Motor com barulho de peças moidas

imneon

New member
Olá pessoal,

Minha 4T está com mais ou menos 300km e estava andando com ela há 15 dias atras quando parei em um semáforo. Quando fui sair com ela ouvi um barulho como se fosse uma engrenagem com areia, e senti como se tivesse alguma coisa se quebrado dentro do motor. Ela quase não saiu do lugar, parei imediatamente e fui pra casa empurrando ela. Acreditava que poderia ter sido algum probema na caixa de transmissão pois quando empurrava ela pra frente ela ia normal, se empurrasse ela pra tras parecia que vinha um barulho como se fossem peças moidas na engrenagem e que vinha dali da clutch box.

Comecei a desmontar por ali e abaixo envio as fotos do que vi.

IMG_6817.jpg
(Obs: tem bem pouca graxa ai porque eu já havia limpado esse lado e a tampa.)

Quando desmontei pude perceber que o sistema me parecia bem integro, porém esse primeiro eixo que vai em direcão ao motor estava bem solto. Ele esta com um jogo pra dentro e pra fora e também pra cima e pra baixo. Aparentemente ele foi a peça que quebrou. Minha dúvida é: Não sei com o que ele é ligado dentro do motor nem se pode ter sido alguma outra peça que quebrou que liga ele a alguma coisa. Segue um link com um vídeo caso queiram ver melhor como ele está solto.
https://dl.dropboxusercontent.com/u/22830474/Bike/IMG_6819.MOV

Espero que vocês possam me ajudar pois dessa vez não sei nem por onde começar.
Abs.
Obrigado.

(Não sei se postei na categoria certa, fiquei em dúvida se seria problema de motor ou de transmissão)

Carlos Mayer

New member
Olá, Imneon

Existe uma pequena folga neste eixo. Mas não tão grande como a mostrada no vídeo.

O ideal é que você solte os 4 parafusos que prendem a clutch box ao motor de forma a verificar o estado da campânula (do outro lado).

Não acredito na quebra do eixo primário (o que você segura no vídeo) pois se ele estivesse quebrado simplesmente soltaria em sua mão entende?

Ele é apoiado na tampa externa da clutch box por um rolamento (aparece em sua foto) e logo abaixo da campânula por outro. Pelo vídeo me parece que o rolamento interno está quebrado e por isso a folga...

Retire a tampa pois poderá verificar o estado da campânula. Se ela estiver Ok parta para verificar o rolamento interno. Se estiver quebrado basta substituí-lo. O procedimento é simples. Remova a campânula primeiro soltando a porca central, em seguida segure o eixo e gire a própria campânula no sentido anti horário (ela é rosqueada ao eixo). Com a porca e a campânula fora o eixo sairá com facilidade da sede...

Fico no aguardo de mais notícias para confirmarmos diagnóstico e solução.

Forte abraço

Cipó

New member
Boa tarde! falando em barulho, meu motor faz um barulho parecido com "batesaia", mas não há marcas disto dentro dele, nem nas válvulas, pistão, ou camisa. Virabrequim e biela são novos, porém comprei um jogo de anéis novos que devem chegar nesta semana. O barulho é somente em subidas quando o motor é exigido e está em baixa rotação. Poderá ser algo na caixa na embreagem, mas não consigo identificar de onde vem o barulho? Já visitei um amigo mecânico de motoserras e pequenos motores e ele não identificou problemas também. A única coisa que me disse foi para fazer o processo de esmerilhamento da sede com pasta apropriada, já que coloquei par novo de válvulas ( a de escape quebrou e foi "mastigada pelo pistão", porém não houve grandes danos além de eu ter de trocar os anéis que ficaram presos em um ponto do pistão) Torço para que quando colocar anéis novos o barulho acabe.

imneon

New member
Olá Carlos como sempre muito útil sua ajuda. Só tive como fazer o serviço agora.
Acredito que a campanula tenha quebrado. Tirei uma foto para confirmar o diagnóstico.
Seria apenas substituir essa peça? Se for percebi que no site da Bicimoto nao temos essa peça para reposição. Sabe como posso fazer?

No aguardo. Abs e obrigado.

View attachment 1850

Ademberd

New member
Imneon, eu possuo um motor 4t com este tipo campânula, sendo que, por mais que cuidados tivesse, sempre ocorria a quebra da campânula, no meu caso 2, até porque aonde moro tem muitas subidas e transito intenso, onde você acelera e desacera num curto espaço de tempo, vindo assim a exigir mais esforço motora. O que eu fiz foi o seguinte, peguei uma campânula quebrada levei num torneiro mecânico e ele me fez uma interiça sem soldas na porca, no qual me explicou que, ao soldar a porca a um enfraquecimento do material por causa do calor da solda da porca, vindo assim a se quebrar com mais facilidade; depois disso nunca mais ocorreu a quebra da campânula, DSC00288.jpgDSC00290.jpgDSC00293.jpg e por este serviço só paguei 50,00 reais.

Ademberd

New member
Seria essa a correta ou esse seria para os kits novos?
esta é para os kits novos, procure saber junto a bicimoto se eles ainda tem deste modelo antigo.

imneon

New member
Pois é.. Mandei um email pra eles mas não fui atendido. Porém já vi uma postagem no Reclame Aqui de uma pessoa que está com o mesmo problema e eles alegam que estão sem essa peça para reposição. Fiz uma busca em sites gringos que costumo frequentar e todos estão sem estoque, tenho medo que essa peça tenha saido de linha junto com esses motores, uma vez que vejo ha algum tempo que esse mesmo modelo de motor em sites gringos já vem sendo substituido pelo TBelt, como foi na loja da Bicimoto. Por um acaso você nao teria mandado fazer outra peça dessa pra sua e ele nao estaria assim sobrando por ai né?? =)
Ou se alguém tiver como indicar uma oficina de tornearia acho que somente por inbox, mas ficaria agradecido.

Ademberd

New member
Olha só, eu tenho uma que comprei junto a bicimoto e nem usei, e na qual eu mandei o torneiro se basear para fazer esta outra que postei as fotos acima, vou dar uma procurada aqui nos meus guardados.

Bicimoto

Administrator
Membro da Staff
Pois é.. Mandei um email pra eles mas não fui atendido. Porém já vi uma postagem no Reclame Aqui de uma pessoa que está com o mesmo problema e eles alegam que estão sem essa peça para reposição. Fiz uma busca em sites gringos que costumo frequentar e todos estão sem estoque, tenho medo que essa peça tenha saido de linha junto com esses motores, uma vez que vejo ha algum tempo que esse mesmo modelo de motor em sites gringos já vem sendo substituido pelo TBelt, como foi na loja da Bicimoto. Por um acaso você nao teria mandado fazer outra peça dessa pra sua e ele nao estaria assim sobrando por ai né?? =)
Ou se alguém tiver como indicar uma oficina de tornearia acho que somente por inbox, mas ficaria agradecido.

Imneon,

Envia uma foto da peça que vc está precisando para atendimento@bicimoto.com.br. Vamos ver se conseguimos te ajudar.

Sds,