Possível futuro motociclista

Ruivo

New member
Olá a todos!

Me chamo Renan Ruivo, e estou pensando bastante em comprar uma bicicleta motorizada.

Eu trabalho há cerca de 3km de minha casa, e não pego nenhuma rodovia no trajeto. Desde sempre tenho feito este trajeto com uma bicicleta de alumínio, e devido a um aumento eu pensei que seria uma boa ideia converter esta bicicleta para uma motorizada.

Infelizmente, descobri que o quadro não permite a instalação de um motor, pois não tem espaço. Logo parti para busca na internet para ver se encontrava uma solução, e ao não encontrar nenhuma só me resta comprar uma pronta.

Não sei se é permitida a discussão de bicicletas motorizadas que não sejam da Bicimoto, então direi apenas que é uma das minhas principais considerações tão logo o modelo de 48cc 2T volte ao estoque.

Feita essa apresentação, gostaria de saber de ciclistas mais experientes se passar de bicicleta pra motorizada pode ser feita sozinho, ou exige algum acompanhamento de alguém experiente para não fazer "M". Não dirijo, e nunca pilotei moto.

Também estou curioso para saber como que os outros donos cuidam de suas bicicletas na rua, para que não sejam roubadas. Imagino que ela seja pesada, mas que mesmo assim ainda possa ser carregada nas costas de um ladrão obstinado, ou até um roubo planejado com pick-up. Logo, prende-las a postes e etc com cadeado de moto parece ser a única opção?! Pergunto pois costumo muito ir a mercados aonde não existe um ponto fixo próximo para prender a bicicleta junto, logo costumo prender a roda traseira ao quadro.

Obrigado!

Carlos Mayer

New member
Olá Renan...

Antes de qualquer coisa seja muito bem vindo ao Fórum Bicicleta Motorizada!!

Quanto à sua bicicleta de alumínio você chegou a verificar as medidas dos kits de 2 tempos? Tem certeza de que não cabe?

Existe sempre a opção de comprar um quadro Praiano que é um dos mais utilizados em motorizadas por uns R$ 100,00 em bicicletarias e transferir as peças de sua bicicleta de alumínio para sua motorizada, ou, como você mesmo disse comprar uma montada...

O Fórum apesar de ser da Bicimoto é democrático e não "proibimos" (heheheh) a discussão sobre qualquer tema.

A instalação do kit na bicicleta não é complicada. Com algumas chaves de estria, fenda e fita isolante qualquer um que tenha noções mínimas de mecânica consegue montá-las. A maior dificuldade normalmente fica por conta da relação (coroa, corrente e esticador). A corrente quase sempre precisa ser diminuída e isso requer um sacador de pino (bicicletarias e oficinas de moto tem), e a correta instalação da coroa traseira para que fique corretamente alinhada com o pinhão do motor, o esticador, a coroa e ainda não raspe no quadro.

Quanto à questão de segurança existem correntes e cadeados de alta qualidade no mercado. Existem ainda trancas especiais para motos que servem bem para "travar" bicicletas motorizadas mas como você mesmo disse dificilmente conseguiremos impedir um ladrão obstinado não é?

Abç

Ruivo

New member
Sim, eu tirei as medidas e fica faltando largura. O quadro é idêntico a este http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-239952182-quadro-de-bicicleta-de-aluminio-reforcado-_JM.

É um quadro excelente, muita pena não poder utilizar ele.

Comprar o quadro praiano pode ser uma boa, talvez eu até consiga uma troca com mais alguns extras, considerando a qualidade do meu. Honestamente eu não entendo muito disso, mas acho que toda a parte "mecânica" dessa minha bicicleta está desgastada, e talvez só dê pra aproveitar o guidão e os aros.

Vou dar uma andada por algumas lojas de bicicleta aqui pela região e ver se consigo algum bom acordo. Só esse meu quadro já vale umas 200 pratas, então a bike inteira espero que dê para trocar por uma (boa) praiana nova hehe. Conseguindo isso, acho que aí sim eu compro só o kit do motor.

Gostei muito das bicicletas sendo vendidas no site da bicimoto, mas meu maior medo realmente são os ladrões ... Aqui por São Gonçalo parecem ladrões de cavalos em filme faroeste.

Carlos Mayer

New member
É Ruivo a travessa superior do seu quadro é realmente alta demais e acaba não sobrando espaço... Infelizmente pois o quadro é muito bacana...

Você mora em São Gonçalo e eu na região oceânica de Niterói... A questão de furto e roubo não é muito diferente nos dois bairros infelizmente. Outro dia encontrei um amigo em uma Ceci. Curioso perguntei onde está sua praiana? Roubaram na porta do mercadinho ele respondeu... Passadas umas duas ou três semanas roubaram a Ceci na porta do Banco Bradesco heheheh... O coitado desistiu de pedalar...

Eu ando com as minhas motorizadas. Mas não me afasto muito delas ou paro nos lugares onde conheço atendentes, frentistas etc que podem dar uma olhada para mim, mesmo assim ligo o segredo que interrompe o aterramento e impede o funcionamento do motor e ainda prendo a roda traseira com corrente e cadeado Papaiz daqueles tetrachave violentos... Não dá para dar mole meu amigo, não mesmo.

Dê uma boa procurada que não será difícil encontrar uma Praiana montada por bom preço. Agora um conselho de amigo. Evite bicicletas com manetes e freios de plástico e capriche nos aros e raios afinal de contas uma motorizada de 50cc amaciada chega fácil aos 60Km/h então a qualidade da bicicleta e dos acessórios é fundamental para sua segurança.

Enquanto não compra o seu motor, visite nosso site no www.bicimoto.com.br na barra superior clique em MANUAIS onde você poderá fazer o download gratuito do manual de Montagem, Operação e Manutenção do modelo desejado. Isso te dará uma boa idéia do que terá pela frente... Abç

Ruivo

New member
Eu dei uma lida no manual já, até mesmo pra aprender como operar hehe. Com essa minha bike atual eu uso um cadeado papaiz também e uma corrente de aço, tipo aquelas de portão. Mas indo pra motorizada, acho que vou aposentar ela e comprar a corrente de moto mesmo.

O que estou pensando realmente é em uma bicicleta com freio bom, de preferência freio à disco. Como disse, eu não pego estrada, só ruas mesmo então tem muito pedestre, são estreitas, tem muito ônibus, carro, etc. Frear bem vai ser super importante. Vai precisar ter um garfo com suspensão também (a minha tem suspensão zoom) e raiação dupla, porque é muito, mas muito quebra-mola.

Robinson

New member
desculpe ser entrao mais em quanto vc não comprar e tentar nunca vai saber do gosto que se sente em uma motorizada ,criminalidade hoje existe em todo lugar as vezes vc deixa de compra um sonho por mérito de meia duzia de vagabun.. que existem ai. não se oprima os bens tem retornos mais a alegria e a satisfação não .... vai por mim compra vc mesmo monta e certeza. boa sorte

Carlos Mayer

New member
Ruivo eu uso freio a disco WinZip de 180mm na minha 2 tempos, suspensão Zoom 630 na dianteira, aros Vzan, pneus Maxxis e raiação dupla. Desde que ela foi montada a uns 2 anos atrás (o motor tem 4 de uso) nunca tive problemas com alinhamento, freios etc... Concordo contigo. Uma suspensão dianteira e um freio a disco é o recomendado mesmo, na traseira um bom GTS ou Shimano dá conta do recado...

Qualquer dúvida é só chamar Ok... Abç