motor fazendo muito barulho na saída

naldinhoresende

New member
recentemente percebi que a minha bicimoto 4t está fazendo um barulho diferente na saída como se alguma peça está solta dentro do motor. mais quando ela pega o embalo o barulho para,alguem sabe me dizer o que será ou isso é normal já que ela ainda está em fase de amaciamento?desde agradeço.

Carlos Mayer

New member
Ok, vamos lá Naldinho e Fabio (vou fazer um tutorial mais detalhado com imagens melhores e posto em breve)

O primeiro passo é remover a proteção plástica sacando os três parafusos frontais (cuidado para não perderem as arruelas que ficam entre a proteção e o motor pois elas servem como espaçadores).

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvQoN4NgXK4kF03IgRymp30cra6LMUrOULpnFaP5jVkGf-o9AqqasEgtgmMeEs4KEwAAm1T1UDOlbc9v9C2CA5fYlnFeQMy2v4g5.jpg

E depois o parafuso do suporte que fica na parte traseira.

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvS8xdx2SppQX1pUsULugAje09APU0htqRTRl8tSNWhvLWeIZ1kuAO6H0Mco3sEIzU8Am1T1UP8jINIjrZWH-JitSqkP6_-_ABQX.jpg

Com a proteção removida vocês verão as duas polias.

PgAAAImWFi72RVkTAUHcWpXBpvR8_0k7YHw1YFUZZwR51A3_xxgEea0H7u_ZJlKQd6ZkZmN3_TO7kuoZhQ7mOqjIWOwAm1T1ULN2Qznfr_rJd7rsjYAV3MgCzcuZ.jpg

reparem bem na última foto... Aparece um parafuso Allen por trás da polia maior. Na verdade são três e basta acertar a posição da polia para encontrá-los... Com uma chave Allen número 5 afrouxem (que palavra horrível heheheh) os 3 parafusos e girem a parte traseira da polia para a esquerda até que os 3 parafusos encostem no final da canaleta por onde correm. Mantenham a polia na posição e reapertem um por um os 3 parafusos Allen. Depois de "encostar" os 3 apertem com firmeza. Recoloquem a proteção não esquecendo as 3 arruelas e testem...

Um Tutorial mais detalhado e com mais imagens estará disponível em breve e em seguida um vídeo. espero ter ajudado.

Forte abraço

Deusdete Durso

New member
kit de 4 tempos

O meu motor esta com o mesmo problema mais ele não é o t-belt.... esta em anexo a foto da transmissão eu acho q a corrente esta muito frouxa pois da pra até passar uma chave de fenda em volta de toda os 'dentes' com a corrente

Anexos

• 2013-11-10_19-48-15_874.jpg
    2013-11-10_19-48-15_874.jpg
    101.3 KB · Visualizações: 37

Carlos Mayer

New member
Olá,

O problema de sua clutch box é falta de graxa e não folga na corrente. Esta corrente é assim em todos os modelos equipados com clutch box e não sai simplesmente porque a tampa não permite e também porque ao acelerar o motor a parte superior fica tensionada, no mais a corrente é tripla bem como o pequeno pinhão e a coroa da direita.

Repare como a folga é normal mesmo em kits Zero Km

PQAAAMKzakY6ZqVaj7HDc6_pu53vTF-e2bDvjRf4ZLFVjnEGxNn6z3N8oz3jQijaKczUbGp9RH8dFf_pDhQ3qAMPZVsAm1T1UJXr0PbhHP_RGDLgKI1JpHDLVQ1e.jpg

Remova a graxa velha com um pincel e gasolina. Limpe também a tampa, a corrente e os rolamentos

PQAAANixF-Z-VyWUqEMk3nsQ2G3okl0m9Rw3ZQLhfp5GFF3oXn7cIsEo6GwppAe8JjgP-HTYFuio3v_d_LRSaBPEGsgAm1T1UEMjwqowCyu1I9ksC3PVELwCU_sd.jpg

Aplique graxa grafitada (2 saches) na tampa

PQAAAPc5RAziz-3xh8jinNDPdCz-EPEgbR8Gnv8n23BiueGXtAHK5Wgik-bDxw2fYa4seEnQE7vTsyN9TT1Ypw95IvcAm1T1UBHc5Ixxgtkd_VGbsKHKg98mY9Gs.jpg

Mais 2 saches onde fica a corrente e feche a tampa apertando bem.

