Montando minha e-Bike Bicimoto

Carlos Mayer

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Bom voltando à minha e-Bike mais algumas informações a compartilhar com os amigos...

Conexões...

Estas são basicamente as conexões do kit de Lítio...

Estes são os fios que saem das manetes (regenerativo) e do acelerador e o plugue branco + os 3 encapados em plástico verde são os do motor:

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O plugue branco do motor é conectado ao plugue branco do módulo. Os fios verde, azul e amarelo do motor devem ser conectados aos fios verde, azul e amarelo do módulo.

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Os fios que saem das manetes e do acelerador devem ser conectados a estes do módulo:

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Parece meio confuso mas na verdade é muito simples já que os plugues são diferentes e não tem como conectar errado (nem tentando).

A última conexão é a alimentação do módulo (fios vermelho e preto).

Finalmente todos os fios conectados e o módulo devidamente protegido na caixa estanque...

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CONTINUA...
 

Carlos Mayer

New member
Para trazer os 4 fios do guidom até o módulo utilizei abraçadeiras plásticas fazendo uma espécie de chicote... Coloquei as braçadeiras em intervalos de 15 em 15 cm e depois de tudo pronto 3 mais grossas para prender o chicote à barra superior do quadro...

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Aqui a luz de posicionamento que fica no pack de baterias

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E o medidor de carga/teste que também fica no pack de baterias (embaixo da alça). Cada um dos 3 Leds representa aproximadamente 33.3% da carga total. Logo com os 3 acesos é indicada a condição de carga máxima.

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Acima dos Leds existe um botão vermelho. Ao pressioná-lo devem acender um led vermelho e 3 verdes o que indicará que todo o sistema está pronto para funcionar. É uma espécie de check rápido do status da bateria.

Aqui o resultado de uma voltinha com a e-Bike

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Como não para de chover no RJ espero que o tempo melhore para filmá-la em movimento... Forte abraço a todos
 

Julio Caezar

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Ola carlos , estas eletricas qual o desempenho delas? , quero dizer a nivel de velocidade/distancia/por carga de bateria, ate onde elas chegam? e carlos entre as eletricas de 500w e 800w tem diferença na potencia o só mesmo na duração da bateria?
 

Carlos Mayer

New member
Olá Julio

O "número" de Watts de um motor está diretamente relacionado ao desempenho. Um motor de 800 Watts anda mais que um de 500 Watts que por sua vez anda mais que um de 350 Watts.

Autonomia (distância que a bicicleta pode percorrer) está relacionada ao tipo de bateria que o kit usa, se por exemplo de chumbo ácido ou lítio, quantos Volts e Amperes a bateria tem (como exemplo kits de 350 W usam baterias de 36 Volts e de 500 Watts usam baterias de 46 Volts) e principalmente como a bicicleta é pilotada, se o pedal é utilizado nas saídas, peso do condutor e da bicicleta, calibragem dos pneus e até o terreno em que será usada.

Tentando responder a sua pergunta uma bicicleta de 800 Watts alcança maior velocidade máxima do que uma de 350 Watts. Já a duração da bateria dependerá de todos os fatores que te falei.

Forte abraço
 

Carlos Mayer

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Olá, Filipe

Com esta nova e-bike a velocidade máxima foi de 66 Km/h como pode ver na foto que foi postada logo acima, mas acredite condição que dificilmente repetirei... Quanto a minha BioBike de 250 Watts a velocidade máxima dela foi de 35 - 40 Km/h (lembre-se que é um motor de apenas 250 Watts e com pesadas baterias de chumbo ácido).

A bicicleta onde montei o e-Kit da Bicimoto é extremamente leve, eixos e movimento central de rolamentos, pneu de alta calibragem e como disse foi um teste, apenas um teste. Minha velocidade de uso normal é de 35 a 40 Km/h. Forte abraço
 
Ola Carlos. Vc falo que pego 66, isso foi só no motor ou pedalando junto? pq se foi só no motor, meu deus, seu motor é 500w só no nome. No caso do kit motor de 800w, os leds indicadores de bateria, não seguem a mesma porcentagem do kit de bateria de lítio, o verde tem uma porcentagem maior que o amarelo que é maior que o vermelho. Depois, vou fazer uma analise completa e postar no meu tópico do kit motor 800w para quem tiver duvidas.
 
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Carlos Mayer

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Olá, Eduardo

Eu não apenas falei como provei heheheh... Meus pneus que devem ser calibrados com 40 Lbs receberam 42 Lbs. Antes desta instalação todos os rolamentos da bicicleta foram trocados, o quadro Alfamec de alumínio é extremamente leve bem como canote de selim e guidom. As condições do teste foram as melhores possíveis.

