Rodando com gasolina pura

fabiomarca

New member
Pessoal eu testei rodar com gasolina pura(sem ethanol) sem fazer nenhuma regulagem extra ou alteração no meu motor 4t e ele está rodando bem, sem problema nenhum ou sem estar "batendo", aqui onde moro é aproximadamente 600~700m acima do mar então eu uso meia volta a mais no parafuso da mistura de gasolina, o padrão é 2,5 e eu uso 3 voltas.. minhas médias subiram de 50km por litro para 71km por litro, espero que esses resultados sejam uteis para alguem mais aqui. :D

Carlos Mayer

New member
Olá, Fabio

O que você quer dizer com gasolina "pura"? Especificamente a que tipo de gasolina se refere?

Os nossos kits de 4 tempos comercializados na América e Europa, por exemplo, são preparados/ajustados para uso de gasolina sem chumbo, já os comercializados aqui são preparados para uso de gasolina com adição de álcool.

O "bater" de válvulas é uma característica destes motores de origem estacionários e não um "defeito". No mais amigo médias de 71 Km/l??? Melhor aferir seu velocímetro... Forte abraço

Sidney

New member
Boa Tarde Fabio

de que marca é essa gasolina pura e onde vende????????

Ps Toda Gasolina vendida no Brasil tem adição de Etanaol !!!!

Sidney

Carlos Mayer

New member
Pois é Fabio...

O motivo de minha curiosidade e perguntas é exatamente pelo mesmo motivo do Sidney...

É sabido que o etanol é misturado a nossa gasolina nas distribuidoras... Logo gasolina "pura" não chega aos postos de combustíveis. Quando muito seria encontrada nas refinarias, e estas não vendem gasolina a litro. A única gasolina pura que conheço a venda no mercado nacional é a AVGAS também chamada de gasolina de aviação.

As diferenças se compararmos AVGAS com a gasolina de postos

AVGAS não contém etanol (álcool)

AVGAS tem em sua composição chumbo tetraetila para elevação de sua octanagem a gasolina comum não

AVGAS tem entre 100 e 130 RON (octanagem) a Premium (por exemplo) vendida nos postos tem 98 octanas e 26% de etanol

Devido ao seu alto poder de explosão a gasolina de aviação ou AVGAS é feita para motores com taxa de compressão menor do que por exemplo as encontradas em carros de passeio e motos.

Enfim a AVGAS é específica para aeronaves e não para veículos terrestres...

Quanto ao velocímetro a cabo pode colocar ai nesta conta um erro percentual na faixa de 20%...

Então quando ele marca (por exemplo) 60 Km por hora na verdade você está em torno de 48 Km/h. Quando ele informa que você rodou (por exemplo) 100 Km você rodou na verdade 80 Km...

Para mais precisão na informação da velocidade e da quilometragem recomendo a instalação de um velocímetro digital - ciclo computador. O erro percentual é bem menor e assim você receberá informações de velocidade, quilometragem e consequentemente consumo bem mais próximas da realidade.

Forte abraço

sapote

New member
carlos, eu regule meu velocimetro digital usando um aplicativo GPS, (em mi caso speedtrap pra blackberry) com ele pude comparar a diferenca (que era de +- 3%) bastante bom, use uma candela NGK R que reduce ruido electrico que enloquece estos velocimetros.

Saudos.

