Motor liga e para ao desafogar e desacelerar

Manuel

New member
O motor é 4t,rodei 500 km,já li os tópicos apresentando o mesmo defeito,ao ligar o motor e de imediato solto o acelerador e volto o afogador à posição normal, o motor para e somente mantem-se ligada ao ajustar o parafuso de aceleração ao maximo. já troquei de gasolina,limpei carburador por completo,troquei juntas,procurei por possíveis entradas de ar e somente ao jogar wd no atuador externo do afogador,observa-se um aumento tênue da aceleração.por acaso o próprio carburador está com defeito?
aguardo orientações

atentamente

Manuel

bico

New member
de uma funcionada, deixe que pare. retire a vela e veja se esta molhada, se estiver limpe e recoloque, vela molhada é sinal de agulha do carburador muito alta,, isso faz ela afogar e morrer.

Manuel

New member
bico agradeço pela orientação, a vela não está molhada,porém a superfície do pistão tem uma leve camada de carbonização,levemente húmida e também a vela parece óleo,mais bem leve.

Aguardo uma nova orientação(lembrando que mantem-se em funcionamento somente estando bem acelerada;inclusive a partida tem que ser com acelerador bem acionado.

obrigado pelo compartilhamento de conhecimentos

SBP

New member
bico agradeço pela orientação, a vela não está molhada,porém a superfície do pistão tem uma leve camada de carbonização,levemente húmida e também a vela parece óleo,mais bem leve.

Aguardo uma nova orientação(lembrando que mantem-se em funcionamento somente estando bem acelerada;inclusive a partida tem que ser com acelerador bem acionado.