Uma via de 4 Km recém asfaltada que fica atrás de uma montanha sem vento algum onde fiz 4 ou 5 passagens tentando chegar ao máximo que ela podia dar. A bicicleta em 21º marcha e a postos para qualquer eventualidade e no mais "pedal to the metal" como dizem os gringos... Na última passagem consegui a velocidade máxima que registrei... O pedal não ajuda muito pois mesmo no plano absoluto em 21ª e com muita disposição jamais consegui passar dos 40 - 42 Km/h com ela... Logo credito o feito ao kit mesmo.

Quanto ao comportamento impreciso dos leds em e-bikes equipadas com chumbo ácido o mesmo acontece com minha BioBike. O 1º Led (de um total de 4) demora muito mais que os outros 3 para apagar. Você com o uso também perceberá peculiaridades como melhor desempenho e autonomia em dias mais frios, e quando a bateria está full charged...

Os pneus já voltaram para a calibragem recomendada pelo fabricante e mão mais forçarei nem a bike, nem o kit em busca de recordes... Como disse foi um teste ahhh e antes que me esqueça a temperatura ambiente era de 19ºC (7hrs da manhã). Duvido que eu repita este resultado em um novo teste ao 1/2 dia sob o sol escaldante de 39ºC...

Forte abraço
 
Nossa, 66 é muita coisa pra bike, mas eu não entendi direito, vc ajudo o motor pedalando? e em relação ao kit de 250w, vc ajudo pedalando para chegar a 35-40Km/h? Pergunta outra coisa, vc sabe se a bicimoto ou algum outro lugar vende e quanto custa essa bateria de lítio 48v? Queria fazer aquilo que eu já tinha dito m outro tópico" tunado a bike", de por outro pack de baterias, só que fazer isso com outro pack de chumbo não tem como, mas com essa de lítio deve da pra fazer fácil fácil, o problema é que ela é bem cara.
 

Carlos Mayer

New member
Não Eduardo, as duas velocidades que mencionei foram alcançadas às custas dos kits elétricos e não do pedal.

A Bicimoto tem a bateria para vender avulso mas não sei se o investimento (alto) valeria à pena. De qualquer forma não tenho acesso a preço e estoque. Para maiores informações entre em contato com o felipe através do e-mail atendimento@bicimoto.com.br ou procure uma bateria que te agrade no Mercado Livre onde sempre aparecem ofertas deste tipo de equipamento...

Esta semelhante à da Bicimoto http://produto.mercadolivre.com.br/...de-litio-para-bicicleta-eletrica-36v-10ah-_JM custa R$ 900,00 sem frete...

Forte abraço
 

Carlos Mayer

New member
Aconteceu comigo Filipe...

Demorei um bom tempo para entender de fato a mecânica de pilotagem de uma bicicleta elétrica e assim poder tirar aproveitar ao máximo o desempenho e autonomia delas... O primeiro "macete" é suavidade no acelerador. Dá para perceber nitidamente que muitas vezes alcançamos a velocidade desejada e ainda é possível retroceder com o punho do acelerador mantendo-a. O segundo macete é lembrar de liberar o acelerador em pequenos ou grandes declives, idem nos momentos de usar os freios...

Umas pedaladas na arrancada também ajudam a poupar a bateria... No mais se possível providenciar eixos rolamentados caso ainda não tenha e manter as rodas centradas e alinhadas e os pneus calibrados de acordo com a indicação do fabricante (um pneu murcho pode "roubar" um bocado de energia).

Numa elétrica tudo isso faz muita diferença.

Forte abraço
 
qual freio a disco vcs recomendam para o uso, eu vejo forums, mas os caras sao praticantes de esportes e tal, eu só ando de bike por passeio e como transporte pra faculdade, casa de namorada, etc. Eu vi que teve gente falando que winzip era bom, vi que shunfeng era ruim, vi que WG Sportes era +-, mas isso tudo de praticantes de esportes com bike, o que vcs acham? vou comprar pro traseiro e pro dianteiro, ta na minha mira, winzip ou WGsports . o resto não vai ter como pois vou ter que gastar dinheiro com outras coisas para poder usar os freios a disco. Qual vc usa no motor Carlos?
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Eduardo

Em minha elétrica eu uso um WinZip de 180mm instalado na dianteira...

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E em minha 50cc 2 tempos um Winzip de 160mm também instalado na dianteira...

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Considero o Winzip um freio de grande poder de frenagem e custo acessível. Suas peças de reposição também são fáceis de encontrar. Não vejo necessidade de instalar um disco na traseira já que nas duas bicicletas um disco na dianteira e um V-brake na traseira (Shimano em uma e Logan na outra) são mais do que suficientes. Mas se levar em consideração a questão estética um par fica bem mais bacana... Forte abraço
 
Vlw Carlos, eu tava pesquisando vários freios, mas os comentários eram sempre dos caras que praticam DH, FR, etc que usam ao extremo os freios, ai era difícil ter noção. Eu só quero pelo menos no dianteiro pois é o freio que eu mais uso, e andando a 40/h to sentindo que preciso de um freio melhor pra aguentar a velocidade e o peso da bike, vo comprar esse winzip mesmo 160mm. vlw pelas dicas. forte abraço.
 

