Ruído forçado ao atingir velocidade

Bezerra

New member
Boa noite, adquiri minha bicimoto 4 tempos a quase um mês,infelizmente esta me dando umas dores de cabeça mas no momento so vou pedir ajuda na questão desse ruído q não sei identificar de onde vem nem o porque, quando ela esta na parada ou saindo da inercia fica o barulho de tipo algo solto no motor, mas que para qdo começa a movimentar-se, o ruído chato se dá qdo ela atinge seus 20 a 25 km, é como se fosse um "forçado" na correia ou embreagem, ja abri a pra ver mas nao identifico nada solto ou arrochado demais (tirando o parafuso q prende a "roda dentada grande" q folga q é uma beleza ), o ruído é alto, dá a sensação q algo vai se partir, agora o engraçado é q percebi q nas subidas o ruído nao acontece, mas na reta e na descida basta eu chegar na casa dos 25 q ja começa a ruideira. BICIMOTO MODELO 4 TEMPOS 5G T-BELT / 60 KM RODADOS. :confused::confused::(

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Bezerra,
Difícil comentar sem ouvir o tal ruído.
Faça uma gravação de um áudio ou um vídeo para melhor te ajudar.
Um dos casos mais típicos nas 4T, são os ruídos na campânula, coisa que acredito que não seja o seu problema, pois o ruído é muito parecido com uma moeda caindo no chão.

Bezerra

New member
Caro amigo Nelson H, tentei gravar um video mas por incrivel q pareça o ruído não acontece qdo ela esta acelerando parada, mas sim qdo esta em movimento, dai tentei gravar um audio na avenida mas nao deu certo. Da a entender q vem da correia ou embreagem pois como relatei o ruido parece com algo forçando demais ou ate msm raspando, vi a citação de outro membro sobre por grafite em pó dentro da embreagem, será q seria uma boa no meu caso ?:confused: ah, antes q eu esqueça nao sou pesado ao ponto de forçar o motor, peso 75 kg:eek:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Bezerra,
Essas coisas acontecem mesmo. Na hora que a gente quer, o problema não aparece.
Sim, pode usar o grafite. Melhorará o ruido mas ela continuará, pois acredito que seja um problema no alinhamento da correia dentada. Veja se não é isso.
Quando há tração no motor, pode haver ese desalinhamento. Veja nos posts do usuario "Ademberd", ele fala de uma barra para manter o motor alinhado.
Tendo duvidas, pode postar novamente.

Bezerra

New member
Grande Nelson H, fiz algumas observações na bike para ver se identificava mas não logrei êxito, liguei ela sem a proteçao da correia e fiquei prestando atenção se era a danada da correia que fica me perturbando rsrs,nao percebi a correia "bambeando" e nem a tal da polia (creio que seja esse o nome) variando o local, apesar de minha proteção de correia ter marcas de raspagem, mas isso aconteceu devido a folga desse parafuso que segura a polia grande e que em uma dessas vezes que folgou por pouco nao perdi uma travazinha bem pequena que fica dentro.Isso é outra coisa que não entendo, se o parafuso vai sofrer altas rotaçoes pq folgou tao facil e varias vezes ?será que não é o parafuso especifico para esse fim ? bom, continuo na saga de tentar descobrir a causa da barulheira, pois o grafite nao deu muito certo, deve ter lubrificado de alguma forma a embreagem mas o barulho continua. Abraços !!!

Bezerra

New member
Bom dia caros amigos, venho mais uma vez relatar a minha saga para descobrir o motivo/causa dessa barulheira toda na bike. Bom, ja pus o grafite e tbm fiz o macete q o nosso amigo corlex me passou do white lub mas ate agora nao surtiu efeito, qdo estou com ela na rua parece q sou o coveiro da cidade arrastando um caixão ou estou fazendo suco de cajá (famoso pelo barulho). Hoje na volta notei q se eu apertar bem a frenagem traseira a momentos q o barulho diminui um pouco, nao sei se tem algo a ver mas percebi isso hj, é como se o freio traseiro tivesse fazendo o papel da embreagem, mas nao posso andar com o freio puxado, seria meio sem logica ficar acelerando e puxando o freio. mandei email para a bicimoto mas ate agora nao obtive resposta, nao sei mas nem o q fazer to pensando em encostar ela ate resolver essa situação, mas ai fica o dilema : ja fiz o sacrificio de comprar ela pra me locomover para o trabalho, se nao usa-la vou ter q pagar as prestaçoes + as passagens de onibus, na crise q estamos nao tem bolso q aguente nao é msm ?

Braz Wilson

New member
Meu caro na hora de comprar é rápido so não espere boa vontade por parte da BICIMOTO consideração 0 a minha 4 tempos até 25km por hora uma seda acima disso vibra muito e até agora ninguém ne disse nada a respeito comprei um esticador com mola, mandaram um com mola fraca quase me arrebento no asfalto um amigo mecânico me arrumou uma mola reforçada que resolveu o problema,estamos mal informados e assessorado pela BICIMOTO que só quer lucro o cliente que se lasque.infelizmente isso é BRASIL

Braz Wilson

New member
Veio com o kit 4 tempos uma chave meia lua que não sei pra que serve me disseram que é pra usar na embreagem mas não explicaram como usar e quando.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Meu caro na hora de comprar é rápido so não espere boa vontade por parte da BICIMOTO consideração 0 a minha 4 tempos até 25km por hora uma seda acima disso vibra muito e até agora ninguém ne disse nada a respeito comprei um esticador com mola, mandaram um com mola fraca quase me arrebento no asfalto um amigo mecânico me arrumou uma mola reforçada que resolveu o problema,estamos mal informados e assessorado pela BICIMOTO que só quer lucro o cliente que se lasque.infelizmente isso é BRASIL

Braz,

Quanto a vibração, podem ser várias as causas :
1- Descentralização da coroa (a de 44 dentes) em relação ao cubo.
2- desalinhamento entre pinhão e coroa.
3- Falta de aborvedores de vibração entre quadro e a mesa de fixação do motor. Absorvedores = Lençol de borracha.
4- Talvez, precise de mais um ponto de trava para fixar o motor, como fez o colega Ademberd.

Tente entrar em contato com ele no privado, pois ele tem vasta experiência com os 4T.

:cool:

Braz Wilson

New member
Quanto a ferramenta já descobri quanto a vibração. do motor tá diminuindo deve de ser ajuste casar engrenagens só dá um tilintar tipo sino na marcha lenta mas quando acelera para,,,, eu bati com a chave de fenda naquele disco pequeno aonde fica a embreagem dentro e fez o mesmo barulho acho que deve ser normal pois já vi algumas mobiletes que faz isso na lenta