obrigado pelo compartilhamento de conhecimentos
Boa noite amigo,
há muito tempo não passava aqui pelo fórum; hoje resolvi acessar e vi seu post (seção "novos posts"), tentarei ajudar!
Seu carburador é 4t portanto não tem "agulha" e portanto nem ajuste desta.
Nossa gasolina brasileira (27,5% de etanol) é péssima para motores como esse 4t, que são projetados para gasolina pura.
Quanto mais etanol, mais é necessário enriquecer a mistura. O ajuste desse carburador 4t torna-se bem melindroso e é preciso muita paciência. Muitas vezes vai pensar que é impossível, como aconteceu comigo durante as modificações que fiz na exaustão ("escapamento") e na alimentação(filtro de ar e carburador).
Ainda pretendo gravar um vídeo sobre carburação no geral (sou fã do assunto), mas tentarei resumir bastante:
o ar é aspirado e ao passar pelo carburador pulveriza o combustível, formando uma névoa que será queimada (ignore se alguma informação não for novidade para você).
Essa névoa (chamada de mistura ar/comb) é a relação entre a massa de ar e a de combustível, e poderá ser mais RICA (mais combustível para determinada massa de ar) ou mais pobre (menos combustível). Muito rica ou muito pobre trarão diferentes problemas, inclusive a IMPOSSIBILIDADE de haver combustão/queima, em AMBOS OS CASOS.
Quanto às principais peças do carburador (as mais relevantes para os ajustes), no nosso caso (HuaSheng 4t) temos: pulverizador da lenta ("gicleur"/"giclê"), jato/pulverizador principal e a borboleta (que "regula" o fluxo de ar e é "aberta" com o cabo do acelerador e "fechada" por uma mola).
Com aceleração mínima para manter o motor funcionando (marcha lenta), a borboleta fica praticamente toda fechada (há uma abertura mínima e passa bem pouco ar, pulverizando praticamente todo o combustível pelo gicleur da lenta (pequeno orifício calibrado para certa quantidade de combustível). Essa estrutura tem um limite de quanta gasolina consegue pulverizar (pelo diâmetro do furo), assim como o principal (que é um orifício maior e numa posição mais centralizada no "tubo de venturi" por onde passa o ar).
Conforme se acelera, vai se abrindo a borboleta e aumentando o fluxo de ar, que irá pulverizar mais combustível pelo giclê de lenta (até seu limite máximo). Conforme se abre a borboleta e o fluxo de ar aumenta, também vai entrando em ação gradativamente o jato/gicleur principal, de maior vazão, que irá atuar até a abertura total da borboleta (ocasião de maior fluxo de mistura, na qual ele deve estar ajustado para sua máxima vazão ser compatível com o que o motor precisa naquele momento). É importante lembrar que o de lenta ainda está atuando (em sua capacidade máxima), mas isso é muito pouco combustível perto do que o motor precisa neste momento, portanto ele está dependendo quase que inteiramente do de alta (carburadores mais complexos têm mais jatos e mais mecanismos de controle, mas no nosso caso são basicamente esses 2 jatos e a borboleta).
Nos meus testes com esse carburador, percebo que o de alta começa a entrar com cerca de 1/6 da aceleração ("abertura da borboleta"). Até lá quem tem que fornecer o combustível suficiente é o de lenta, e se ele não conseguir o motor morre ao acelerar, nessa "transição".
Não sei o quão original seu conjunto está (se fez modificações em escape ou entrada de ar terá que mexer na carburação com toda certeza), mas mesmo num determinado filtro de ar (de esponja, como o original do kit), a quantidade de óleo e sujeira irá interferir diretamente na quantidade de ar aspirada (mais sujo e/ou mais oleoso passa menos ar, portanto enriquecendo a mistura). Aliás o que o afogador faz é exatamente isso: ele restringe a entrada de ar sem mexer na borboleta (ele fica antes dela, logo na entrada do tubo, após o filtro de ar), enriquecendo a mistura para um motor frio (quanto mais frio o motor e/ou clima precisa enriquecer mais a mistura na partida).
No seu caso, tente raciocinar com essas informações sobre o funcionamento que deve conseguir chegar a uma solução. Precisaria te fazer outras perguntas, mas a princípio me parece que está com condições de mistura pobre (e é bem provável mesmo com o kit todinho original, pois há muito etanol na gasolina, e quanto mais baixa, seca e fria for sua cidade, mais provável estar diante de um caso de mistura pobre), principalmente no gicleur da lenta, que parece não estar fornecendo combustível suficiente (lembre-se que ele pode estar obstruído; sei que já limpou mas é um orifício muito pequeno que pode entupir facilmente).
Te sugiro dar uma fuçada! Com técnica e racioncínio lógico.
Outra coisa: se for mesmo "falta de combustível" (mistura pobre), você pode "enriquecer" ela em funcionamento (andando mesmo, em diferentes RPM, com muito cuidado claro, usando a mão esquerda para mexer no afogador enquanto a direita acelera), acionando gradativamente o afogador, para ir restringindo a entrada de ar e adequando à sua quantidade de combustível (você irá enriquecer a mistura não por aumento do combustível, já que não estará mexendo nos gicleurs, e sim pela diminuição do ar para parear com seu fornecimento de combustível). Se isso te der melhores resultados, está "faltando combustível"!
Para ter noção de aceleração (abertura da borboleta) e poder fazer seus testes, faça marcas no curso do acelerador (1/8, 1/4, 3/8, 1/2, 5/8, 3/4, 7/8), girando ele com ela desligada e marcando o curso com um ponto de referência (uma outra marca feita do "lado de fora", na parte fixa do acelerador).
Para fazer ajustes a leitura de vela é excelente, mas é um assunto complexo, longo, e os materiais encontrados são sempre feitos com gasolina pura, e a nossa com etanol dá diferenças de leitura (não vou falar agora sobre esse assunto, mas pretendo no vídeo).
Se for mesmo mistura pobre e o problema NÃO for obstrução dos jatos, pode verificar várias outras coisas, como o nível da cuba, vazão do tanque até a cuba, etc. Se estiver tudo aparentemente ok e mesmo assim está com muito ar para seu combustível, duas soluções são possíveis: diminuir a entrada de ar ou aumentar o fornecimento de combustível na mistura.
Diminuir o ar é muito fácil: pode deixar o carburador parcialmente acionado até um ponto ideal, pode colocar mais óleo no filtro de ar ou uma esponja mais restritiva, enfim, diversas opções, mas não é o que eu faria pois irá prejudicar o desempenho (estará trabalhando com menos mistura do que deveria, portanto deverá gerar menos potência e também, claro, consumir menos).
Aumentar o combustível envolveria mexer no(s) gicleur(s), aumentando o diâmetro dos furos. Isso pode parecer simples mas não é (na verdade seria se pudéssemos comprar jatos maiores, como fazem com motos, mas no nosso caso já procurei e não há nem similares de fácil acesso, então o jeito seria modificar os originais mesmo). Precisam ser usadas brocas finíssimas, próprias pra isso, de uma em uma, aumentando e testando até chegar na ideal (se passar também terá problemas com mistura muito rica). Outro detalhe é que o furo não pode ser "angulado". A broca tem que estar perfeitamente perpendicular ao furo e centralizada, pois se o furo ficar "torto" atrapalha a pulverização, e aí terá um jato maior porém ineficiente. O ideal é fazer em uma furadeira de mesa, com o jato preso numa morsa ou algo do tipo. Dá pra fazer na mão? Dá, mas precisa ser bem cuidadoso e com certeza não ficará "perfeito" (eu acabei fazendo na mão, com o maior cuidado possível, mas se tivesse usado mesa seria o ideal).
São detalhes mas esses motores e carburadores são muito pequenos, então qualquer diferencinha já pode tirar ele do funcionamento ideal (principalmente na lenta, como no seu caso, pois é pouquíssimo combustível e pouquíssimo ar envolvidos).
Espero ter ajudado. Quero ver se em brave arrumo um tempo e faço um vídeo para colocar aqui (muita coisa dá pra resolver sozinho, com testes fáceis como o do afogador).