Esta é uma rotina de manutenção detalhadamente explicada na página 32
do Manual instalação do Kit motor Bicimoto 4 tempos para bicicletas

A falta de graxa gera ruídos e acelera o desgaste de todos os componentes da cluch box.

Ademberd

New member
Recentemente adquiri um motor 4 tempos T-Belt junto a bicimoto ( já possuo um com 1600 km rodados, mod. anterior a este) o mesmo esta amaciando com cerca de 55 km, hoje ao sair com ele percebi um barulho forte parecendo barulho de uma britadeira com aquele tátátátátátá e vibrando muito, isto está acontecendo sempre no início da aceleração; já estiquei a correia no máximo possível e o barulho persiste, gostaria de saber se o pessoal conseguiu solucionar este problema e da opinião do Carlos que já possuí este tipo de motor a mais tempo, se ele tem ideia do que pode estar ocasionando isto, abraço a todos.

Ademberd

New member
Consegui descobrir a origem do barulho, o mesmo é proveniente da campânula, que no meu caso a minha veio com um desgaste bem acentuado em boa parte do furo da cremalheira, causando vibração em baixa rotação devido a folga; fiz a compra de outra campânula na bicimoto e para minha surpresa me foi entregue uma completamente diferente com a do kit original, diâmetro interno da cremalheira 18mm (original 20mm), comprimento da cremalheira 14mm (original 18mm) ou seja não entra e mesmo se entrasse só ia pegar praticamente a metade da correia.

Carlos Mayer

New member
Olá, Ademberd

Você pedala ao arrancar com sua motorizada? Ou deixa a movimentação inicial exclusivamente a cargo do motor?

Eu acho que você pode evitar problemas pedalando vigorosamente 2 ou 3 vezes sempre que arrancar e acelerar com suavidade. Meu kit de 4T com T-Belt só faz este barulho quando exigido demais nas saídas. Forte abraço

Ademberd

New member
Pois é Carlos, procuro sempre que possível quebrar a inércia com umas pedaladas, mas no meu caso, mesmo em movimento em baixa velocidade ela trepida ao acelerar, sendo que o eixo da campânula veio com praticamente 40% da medida interna com um desgaste bem acentuado causando uma folga, creio que esteja aí grande parte do problema; fiz a compra de outra campânula junto a bicimoto mas a mesma veio errada. DSC00301.jpg

Carlos Mayer

New member
Quando este motor foi comprado Ademberd? E qual a quilometragem total dele? Pergunto isso para saber se está ou não em período de Garantia e o que poderia levar a este desgaste...

Ademberd

New member
Então Carlos, o motor esta na garantia, foi adquirido no dia 13/02/14, ainda está amaciando. O que observei foi o seguinte, ao retirar a campânula vi marcas falhadas da embreagem sendo que, deveria ter aquela marca lisa contínua e não trepidada; fiz um teste colocando um pouco de graxa grafitada no interior da campânula onde tem o contato com o disco de embreagem; a trepidação some fica uma seda, mas claro fica patinando principalmente nos aclives, estou aguardando a chegada da troca da campânula para ver se problema é dela ou do disco de embreagem que aparentemente está normal.

Última edição:

Ademberd

New member
Bem pessoal, com relação ao meu problema do barulho no 4 t, t-belt nas arrancadas, foi solucionado quase totalmente, retirei o disco de embreagem soltei as molas e coloquei 1 arruela de pressão na base das molas, vindo assim a aumentar a pressão dos pads. Agora não vibra mais nas arrancadas ficando com a partida bem tranquila.