projeto quadro com suspensão trazeira

Boa noite. Tive pesquisando na net e vi uns quadros bacana para por o motor 80cc 2t. Nao estou falando dos quadros existentes no Brasil com monoamortecimento.
EXEMPLO:
23326_357843884323084_1594543581_n.jpg


Estou falando de quadros como da Motoped que tem 50cc usando o velho motor da cinquentinha honda.

COMO ESTE:
img6938arrow.jpg


O mesmo quadro ja montado
2e31f36f76573215425e1eb83593f571_large.jpg


Alguns vão dizer que é impossivel. Eu sei. Mas pense bem. Os que dizem ser impossível falam q, isso nos quadros comercializados no Brasil atualmente, por causa do eixo do motor ser diferente do eixo do amortecedor a corrente sempre ficara frouxa, ou apertada demais. Aqui que mora a questão. E se colocássemos no mesmo eixo o eixo do motor e o eixo do amortecedor?

FICARIA ASSIM:
motoped-pedals.jpg


Tenho certeza q daria certo. Estou tentando montar isso. Sei que tenho capacidade para isso. Me falta um pouco de dindin kkkk, hj fui ver o preço de uma curvadora de tubos, quase cai de costas: R $ 1300,00 . Vou ver se arrumo algum lugar p dobrar p mim hehehe. Qq coisa mando notícias do projeto. Abraços. Espero tbm q me ajudem com ideias. Valeu
 
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Julio Caezar

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Vc repetiu a imagem nos exemplos e as mesmas não estão aparecendo , e outra pela imagem de uma delas como vc pretende por um 2t ou 4 t nestes quadros???

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Pesquisando na web , a unica coisa viável que vi onde se possa por um motor foi essa aqui da foto.
brandani.jpg

o nome desta bike é BRANDANI , mas se vc puder acha um modelo mais detalhado talvez com a ajuda de um seralheiro consiga fazer um com um esquema parecido, e ela tem um bom espaço pra por um 2t.
 
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Valeu Júlio Caezar pela correção. Este que vc mostrou possivelmente daria certo tbm, mas o eixo o amortecedor tem q ser o msm do motor. Arrumei as imagens, da uma olhada. Com algumas modificações no projeto original poderíamos por qq motor 2t ou 4t pull start ou no tranco, embreagem centrifugação ou a seco. Tava pensando em colocar um tubo em baixo tbm pra dar mais apoio ao quadro assim poderiamos diminuir a espessura do tubo superior, no projeto original esse tubo é bem reforçado, assim barateariamos o quadro, e tbm ficaria mais "confiável". O tanque e as demais carenagens seria feita de fibra de vidro, criatividade nao falta kkk
 

SBP

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Olá Júlio e Juliano,
quando ia montar minha motorizada pesquisei por opções de full suspension, e cheguei quase a comprar um quadro usado no ebay mas o valor do frete era muito alto..
O problema da tensão da corrente pode ser resolvido de duas maneiras: shift kit bem ajustado ou tensor de corrente com molas, como é o meu e de outros usuários do fórum..
Dos quadros viáveis para motorização poucos são atuais, a maioria é da década de 90.. Outro problema é que muitos podem comportar motores 2t, mas 4t são pouquíssimos!
Vou passar aqui uma lista que tinha feito quando fui montar a minha:
GT LTS-1 (2t e talvez 4t)
GT LTS-2 (2t e 4t, uma das melhores opções para 4t se não for a melhor)
GT LTS-3 (idem lts-1)
GT LTS-4 (2t apertado)
GT LTS-5 (idem lts-1)
Manitou FS 1993 (idem lts-1)
Cannondale Scalpel (só algumas versões, e apenas 2t)
Marin F.R.S. (2t e 4t)
Specialized Ground Control 1996 (idem lts-1)
NEXT AVALON (2t apertado)
Ozone 500 Silver Canyon (2t apertado)
Rocky Mountain Element 2003 ou mais velha (2t apertado)
Scott Genius mc10 (2t se couber)
Specialized FSR 1994/95 (2t)
Manitou Answer (2t)
Micargi Cheetah (2t e 4t, essa é recente mas não vem para o Brasil, tentei negociar mas frete muito caro, beach cruiser muito bonita e excelente custo-benefício, lá custa em torno de 200 dólares completa)
Rusty Spokes (essa é uma fábrica que faz Beach Cruisers full suspension)
Pro-Flex OFFROAD 1991 (2t)
Focus FSL (2t se couber)
SARACEN (não sei o modelo pois não tem o nome marcado na foto que encontrei)
Salsa Des Niner (2t, quadro recente)
Fuji Outland Pro (2t, quadro recente)
Solo-One KHS (2t e talvez 4t)
Orbea Oiz 2012 Carbon (2t)
Schwinn Midtown (2t se couber)

