Moto 4 tempo Fazendo Barulho

galvesp

New member
Boa Noite eu comprei um motor 4 tempos a alguns dias na Bicimoto, E quando eu vou sair com a bicicleta o motor começa a tremer, tipo a embreagem está pulando, Quando pega uma velocidade para de tremer e anda normalmente...
O que pode ser isso?

Att.
Gleidson

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Galvesp,
Boa noite.
Quando está parada, também fica vibrando ?
Tá parecendo que o pinhão e a coroa estão desalinhados. Dê uma avaliada se não é isso.
:cool:

alphatg

New member
Oi galera boa tarde!
Também tenho esse problema, mas fui dar uma olhada na campânula e acabei descobrindo que tem uma folga muito grande entre ela e o parafuso que a prende, comprei algumas arruelas pra poder diminuir essa folga, pq não posso tirar toda a folga se não trava a embreagem, mas não consegui encontrar na espessura certa e não consegui resolver o problema! Acho que se conseguisse diminuir essa folga iria parar com esse barulho e vibração que a embreagem faz.
Quando chegar em casa vou postar umas fotos ou colocar um video mostrando o que eu acho que é para podemos solucionar esse problema!

Última edição:

alphatg

New member
No video se vcs perceberem esse movimento que faço com a mão é o mesmo movimento que acontece quando acelera pouco e faz esse barulho chato.
Na parte de traz da campânula tem uma arruela que não tem uma espessura certa pra acabar com essa imensa folga:D, tentei comprar uma arruela de espessura maior mas acaba sendo muito grossa e travando a campânula e isso não pode pq tem q ficar uma folga bem pequena para a campânula poder ficar solta.
Enfim acho que é esse o problema, se tiverem alguma outra alternativa diminuir essa folga seria ótimo pq esse barulho está me atormentando quando acelero, fora também que cheguei a 500km rodados ontem
;) e agora que posso andar a 40 ou 45km/h não consigo pq quando chega a 35km/h fica vibrando muito!:(

Última edição:

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Entendi bem o problema. Acho que vc mesmo pode fabricar sua arruela. Use as latinhas de leite ninho e similares. Elas são finas e vc pode ir testando as quantidades que farão o peça ficar mais justa. Conseguir uma arruela na espessura certa é realmente difícil. Pelo que vi, a polia e o eixo giram juntos, sendo assim, a polia pode ser travada sim. Se isso for a causa mesmo, pode resolver dessa maneira. :cool:

alphatg

New member
Fala Nelson H!
Ontem fiz o teste, travei a campânula com a arruela que comprei e não deu certo, minha bike fica com o pneu traseiro levantado por causa do descanso duplo que coloquei, assim com a campânula travada a roda traseira acaba girando direto, assim que encosto ela no chão pra travar-lá, o motor desligou rapidamente, pelo q entendi quando você liga o motor as peça do parafuso junto com os pads ficam girando em quanto a campânula fica solta até que vc acelere e os pads abram e travem a campânula para poder girar a polia maior.
Enfim tem que fabricar as arruelas para diminuir o máximo dessa folga sem travar a campânula;)

galvesp

New member
Como o Bico falou, depois q acelera para...mais quando eu acelero devagar para sair nem faz barulho.
O Alphatg, vê se vc regula seu carburador para diminuir a aceleração com ela parada, pq a minha quase não ouço o barulho do motor com ela parada, faz menos barulho q uma biz.

alphatg

New member
Oi!
galvesp o carburador já esta regulado, comigo tb só faz barulho quando acelero no começo, depois para, mas gostaria de retirar até esse barulho q faz no começo, mas se não consegui tb tá de boa posso conviver com esse barulho q só faz quando começa a acelerar o que tá me incomodando mais é a vibração e o barulho que fica um pouco alto quando chega a 40km/h, não sei se isso é normal.

Ademberd

New member
Pessoal, é o seguinte, se este barulho (vibração) acontece quando se começa a acelerar, eu passei por isto cheguei até a trocar o disco de embreagem + a campanula e não resolveu; descobri que ao acelerar o conjunto de pads ao entrar em atrito com a campanula em baixa rotação não adere de imediato fica trepidando, o que fiz, retirei a tampa plástica da embreagem e coloquei grafite em pó na embreagem pelos furos da campanula e problema resolvido, sendo que periodicamente tem que se fazer este processo. Quanto a folga mostrada no vídeo acredito que não tem muito haver com o mencionado problema, abraços.

galvesp

New member
Ademberd, boa noite...
Você poderia fazer um video ou fotos do procedimento q vc fez com o grafite.
E qual a quantidade q vc colocou?
Vlw...aguardando resposta
Att
Gleidson

Ademberd

New member
É muito simples, retire a tampa e coloque grafite através dos orifícios da campanula, a quantidade é mínima, após colocar gire com a mão para o mesmo se espalhar, faça isto sempre que o motor começar a vibrar, este grafite é vendido em lojas de ferragens e é baratinho.
IMG_20150824_084622142.jpgIMG_20150824_084757178.jpgIMG_20150824_084805021.jpgIMG_20150824_084816927.jpg

alphatg

New member
Nelson H como faço para fazer as arruelas da tampa da lata de leite ninho?
Fiz 2 mais deu muito trabalho!
Senti que deu uma melhorada na vibração mais tenho q fazer mais uma!
Tem alguma técnica pra fazer a arruela:D

Última edição:

Edudado

New member
Ademberd, você é um gênio. Eu estava com esse problema e mais uns outros que me incomodavam. Fiz o procedimento do pó de grafite e o motor não treme mais, sai na manha e gira que é uma beleza. Parabéns!

Última edição: