Montando minha e-Bike Bicimoto

tioruja

Member
Carlos, obrigado pelas informações, não precisava ter caprichado tanto, comentários e ilustrações perfeitas, como sempre !!!!!!

Fiquei realmente impressionado com o material exposto, muito bom mesmo.

Obrigado novamente,

Forte abraço
 

tioruja

Member
Chegou o motor de 500W 48V e o modulo controlador 48V , mandaram via Sedex !!!!!, acho que foi para compensar os enganos.

Apesar dos transtornos causados pelos enganos, tenho que dar nota "10" à Bicimoto pela atenção que me foi dada, tanto via e-mail como por telefone.

Fiz um pré teste , antes de raiar o motor no aro.
Conectei todo o sistema, fixei o motor num cavalete, testei acelerador , as duas manoplas do freio, tudo funcionando bem.

Só então comecei a raiação, usei as dicas do Carlos Mayer, depois de 3 horas com os dedos e unhas arrebentados, terminei de raiar.
Depois mais uma hora para centrar, precisa muita paciência..... enfim deu tudo certo. (Só espero não precisar raiar tão cedo hehehehe )

Problema para fixar uma catraca de 6 engrenagens na rosca do motor, a engrenagem maior ficou encostando (travando) na tampa do motor, solução foi colocar um anel espaçador dentro da catraca, para que a rosca não chegasse ao final.

Para fixar o bagageiro, tive que fazer dois furos no quadro, pois o meu quadro só tem furo para o freio à disco.

O freio disco não deu certo, o acionador encosta na tampa do motor, vou tentar conseguir um acionador mais estreito, o meu já tem uns 8 anos, é bem largo.

Quando sobrar tempo, vou partir para montar o guidão.

Valeu...
 

Carlos Mayer

New member
Heheheh, Tioruja

Estou aqui me lembrando do dia em que raiei a minha... Mesmo usando um niple preso a um raio (facilita a colocação em aros Vzan devido a parede dupla o buraco do niple fica fundo) e em seguida uma parafusadeira elétrica para "encostar" os niples antes de partir para o aperto final me lembro que fiquei com as juntas dos dedos inchadas de tantas pancadas que dei. Fora as câimbras... Depois de devidamente centrada um truque do Mountain Bike. Uma gotinha de Loctite em cada niple que ajuda a manter o ajuste por mais tempo.

Como meu kit foi instalado na dianteira não passei pelos percalços de instalar pinhão e o disco entrou fácil. Quem sabe um adaptador mais moderno não resolva o problema do seu disco?

A sua controladora é das grandes certo? Digo, das que não cabem na caixa do bagageiro... Neste caso dá para fixá-la nas duas hastes de alumínio do próprio bagageiro com abraçadeiras plásticas e colocar o excedente de fio dentro da caixa. Fixa limpo o serviço.

ATENÇÃO: Nunca deixe a bicicleta parada com a chave ligada. Se ficar assim por muito tempo queima a controladora. O capacitor recebe carga continuamente e como o motor não está em uso tende a superaquecer e acaba queimando... Descobri isso da pior forma possível e ainda preciso incluir esta informação no manual de Montagem e Uso...

Algumas informações que lembro e compartilho:

Estes kits não tem efeito de memória logo a bateria pode ser recarregada com qualquer nível de carga.

A minha primeira carga completa ficou entre 6 e 7 horas se bem me lembro.

Algumas pedaladas na arrancada ajudam bastante a aumentar a autonomia.

O acelerador é super sensível e suave.

Um par de fios brancos sobrará na conexão do módulo. São fios pré instalados para conexão de um painel (voltagem, carga etc.) Estou atrás da especificação para procurar por um.

Uma gota de silicone em cada terminal conectado evitará surpresas desagradáveis (mesmo nos que possuem encaixe).

Não deixe de instalar o espaçador plástico que fica entre o pedaço de punho e o acelerador.

Já fui pego longe de casa por uma tempestade (minha controladora está dentro da caixa) e não tive nenhum problema elétrico ou de mal contato.

