Parafuso do escapamento quebrado

lyndell

New member
Fala galera, estou com um problema e não sei o que fazer.

Recentemente estava apertando a rosca do parafuso do escapamento que fica ligado ao motor e apertando muito forte aconteceu do parafuso se quebrar, ficando a ponta bem justa com o motor, não sei se com a foto dá pra ver:
foto0410q.jpg

Não tenho nem ideia do que fazer, o parafuso ta bem abertado e tem só cerca de 1mm para fora quando sem o escapamento
Alguem tem ideias?

Carlos Mayer

New member
Olá Lyndell

Nesta situação qualquer intervenção como, por exemplo, utilizar uma furadeira com broca de aço rápido para retirar a parte do parafuso que está presa ao cilindro pode acabar piorando a situação. Sugiro que você procure um torneiro mecânico pois eles tem ferramentas e recursos não só para tirar o pedaço que quebrou mas manter a rosca original ou se for o caso abrir a rosca para um parafuso de medida um pouco maior.

Você tentou apertar este parafuso enquanto o motor estava quente?

Abç

lyndell

New member
Vou pesquisar aonde eu encontro um torneiro aqui por perto, e acho que sim o motor estava meio quente enquanto eu apertava, será este o problema??

Obrigado pela resposta

Carlos Mayer

New member
Justamente por este motivo que perguntei...

Somente se aperta os parafusos das motorizadas com o motor absolutamente frio. O mesmo vale para a vela de ignição, prisioneiros do cabeçote, escape e coletor de admissão. Quando o metal é aquecido ele perde um pouco de resistência e acontecem estes problemas...

Não se prenda apenas ao torneiro mecânico já que muitas oficinas de moto também tem o ferramental necessário a este tipo de reparo. Abç

pantrino

New member
Eu tive um problema parecido, só que foi com um dos pinos que fecham a tampa do motor.

Mas no meu caso, o motor nem tinha sido ligado no dia.

Fui apertar os parafusos da tampa do cabeçote, pq no dia anterior senti que estava escapando pressão pela junta, e quando eu estava apertando, com a mesma força em que apertei os outros, sem exagerar, pq ferro fundido pra rachar é moleza, escutei um barulho, e dai descobri que o pino tinha tinha ficado sem rosca embaixo...

O que eu faço agora? Pois não faço a menor idéia de como consertar isso.

Carlos Mayer

New member
Olá Pantrino

O que você quer dizer "com um dos pinos que fecham a tampa do motor"?

Está se referindo aos parafusos que prendem as tampas laterais?

Ou seriam os prisioneiros que prendem o cabeçote ao bloco? Os prisioneiros são parafusos longos sem cabeça que são fixados no bloco, atravessam o cilindro e o cabeçote onde são colocadas arruelas lisas, de pressão e porcas.

O conserto de um prisioneiro (se for este o caso) requer desmontagem do cabeçote e do cilindro e ainda a retirada do carburador. Envolve troca de junta e conhecimento de mecânica. Soluções existem duas. Colar o prisioneiro que espanou a rosca do bloco ou com uma ferramenta de nome macho abrir outra rosca um pouco mais larga de a original e substituir o prisioneiro por um na medida da nova rosca.

O motor da Bicimoto é feito de alumínio e não de "ferro fundido" e o seu prisioneiro se soltou espanando a rosca do bloco porque você apertou além do necessário. Se tiver dúvidas sobre qualquer ponto é só falar. Se você não tem muita intimidade com motores sugiro que leve sua motorizada para ser consertada em uma oficina de motos ou ciclomotores. Abç

Bengrosso

Banned
Para evitar que esses parafusos quebrem, adaptei uma pequena extensão metalica ligando a ponta do escapamento, onde existe um parafuso que fecha o silencioso, com o fundo da caixa dos rolamentos dos pedais no quadro da bicicleta. com essa pequena e simples peça não preciso um aperto com torque elevado nesses parafusos pois o escapamento ganhou um terceiro ponto de fixação e acabou a vibração. a peça confeccionei em casa, utilizei um pequeno L, daqueles utilizados para fixar trilhos de cortinas, pintei preto fosco, ficou blz.

Bengrosso

Banned
ola lyndell, retire o escapamento, faça uma fenda com uma serra mesmo que pegue um pouquinho na camisa, com uma chave de fendas e jeitinho o pedaço sai, e não é dificil.

pantrino

New member
Olá Pantrino

O que você quer dizer "com um dos pinos que fecham a tampa do motor"?

Está se referindo aos parafusos que prendem as tampas laterais?

Ou seriam os prisioneiros que prendem o cabeçote ao bloco? Os prisioneiros são parafusos longos sem cabeça que são fixados no bloco, atravessam o cilindro e o cabeçote onde são colocadas arruelas lisas, de pressão e porcas.

O conserto de um prisioneiro (se for este o caso) requer desmontagem do cabeçote e do cilindro e ainda a retirada do carburador. Envolve troca de junta e conhecimento de mecânica. Soluções existem duas. Colar o prisioneiro que espanou a rosca do bloco ou com uma ferramenta de nome macho abrir outra rosca um pouco mais larga de a original e substituir o prisioneiro por um na medida da nova rosca.

