motor saindo muita fumaça branca

naldinhoresende

New member
ola estou com um serio problema , minha bici moto 4t esta saindo muita fumaça branca e perdendo força o que será?quem souber de alguma dica por favor me ajudem.

naldinhoresende

New member
aproximadamente,uns 150 km, troquei a vela e deu uma melhorada, percebi também que o afogador estava acionado ,coloquei na posição normal e ouve uma melhora.mas quando ela etá em alta rotação começa a sair muita fumaça branca. o que será por favor me ajudem; obrigado.

naldinhoresende

New member
eu percebi também que depois que eu dei uma olhada no nível do óleo notei que o reservatório estava com muito óleo inclusive derramando um pouco. retirei todo o excesso e troquei colocando apenas 200ml. ,será que foi o excesso de óleo no motor que ocasionou esse problema? estou com receio que o motor fundiu ou é normal isso acontecer.obrigado.

Ademberd

New member
Olha amigo fundir o motor por exceso de óleo acredito que não, aconselho baixar o manual no site da bicimoto e fazer a troca de óleo na kilometragem certa e também o tipo de óleo a ser usado, no caso do 4 tempos é o SAE 10W30, eu uso o SAE 10W30 semi sintetico da Honda, mas quem pode dar uma posição mais concreta é o Carlos, vamos esperar a resposta dele pois também fiquei curioso com esta situação.

naldinhoresende

New member
valeu ademberd, pela força,inclusive eu já troquei o leo que é o 10/30 semi sintético da ypiranga, vou dar mais umas voltas pra ver como está,um grande abraço.

Nitcho

New member
Naldinho, uma coisa posso lhe garantir com certeza, tanto em carros, motos ou qual quer motor 4T, temos as marcas de mínimo e máximo de óleo para que, se observe a quantidade certa de óleo no cárter. Pois óleo de menos que o minimo necessário, a bomba de óleo mandará bolhas de ar e faltará lubrificação fundindo o motor. Óleo de mais, formará um calço hidráulico podendo trancar o motor ou danificar a biela ou os rolamentos internos. Um abraço.

naldinhoresende

New member
ok problema resolvido,na verdade eu notei que depois que ela passou alguns dias parada com a torneira de combustível aberta e o afogador acionado, ela deve ter encharcado o carburador, e possivelmente a vela dificultando o funcionamento e fazendo muita fumaça branca. solução: RETIREI A VELA E REALMENTE ELA ESTAVA ENCHARCADA,TROQUEI POR UMA NOVA COLOQUEI O AFOGADOR NA POSIÇÃO NORMAL PROBLEMA RESOLVIDO,AGRADEÇO A COLABORAÇÃO DE TODOS.

Carlos Mayer

New member
Olá,

Motores de 4 tempos em perfeitas condições de uso não soltam fumaça...

Mesmo motores "afogados" ou engazopados não soltam fumaça...

O manual é claro ao mencionar que o cárter deve ser abastecido com 250 Ml de óleo 10W30 nem menos nem mais pelas razões que o amigo Nitcho mencionou...

É absolutamente anormal trocar a vela destes kits de 4 tempos com apenas 150 Km rodados quando em média estas velas duram uns 10.000 Km ou mais em condições normais de uso...

Você deve criar o hábito de fechar a torneira de combustível SEMPRE que parar a motorizada. Verifique também a posição do afogador ANTES de colocar a motorizada em funcionamento.

Forte abraço

Cipó

New member
Meu motor está com perto de 20.000 km e noto um pouco de fumaça branca e o nível no carter desce muito rápido. Completo o cárter com 260 ml + ou - e no final de semana com 250 km rodados baixa para 200 ou menos, e o incrível é que não há vazamentos que possam ser notados, porém em uma análise melhor com o motor desmontado pode estar havendo vazamento na tampa superior ao lado da vela, pela válvula do escape talvez por uma folga, ou também devido ao desgaste dos anéis. Medi o espaço entre as pontas de um dos anéis e estava em 0.45 mm. Eu acredito que isso seja demais. Posso estar falando besteira, por isso gostaria da opinião de quem entende do assunto.