Os únicos que encontrei no Brasil à venda, mas perdi, ou pq compraram antes de mim ou pq estava muito caro, foram 2 Specialized Ground Control e 2 GT LTS-1 (um com solda, outro caro demais pela idade, e também preferiria a LTS-2 para montar o 4t)..
Se quiserem garimpar a internet atrás desses quadros eles entram à venda com freqüência no ebay, mas aí o detalhe é verificar atentamente as fotos e descrição, e vencer o problema do frete e impostos de importação (essa é a etapa que sempre me barrou, em alguns casos o vendedor nem envia para cá, em outros sai muito caro). Lembrando que se vc pedir ao vendedor para enviar o produto sem valor comercial na nota, como presente, não será taxado.. Considerando quadros usados e antigos é bem razoável que sejam presente, portanto fácil passar..

De vez em quando ainda procuro algum GT LTS-2 na net, quem sabe um dia dou sorte, mas de qualquer maneira estou sem pressa, meu selim de couro com molas oferece bastante conforto (claro que não como uma suspensão, mas já está ótimo!)..

Boa sorte!
 

Julio Caezar

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Eu estou com um projeto de por suspenção traseira e dianteira no quadro da chopper que estou montando,mas tenho encontrado dificuldades de dar continuidade nisso , a suspenção trazeira é bem complicada,(vou postar a foto do quadro pra vc ter uma ideia)na dianteira pelo tamanho do garfo -+ uns 70cm , não acho suspenção no mercado que seja viavel por um preço acessivel, e gastar mais de r$ 500 numa suspenção acho desnecessario, o que pretendo fazer e comprar duas bengalas de cg 125 e adaptar em uma mesa de um garfo de suspenção da dh, daqueles em que a mesa é solta, dai vejo se fica numa boa altura... Se não puder por uma suspenção traseira vou fazer o banco original dela com um sistema de molas....
BIKE.jpg
 

SBP

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Olá Júlio,
a bike de minha namorada (não é motorizada) tem uma suspensão dianteira dessas bem baratas, mas é extremamente confortável.. No seu caso um garfo com suspensão comum não se encaixa?
Traseira já acho mais complicado adaptar, mas eu recomendo selim de couro com molas para compensar isso.. Vc precisa ter paciência para ele amaciar, e mantê-lo hidratado com óleo de mocotó e similares, como as ceras para couro, e também evitar chuvas (ou usar capa quando chover), mas fora isso o conforto é excelente..

Seguem mais alguns modelos que estavam em outra lista:
GT LTS 4000
Schwinn S-20
Cannondale SE 1000
Cannondale Jekyll 1000
Rotwild R.R2 2010
 

Julio Caezar

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Ele tem que ter no minimo 70cm de tamanho total e os que encontrei a vena no mercado masl chegam a 60 cm , ou seja a bike fica muito baixa e perde altura na roda dianteira diminuindo tambèm a altura do guidão, e eu queria na verdade ate por uma suspenção um pouco maior em torno de uns 80 a 90 cm de tamanho total do eixo da roda ate a ponta do cano do eixo do garfo...

Mas em todo caso posta ai o modelo que vc viu derepente pode me servir....
 

Julio Caezar

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olá júlio,
a bike de minha namorada (não é motorizada) tem uma suspensão dianteira dessas bem baratas, mas é extremamente confortável.. No seu caso um garfo com suspensão comum não se encaixa?
Traseira já acho mais complicado adaptar, mas eu recomendo selim de couro com molas para compensar isso.. Vc precisa ter paciência para ele amaciar, e mantê-lo hidratado com óleo de mocotó e similares, como as ceras para couro, e também evitar chuvas (ou usar capa quando chover), mas fora isso o conforto é excelente..