Manuel

New member
SBP, obrigado pela Instrução detalhada, já a estudei e foi de muito proveito. O Carburador está completamente original ,não compreendo qual a causa; pois se inicialmente funcionava porque não agora,a principio farei os testes com diversas aberturas do afogador e logo te comunico. Até mais

Manuel Saracay

Manuel

New member
Oi,SBP, fiz os seguintes testes: com afogador fechado 100% ou até 75% e sem nada de aceleração funciona. deixando o afogador aberto até 70% e deixando acelerado até 1/15 do curso total da manopla do acelerador ou seja no máximo até 2 milímetros de abertura do curso funciona;porem em qualquer situação fica muito acelerada e perigoso demais para usa-la na rua

em quanto ao aumento do furo do giclê de marcha lenta;não conheço , nunca vi uma broca que seja tão fina para aumentar um furinho desse calibre.

fico aguardando mais alguma orientação

Última edição:

SBP

New member
Boa noite Manuel,
vamos lá:
para padronizar nossa linguagem, em relação ao afogador vamos usar acionado/ativado/ligado quando ele estiver atuante, restringindo a entrada de ar (ele é como uma segunda borboleta que vem antes da principal, logo após o filtro de ar, e que quando desligado/desativado deve dar abertura total ao ar).
Continuando seus testes e ajustes, você realmente precisaria de uma broca para aumentar o jato/pulverizador principal, pois ele não possui nenhum tipo de ajuste da vazão (isso fica a cargo do fluxo de ar e diâmetro do orifício). Essa broca seria tipo assim (é o kit que eu tenho, paguei isso aí, cerca de 8 reais entregue em casa):
http://www.ebay.com/itm/20Pcs-Mini-...el-Tool-HAP-/191725248617?hash=item2ca3b72069
Por sorte o jato/gicleur da lenta, que é o mais atuante até "entregar" a função para o principal (ou seja, em todas as arrancadas e acelerações até cerca de 1/6-1/4 da borboleta) possui um parafuso de ajuste! Nos carburadores dos últimos kits este parafuso vem tampado com uma tampa metálica e você não consegue vê-lo. A boa notícia é que já fucei nisso e é só remover essa tampa com cuidado que terá acesso ao parafuso de ajuste, que consegue dosar o gicleur da lenta.
Segue tópico referente ao assunto:
http://bicicletamotorizada.net/threads/1850-Boa-not%C3%ADcia?highlight=not%EDcia
Sugiro que antes de mais nada (isso é claro, se não for mesmo nenhuma obstrução, não for falta de óleo no filtro de ar etc) prossiga com testes com esse parafuso.
Outro assunto importante é o ajuste de válvulas. É muito importante que seja feito esse ajuste periódicamente para tudo estar tinindo (esse ajuste é feito com lâminas de espessuras específicas, e apesar de não ser muito complexo, não convém fazê-lo sem noção nenhuma e sem as lâminas). Se tiver as lâminas (custam cerca de 40 reais) posso ajudar com os procedimentos para ajuste (até se não me engano existe algo aqui no fórum sobre o assunto).
Mas continuando com o parafuso do seu carburador. Para ajustá-lo é bem simples (e espero que resolva).
Você deve parafusá-lo (rosqueando em sentido horário, delicadamente) até que encoste no fundo (não aperte, apenas encoste).
Desse ponto você deve observar o parafuso e ir desrosqueando (sentido anti-horário) até o ponto de melhor ajuste (lembrando que extremos de mistura não permitirão o motor funcionar). Quanto mais você desrosquear, mais combustível terá (mais rica a mistura).
Para fazer esse ajuste, sugiro começar tirando 2 voltas e meia a 3. Esse seria o ajuste correto, pois mais que isso (3,5+) já é sugerido que o jato seja maior. Menos que 1 volta e meia é sugerido um jato menor. Pode ser que seu parafuso com a vibração do motor tenha se rosqueado, "fechando" a passagem de combustível do gicleur da lenta, que deve estar insuficiente (faça os testes para confirmar isso).
Na verdade esse não será o único parafuso usado nesse ajuste, pois o parafuso plástico (preto) também deverá ser mexido juntamente (este parafuso "da lenta" é simplesmente uma pequena "trava" do acelerador, que abre um pouquinho a borboleta para permitir o motor funcionar em marcha lenta). Quanto mais você rosqueia esse parafuso, mais acelerado o motor ficará (mais aberta a borboleta e maior o fluxo de mistura).
Sugiro que comece com a lenta meio acelerada, e em seguida vá reduzindo sem deixá-la morrer. Nesse momento vá para o parafuso do gicleur e tente perceber o ponto em que fica com a maior RPM (isso se não tiver um tacômetro). A sugestão é que deixe levemente mais rica que isso (cerca de 1/8 a 1/16 a mais desrosqueado).
Tente acertar a vida com esses 2 parafuso e depois veja se ela roda bem em todas as faixas de aceleração sem o uso do afogador. Se sim, terminou!
Se não, talvez seja necessário mexer nos pulverizadores.
Boa sorte!

