Problema com Motor 4T

Boa tarde,

Sempre utilizei motores 2T em minhas bicicletas.
Sempre fui usuário e no entanto decidi dar um salto no desempenho e comprar um motor 4T.

No entanto, cometi um erro ao ligar o Motor.
Não completei o óleo.

Isso parece que danificou a peça em questão. Por favor, vejam as fotos em anexo.
Gostaria de saber onde posso encontrar esta peça para a compra.

SAM_0713.jpgSAM_0715.jpgSAM_0716.jpgSAM_0720.jpgSAM_0719.jpg

Aguardo Respostas e Sugestões

Atenciosamente

Carlos Mayer

New member
Olá, João

Como deve ter reparado seu tópico foi movido de APRESENTE-SE AO FÓRUM para MOTORES 4 TEMPOS. O 1º como o próprio título indica se presta a apresentação de novos membros e não a postagem de problemas mecânicos. Recomendo a leitura dos tópicos LEIAM ANTES DE POSTAR e REGRAS DO FÓRUM (sim elas existem).

De acordo com a mensagem que você enviou ao Fale Conosco quando surgiu o primeiro problema que foi colocar o motor de 4 tempos em funcionamento SEM ÓLEO no cárter sua dúvida era quais danos poderiam ter ocorrido ao motor certo? Aqui você postou "Não completei o óleo". Num motor novo o óleo não é "completado"... O cárter tem que ser abastecido com 250Ml de óleo 10W30 ANTES de motor ser colocado em funcionamento, como explicado no Manual.

Na imagem você mostra o conjunto de Pads com 2 das 3 molas soltas, e claros sinais de que os pads giraram com apenas uma mola no lugar e as outras duas "lixando" as sapatas... Como isso aconteceu se o motor estava "travado" por ter funcionado sem óleo? Ou isso aconteceu quando o motor deu problema por falta de lubrificação?

Com relação a peças de reposição para motores 4 tempos você deve entrar em contato com a Bicimoto através do Fale Conosco do site ou do e-mail atendimento@bicimoto.com.br

Boa tarde,

Primeiramente eu não coloquei óleo no motor. Usei a palavra "completar" pois no motor já havia algum óleo.

O motor realmente estava travado. No entanto levei a um mecânico e o mesmo resolveu o problema em 3 minutos.
Ele abriu a carcaça vermelha e girou a ventoinha com a mão. O motor então funcionou perfeitamente.
Ele disse que o problema não aconteceu por falta de óleo e sim porque o motor pode ter vindo com muita pressão.
E então ao puxar a cordinha com muita força o motor travou.

Enfim, após isso montei o motor e liguei ele com a bicicleta parada por 2 vezes. Aproximadamente 5 minutos no total.
Estava tudo certo. Mais ao andar notei que o motor estava "PATINANDO" e pensei que poderia haver problemas com a embreagem.
Como estes motores não tem regulagem para a embreagem como o motor 2T, continuei a andar. Também notei que o motor estava muito fraco, MUITO MESMO.
Andei par mais 3 Km aproximadamente e o motor fez um barulho muito estranho, para o meu espanto.
Então não o liguei mais. Levei novamente ao mecânico que abriu o motor e identificou o problema em questão.

O mesmo disse que essa peça também é utilizada em moto-serras, e que portanto posso encontrar a peça em lojas especializadas.
Isto procede?

Eu gostaria muito de saber onde encontrar esta peça.
E se feita a substituição da mesma, o motor irá funcionar como deve?

Já mandei diversos e-mails ao e-mail informado atendimento@bicimoto.com.br
No entanto não obtive resposta a nenhum dos meus e-mail.
Inclusive acho isso uma desconsideração com o cliente por parte da Bicimoto.

Aguardo Resposta

Atenciosamente
João Lucas Eduardo.

matheus19

New member
So pra ir dando uma "ajudinha" ao carlos hehe: pergunta principal... Você colocou óleo? ou continuou andando do jeito que o motor veio? por que esses motor vem sem óleo nenhum. (apenas com uma fina camada de óleo para as peças não enferrujar durante o transporte) ai se ligar ele sem óleo ele vai travar rapidinho.

Carlos Mayer

New member
Olá, João

Primeiramente eu não coloquei óleo no motor. Usei a palavra "completar" pois no motor já havia algum óleo.

Não João, no motor não havia óleo mas sim as peças foram borrifadas com óleo na fábrica o que fica muito longe dos 250 Ml necessários ao funcionamento do motor...

A primeira menção a necessidade de óleo está na página 3 mas infelizmente não disponho da imagem...

