Motor não permanece ligado / Muito vazamento de gasolina.

imneon

New member
Fala pessoal.

Há um tempo atrás postei que estive com a minha motorizada pada por algum tempo.
Quando liguei ela novamente ela funcionou mas me indicaram que poderia estar com entrada de ar na admissão porque eu acelerava e ela morria. Uma série de coisas. Fiz alguns testes mas sem sucesso.
Quando ela ficou parada queimei a gasolina toda do carburador. Fiz tudo certinho.

O tópico que já tentaram me ajudar foi esse : http://bicicletamotorizada.net/thre...a-a-4-meses-não-se-mantem-ligada-sem-afogador

Ela liga, permanece funcionando, mas em 10 - 15 segundos morre.
Se acelerar morre na hora.

Esta com vazamento muito grande de combustível entre o filtro de ar e o carburador. Coisa de ficar pingando.

Desmontei a cuba do carburador e percebi muita ferrugem. O que posso fazer para limpar? Será que por dentro o motor pode estar enferrujado também?
Nessa pasta tem fotos e vídeos do que esta acontecendo: https://www.dropbox.com/sh/ntoakdno4uqgbg5/AAAnZsjj5wVOA8mvvTG63CHka?dl=0

Desculpem por enviar muitas perguntas mas quero MUITO voltar a andar com ela.
Valeu!!

Absss

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Imneon,
Já se passaram mais de 1 ano.... É uma pena que o problema persista.

Estas características são de motor afogado.

Avalie no carburador se não está havendo uma passagem excessiva de combustível dentro dele.
Veja se o posicionamento da boia está correta. Teste a passagem do combustível na cuba (boia) e observe se a boia faz a função de abrir e fechar a entrada de combustível. Sopre pelo cano de combustível.
Depois de várias tentativas, chegou a avaliar se a vela está seca ou mesmo a coloração dela ?
Pelo que observei, vc já avaliou as possíveis entradas de ar do carburador. Poderia ser isso também mas descarto porque vc já testou isso.
Quanto a oxidação que vc observou, ela vem do tanque. Faça uma boa limpeza nela.
Infelizmente, tem que ser na tentativa e erro.
:cool:

imneon

New member
Update:

Pessoal evolui um pouco com os problemas.

Sobre o vazamento e a ferrugem: Desmontei o carburador dela, limpei tudo, soltei a boia, esta perfeita, sem trincas ou furos e se movimentando bem solta na mola. Montei ele denovo posicionando as juntas muito bem, apertei sem tirar sangue dos parafusos e finalmente com isso tudo consegui eliminar a cachoeira de gasolina que saia dela.

Agora o problema que resta. Ligo ela numa boa com o afogador com o motor frio, e normal quando o motor ja esquentou um pouco. O problema é que ela se mantém ligada durante um tempo, 5-10 minutos, andei com ela na garagem do prédio tudo certo.
Porém depois desse tempo ela começa a morrer sozinha e parada. Não ligar mais.. e quando liga se acelero parece que o motor não tem 1/3 da força e morre. Parece que é alguma coisa com a marcha lenta, porém é estranho pois deixo ela esquentar, regulo tudo certinho, mas parece que ela tem um timer que depois desses 10 mins ela começa a desregular toda.

O que pode ser?

Abs!

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Imneon,
Faça uma reavaliação da entrada de ar no coletor de admissão. O problema de falhar depois de aquecido, pode ser a entrada de ar nesse ponto. Faça o teste do óleo WD na admissão.
Se tiver um amigo que possa emprestar um carburador para vc testar no seu motor seria uma boa.
Tentou levar o carburador para um mecânico de moto (confiável) testar ?
Chegou a trocar a vela ?

imneon

New member
Olá Nelson.

Joia vou fazer isso hoje a noite.
Eu estou com aquele limpa carburadores Car80. Você acha que seria melhor ele ou o WD? Outra coisa que me indicaram ver é a vela. Ela pode ser um indicador também como foi citado no outro post? Em todo caso tenho uma vela nova. Já coloco ela ou testo com a antiga? Mais uma dúvida. Uma vez que eu identifique que realmente é uma entrada falsa de ar. Qual seria o procedimento? Troca do carburador? Silicone de alta temperatura? Troca das juntas?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Imneon,
Não conheço o Car80. O WD Tem base de silicone. Acho que nao tem importância, pois esse spray só vai servir para fechar temporariamente qualquer abertura e identificar a causa do problema.
Na entrada do carburador, tem um rasgo e é por ele que pode estar entrando o ar. Para fechar , pode usar qualquer tipo de fita que seja resistente a gasolina (teflon, pvc, nylon).
Chegou a avaliar se desce combustível constantemente pelo tanque ? Se estiver fazendo vácuo no tanque, depois de certo tempo, começa a faltar gasosa no carburador.
Pesquise também por velas mais eficientes.

