Regulagem da Agulha do Carburador

Nitcho

New member
Lendo o manual do carburador pagina 12, li o seguinte: "As agulhas de 5 sulcos normalmente vem de fábrica com o clipe instalado no sulco central. Seria uma regulagem genérica, considerando que os kits de motor são vendidos em diversos países. Para melhor compreensão sobre a forma que esta regulagem interfere no desempenho vale salientar.

Em cidades ao nível do mar o motor da sua Bicimoto funcionará melhor com a mistura ligeiramente mais “pobre”.

Em cidades acima do nível do mar o motor de sua Bicimoto funcionará melhor com a mistura mais “rica”.

Estudos comprovam que a cada 500 mts de altitude um motor aspirado perde em torno de 5% de potência. Estes ajustes proporcionados pela agulha do carburador tendem a compensar estas perdas".

Pergunto minha cidade fica a 800 metros acima do nível do mar (Caxias do Sul) devo alterar a o clipe da agulha para o quarto sulco de cima para baixo? Tenho o motor 2T 80 cc.

Tenho dúvidas quanto a orientação do manual quanto a regulagem da Agulha do Carburador pois, pelo meu conhecimento ao nível do mar a Pressão Atmosférica é maior, então penso que, a mistura da gasolina tem que ser mais rica. isto é mais Gasolina menos Ar. Em cidades cuja a altitude seja superior a 500 metros a Pressão Atmosférica é menor, então penso que, a mistura deveria ser mais pobre??? isto é, menos pressão menos ar. Por favor me corrijam se eu estiver errado. Obrigaduuu
 
Última edição:

Carlos Mayer

New member
Olá,

Se você leu o manual deve ter lido que não se deve mexer na mistura antes do término do amaciamento do motor ou 500 Km de uso... Certo?

Quanto a sua pergunta sobre altitude também está respondida no manual...

Em cidades acima do nível do mar o motor de sua Bicimoto funcionará melhor com a mistura mais “rica”.
Estudos comprovam que a cada 500 mts de altitude um motor aspirado perde em torno de 5% de potência. Estes ajustes proporcionados pela agulha do carburador tendem a compensar estas perdas".

Logo, complete o período de amaciamento de 500 Km sem alterar a mistura e depois de completado o amaciamento abasteça sua motorizada com a quantidade de óleo 2T recomendada e pode partir para os testes de mistura. Eu particularmente acredito que por se tratar de um 80cc 2T funcione melhor com a agulha no 3º sulco, mas cada caso é um caso e eu testaria uma semana no 2º para ver como o motor reagiria...

P.S. Somente hoje precisei editar 3 postagens suas com uso indevido do "QUOTE" (citação), e também precisei apagar esta mesma dúvida que foi postada num tópico criado por outro membro. Volto a sugerir que leia os seguintes Tópicos:

LEIAM ANTES DE POSTAR NO FÓRUM e REGRAS DO FÓRUM

Você está em vias de ser punido com -5 pontos e um total de duas infrações ou -10 pontos te levará a ser banido em definitivo do Fórum. Colabore com a organização e principalmente siga as regras já que elas valem para todos sem exceção.
 

Nitcho

New member
Obrigado Carlos, como você leu eu sou novato no assunto estou a uma semana usando a bicicleta e o fórum, ainda tenho duvidas de como usa-lo, havia lido sim o regulamento mas, é tantas informação sobre penalidades e poucas sobre o uso que realmente relendo verifiquei que cometi por falta es experiências alguns erros. Sugiro um check-list de como perguntar, quando criar um tópico novo, quando podermos responder sim ou não? coisas simples que para qual quer iniciante seja fácil a compreensão. Um abraço e boa semana.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Nitcho

Para tentar facilitar as coisas...

O Uso do "QUOTE" (citação) é sugerido quando por exemplo você está respondendo uma pergunta ou dúvida que foi postada anteriormente e já tem várias respostas. Você clica na pergunta que deseja responder na opção RESPONDER COM CITAÇÃO... Assim a pergunta ou dúvida do outro membro aparecerá antes de sua resposta na forma de citação. Agora num tópico com por exemplo apenas uma pergunta quando se é o primeiro a responder não é necessário usar o "QUOTE" pois a pergunta ou dúvida está logo acima da resposta entende?

Postagem de Perguntas/Dúvidas. Não é necessário (nem permitido) postar duas vezes (ou mais) a mesma dúvida no Fórum. Por exemplo um membro com problemas no carburador posta a mesma Pergunta/Dúvida nos Tópicos MOTORES 2T e CARBURAÇÃO 2T E 4T. Este comportamento causa dois tipos de problema. Dificulta um membro com mesmo problema a encontrar a resposta. Gera resultados imprecisos por parte do mecanismo de busca do Vbulletin que é o software deste Fórum.