No mais amigo divirta-se montando e mais ainda usufruindo... Forte abraço
 

tioruja

Member
Carlos, a batalha de raiar não foi fácil, a técnica que usei foi a mesma tua, mas como o motor é muito pesado , e eu tenho que fazer tudo só com o braço esquerdo, imagina a dificuldade !!!!!!! mas eu adoro desafios hehehehe

A minha controladora é das grandes, vou usar tua dica, e colocar os fios dentro da caixa, vai ficar bom.

A dica de não deixar a chave ligada por muito tempo, é super importante....não pode esquecer de colocar no manual.

As outras dicas já estão todas memorizadas.....

Quanto ao par de fios brancos, eu pretendia ti perguntar a respeito da função deles, mas como já informaste que é para um painel, agora também fiquei curioso para saber, que tipo de painel é compatível com as informações enviadas por eles.
É interessante ter , por exemplo, o nível de carga da bateria em um local visível.

Inclusive existe também um fio branco fino com um terminal achatado na ponta, parece que foi retirado do conector quadrado que sai do motor , e que esta sobrando.

Carlos, Por acaso tu sabes a função deste fio? Talvez no teu motor não exista.....

Obrigado pelas dicas...

Forte abraço
 
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tioruja

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Daí pessoal, terminei de montar minha e-bike 500W 48V , bateria de lítio.

Primeiro teste de rua, fiquei impressionado com o torque, tem muita força de arrancada, deixou minha 4T 50cc para trás até os 45 Km/h, daí então a 4T passou , porque tem mais velocidade final (55 Km/h) e a e-bike chegou no máximo aos 45Km/h, (no plano). (Eu peso 67Kg e tenho 1,80m, sou um pau de virar tripa......hehehehe)

Nas subidas fortes em torno de 25-30º tive que ajudar no pedal.

A duração da bateria, com duas subidas fortes e andando sempre no limite entre 40-45 km/h e usando o pedal só nas subidas fortes foi de 30km.

Vou fazer novos testes com ajuda dos pedais, e andar só no plano, para ver quanto aumenta a autonomia.

Motor super silencioso, pilotagem muito gostosa, acelerador muito macio , e responde bem.

Senti falta de um marcador de carga da bateria, em local visível. Pois fiquei sem bateria durante o teste, tive que voltar no pedal, no plano tudo bem, mas na subida, os 11 kg a mais deu um suador....hehehehe

Fotos da e-bike pronta,
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Carlos Mayer

New member
Como sempre caprichoso...

Ficou muito bacana a sua e-Bike Tioruja... Já começou com o pé direito ao usar um quadro Alfamec que é de longe um dos melhores quadros já fabricados no Brasil. Tenho um (o da minha e-Bike) que já recebeu diversos tipos de motorização e continua impecável apesar de seus mais de 12 anos e inúmeras mexidas...

O negócio da autonomia é assim mesmo. O primeiro teste não vale de parâmetro pois não representa as condições reais de uso do dia a dia... A gente acaba se empolgando não é?

Com o uso você perceberá que o acelerador eletrônico ao contrário do mecânico não precisa ficar muito tempo "colado". Vou tentar explicar melhor...

Por exemplo: Você arranca com a bicicleta acelerando quase tudo, quando ela entrar em movimento imediatamente alivie o acelerador e mantenha digamos em 1/4 da aceleração. Ela chegará a 1/4 da velocidade máxima e a manterá. Fique com o acelerador neste posição e repare que se a bicicleta embalar um pouco mais o motor cortará automaticamente, do contrário se ela perder embalo o motor será acionado de forma que ela volte ao 1/4 da aceleração... Não sei se me fiz entender...

Lembra dos carros com vacuômetro (hoje chamados de econômetros) pois é o princípio é o mesmo. Suavidade máxima no acelerador e o resultado serão vários Km extras na autonomia...

No mais é bem como disse. Um torque estupendo e uma arrancada formidável. É como sair de uma lancha (4T) para um veleiro (e-Bike). Que só lhe traga alegrias...

Forte abraço
 

tioruja

Member
Olá Carlos,

Como sempre , obrigado pelos elogios.