imneon

New member
Fala pessoal,

Vamos lá ao que aconteceu.
Fiz todos os testes. Elá já não morria mais, troquei a mangueira e filtro de combustivel. Fiz vários testes e deixei tudo funcionando perfeito.
Sábado andei por volta de 12km pela manhã, tudo ótimo. A tarde andei mais uns 6 kms com ela e fiz uma parada. Depois dessa parada ela não ligou mais.

Domingo reavaliei tudo, fiz todos os testes novamente e consegui fazer ela ligar, mas só com o afogador. Ela liga fica ligada, mas se desligo o afogador ela desliga junto.

O que mais posso fazer?

Imneon,
Não conheço o Car80. O WD Tem base de silicone. Acho que nao tem importância, pois esse spray só vai servir para fechar temporariamente qualquer abertura e identificar a causa do problema.
Na entrada do carburador, tem um rasgo e é por ele que pode estar entrando o ar. Para fechar , pode usar qualquer tipo de fita que seja resistente a gasolina (teflon, pvc, nylon).
Chegou a avaliar se desce combustível constantemente pelo tanque ? Se estiver fazendo vácuo no tanque, depois de certo tempo, começa a faltar gasosa no carburador.
Pesquise também por velas mais eficientes.

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Imneon,
Isso tá com cara de entupimento no carburador. Antes de mexer nele, limpe o seu tanque. Provavelmente está mandando sujeira para o pobre do carburador. Veja com uma lanterna o interior do tanque (sem gasolina) e avalie se não há corrosão ou partes desintegradas.
Está usando filtro de gasolina e filtro de ar ?

imneon

New member
Olá Nelson vou fazer mais uma tentativa relacionada a isso.
Eu limpei o carburador todo com aquele Car 80. Fico preocupado em ter que fazer isso denovo porque é bem trabalhoso.
O tanque eu sei que tem um pouco de oxidação dentro. Porém como faço para limpar?
Eu to usando o filtro do tanque, filtro de ar e um filtro de gasolina novo da Honda.

Não vou desistir.. Mas fiquei mais frustrado de ter rolado e agora ter voltado tudo denovo.

Imneon,
Isso tá com cara de entupimento no carburador. Antes de mexer nele, limpe o seu tanque. Provavelmente está mandando sujeira para o pobre do carburador. Veja com uma lanterna o interior do tanque (sem gasolina) e avalie se não há corrosão ou partes desintegradas.
Está usando filtro de gasolina e filtro de ar ?

imneon

New member
Outra dúvida.

Se eu sentir uma saida de ar. Próxima ao cabeçote das valvulas, ou qualquer outro lugar que não seja o escapamento. Isso seria anormal correto?
A entrada de ar impede o funcionamento do motor. Mas a saída também, certo?

Abs

Ademberd

New member
Recentemente vendi um motor deste que estava parado a 8 meses aproximadamente, pois tinha 2 e resolvi vender 1, só que, ao ligar este que estava parado, ele não segurava a lenta e só funcionava afogado como no caso do imneon, retirei o carburador do motor da minha bike que estava funcionando perfeitamente e coloquei no motor que estava vendendo, o motor funcionou perfeitamente sem nenhum problema, como o cliente já havia pago pelo motor entreguei o mesmo a ele funcionando normalmente.
Resumindo, já fiz tudo que tinha de fazer no carburador, troquei juntas, limpei giglê e troquei o oring, e coloquei wd para possíveis entrada de ar e nada, só funciona afogado, interessante é que, quando parei o motor estava tudo funcionando, agora estou com a bike parada pois não encontro este tipo de carburador a venda em lugar nenhum, tem um vendedor no Ebay mas o mesmo não entrega no Brasil; acredito que o imneon deve focar no carburador para tentar resolver o seu problema.

imneon

New member
Fala Ademberd. Problema praticamente igual ao meu mesmo. Até procurei o carburador pra comprar mas realmente não estou encontrando.
Só falta não encontrar mais e ser esse o problema. =/
Com relação a essa saída de ar próximo ao cabeçote da valvula. Sabe me dizer se isso interfere em algo?