fabiomarca

New member
Olá Sidney, perdão não explicar antes mas eu não compro a gasolina dessa forma, compro a gasolina comum como todos vocês compram no posto e depois eu mesmo faço a retirada do ethanol/solvente ou qualquer outra coisa que possivelmente esteja misturada na gasolina utilizando um método ensinado pela própria petrobras para aferição da quantidade de etanol na gasolina, a grosso modo é só adicionar 1:1 de agua e gasolina dentro de um recipiente, agitar levemente e deixar de repouso por 5 minutos, depois só drenar a agua misturada com os outros produtos e ficar com a gasolina pura.. se me permite a sugestão, utilize uma garrafa de 3,3L de refrigerante, dai vc adiciona 1,5 de agua e 1,5 litros de gasolina, mistura e deixa descançar com a tampa para baixo, apos um tempo abra levemente a tampa e vá apertando a garrafa gentilmente para retirar a agua que fica decantada abaixo da gasolina, vc perceberá uma diminuição entre 20~30% no volume da gasolina pela retirada dos outros produtos, sobrando uma agua esbranquiçada com um cheiro ardido/forte, para descartar essa agua basta jogar em uma calçada que seja grade e sem escoamento de agua, ela evapora mais rapido que agua pura dai não agride o solo, ou deixar em um vasilhame exposto ao sol, vai secar da mesma maneira.

Última edição:

fabiomarca

New member
Acredito ter me confundido entre paginas, a informação que eu mencionei antes encontra-se na pagina da ANP, na parte duvidas frequentes > qualidade dos combustíveis.. nesse local é ensinado como fazer o "teste da proveta" para que o próprio consumidor fiscalize o combustível que está comprando, ainda utilizando o mesmo método é possível extrair o álcool anidro da gasolina sem necessariamente utilizar 10% sal para cada litro de água como mencionado lá. Acredito que esse teste possa ser achado em outros locais mas mesmo assim deixarei o link direto da pagina em questão.

http://www.anp.gov.br/?pg=8330

Julio Caezar

New member
Fabio vi o link que vc postou e realmente é bem pratico, e acho que pode ser viável, pois como precisamos adicionar o óleo 2t na gasosa, e misturar bem acha que pode ser legal tirar esta parte de etanol , 15 min e pouco pra esperar... e depois é ate viável em viagens mais longas levar uma recarda extra em recipiente adequado já como a mistura preparada, 70 KM/L é uma boa media... se consideramos 5 litros sendo 2,5 no tanque e + 2,5 sendo transportados em embalagem adequada, se tem uma boa autonomia pra um passeio bem prolongado +- 350 KM...

Última edição:

adriano_cestari

New member
Ola a todos.

Realmente este médoto e válido, sou eng químico, o que vocês estão vendo é uma extração por solvente.

A gasolina e outros hidro carbonetos não são missiveis em água, mas o etanol sim e bem soluvel.

Esta gasolina depois do processo seria semelhante as vendidas em qualquer outro pais, tirando o Brasil.

Ela tem uma octanagem maior que a com etanol.

Não sou mecanico mas acredito que se regular o carburador para um mistura com mais ar o motor deve ir bem, depois logico de amaciado, penso isto pois quando adicionamos óleo dois tempos ele também é um hidrocarboneto de grande octanagem, maior até que querosene ou disel, dai a mistura gasolina e oleo 2 T tem uma octanagem maior que a gasolina comparada.

o que não sei é se seria necessário diminuir a compressão do motor ou almentar. acredito que não, mas não sou mecanico. Mas uma coisa é certa, na saida de gases a quantidade de água em vapor será menor com gasolina pura que a comprada normalmente, ou seja vai danificar mais lentamente o escapamento.

Julio Caezar

New member
Bem Adriano, quanto ao que vc colocou, acho interessante , poder se livrar deste álcool na gasosa é realmente algo bom, agora acho que será preciso fazer testes com a quantidade de óleo 2T por litro de gasolina.... tanto o mineral quanto o semi-sintético e o sintético, pois a quantidade de óleo que é utilizada nestes motores leva em conta é claro o álcool misturado a gasolina, que influencia na octanagem conforme vc falou no seu post, pretendo utilizar este método futuramente pois se economiza bastante combustível, ate estava pensando em fazer um esquema num galão de cinco litros colocar uma torneirinha no meio dele certinho , pra com isso tirar a gasolina primeiro e dai depois descartar o álcool misturado....