Procurei fazer o melhor que pude, para esconder os fios , e manter o bagageiro mais próximo do canote e mais baixo possível , para melhorar a distribuição do peso.

Este quadro Alfamec já me acompanha à 9 anos, e esta com pintura original, muito bom mesmo, a bike é uma mistura de MTB e speed, eu uso ela para fazer minhas pedaladas de longa distância nos fins de semana (80-100 km), o motor agora vou usar só para subir os morros, hehehehehe.

Entendi perfeitamente a maneira de usar o acelerador, acho que já estou começando a pegar o jeito .... hehehehe


Foi bom lembrar do meu Monza 1986 automático, que tinha o tal de vacuômetro, muito eficiente para dosar a força no acelerador, eu lembro que não tirava o olho do danado!!! hehehehe


Gostei muito do sistema regenerativo, é um freio natural , e segura bastante a bike nas decidas, eu ajustei a folga do freio para primeiro acionar o regenerativo e depois acionar o mecânico. Assim acelero a carga da bateria.

Achei outra utilidade para o sistema regenerativo. Transformar a bike em uma bicicleta ergométrica eletromagnética, é só colocar a bike num cavalete, acionar a chave acionar a manopla do freio dianteiro e pedalar, quando mais rápido se tenta pedalar maior é a reação do motor, se tornando um ótimo exercício, além de carregar a bateria... hehehehe

Carlos, de uma olhada nas fotos do cavalete (rolo de treino) tem algo familiar, comprei no Parana (interior, não lembro a cidade). Há uns 8 anos atras.
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Estou curtindo muito esta bike elétrica...

Forte abraço
 
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Carlos Mayer

New member
Nossa....

Obrigado pela homenagem.... Um equipamento ALTMAYER deve ser coisa fina heheheheh...

Sabe que na quinta-feira fui obrigado a encostar a minha e-Bike em casa... Sai para dar uma volta, nada de excepcional, uma voltinha de no máximo 5 Km. Não senti nenhuma vibração ou qualquer problema. Cheguei de volta a minha casa, abri o portão e na hora de recolher a e-Bike a roda da frente saiu feito doida do garfo... Primeiro pensei que fossem as porcas de fixação do eixo frouxas mas para meu espanto as duas garras frontais da suspensão haviam partido ou seja os Us que seguram o eixo perderam uma das pernas cada...

A suspensão é uma CAPA com ajuste de retorno. Uma suspensão que a maioria considera de qualidade e como deve imaginar não sou dado a saltos, pulos, empinadas ou manobras arriscadas... Marquei para amanhã Sábado levar a suspensão e os dois pedaços ao Cicle para que a mesma seja avaliada. Possivelmente receberei outra já que sou cliente a mais de 18 anos nesta loja e lá todos me conhecem bem...

Agora o que me causou arrepios foi imaginar que poucos minutos antes eu estava andando a mais de 50 Km/h no asfalto com ela... Se o garfo quebrasse lá meu amigo esta hora eu não tinha mais nenhum dos dentes da frente...

Quando desmontá-la amanhã tiro umas fotos para que veja onde e como quebrou...

Forte abraço
 

tioruja

Member
Olá Carlos ,

Tu és um cara de sorte heim... mas quando não é a hora , a gente sempre escapa ileso !!!!

Eu tenho uma teoria formada em relação ao motor ser instalado na roda dianteira.

Quando vc acelera , a força no eixo é direcionada para frente, tentando puxar a bike, justamente contra a parte frontal do 'U', onde quebrou no teu garfo.

Eu acredito que as ponteiras do garfo não foram dimensionadas para suportar o torque de um motor de 500W ou mais, também acho que as bengalas vão criar folgas com o uso, além do esforço na espiga do garfo exercida no tubo do quadro, que com o tempo pode quebrar.

Quando pensei em usar o motor na roda dianteira, levei em consideração todos estes fatores, além daquele que tu me falou da dificuldade de dirigibilidade.

Mesmo com a distribuição de peso comprometida, acho que na roda traseira é mais garantido, devido à estrutura do quadro ser mais adequada ao sentido do esforço.

Repetindo... tu és um cara de sorte... hehehehe

Pense na minha teoria...