Última edição:

Manuel

New member
Boa noite SBP,
Amanhã farei os testes e trocarei a gasolina, comprarei as brocas,poderia fazer-me a gentileza de enviar uma foto indicando qual o jato pulverizador principal ou detalhar-me um pouco mais para poder localiza-lo e saber onde fazer o aumento do furo?
Obrigado até mais

Manuel Saracay

SBP

New member
Se a questão não for combustível do gicleur da lenta, podemos verificar outras possibilidades.
Se conseguir um bom ajuste com esse parafuso, conseguir arrancar sem hesitar a aceleração, ótimo! Um pulverizador resolvido.
Mesmo assim, se tudo estiver aparentemente bem e o funcionamento até 1/4 de abertura tudo ok, sugiro fazer vários testes também acima disso, em várias RPM (pois aí estará dependendo cada vez mais do principal e menos do da lenta). Um ótimo teste rápido é o já mencionado acionamento do afogador andando.
Se você estiver com 3/4 ou mais de aceleração e ao começar a acionar o afogador (com o acelerador parado, claro) tiver melhores resultados (mais "vida", mais aceleração), estará diante de uma mistura pobre (porém não deverá mexer no parafuso do gicleur da lenta se tudo estiver bem em baixas aberturas de borboleta, até 1/4, esse seria o momento de ir para o principal, se o caso for mesmo falta de combustível).

SBP

New member
Estava digitando junto com vc :D

Faça os testes, talvez nem precise das brocas se seu kit é todo original (o parafuso do gicleur da lenta já deve te ajudar bem).

Infelizmente não tenho fotos aqui e não estou com a bicicleta.

Te explicarei onde eles estão (qual o acesso):
gicleur da lenta - abaixo do parafuso da aceleração da marcha lenta (o parafuso preto de plástico, não o de metal tampado que regula a "mistura" da lenta)
pulverizador principal - bem centralizado, você pode ver onde o jato dele sai bem próximo à borboleta (para acessá-lo retire a cuba, que é presa por um parafuso sextavado que se rosqueia onde você irá tirá-lo, ou seja, abaixo do parafuso que prende a cuba há 2 peças, o "tubo emulsificador", que é solto e deve ser colocado na mesma posição e não de "ponta-cabeça", e o jato principal, que é parafusado).
A única excessão do tubo é se os chineses tiverem colocado errado, mas acho difícil (pra falar a verdade nem me lembro se ele entra ao contrário, mas convém alertar para que preste atenção na posição caso for retirar mesmo essa peça).