Título do Tópico e Local da Postagem. É essencial que o Título contenha o máximo de informações (o seu está perfeito), e também que seja o mais claro possível. A sua primeira postagem sobre o assunto acima havia sido postada no Tópico MOTORES 2T quando deveria ter sido postada aqui no Tópico CARBURAÇÃO 2T E 4T que é o Tópico que concentra Problemas/Dúvidas sobre os carburadores dos kits de 2 e de 4 tempos. Usando esta situação como exemplo: Será que um usuário com problemas na regulagem da agulha procuraria respostas no tópico MOTORES 2T? Ou no Tópico CARBURAÇÃO 2T E 4T?

Um exemplo de título infeliz heheheh... Estalo no motor que travou (assim mesmo)... Que motor? De 2 tempos 50cc? De 2 tempos 80cc? De 4 tempos 50cc? Seria este motor um motor zero Km ou um motor com mais de 2.000 Km rodados? Não seria mais fácil um título assim: "MOTOR 80CC 2T COM 1.000 Km DE USO TRAVOU". Sem falar nos "famosos" Títulos "AJUDA", "SOCORRO", "HELP", "PROBLEMA"...

Os FLAMMERS. Estes são aqueles usuários que depois de serem aceitos no Fórum começam a abrir Tópicos de meses ou anos atrás (ou mesmo já fechados) e acrescentam duas ou três palavras única e exclusivamente com o intuito de verem o número do contador de postagens aumentar. Mês passado um membro foi banido pois em apenas um dia ele abriu 22 Tópicos para postar... TAMBÉM ACHO, CONCORDO, ISSO MESMO e por outro lado esqueceu o básico que seria postar no APRESENTE-SE AO FÓRUM heheheh

Não se preocupe pois é tudo questão de prática e ela virá com o tempo. Estamos todos sempre aprendendo na vida e não seria diferente num Fórum. O foco é a manutenção da organização de forma que todos os membros encontrem o máximo de informações sobre o que procuram.

espero tê-lo ajudado a compreender melhor como funciona o Fórum e sinta-se a vontade para me enviar uma mensagem particular ou até mesmo através do Fale Conosco do Fórum (dá no mesmo) com qualquer dúvida que possa ter a respeito das regras Ok... Obrigado pela sua preocupação em aprender e a colaborar com a árdua tarefa de manter a casa em ordem.

Forte abraço
 
Carlos, eu tenho um2t 49cc com 3500 km rodados bem amaciada, moro em B H MG, não sei quantos metros acima do mar, toda original inclusive o escapamento e a regulagem de fábrica. Noto que ela está muito fraquinha para pequenos aclives. Qualquer morrinho tem que pedalar para ajudar. Gostaria de saber se regular para a mistura ficar mais rica melhorará o desempenho, pq estou pensando seriamente em comprar um kit de 80 cc, pq tá ôsso, aqui tem muitos morros.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Jacques

Em cidades com maior altitude os motores costumam trabalhar melhor com a mistura mais rica. Se a agulha estiver na posição original (3º sulco de cima para baixo) experimente colocar a trava no 4º sulco de cima para baixo. recomendo também a troca da vela original por uma NGK B5HS que responderá melhor a nova mistura. Qualquer dúvida não deixe de perguntar...

Forte abraço
 

Gabriel Grings

New member
o meu 80cc com 650km ta ruim de ligar e só liga afogado , mesmo com o motor meio quente ele não liga sem estar afogado, já colokei a vela ngk verifiquei as juntas, carburador , tamto no 2 sulco quanto no 3 fica ruim , as veses o motor da um mini tiro na hora de ligar , tipo um tiro , eu acelero e o motor demora responder aquardo resposta
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Gabriel

As vezes o problema não está na vela e nem na regulagem da mistura ar combustível mas sim em uma entrada de ar. Normalmente a entrada de ar se dá pela junta que fica entre o coletor de admissão e o cilindro. Um teste que costuma funcionar é com o WD-40. Espirre uma boa "dose" de WD sobre a junta encharcando-a, ligue o motor em seguida se ele estabilizar é sinal de que ar indesejável está entrando pela junta. Ai você tem duas soluções. Instalar uma junta nova ou aplicar um pouco de silicone de alta temperatura entre a junta e o cilindro tomando sempre cuidado para que o silicone não escorra para dentro do coletor e/ou do motor.

