Rodando com gasolina pura

Julio Caezar

New member
Mas mesmo sem alcool nossa gasolina tá longe da gasolina dos americanos,lá é puríssima,aqui tem o alcool,solventes e outras porcarias

Sim, mas pelo que eu entendi do que o Fabio falou e o adriano confirmou a gasosa é um hidrocarboneto e não é missivel em agua, acredito que os slventes sejam , semelhante ao etanol que em bem missivel com agua, ... Bem acho que deva ser isso, Me corrija se estiver errado nessa ai o Adriano_cestari, com este teste da proveta , a gasolina sai quase que totalmente pura pois a agua se junta ao alcool e a estes outros solventes que tem na gasosa, e dai ela sai bem pura acho eu!!!

100% pura não fica,a gasolina americana é transparente,isso mesmo transparente,já a nossa gasolina depois desse processo de tirar o alcool ela fica numa cor amarelada quase laranja,esses solvente que eu citei são do próprio petróleo e não se misturam com a agua

fabiomarca

New member
Quanto aos solventes misturados na gasolina eu acredito que a agua absorva eles tambem porque até onde eu sei todo e qualquer alcool, seja o vendido na bomba de alcool, seja o vendido na gasolina ou até mesmo o vendido na farmacia, todos eles são transparentes, bem similares(se não iguais) a agua, e quando é misturada a agua com gasolina para a retirada do alcool essa agua que sobra é branca.. o porque disso eu não sei, não fasso ideia do que sai da gasolina mas não acredito que seja alcool puro.. quanto aos colegas com bicimotos 2T não quero me arriscar a opinar muito pois minha experiencia em 2T se limita a motores STIHL, se são melhores ou piores ou iguais aos vossos não cabe a mim dizer ou julgar, apenas compartilho minha experiencia na esperança de que possa ajudar vocês, nada do que digo aqui é regra tão pouco recomendação minha, apenas recebi instruções para fazer isso com meus motores 2T e obtive resultados melhores em varios aspectos.. quando testei gasolina pura em minha bicimoto foi visando tanto a durabilidade quanto a economia, por isso resolvi compartilhar após testar e obter resultados concretos.

SBP

New member
Olá pessoal,
não tenho usado mais meu "decantador", pois parei de usar gasolina pura, mas tinha sido uma excelente ferramenta para separar a gasolina!
Resolvi mandar aqui algumas fotos dele caso alguém se interesse em fazer algo parecido..
É uma garrafa PET de 3L, com uma válvula ligada a uma mangueira cristal, vedada com veda juntas (silicone de alta temperatura). Eu colocava com um funil uns 100g de sal, a água, misturava até a solução ficar homogênea, depois colocava a "gasolina" da bomba, mexia sem chacoalhar muito, deixava de ponta-cabeça (ela ficava equilibrada sobre a válvula, sem precisar apoiar), e depois ia desprezando a água alcolizada (punha fogo nela), e cortava quando chegava a gasolina, aí já colocava direto no tanque o restante.
DSC_1734.jpgDSC_1735.jpgDSC_1738.jpgDSC_1739.jpg

SBP

New member
Olá Ademberd,
utilizei por pouco tempo a gasolina pura, e não foi com o carburador original, foi com o meu modificado (ele tem 1mm a mais de diâmetro interno e filtro de ar UNI de alta vazão).
Sem dúvida roda melhor com a gasolina pura. O que quero dizer com isso é que o funcionamento é mais estável, pois é mais adequada à taxa de compressão do motor, além de com certeza prolongar a vida útil pot não carrear água, diminuindo a oxidação das partes.
No meu caso eu passei a usar ela antes da alcoolizada da bomba, logo após mexer no carburador. Foram necessários "poucos" ajustes para deixar ok (0,35mm de gicleur da lenta e 0,6 de jato principal deram boas leituras de vela). Decidi não usar mais ela pq assim seria quase uma 2t, que requer um "preparo" da gasolina, e eu não queria perder tempo com isso, toda vez 20-30 minutos!
À propósito não expliquei as medidas acima, são de microbrocas que comprei no ebay (8 reais com o frete!). Com o filtro de maior vazão e o carburador idem, é necessário fornecer mais combustível na mistura, e não basta mexer no parafuso de mistura da lenta, mesmo pq ele atua muito pouco com mais de 1/4 de aceleração (abertura da borboleta).
Nas condições atuais, ou seja, "gasolina" da bomba, precisei de aumentar ainda mais a vazão de combustível. Atualmente o gicleur da lenta tem 0,45mm (o original tem cerca de 0,26-0,27), e o jato principal está com 0,7mm (o original tem cerca de 0,56).
Mesmo assim ainda estou achando a leitura de vela um pouco pobre em aceleração completa, mas tenho receio de 0,75 ficar muito rica. Vou testar pois mês que vem as gasolinas já virão com 27,5% de álcool, fora a margem de erro de 1%, ou seja, nas bombas estará com cerca de 28-28,5%. Com um pouco mais de álcool capaz que vai ficar ideal o jato 0,75. Assim que tiver um tempo vou testar, e futuramente posto detalhes sobre a motorizada. Muita coisa boa no conjunto.. Estou agora esperando um tanque de plástico, de ktm50, pois cansei da ferrugem que se forma no de metal.
Se vc não se importar em separar a gasolina a cada abastecimento acho que é uma boa pra vida útil do motor!
Qualquer dúvidaé só falar!