fabiomarca

New member
Galerinha eu não posso opinar diretamente sobre o motor 2T da bicimoto porem pela minha experiencia que tenho com motores STIHL mantendo a mesma mistura recomendada pelo fabricante que seria de 50:1 no caso especifico dessa marca e misturando gasolina lavada nessa proporção com o oleo 2T recomendo eu obtenho um desempenho excelente com funcionamento com bem poucas emissões, partidas frias confiáveis e respostas muito boas do motor sob grande carga, inclusive usar gasolina lavada foi recomendado pelos próprios mecânicos de uma oficina da rede autorizada STIHL aqui perto.. espero que isso ajude de alguma forma os colegas pilotos de 2T

Fiz essa experiência e não mudou muito,mas deu pra sentir uma certa diferença,como a lenta ficou um pouco mais alta e mais força em baixa rotação,ainda não sei se ficou mais econômica

fabiomarca

New member
Ola Bruno, permita-me sugerir um método de verificação.. separe a gasolina em garrafinhas de refrigerante de 237ml e coloque apenas 200ml de gasolina nelas, com o tanque e o carburador vazio abasteça apenas uma garrafa e verifique a quilometragem percorrida e multiplique por 5, seu resultado final será a média normal.. eu fiz assim pois demora muito para acabar a gasolina.

Obs: Quanto a segurança desse metodo não acredito que seja tão perigoso se a gasolina for bem acondicionada, e ainda essas garrafas pequenas suportão tranquilamente até 60psi de pressão, então contando com o espaço de ar que vai ficar dentro da garrafa não há risco de explosão.

Última edição:
Então,eu tinha +ou- 1 litro no tanque e comprei mais um litro e fiz a separação,de 1 litro que comprei fiquei com 700 ml,fiz o cálculo de quanto óleo colocaria e completei o tanque,então não ficou totalmente sem alcool,mas mais pra frente vou fazer o teste com a gasolina totalmente sem alcool

fabiomarca

New member
Mistura gasolina e agua na proporção de 1:1 para ter certeza q vai sair tudo, vc vai perder sempre entre 25~30% da gasolina original.. dessa gasolina que sobrar vc mistura na proporção certa de oleo se tu tiveres um motor 2T :)

Uma coisa que eu percebi andando com 2 litros de gasolina(1 litro sem alcool e 1 litro como vendem nos postos)é que tem que fazer uma afinação no carburador,como o alcool é mais denso que a gasolina acaba dando um pouco de excesso de combustível,mais em rotação média-alta,em rotação baixa é normal,logo farei o teste com 1litro gasolina sem alcool para melhores testes

fabiomarca

New member
Acho q eu tinha mencionado uma nova regulagem no carburador, se não me desculpe.. sem o alcool na gasolina a regulagem da mistura tende a ficar mais pobre e a marcha lenta mais estavel..

Julio Caezar

New member
AI galerinha que esta testando o uso da gasosa sem álcool, conforme é usado nos EUA, por exemplo, se vcs puderem testes também com outros óleos, tipo o sintético e o semi-sintetico, pois acredito que os americanos tem muito mais experiência nesta área do que nós brasileiros, e pelo fato da gasolina deles ser pura conforme nos estamos testando agora, na verdade este tipo de procedimento , acho eu não tinha sido usado por ninguém de fóruns brazucas ate agora, acho que somos pioneiros nisso, e convém que registremos os dados com precisão , fazer o testes com os três tipos de óleo e anotar os resultados , bem como a quantidade de óleo usado bem como o tipo de óleo usado e também a performance da bike após o uso... Teve um usuário neste fórum que acabou por sair, que na época estava justamente dizendo algo sobre a nossa gasolina misturada + este óleo mineral 2T , não sei exatamente o melhor para nossos motores... foram que o fato de fabricantes chineses indicarem isso me deixa um pouco desconfiado... afinal o objetivo deles e vender sempre mais , não acho que estejam preocupados com a durabilidade de nosso motores...