Carlos Mayer

New member
Olá, Eduardo

Vai ficar muito satisfeito com o desempenho do disco mecânico da WinZip... Treine um pouco logo após a instalação pois o poder de frenagem é brutal se comparado aos freios v-brake. Especial cuidado ao utilizá-lo em curvas, com piso molhado ou escorregadio Ok. Forte abraço
 

tioruja

Member
Dai Carlos ,

Entrei nas e-bikes!!!!! (mas azarado como sempre, entrei com o pé esquerdo !!!!!)

Deste que vi o anúncio na Bicimoto do Kit elétrico 800W 48v com bateria de lítio, fiquei interessado. Dai comprei no dia 27/04/2013, e chegou dia 16/05/2013.

Abri as caixas, e com o meu azar, no motor estava escrito JZ36V350W1209180014, deduzi que o motor era 350W 36V, dai procurei o modulo controlador para ver se era para 36V ou 48V , mas na etiqueta não tinha nenhum quadradinho marcado, modulo indefinido!!!!, dai verifiquei as baterias, pelo menos as baterias estavam corretas 48V.
o que veio no kit 800W_01.jpgo que veio no kit 800W_03.jpgo que veio no kit 800W_04.jpg

Envie um e-mail à Bicimoto dia 19/05/2013 explicando o ocorrido, no dia seguinte, recebi a resposta solicitando que eu enviasse o motor e o modulo acompanhados de um formulário corretamente preenchido, explicando o ocorrido e informando as peças que deveriam ser trocadas, formulário veio em anexo.

Dia 21/03/2013 embalei o motor e o modulo e despachei para o endereço fornecido.

Mas dai, resolvi entrar no site da Bicimoto e notei que o kit elétrico 800W 48V havia sido trocado pelo 500W 48V, o site estava meio confuso, o manual continuava sendo para 800W, dai enviei um e-mail à bicimoto pedindo esclarecimento à respeito , me responderam que houve um engano no site, que a Bicimoto só comercializa motores elétricos de 500W 48V e não 800W 48V !!!!!!!.

Isto é ser duplamente azarado heim.... Agora não sei se aceito o de 500W ou se devolvo tudo e peço devolução do que paguei !!!!.

Carlos, se eu ficar o de 500W queria montar na roda dianteira, o teu motor 500W foi montado na roda dianteira , dai pergunto?

Ele já era para roda dianteira? ou foi modificado ? por exemplo: Era traseiro e foi trocada a tampa da carcaça de um de 350W dianteiro?

Notei nas fotos da tua montagem, que a inscrição no motor é a mesma que tinha no meu
JZ36V350W , deve ser 350W 36V, por isto perguntei se a tampa da carcaça havia sido trocada. Já que o teu é 500W.

Também pensei na possibilidade do motor de 350W 36V, com bateria de 48V passar a ter potencia de 500W.!!!

O modulo novo também e maior que o teu, não cabe dentro do compartimento do pac.

O teu modulo veio com as especificações na etiqueta? ou veio em branco?


Forte abraço.
 
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Carlos Mayer

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Olá, Tioruja

Realmente houve um erro por parte do responsável pelo site... Na verdade a Bicimoto comercializava kits de 800 Watts mas estes eram equipados com baterias de chumbo ácido. O produto foi retirado do site e descontinuado em seguida entraram os motores de 350 Watts (instalação na dianteira) e 500 Watts (instalação na traseira) com packs de bateria de Lítio sendo que o de 500 Watts acabou aparecendo como motor de 800 Watts.

O meu motor é de uma pré série que nos foi enviado a título de teste e também para o processo de manualização de utilização e montagem do kit. Ele originalmente foi fabricado para instalação na roda dianteira.

O meu módulo é do pequeno e cabe dentro do contêiner.

Não é possível usar o pack de baterias do motor de 500 Watts no kit de 350 Watts, tampouco o módulo.

A troca da bateria não eleva a potência do kit de 350 Watts a 500 Watts. É mais provável que o motor venha a queimar.

A etiqueta de meu módulo veio em branco, o que sei a respeito descobri abrindo e verificando os componentes.

Me passei seu e-mail que te envio algumas das minhas "descobertas" que certamente não interessariam a maioria e fugiriam do assunto aqui discutido...

Forte abraço meu amigo
 

tioruja

Member
Olá Carlos,

Obrigado pelas respostas, já confirmei na Bicimoto que vou ficar com o motor de 500W, agora é aguardar a troca.

Enviei o meu e-mail via teu e-mail, porque tua msg privada esta bloqueada.





Forte abraço
 
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Carlos Mayer

New member
Olá, Tioruja

Obrigado pelo e-mail... Já enviei para sua caixa postal um verdadeiro "compêndio" heheheh... Espero que goste da leitura...

Quanto a mensagem privada basta me adicionar como amigo que automaticamente será desbloqueada... Forte abraço
 
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