SBP

New member
Para chegar no gicleur da lenta vc deve retirar o parafuso preto de aceleração da lenta, pois está abaixo e é inacessível com o parafuso lá. Levante-o cuidadosamente com uma chave de fenda ou algo do tipo, se necessário levantando "um lado de cada vez" até sair (é apenas encaixado e tem um anel de borracha de vedação preso ao "corpo").
O jato principal precisa ser desparafusado com uma chave de fenda (não me recordo a medida, mas não pode ser muito grande senão não entra, nem muito pequena para não danificar o parafuso).

SBP

New member
Outra coisa (só para complementar): para fazer as marcas no acelerador, verifique se há folga, como no meu caso.
O que eu fiz foi marcar um ponto de referência na parte fixa, que fica do lado interno, e depois na "manopla" fui girando levemente para "esgotar a folga", ou seja, chegar ao ponto em que a partir dali estaria de fato movimentando a borboleta. Marquei esse ponto e também o de aceleração total, depois entre os dois medi o espaçamento e coloquei mais 3 pontos de referência (1/4, 1/2 e 3/4).
Lembrando que na prática é muito difícil usar toda a aceleração (pelo menos no meu caso, com o motor bastante modificado, e como usei original apenas durante o amaciamento nem sei como seria). Vou controlando a velocidade não pelo velocímetro mas pela RPM para não passar da crítica (nunca passo de 8.000). No meu caso uma velocidade de 60km/h normalmente é atingida com menos de 3/4 de aceleração (depende da inclinação do terreno, claro). Se ela for querer perder velocidade/rotação, vou dando mais aceleração e mantém os cerca de 60-65km/h em "qualquer subida", mas usar aceleração total mesmo é raro, só em algumas arrancadas/retomadas mais bruscas.
Certa vez li num fórum americano a seguinte frase: não existe carburação perfeita, existem proprietários e mecânicos cansados, que desistiram de tentar chegar lá!
Realmente, são muitos fatores envolvidos, e nesse caso sem sensores como na injeção eletrônica, e além disso cada motor é diferente (mesmo que aparentemente idênticos). Mas com esforço dá pra chegar em um resultado muito bom (quase perfeito;))!
Boa sorte com os ajustes!

SBP

New member
Só por curiosidade amigo, quando tiver acesso ao parafuso, vá rosqueando ele ("fechando" o combustível) e contando as voltas até que toque o fundo, para ver com quantas estava "de fábrica"!

Manuel

New member
SBP, tudo bem?

Inicialmente fechei o registro para drenar o combustível do tanque e dei partida para esgotar o combustível da cuba e surpreendentemente funcionou perfeitamente,parafuso plastico preto de aceleração,completamente desativado(parafuso de mistura estava originalmente com uma volta e meia, aumentei mais meia volta e foi o melhor desempenho.conclusão a marcha lenta funcionou perfeitamente por dez minutos. tanto o parafuso plastico como o parafuso de mistura respondiam perfeitamente.porém após mesmo fechando e abrindo o registro de combustível o defeito voltou. conseguiria explicar-me por que chegou a funcionar por +- 10 minutos perfeitamente?