O motor da Bicimoto é feito de alumínio e não de "ferro fundido" e o seu prisioneiro se soltou espanando a rosca do bloco porque você apertou além do necessário. Se tiver dúvidas sobre qualquer ponto é só falar. Se você não tem muita intimidade com motores sugiro que leve sua motorizada para ser consertada em uma oficina de motos ou ciclomotores. Abç

Sim, exatamente isso, um dos prisioneiros espanou no bloco, mas sinceramente? Eu não apertei tanto assim a ponto de espanar. E eu jurava que era ferro fundido, pq o matérial é bem frágil... Apesar que alumínio é mais, o que faz mais sentido.

Eu acho que o ideal seria colar, já que é algo que eu poderia fazer, porque quando eu tive o outro problema da junta da tampa, eu levei em várias mecânicas da cidade, de carro, de moto e os caipora daqui tem "medo" de mexer como se fosse um monstro... Interior é assim mesmo...

Como colar o prisioneiro ao bloco? E qual junta eu preciso trocar?

Obrigado!

Carlos Mayer

New member
Ok se você vai encarar o serviço você deverá fazer o seguinte:

1- retire as porcas dos prisioneiros que restaram no cabeçote

2- solte o cachimbo da vela.

3- levante com cuidado o cabeçote até que ele saia do motor (não retire por completo OK)

4- retire o prisioneiro que espanou

5- levante o cilindro o suficiente para expor abaixo do bloco o local onde os prisioneiros são fixados

6- aplique cola de motor 3M no furo do prisioneiro, abaixe o cilindro e recoloque o prisioneiro no lugar

Obs: Chamei de "cola da 3M" pois a nomenclatura dos mecânicos muda de estado para estado. Basta explicar que você precisa de uma cola para colar prisioneiros ao bloco e de preferência da marca 3M que é uma das melhores.

7- deixe secar por no mínimo 24hrs

8- reinstale o cabeçote, o cachimbo, as arruelas lisas, as de pressão e por fim as porcas

9- aperte as porcas em X para evitar que o cabeçote fique torto e acabe vazando compressão

Acho que nem preciso dizer para você tomar cuidado com o aperto heheheh... E lembre-se nunca, mas nunca mesmo trabalhe em aperto de porcas e parafusos com o motor quente. Qualquer dúvida é só chamar Pantrino. Forte abraço e boa sorte na empreitada

pantrino

New member

3- levante com cuidado o cabeçote até que ele saia do motor (não retire por completo OK)

5- levante o cilindro o suficiente para expor abaixo do bloco o local onde os prisioneiros são fixados

6- aplique cola de motor 3M no furo do prisioneiro, abaixe o cilindro e recoloque o prisioneiro no lugar

Obs: Chamei de "cola da 3M" pois a nomenclatura dos mecânicos muda de estado para estado. Basta explicar que você precisa de uma cola para colar prisioneiros ao bloco e de preferência da marca 3M que é uma das melhores.

8- reinstale o cabeçote, o cachimbo, as arruelas lisas, as de pressão e por fim as porcas

9- aperte as porcas em X para evitar que o cabeçote fique torto e acabe vazando compressão

Acho que nem preciso dizer para você tomar cuidado com o aperto heheheh... E lembre-se nunca, mas nunca mesmo trabalhe em aperto de porcas e parafusos com o motor quente. Qualquer dúvida é só chamar Pantrino. Forte abraço e boa sorte na empreitada

Maravilha!

Só me restou uma duvida:

"3- levante com cuidado o cabeçote até que ele saia do motor (não retire por completo OK)"

Seria a parte de baixo? Onde fica o pistão? O que pode acontecer se retirar por completo?

Abraço!

Se ajudar alguem, eu resolvi meu problema comprando uma ferramentinha da Irwin, é um kit de "machos" (Parafusos com roscas invertidas) relativamente baratos e muito eficientes !
file_18_12.JPG
Eu mesmo retirei o parafuso espanado e outro serviço também com ele, ambos com sucesso.
Usei uma furadeira para me ajudar que pudesse inverter a rotação, tudo perfeito :)

Abraços

pantrino

New member

Seria esta cola?

http://www.dimafferramentas.com.br/cola-junta-de-motor-3m.html

Obrigado?

Carlos Mayer

New member
Não meu amigo...

Esta é uma cola para junta de motores a diesel como está escrito na própria embalagem... Até serviria se o problema fosse com as juntas de seu motor mas para fixar o prisioneiro tem que ser a cola que os mecânicos e balconistas de loja chama de trava rosca química... Mais detalhes em...

http://www.pizzanisuprimentos.com.br/informativos/16/trava-rosca-quimica.html

http://www.aphox.com.br/index.asp?centro=produto.asp&produto=589 Esta é tão boa quanto a da 3M

Com qualquer uma das três (Pizzani, Aphox ou 3M) seu prisioneiro não soltará... Abç