Gostei dessas dicas, todas sao boas, tem pouco para acrecentar
O assunto de botar dois tanques, EU discordo, (mas nao è pra gerar polemica) explico porque: a autonomia da bici motor ja è bastante, de 80kms ate 100 kms por tanque cheio ja é suficiente no 80 % das estradas, acho que postos de gasolina tem na meia geral no brasil cada 40 Kms, e quando nao tiver quasi sempre è posivel achar alqueim para doar um litrinho pra a gente, todo caso se a gente viaja com o mapa e perguntando a o povo, sabindo que nao vai ter posto perto bom é levar uma garrafa de reserva com combustivel. ter dois tanques leva a tentaçao de nao dar uma descansada, mas uma paradinha é saudavel para a bicimoto e ate pra a gente. as quedas da bicimoto (no descanso) sao coisa normal, acontece, entao con dois tanquinhos o estrago vai ser duplo, ahi molha as malas... etc. Eu acho que pela sua forma o tanque nao fica bem em quasi nemhum outro lugar da bicicleta, e ocuparia muito espaço. todo caso se eu tiver um segundo tanquinho, encheria ele com oleo de boa qualidade, que algumas veces è bem dificil de achar (por exemplo no interior nordestino) em quanto gasolina sempre tem.
so isso. gostei demais das dicas.
a acrecentar:
na ordem do aparecimento na minha viagem (o que eu posso lembrar hoje)
- Com a tremedeira muitos parafusos afroxam, é normal, entao ficar de olho!!!, revisar e apertar toda vez que for posivel e NESSESARIO. o loclite ajuda... mas nao onde tem muito aquecimento.
- O apoio do escapamento é importante, ele nao debe ficar so nos parafusos que vao no motor, acho bom por as peças que vem no original e usar borracha (para melhor apoio)
- A peçinha para esticar a corrente costuma se desplazar, ficando a corrente frouxa, acho bom fixar a peça usando borracha, nao é preciso apertar os parafusos da peça ate as duas placas fazer contato, porque entao elas estaram se apoiando uma na outra é NAO no corpo da bicicleta, entao ela pode se mexer ou rodar. Algumas veces é necessario dobrar a peça para faze-la ficar no plano do movimento da corrente, melhor do que ela ficar no plano do quadro, essa pequena diferença faz esta pecinha encher muito o saco. tal vez o Carlos poderia me ajudar a explicar este assunto.
- Reforçar a roda traseira é bem importante, raio grosso, aro reforçado, pneu de 2 polegadas ou maior... lembrando que a gente na viagem longa leva malas, barraca, comida... etc, o peso do motor, peças e as freiadas batem na roda traseira maiormente.
- se agente vai rodar no asfalto entao usar pneu careca ou liso.
- A gente pode fazer muitos kilometros na estrada, mas o maior sufrimento da bicicleta acontece nos cinco ou dez kilomnetros entrando ou saindo das grande cidades, entao se os problemas da bicicleta nao surgirem nesses trajetos dificil eles acontecerem no meio do nada... aconselho ficar experto, intuiçao, é melhor prestar atençao a um pequeno barulinho saindo da cidade antes do que resover um problemao na estrada.
- A perguntas comuns das pessoas acerca da Policia, os documentos, permisos. etc, na verdade tem pouco a falar negativo, eu levo capacete e faixas reflectivas na minha roupa e nas malas da Bicicleta, isso eu faço pela minha segurança, mas acho isso tambem serve pra nao ter reclamos por parte da policia, NO BRASIL a atitude deles sempre foi boa. Ate agora nunca tive que apresentar documento de propiedade da Bicicleta ou do motor, mesmo nas fronteiras, mas bom é levar. Nos outros paises, frequentemente na Venezuela e na Argentina a policia e os militares presisam mostrar sua autoridade (Outros so presisam roubar alguma coisa da gente)... nesses casos o assunto nao è ter ou nao ter os documentos ou capacete, etc.., o assunto è ter paciencia e muita calma nessa hora (uo horas).
finalmente eu queria perguntar coisa que eu nao sei... por exemplo, no que eu deveria prestar atençao entre Lugares de temperatura Baixa e Lugares de temperatura Alta? cuidados do motor tipo de oleo, gasolina, velas? e vale a pena usar gasolina Especial, comum? faz diferença? eu muita diferença nao percevi ate agora.