SBP

New member
Lembre-se, será necessário menos combustível para a mistura ideal, ou mais ar! Isso pode ser traduzido em mais economia, e considerando a engenharia do conjunto tera melhor performance e rendimento.
Se no seu caso apertar o parafuso da mistura (para fornecer menos combustível) for insuficiente e estiver com leitura de vela muito rica posso te ajudar a ter mais AR, incrementando a entrada aos poucos até um certo ponto, com modificações simples. Você poderia também substituir o escape por um menos restritivo, o que empobrece a mistura (não tanto quanto mais ar na admissão, mas empobrece, pois quanto mais rápido e eficientemente saírem os gases menos resto de gás fica para a próxima explosão, melhorando a próxima queima e permitindo mais vácuo e entrada de mistura, por isso empobrece). Para empobrecer um pouquinho uma fita térmica no escape ajuda, pois facilita a saída dos gases conservando neles mais temperatura/energia, diminuindo a perda de temperatura para o metal do escape (mesmo assim a diferença no escape original deve ser bem pequena pois ele é muito restritivo).
Abraço

SBP

New member
Lembre-se também que altitude e temperatura são muito relevantes.
Quanto mais alto mais rarefeito é o ar, portanto com menos ar menos combustível será necessário, ou a mistura ficará muito rica.
Quanto mais frio mais denso é o ar, portanto mais moléculas entram e mais combustível é necessário.
Para leitura de vela mantenha o motor na faixa de aceleração desejada (marque no manete 1/8, 1/4, 3/8, 1/2, 5/8, 3/4, 7/8 e 100% abertura, isso ajudará nos testes)por pelo menos 1 minuto e desligue sem alterar a posição do manete. Também é possível em cada faixa de abertura fazer alterações na mistura com o motor funcionando e analisar o comportamento, e assim irá propositadamente ouvir sons de mistura pobre e rica, e ficará mais fácil ajustar. Se o motor for deixado em marcha lenta antes de desligar a leitura será provavelmente de uma condição rica/fria, mas não corresponde à leitura de determinada abertura de borboleta.
Mistura pobre resulta em combustão muito quente, menos potência e sintomas de falta de combustível/alimentação (como a pré-ignição), e desgaste acelerado das peças (comum furar pistão, quebrar anéis, etc). A vela terá coloração muito branca, sem resíduos, exceto pequenos pontos pretos na porcelana.
Mistura rica resulta numa combustão mais fria, que "rouba" calor e auxilia o arrefecimento, por isso motores refrigerados a ar são propositadamente ajustados para misturas mais ricas (levemente). O único problema é que quanto mais rica a mistura maior consumo e emissões (pois a queima não foi completa),fora a perda de desempenho/potência. Pior ainda, se a mistura estiver excessivamente rica haverá pior lubrificação, pois o excesso de gasolina restante (não queimada e não expelida) "lava" o óleo da parede do cilindro e acelera o desgaste, e também desce combustível para o cárter, diluindo o óleo com gasolina. A coloração da vela será escura, carbonizada, seca até certo ponto, e no caso de mistura muito rica a carbonização vista na vela será oleosa pois há mistura com o óleo do cárter.
Boa sorte!

SBP

New member
SPB, qual o motivo de ter parado de decantar a gasolina do posto?

Olá amigo,
parei pq não queria mais gastar esses cerca de 30 minutos totais a cada abastecimento, afinal essa foi umas de minhas considerações antes de comprar um kit 4t em relação ao 2t, ou seja, não precisar efetuar um preparo da gasolina.. E quando me dei conta estava tendo ótimos resultados, por estar usando o motor com o combustível para o qual foi projetado, porém estava gastando meia hora a cada abastecimento, o que havia se tornado bem mais que simplesmente misturar um óleo 2t, ou seja, havia pago o dobro por um kit e ainda estava demorando muito mais por abastecimento..
Logicamente essa não foi a única consideração que me levou a escolher o 4t, minha preferência foi por diversos motivos, mas este era um deles.

Julio Caezar

New member
Olá amigo,
parei pq não queria mais gastar esses cerca de 30 minutos totais a cada abastecimento, afinal essa foi umas de minhas considerações antes de comprar um kit 4t em relação ao 2t, ou seja, não precisar efetuar um preparo da gasolina.. E quando me dei conta estava tendo ótimos resultados, por estar usando o motor com o combustível para o qual foi projetado, porém estava gastando meia hora a cada abastecimento, o que havia se tornado bem mais que simplesmente misturar um óleo 2t, ou seja, havia pago o dobro por um kit e ainda estava demorando muito mais por abastecimento..
Logicamente essa não foi a única consideração que me levou a escolher o 4t, minha preferência foi por diversos motivos, mas este era um deles.

SBP, um simples planejamento e um galão de 5 ou 10 litros poderiam fazer a diferença... galões de armazenagem de combustível podem manter a gasolina por um tempo considerável antes dela perder a octanagem, e dai estas 30 min seriam diluídos facilmente e se vc utilizar embalagem de óleo 2T de 1 litro ou ate 2L devidamente limpas e levar isso em uma bolsa na bike contigo já com o combustível da viajem e devidamente misturado com o óleo... com certeza ira reduzir este tempo... talvez vc só precisasse fazer este processo a cada 2 , 3 dias.... Obviamente precisaria de um decantador maior....