Hoje a noite vou fazer uns testes e dou um update para vocês.
Obrigado.

Abs.

Recentemente vendi um motor deste que estava parado a 8 meses aproximadamente, pois tinha 2 e resolvi vender 1, só que, ao ligar este que estava parado, ele não segurava a lenta e só funcionava afogado como no caso do imneon, retirei o carburador do motor da minha bike que estava funcionando perfeitamente e coloquei no motor que estava vendendo, o motor funcionou perfeitamente sem nenhum problema, como o cliente já havia pago pelo motor entreguei o mesmo a ele funcionando normalmente.
Resumindo, já fiz tudo que tinha de fazer no carburador, troquei juntas, limpei giglê e troquei o oring, e coloquei wd para possíveis entrada de ar e nada, só funciona afogado, interessante é que, quando parei o motor estava tudo funcionando, agora estou com a bike parada pois não encontro este tipo de carburador a venda em lugar nenhum, tem um vendedor no Ebay mas o mesmo não entrega no Brasil; acredito que o imneon deve focar no carburador para tentar resolver o seu problema.

Ademberd

New member
Creio que não, mas se for na tampa das válvulas, retire ela e coloque um pouco de veda junta de alta temperatura pra desencargo de consciência. Dê uma conferida no Oring do giglê pra ver se esta em perfeito estado, pois o meu estava detonado.

Sandra

New member
Re: Minha motorizada nao qer pegar

E ai Alecio? Alguma novidade?

Colocou novamente a agulha no 3º sulco? Ela sai de fábrica nesta posição e deve ficar assim até que sejam completados 500Km... Provavelmente ao abrir o carburador alguma coisa não ficou 100%... Passe mais informações para que possamos ajudá-lo Ok.

Bom dia,

Estou com um problema parecido. Gostaria q me ajudassem!
Minha motorizada é 49cc 4 tempos! Eu a uso todo dia pra trabalhar!
Ela tava funcionando normal, ai começou a morrer as vezes na subida, achei q fosse vela mto carbonizada, ou sujeira da gasolina (uso filtro) mas já está com 100 km e 02 meses de uso, achei q poderia não estar mais filtrando bem, então resolvi trocar o filtro da gasolina e tirei a vela para limpar, e realmente estava bem preta.
Substitui o filtro, tirei a vela, limpei com gasolina, ficou limpinha, voltei a vela, esperei um tempinho e tentei ligar a motorizada, e não ligou, tentei varias vezes e nada, só q ai começou a vazar gasolina pelo suspiro, respiro (não sei certo o nome) pela mangueira de excesso, sendo q isso nunca havia acontecido antes! Depois de alguma horas com a torneira do tanque fechada, pois ficou vazando direto aberta, eu tentei ligar e ela ligou, porem, assim q desliga, ela nao liga mais, e se ficar tentando ligar ela volta a vazar gasolina.
Fiz os testes na vela e no cachimbo dela, os 2 esta centelhando, tentei uma vela nova, e tb centelha até mais q a usada, mas não liga, acontece a msm coisa, se ela ficar de um dia pro outro parada, no dia seguinte liga, mas morre e não liga mais.
Ai qdo vaza gasolina, enxarca a vela, ai não liga msm.

O que deve ser? Qual procedimento devo tomar?

Nelson H

Administrator
Membro da Staff

Sandra,
Seu post foi redirecionado para topicos de motores 4 T.
Leia a discussão acima e avalie se te ajuda.

Sandra

New member

Então, estou esperando o rapaz que é mecânico vir aqui, pra desmontar o carburador pra mim e ver se a boia está fechando a passagem de combustível qdo a cuba esta cheia, e tb já fazer a limpeza dele! E ai já vou pedir pra ele verificar se tem alguma entrada de ar falsa como citada acima!

Pq se a vela esta centelhando, só pode ser algo com o carburador, é isto?

Última edição:

Sandra

New member

Estava olhando o tanque, dentro dele tem áreas com ferrugem, isso pode danificar algo no carburador?

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff

Se dentro do carburador estiver cheio de restos de ferrugem, pode entupir o giclê.
Limpe bem o tanque antes de voltar a ligar o motor.
Acredito que uma boa limpeza nas peças internas do carburador possa resolver o problema.
Nesse seu caso, acredito que não seja a entrada de ar falsa. Os sintomas são diferentes, mas vale verificar.