Motor 4T na chuva

kakinho

New member
Olá pessoal, sou novo por aqui. Acabei de adquirir meu 50cc 4T, não recebi ainda.
Minha dúvida é quanto à relação da parte elétrica com a água, tem algum problema
eu trafegar na chuva com ele, quais partes devo ter mais cuidado ao utilizar lava-jato?

Ademberd

New member
Olha Kakinho, quanto a trafegar na chuva sem problemas nenhum, claro que se puder evitar é bom, com relação ao lava jato evite direcionar o jato diretamente para o motor; eu quando lavo a minha, o motor eu lavo com o jato da mangueira sem pressão, bom faço isto na minha, baixe o manual do motor 4t e vá dando uma familiarizada com o mesmo pois é muito importante ler o manual antes de montar e usar o 4t.

Carlos Mayer

New member
Olá, Kakinho

Os únicos componentes elétricos do kit de 4 tempos são: Vela de ignição, o corta corrente (do punho) e CDI.

O CDI fica dentro da carenagem (vermelha) que recobre a ventoinha e além disso ele é emborrachado e blindado logo imune a água ou umidade.

Os cuidados que você deve tomar com chuva são: Tentar proteger o corta corrente pois se entrar água no circuito acaba fechando curto e desligando o motor e evitar que o motor quente entre em contato com água fria para evitar que o bloco ou mesmo o cilindro venham a rachar pelo choque térmico.

Quanto a lavagem do motor máquinas de lava jato definitivamente não são recomendadas nem para os kits de motorização de bicicleta e nem para nenhum outro tipo de motor. Eu uso um pincel largo e macio, água e detergente e como o amigo Ademberd uso a mangueira sem pressão na hora de enxaguar. Jatos excessivamente fortes podem danificar as vedações e até mesmo permitir a entrada de água dentro do cárter através do respiro ou mesmo do carburador.

Leia atentamente o manual de seu kit antes de montá-lo ou utilizá-lo e lembre-se que é necessário colocar óleo (250 Ml de óleo 10W30) ANTES de colocar o motor em funcionamento.

Forte abraço e muita sorte com seu kit 4 tempos