Manual do proprietário página 5

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82sYeNseIM5sSfvbEw0DNQjcFOKUTBB73878Yw98rntp-gI_IeTGyuNDjRkVdL8UAAT1oGqkwX4GWJBEMViNWZbpAJtU9VBs0eLq-gwxiqW53Kui_0BWkUqe0A.jpg

Manual do proprietário página 11

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82u0_h0FBSapfKFE1Qhix96Wz-ziWba7fssoUW8lWEPuYjVd_o6x3L3BoLGQ3QJJj_3hDfOHnjAsRWHJJyg-G3EsAJtU9VAb6r4WDuyY8PHK3w9KQufuTba2kw.jpg

Manual do proprietário página 12

RAAAAL6N_EG4TSviVRH2jlCw82spw_9oVobzCgWKeiVLHSqQFR23F99Lpnt09iIn5idpU0_UV5cJ5Erxh6CVwkPsEdLG2dVkKsque-CLc_1ZyXSBAJtU9VCX0jgYwsZ3peNQLSpRu22C0qSU9A.jpg

Como pode ver a Bicimoto deixa claro no manual dos kits 4 tempos que os mesmos precisam ser abastecidos com 250 Ml de óleo 10W30 no cárter ANTES de serem colocados em funcionamento.

Voltando a questão do seu motor. Se ele foi colocado em funcionamento sem óleo não voltaria a funcionar normalmente apenas com a retirada da carenagem e girando´a ventoinha com a mão. Muito menos "perfeitamente" como você afirma. No mais que tipo de "mecânico" afirma que o motor não danificou por falta de óleo??? Que o problema estaria no motor com "muita pressão"...

Um "mecânico" que diz que um motor que funcionou sem óleo e não sofreu danos...

Um "mecânico" que diz que o problema do motor é excesso de pressão...

Um "mecânico" que diz que o conjunto de pads de uma bicicleta motorizada 4T pode ser comprado em loja de moto-serras...

NÃO É UM MECÂNICO!!! NÃO ENTENDE ABSOLUTAMENTE NADA NEM DE MECÂNICA MUITO MENOS DE BICICLETAS MOTORIZADAS!!

Respondendo objetivamente suas perguntas...

Eu gostaria muito de saber onde encontrar esta peça.
E se feita a substituição da mesma, o motor irá funcionar como deve?

A peça pode ser encontrada na Bicimoto APENAS através do e-mail que lhe passei.

Não posso afirmar se o motor funcionará perfeitamente... Acredito que não pois certamente a "girada na ventoinha" não corrigiu danos causados pelo funcionamento sem lubrificação.

Última edição:
O Sr. não intendeu até agora.
O Motor não funcionou sem óleo.

Na segunda tentativa de puxar a cordinha ele travou.
O motor não chegou a ligar sem óleo.

De fato tentei fazer isso, eu puxei a cordinha sem colocar o óleo.
Mais o motor não ligou. Na PRIMEIRA puxada da cordinha o motor não ligou, e na segunda ele TRAVOU.

Só foi funcionar pela primeira vez após o mecânico girar a ventoinha e coloca-lo em funcionamento.
Consegue entender?

Poderia me fornecer o nome comercial da peça?
Chama-se conjunto de pads?

O que adianta a BICIMOTO entender de mecânica e bicicletas motorizadas se nem ao menos me respondem o e-mail para me fornecer a peça.
Já enviei diversos e-mails. E não obtive nem ao menos resposta.

Eu só quero resolver meu problema, portanto se não consigo nem ao menos contactar a bicimoto,
nada mais justo do que procurar a peça em outros lugares concorda?
Seja lá lojas de moto-serra, roçadeiras ou padarias.

Por isso gostaria que me informasse o nome comercial da peça,
ou então alguma outra empresa na qual posso encontrar.

Novamente, gostaria de reafirmar que estou pedindo ajuda para resolver meu problema.
Quero uma solução efetiva.

Não quero prejudicar ninguém, muito menos a bicimoto

Aguardo Resposta.

Carlos Mayer

New member
Sua primeira postagem neste Tópico...

Boa tarde,

Sempre utilizei motores 2T em minhas bicicletas.
Sempre fui usuário e no entanto decidi dar um salto no desempenho e comprar um motor 4T.

No entanto, cometi um erro ao ligar o Motor.
Não completei o óleo.

Isso parece que danificou a peça em questão. Por favor, vejam as fotos em anexo.
Gostaria de saber onde posso encontrar esta peça para a compra.

Uma hora você diz que ligou, outra hora diz que puxou o pull start mas não ligou...

O nome comercial é CONJUNTO DE PADS DO MOTOR HUASHENGTAI SHANG 50cc 4T pelo que me consta a Bicimoto é a única no Brasil a importar estes kits.

Você já fez uma ameaça no e-mail que enviou ao Fale Conosco aqui do Fórum. Está devidamente guardado e cópia foi repassada a Bicimoto. Dizia que se não encontra-se a tal peça iria resolver o problema "juridicamente". A Bicimoto é absolutamente isenta de culpa quando você foi o causador do dano ou danos ao seu motor simplesmente por não ler o manual, não colocar óleo e tê-lo colocado para funcionar ou sequer tentado acioná-lo sem óleo.

Para finalizar acho que você não encontrará o conjunto de pads em lojas de moto-serra, roçadeiras ou muito menos padarias.

Pelo Fórum dou o assunto como encerrado. A única solução é você entrar em contato com a Bicimoto. Seja através de um dos telefones do site, por carta, pessoalmente na loja física aqui no Rio de Janeiro ou através do Fale Conosco do site que por acaso é o e-mail que lhe passei.