite que evitará trabalho e dor de cabeça...

CONTINUA...

Última edição:

Carlos Mayer

New member
Quando troco o pistão preciso trocar pino, travas, juntas, anéis de segmento e rolamento de agulhas?

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQNM5uzaBG8_f5mzET86UO79LC3amUK5Yj8c8302ASIYDnRPbGJonmRJpeNToeeiNcAm1T1UC0QtSgA_kh7afTxD7Um9cLb2PTT.jpg

Nem sempre, mas deve, sim deve trocar todos os componentes mencionados de forma a resolver definitivamente o problema... Imagine só um pino gasto comprometendo o funcionamento de um pistão novinho... Ou um rolamento de agulhas gasto se partindo e danificando seu pistão novinho...

O peço das peças listadas não é muito alto e quando são trocadas todas ao mesmo tempo você garantirá suavidade no funcionamento, maior confiabilidade e certamente diminuirá os riscos de quebras.

ATENÇÃO: APÓS A TROCA DO PISTÃO E/OU ANÉIS DE SEGMENTO SERÁ NECESSÁRIO AMACIAR O MOTOR NOVAMENTE, BEM COMO VOLTAR A USAR 63ML DE ÓLEO 2 TEMPOS POR LITRO DE GASOLINA. DESTA VEZ POR UNS 200 KM

CONTINUA...

Carlos Mayer

New member
Rolamento de agulhas...

Um close up...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQ5Mv_IwtEUFPFbmGfnf7ZS4_YC91BRqL9iVx_NwidM-ZKD-At6Ckck9UuaOnGKKvMAm1T1UKVby8eAYCc_qGhNz1BsPg4jEnaf.jpg

Porque vemos tantas postagens com comentários como: "Meu rolamento de agulhas desmontou", "Estou escutando um som estranho vindo do cabeçote"...

Dependendo da forma como o motor é amaciado e cuidado o rolamento de agulhas é o primeiro a abrir o bico. Imaginem o que estas pequenas agulhas suportam em termos de temperatura, atrito e rotações por minuto? Vamos fazer algumas contas então...

Que tal considerarmos uma esticada de 20 minutos a 7.000 RPM algo como 45 - 50 Km/h numa motorizada 2 tempos... Então temos

7000 x 20 = 140.000 Imaginem 140 mil subidas e descidas do pistão fervendo apoiado apenas no pino e no rolamento de agulhas? será que estamos falando de uma peça mal projetada ou um motor utilizado de manera incorreta. E se juntarmos a estas 140 mil gasolina de péssima qualidade e quem sabe menos óleo 2 tempos do que o indicado, ou mesmo de tipo diferente. nem me refiro a semi sintético ou sintético mas óleo de motor, óleo 2T vegetal ou mesmo marítimo (nenhum deles indicados para estes motores)... Blau blau... Lá se foi o rolamento de agulhas e possivelmente pistão, cilindro e anéis... Agora entendem a importância do amaciamento? Da utilização de mistura gasolina vs. óleo 2T exatamente como recomendado?

O rolamento de agulhas é apoiado (encaixado) no pino do pistão...

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQa5HCJfs2Ups_OIJTHUfchscd8qXDhQB964SnWsYzR9-sFO-w95hBmPO3xll3r_LAAm1T1UA5Jy6UO9EfLd8Gn6VYxWJekEMMY.jpg

Esta pequena peça de aço suporta o mesmo esforço sofrido pelo rolamento de agulhas e nas mesmas condições... Ela e o rolamento são os primeiros a sofrer desgaste acentuado quando o motor trabalha super aquecido, com a mistura gasolina / óleo 2T ou mesmo ar / combustível incorretas. Até o estilo de pilotagem pode influenciar na durabilidade destas peças que certamente durarão mais numa motorizada pilotada por quem não exagera do que numa motorizada de quem só anda voado.

São peças efetivamente baratas e de grande importância para o perfeito funcionamento de seu motor...

Nunca é demais lembrar: LEIAM COMPLETAMENTE NOSSOS MANUAIS. SE AINDA ASSIM PERMANECEREM COM DÚVIDAS PERGUNTEM!!!

Link para os manuais de 2T:

Manual instalação do Kit motor Bicimoto 2 tempos para bicicletas

Manual usuário da Bicimoto 48cc 2 tempos

Manual usuário da Bicimoto 80cc 2 tempos

Manual de descarbonização do Motor 2 tempos

Manual de manutenção da Bicimoto 2 tempos

Manual do carburador do motor Bicimoto 2 tempos

Não digam que o motor pifou "porque eu não sabia" heheheh

Forte abraço a todos

Carlos Mayer

New member
Olá, Antonio

A coloração se deve a utilização do óleo mineral 2T importado da Motul, a mistura estar perfeitamente equilibrada e ainda ao fato de o motor ter passado por uma descarbonização completa uns 30 ou 35 dias antes da foto. Devo salientar que meu motor de 50cc 2T tem as janelas de admissão e escape trabalhadas, carburador importado Speed de alta vazão com kit de 5 agulhas e giclês (veio com ele), filtro de ar de alta vazão e escape também trabalhado. Todos os rolamentos internos são alemães incluindo os do virabrequim e o de agulhas da biela... Ahhh e eu sou mecânico heheheh

Forte abraço

Antonio Pavani

New member
E a descarbonização deve ser feita de quantos em quantos kilometros ? Outra pergunta, aproveitando que meu motor estará aberto na ocasião, comoposso verificar se existem folgas na biela, pistão, virabrequim e etc ? Muito obrigado.