Seguem mais alguns modelos que estavam em outra lista:
Gt lts 4000
schwinn s-20
cannondale se 1000
cannondale jekyll 1000
rotwild r.r2 2010

Sbp a cidade onde morro aqui no rio tem um pessimo asfalto, com certeza uma suspenção é indispensavel, mas acho que devido ao ângulo do garfo da chopper, estas suspenções de bike mais baratas podem não suportar a trepidação x velocidade que as motorizadas chegam, a maioria dos garfos de doom hill são pra absorver impactos na vertical... Minha choper tem um algulo de inclinação diferente , é algo entre 30' e 45' graus... +-
 
SBP valeu pelos exemplos, vou dar uma olhada neles na net. Julio acho q vc poderia montar um sistema assim. Vejo o detalhe do amortecedor dianteiro
bike%20chopper_thumb%5B1%5D.jpg

Acho que qualquet serralheiro faria facil facil, o ruim é quanto neh? Kkkk
 
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Julio Caezar

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Eu vi um vídeo no youtube que o cara fez uma garfo destes justamente numa chopper, ate fiz uma pergunta pro cara , se ele poderia me passar o esquema pra fazer um igual..
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JULIOANO VC TERIA O SITE DE ONDE VC TIROU ESTA FOTO DESTA CHOPPER , QUEM SABE CONSIGO CONTATO COM QUEM FEZ O GARFO...
 
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Julio Caezar

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Tenho sim te passo por MP. Ela foi importada dos EUA. No site o cara diz q esta a venda pela bagatela de R$ 4.500

É bem bonita porem 4,500 não vale não, se ainda tivesse com motor e tal escape dimensionado e outras parafernálias que colocamos em nossas motorizadas, eu ate que dava os 4500 agora pura do jeito que esta uns 1500 no máximo, só aquele garfo ali me interessa , se pudesse fazer um igual meus problemas com suspenção estariam terminados... mas pelas fotos do blog não da pra ver direito o esquema do garfo vou ver pelo nome do modelo da bike , e ver se acho esquemas do garfo pela net....
 

Julio Caezar

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Ai quem de vcs conseguir achar fotos ou mesmo diagramas desta suspenção que o juliano postou , posta ai as fotos ou mesmo o link da pagina, pois andei pesquisando agora e ate o momento não achei nenhuma imagem mais próxima que de pra ter uma noção do mecanismo da suspenção... quem puder ajudar eu agradeço, vlw...
 
Tenho novidades sobre o quadro. O pai do meu irmao que é torneiro vai tornear pra mim as matriz para montar uma calandra para curvar os tubos de ferro, solda eu tenho em casa, assim a vida fica mais facil hehe, vou poder montar o quadro "sob medida" pra mim, exatamente o que eu quero, assim que começar as coisas aki posto as primeiras fotos
 

Julio Caezar

New member
sobre o garfo com amortecedor é +- isso que gostaria de fazer, tirei do outro tópico em que postei...

"Também tenho uma bike modelo chopper da marca RockWay e também estou empacado na construção de um garfo com amortecedor, porem no meu caso ele tem que ser bem alongado entre 80 e 90 cm de comprimento total.... A solução que me veio a cabeça é usar duas bengalas de cg125 e por numa mesa de um destes garfos da DH que se possa remover as bengalas do mesmo dai eu substituo um pelo outro...

Algo tipo isso: http://produto.mercadolivre.com.br/M...-da-cg-125-_JM
e isso: http://www.fraida.com.br/garfo-aro-2...2mm-preto.html

dai vc pega as bengalas , tira a que vem no garfo DH e põe as de cg 125.. esta e minha ideia e espero que de certo...

Dai mais tarde pego as bengalas DH e soldo no garfo original da bike rochway, e fico com dois garfos e vejo qual ficou melhor..."
 
Julio, sou mecanico de bikes a 7 anos e posso te dizer isso com propriedade, não apenas por ser mecanico, mas por ja ter andado em muitas chopper e triciclos choppers, se o angulo do teu garfo for muito grande (quase todas as choppers tem um angulo grande) qualquer garfo "comum" com suspenção tipo o da cg não vai amortecer devidamente, pois devido ao angulo o garfo fica "paralelo" ao chão, impedindo o amortecimento.A respeito da calandra é exatamente essa que eu vou fazer kkk, parece q vc leu a minha mente kkkk, vi o mesmo video a uns 3 ou 4 dias atras e achei bacana msm alem de ser facil a montagem. Faz o teu garfo tipo springer q vc nao vai se arrepender, ja andei em uma chopper de um cliente com esse sistema e, cara, o amortecimento é FANTASTICO.
 
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