Te dou esta orientação pois um motor engazopado não dá "tiros" estes sons são sintomas de um motor com ar demais na mistura e como a agulha já foi testada no 2º e no 3º sulco só resta mesmo verificar a junta Ok. Forte abraço
 

Gabriel Grings

New member
a junta já verifiquei mas o problema de eu andar no 3 sulco é que gasta muita gasolina ai se torna inviavel pra min andar de bike de motor , masno 3 sulco ela reage bem , mas no 2 se eu acelero de vez ela meio que para ai depois ela vai pegando giro e vai aumentando a velocidade , eu queria perguntar qual é a vela pra andar no verão é a b6hs , a b5hs é muito quente e pode super aquecer o motor??
aguardo resposta
 

wesley assis

New member
Minha bina ta com ums 200 km rodados , e só tava andando em locais totalmente planos, a menor inclinação da rua ela nao aguentava subir, fiz o teste com a agulha do cabvurador e a posição que ficou melhor foi a primeira (topo mistura mais pobre),.....mesmo assim ainda to axando ela fraca, velocidade maxima no plano medida no gps 30 km h...
 

wesley assis

New member
O problema é que se eu deixar no suco do meio (onde veio) a bicicleta praticamente nao funcciona, no segundo sulco de cima para baixo funciona precario e no primeiro sulco foi onde deu para usar a bina... mesmo assim ainda to axando ela fraca , se eu passar o acelerador do meio, ela começa a afogar.
 

wesley assis

New member
Pessoal depois de quase desistir encontrei o defeito, ao abrir a cuba do carburador encontrei uma peça solta, um limitador da entrada de combustivel que fica no duto da agulha dentro da cuba , ele estava solto ( se é que foi parafusado) agora pode voltar a agulha para posição normal e a bina ta voando......
 

Nitcho

New member
Alguém tem como me explicar a regulagem da Agulha do carburador e tirar minhas dúvidas sobre as observações que fiz acima sobre as orientações do manual. Obrigado.

Tenho dúvidas quanto a orientação do manual quanto a regulagem da Agulha do Carburador pois, pelo meu conhecimento ao nível do mar a Pressão Atmosférica é maior, então penso que, a mistura da gasolina tem que ser mais rica. isto é mais Gasolina menos Ar. Em cidades cuja a altitude seja superior a 500 metros a Pressão Atmosférica é menor, então penso que, a mistura deveria ser mais pobre??? isto é, menos pressão menos ar. Por favor me corrijam se eu estiver errado. Obrigaduuu
 
Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Nitcho,
Isto é devido ao "Oxigênio". Quando se tem muito oxigênio, é entendido como mistura pobre, pois tem mais oxigênio do que a gasolina, numa mistura ideal para a ignição. Em altitudes acima do nível do mar, observamos que o valor do oxigênio vai diminuindo, causando o efeito dito da mistura rica, ou seja, tem mais gasolina do que oxigênio. Outros gases contidos no ar que respiramos não são importantes para a combustão. Somente precisa do oxigênio e da gasolina (vapor/névoa).
É meio confuso mesmo mas se ler com calma, fica mais fácil.
Mistura rica: Quando se tem mais combustível (gasolina) do que oxigênio.
Mistura pobre: Quando se tem menos combustível (gasolina) do que o oxigênio.
:cool:
 

Nitcho

New member
Então vamos ver se entendi, ao nível do mar onde a pressão atmosférica é maior por isso á maior quantidade de oxigênio, então usasse a mistura mais pobre, se considerarmos as 5 ranhuras da agulha a 1ª em cima onde pelo desenho do manual é o local da mistura mais pobre usaríamos a chaveta na segunda ranhura, e nas cidades acima de 500 metros de altitude, no meu caso estou a 800 metros, devo usar na 4ª de cima para baixo é isso?
 

Nitcho

New member
Venho relatar minha experiência pois, poderei estar ajudando algum Hermano Bicimotero em suas dificuldades. Tenho um motor 2T 80Cc. Instalei um dispositivo que fiz parecido a um Shift kit, para que, eu possa usar as marchas da bicicleta pois, moro numa cidade a 800 metros de altitude e cheia de ladeiras e morros para subir e descer. Instalei um Pull Start (partida a corda) para dar a partida pois, com o Shift não pegava mais no pedal, ficou muito pesado. Sempre usei a chaveta da agulha do carburador no 3 chanfro como veio de fábrica. E verifiquei que a vela sempre estava úmida, fumaceava, a lenta não era aquilo e era meio difícil para fazer pegar. então parti para regulagem da clip (chaveta da agulha) tentei coloca-la no 4 chanfro de cima para baixo, mistura mais rica, conforme o manual, o resultado ficou pior, vela mais úmida, maior dificuldade em pegar e fumaceava mais e pingava mais óleo pelo escapamento. Fiz um novo ajuste da agulha, posicionei o clip (a chaveta) no primeiro chanfro de cima para baixo deixei na mistura mais pobre. para minha felicidade tive um ótimo resultado. vou usá-la mais e postarei na sequência. Se tiver alguém no grupo que mora em uma cidade com altitude acima de 500 metros favor vamos conversando. Abraço a todos um ótimo findiiiii.

[h=1]Agulha Carburador-editado.jpg[/h]
 
Top