Carlos Mayer

New member
Olá, Antonio

Este cinquentinha é o meu xodó... Foi o primeiro motor que comprei na Bicimoto lá em Novembro de 2008... Como na ocasião era marinheiro de primeira viagem amaciei o motor com todo o carinho. Semanalmente verificava parafusos e porcas, aos pouco fui trocando TODOS os parafusos e porcas originais por inoxidáveis (Allen sempre que possível e com a preciosíssima ajuda do amigo Budget). Até que um dia surgiu o primeiro 50cc 2T de um cliente para consertar. Como tive que abrir o motor dele aproveitei e anotei a especificação de todos os rolamentos e retentores e na primeira oportunidade fui numa casa especializada aqui em Niterói e comprei tudo da melhor qualidade possível. Deixei tudo guardado a espera de um motivo para abrir meu motor e trocar tudo.

Quando os sintomas de carbonização começaram a aparecer aproveitei a abertura do motor para a descarbonização para trocar tudo e ai emendei no trabalho nas janelas, polimento parcial dos dutos e a compra (importação na verdade) do carburador. Como na época não tinha valores, nem referências o processo foi lento e trabalhoso milímetro a milímetro pois como sabemos se o polimento for excessivo a gasolina evapora antes de chegar a câmara de combustão, se o aumento da passagem for excessivo o motor tenderá a engazopar... Era um tal de passar Dremel fechar e testar. Passar Dremel fechar e testar heheheh...

Hoje acho que poderia ter ido um pouco além no trabalho, mas certamente comprometeria a durabilidade.

Aqui você pode ver como ficou o coletor de admissão...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvT7aIAhy7HHi_x0Q3rwBPdkU2wkpuxYwpATsuGeW0L5tMq8IgR1cIF2tAwGjJVnfcIAm1T1UPafsBO8OYUW_R8b3A-eZNK5cUiZ.jpg

E aqui o coletor do escape...

OwAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQt--PAMR-kHAkc2_QXPEC2MwgRVXghzpcYlXcKtpKp3gf18unbchjJ6fqMUuBiYk8Am1T1UII9D-L_4N9C22RASng4cPc-3eBT.jpg

A junta de escape antes e depois...

OgAAAKqbB9Xn--AZxMCQrkP_TXtqSedoQ5t0vSer7VOA0Dl1t1MHZ5QAh2KcDuIDVbU02HB-w4dKoG3SdjkAfEl3igYAm1T1UHOXi4KHKmzY2O_lo1c94wRHhyzO.jpg

Basta seguir o seguinte raciocínio: Se entra mais combustível (mais velocidade) os gases quentes necessariamente precisam sair mais rapidamente da câmara de combustão...

Comecei a fazer um "Tutorial" mas sempre fiquei preocupado com a molecada arrombando coletores heheheh... Depois detonam o motor e vão dizer... Ahhh mas o Carlos Mayer fez :mad:

Com relação a folga é difícil já que normalmente a presença de folga é acompanhada de barulhos estranhos e perda significativa no desempenho. Só mesmo com micrômetro, relógio comparador, o chamado súbito (analisador de diâmetros internos), calibre de raio e por fim calibre de lâminas você teria subsídios para determinar se biela, pistão e virabrequim estão ou não dentro dos limites (por sinal nem o fabricante informa em sua literatura técnica quais seriam estes limites) . São ferramentas de precisão e caras... Por baixo um "kit" sai por uns 2.500 a 3.000 reais...

Começou a perder desempenho de forma significativa? O consumo aumentou muito? O motor está funcionando de forma instável? parte direto para a substituição do kir de cilindro completo...

O virabrequim destes motores é muito resistente. Meu motor atá o Natal passará dos 50.000 Km rodados e o virabrequim e a biela ainda são originais...

Forte abraço

Julio Caezar

New member
Ola Carlos , se futuramente precisar destas pequenas customizações feitas por vc e o budget, haveria a possibilidade de vc fazer isso pra mim ou me mostrar como fazer , pois como resido em são Gonçalo e particularmente Alcântara fica perto de niteroi, seria fácil me deslocar com a motorizada ate sua fantástica oficina...Seria possível?