SBP

New member
Boa noite Manuel,
da mesma forma que podemos padronizar o ajuste do parafuso metálico (o da vazão do gicleur da lenta), contando as voltas desrosqueadas após ele ter tocado o fundo, também podemos padronizar o ajuste do parafuso plástico.
Para isso, vá rosqueando ele até que toque o metal que está no eixo da borboleta (a partir desse ponto ele estará abrindo pouco a pouco a borboleta, conforme vai rosqueando). Sugiro que conte as voltas rosqueadas após o toque (depois que chegar ao ajuste ideal, é só registrar e não precisará mais ficar procurando esse ponto de ajuste). Dessa forma pode fazer qualquer procedimento com o carburador e voltar ao seu "ajuste padrão" com facilidade.
Vamos voltar ao problema. Seu caso agora está interessante, temos bons dados.
O nível de combustível na cuba também altera a mistura. Infelizmente nosso carburador não possui ajuste desse nível (não que eu saiba).
Quando o nível está mais baixo a condição será mais pobre, e se obteve melhores resultados assim pode ser que estamos diante de uma condição rica (muito combustível ou pouco ar).
Vamos prosseguir com os testes. O objetivo disso é descobrir em qual lado estamos (rico/pobre). Para auxiliar, me diga qual a altitude do local, e também o clima (temperatura e umidade).
Se um teste como o do afogador (que acionado enriquece a mistura) te dá melhores resultados, pode estar pobre. Isso seria mais provável se a cidade for seca, fria e de baixa altitude, bem como se houver alguma obstrução nos circuitos de combustível ou mesmo se houver alguma entrada de ar extra (já ocorreu comigo também, ao lado do parafuso da mistura da lenta, outro círculo dourado). Além disso devido ao alto teor de etanol da gasolina é mais fácil partir para o lado pobre, pois naturalmente precisa de mais combustível em relação à gasolina pura.
Vamos ao teste oposto, para ver se na verdade não estamos com mistura muito rica (o que seria provável em altitudes elevadas, cidades úmidas e quentes, obstruções no fluxo de ar como filtro sujo e afogador acionado, obstruções na exaustão, etc). Para fazer o oposto do que seria o acionamento do afogador, um bom teste rápido seria a remoção do filtro de ar (lembre-se que um motor nunca deve funcionar sem o filtro de ar, mas para um teste rápido em ambiente limpo tudo bem). Se o aumento do fluxo de ar e conseqüente empobrecimento da mistura te trouxer melhores resultados, provavelmente está com mistura muito rica. Lembrando mais uma vez que o teste não deve ser prolongado e nem em ambiente com poeira.
Outro dado importante é que a mistura pode estar com diferentes problemas para diferentes aberturas de borboletas (ou seja, pode estar com a lenta muito rica e pobre em grandes aberturas, ou vice-versa, ou ambos "do mesmo lado").
Outra coisa importante: todos esses ajustes de mistura/carburação devem ser feitos com o motor aquecido (em temperatura normal de operação), senão nunca conseguirá padronizar o ajuste pois conforme aquece o motor precisa de uma condição mais pobre do que frio (é justamente pra isso que serve o afogador, para enriquecer temporariamente enquanto dá a partida e aquece).
Passados os testes, se descobrir em qual lado está e for para os ajustes, sugiro que deixe o parafuso da borboleta um pouco acelerado e vá fuçando no parafuso da mistura da lenta, até conseguir um funcionamento (porém com a lenta acelerada).
Agora é hora de revezar entre os parafusos (vai ir diminuindo a abertura da borboleta e acertando a mistura). Desacelere mais um pouco sem deixar morrer e acerte novamente a mistura para o ponto mais acelerado possível. Repita isso até que consiga uma lenta em que não é possível aumentar a rotação com o parafuso da mistura. Enfim, tente deixar a lenta o mínimo acelerada possível, porém estável, que não morra ao arrancar, ou seja, que não falte combustível até entregar para o principal. Veja se isso fica por volta das 2,5 voltas do parafuso metálico. Se sim, ótimo, deve estar correto e agora é só ajuste fino.
O ajuste fino ideal é feito com leitura de velas. Vamos deixar isso para uma etapa posterior, após acertar o básico.
O mais difícil desse nosso carburador é que são poucos pontos de ajuste e ele muito desajustado não permite mesmo o funcionamento.
Boa sorte!

Manuel

New member
SBP,tudo bem?

Boas noticias
olha foi difícil tirar o gicle principal,tive que procurar uma chave de fenda exata,você já tinha alertado-me e isso me animou para arranca-lo. O que fiz foi o seguinte :troquei as juntas,limpei dois furinhos que faz parte do conduto da marcha lenta(estão, dentro, no limiar da borboleta de aceleração ,limpei a passagem interna que vai do gicle de marcha lenta para cuba.testei por 30 minutos e tudo perfeito, logo mais que puder sairei com ela por mais tempo. Te gradeço profundamente de coração pelas orientações e animo recebido em não desistir;pois eu já estava quase comprando outro Carburador ,espero que esta vitoria seja definitiva,de qualquer maneira as brocas finas estão a caminho.por enquanto ela respondeu bem com 2 1/2 voltas no parafuso da mistura e parafuso de aceleração completamente desativado e sem necessidade de acelerar para conseguir a partida inicial.Obrigado até mais

SBP

New member
Que top Manuel!! Fico feliz que tenha dado certo!
Tenho certeza que agora tem mais conhecimento acerca de carburação e dos ajustes desse carburador.
Abraço!