Forte abraço, amigo.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Tioruja

Sua teoria é compatível com a minha mas não descarto a possibilidade de a suspensão não ser lá grandes coisas... Curioso que tenho duas outras motorizadas com suspensão Zoom Escape 630 (comumente chamadas de Zoom Gorda) em uma delas a suspensão está a 5 anos e na outra a 3 anos e olha que já rodei muito sem nunca ter tido nenhum tipo de problema com elas... Olhando os pedaços que se soltaram fiquei com a impressão de alumínio de baixa qualidade sem falar que é extremamente poroso.

O que me alentou um pouco foi saber que esta era a segunda suspensão que voltava para a loja quebrada... E a outra estava instalada em uma beach cruiser sem motor de qualquer tipo... Coincidência? Não sei dizer...

O dono da loja entrou em contato com o fornecedor no mesmo dia e este autorizou a troca, preferi encomendar uma Zoom para colocar no lugar pagando a diferença e no mais daqui para a frente revisar a suspensão será prática sempre antes de usar a e-Bike...

No mais agradeço ao meu anjo da guarda que estava atento heheheh...

Forte abraço meu amigo
 

robertofelix

New member
Nossa....

Obrigado pela homenagem.... Um equipamento ALTMAYER deve ser coisa fina heheheheh...

Sabe que na quinta-feira fui obrigado a encostar a minha e-Bike em casa... Sai para dar uma volta, nada de excepcional, uma voltinha de no máximo 5 Km. Não senti nenhuma vibração ou qualquer problema. Cheguei de volta a minha casa, abri o portão e na hora de recolher a e-Bike a roda da frente saiu feito doida do garfo... Primeiro pensei que fossem as porcas de fixação do eixo frouxas mas para meu espanto as duas garras frontais da suspensão haviam partido ou seja os Us que seguram o eixo perderam uma das pernas cada...

A suspensão é uma CAPA com ajuste de retorno. Uma suspensão que a maioria considera de qualidade e como deve imaginar não sou dado a saltos, pulos, empinadas ou manobras arriscadas... Marquei para amanhã Sábado levar a suspensão e os dois pedaços ao Cicle para que a mesma seja avaliada. Possivelmente receberei outra já que sou cliente a mais de 18 anos nesta loja e lá todos me conhecem bem...

Agora o que me causou arrepios foi imaginar que poucos minutos antes eu estava andando a mais de 50 Km/h no asfalto com ela... Se o garfo quebrasse lá meu amigo esta hora eu não tinha mais nenhum dos dentes da frente...

Quando desmontá-la amanhã tiro umas fotos para que veja onde e como quebrou...

Forte abraço


Também quase me acidentei com um garfo, olha só Carlos http://www.aidentu.com.br/2014/07/capitulo-08-diarios-de-bicieletrica/
 

Lamir Araujo

New member
Olá Carlos...
Estou pesquisando a possibilidade de comprar um Kit elétrico 800W da Bicimoto para minha bike ( GTS, 27marchas, aro 26 ) e achei muito interessante esta sua montagem do motor na roda dianteira.
Minha duvida:
1) Vc precisou aumentar algum fio motivado pela maior distancia do motor até a bateria ?
2) Dá para instalar freio a disco na Bike?
3) VC sabe me informar o peso deste KiT ou se este peso a mais dificultou muito a pratica de pedalar sem usar o motor?
grato, amigo.
 

Nelson H

Administrator
Membro da Staff
Lamir,
Parece que o Carlos Mayer, infelizmente, não participa mais dos fóruns. Espero que outros e-bikers possam te ajudar nestas dúvidas. Estou ainda avaliando qual é o melhor projeto para meu uso. Logo que tiver sua experiência, coloque aqui no fórum. Seu comentário será muito útil para todos.
 

MARCOS LEANDRO

New member
Bom dia Carlos Mayer ! amigo comprei uma Ecobike 36 V usada pra restaurar e agora descobri que nao fabricam mais o modelo e estou procurando o Modulo controlador dela pode me dar alguma dica ? forte abraço

Marcos Caraguatatuba11041256_740128459422425_3261016367885696656_n.jpg
 
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