Minha motorizada nao qer pegar

alecio candido

New member
:(BOM ELA É UMA 80 CC TEM UM MES DE USO UNS 70 KM RODADOS ACONTECE O SEGUINTE EU USEI ELA A UM MES E DERREPENTE QUANDO EU COLOQUEI UM POUCO DE GASOLINA EM OUTRO POSTO DE GASOLINA ELA COMEÇOU A TER FALHAS E DEPOIS EU FUI LIMPAR O CARBURADOR PENSANDO Q ERA O CARBURADOR MAS NAO ERA E EU ACHO DEVO TER DESREGULADO ALGUMA COISA EU DEVO TER DESREGULADO e quando eu boto ela pra ligar ela nao liga so quando eu pedalo muito muito mesmo ai elka da aquele barulhu de q vai pegar mais nao pega ja olhei a vela ela tava tipo umida com pouco oleo mas eu coloco a q quantidade certa oq deve ser?

obs: eu mudei o sulco pra o ultimo quando pegava mais agora em nenhum ela qer pegar oq faço?? por favor seja direto abrços. fico no aguardo de resposta

budget100

New member
Olá Aécio.

Quando você falou que a utilizou a um mes pergunto-lhe se ele ficou parada durante algum tempo até abasteceres de novo ou se usastes a motorizada durante o mes inteiro.
Qual era o sulco que estava antes dela apresentar o defeito? Para qual último sulco você mudou a trava da agulha? O de cima ou o de baixo? (olhando a agulha com a sua ponta para baixo e as ranhuras para cima).
Você testou a centelha na vela para ver se a mesma está com a qualidade devida? Para isso, retire a vela, conecte-a ao cachimbo e encoste a parte da rosca ou onde entra a chave sextavada ao cabeçote. Rode a roda traseira, com a embreagem solta e veja se a centelha está saindo com frequência.
A limpeza do carburador foi feita por você? Você utilizou jatos de ar para realizá-la?
Você usa o afogador para dar a partida com o motor frio? Por acaso ele permanece fechado? Você fez uma conferência na fiação do magneto/CDI e fios originados do punho? Você conferiu se desce gasolina pelo filtro quando você abre a torneira?

Desculpe questioná-lo sobre estas coisas. A impressão inicial é de que a motorizada ficou parada algum tempo. Depois você fez uma série de coisas, mudando algumas (como a agulha) que antes funcionava satisfatóriamente, certo?

Abração

alecio candido

New member
olha nao ela nao ficou parada so pra descanso tipo eu saia e deixava ela prada normal e a centelha nao esta tendo rodei com a embreagem solta e nao sai faisca nenhuma e tava no 3 sulco masi nenhum qer pegar maiseu tinha mudado para cima e oque é chve sextavada foi feita sim mais nao teve jato de ar por no asopro mesmo nao eu nao uso o afogador pra dar partida eu so dou embalo e sou a embreagem e esqento um pouco o motor as veses eu abro quando o motor ta ligado ai depois eu fecho conferi sin mestao todos ligado corretamente os fios e a gasolina desce sim mas ela desce so na mangueira de baixo mais a de cima ondi fica a torneirinha enao mostra gasolina mas embaixo fica sim gasolina na mangueira

budget100

New member
Vamos Alécio.

Se você conferiu que a vela não está soltando faísca ela não poderá funcionar. Portanto, confira todas as ligações, embora digas que estejam corretas, pois sem a vela centelhar (soltar) faisca, o motor não vai pegar. Cheque este detalhe com muita precisão, em local de pouca luz. O problema pode estar no cachimbo, nas ligações ou na vela. Ou então de forma mais complicada, em outras partes do motor que não convém serem mexidas por enquanto.

Se você limpou e montou o carburador corretamente, se sai gasolina na mangueira após o filtro e houver centelha era deverá pegar. Agora, tenha atenção para o seguinte: Quando há algum defeito não mexa em várias coisas ao mesmo tempo. Teste uma providência de cada vez. Assim você poderá descobrir o defeito e não agravará criando possibilidade de ter feito alguma coisa não devida. Como o problema é falta centelha, retorne a trava da agulha para a posição em que estava antes de enguiçar. Procure resolver, primeiro, o problema da centelha. Depois, se necessário, pesquisamos o resto.

budget100

New member
Alécio. Confira todas as conexões elétricas que você fez quando montou a bicicleta mesmo que pareçam corretas. Fios azuis ligados nos azuis e pretos nos pretos(do magneto, CDI e dos que vem do interruptor do punho). O branco, que sai do magneto, deve ficar isolado. Procure por fios partidos, mal conectados ou mal isolados. Se você tiver outra vela retire a que está no cabeçote, conecte o cachimbo na outra vela (ou na que est
a no motor) e gire a roda no sentido normal de rotação. Tem que aparecer a centelha. Enquanto isso não acontecer não podemos virar a página. Aproveite agora que está escuro para poder verificar a centelha. A vela muito molhada pode indicar combustível indo para a câmera e sem explosão por falta da centelha.

Sempre reúna o maior número de informações para passar. Como: se pegou chuva da última vez que você andou, se ela tombou, quanto tempo ficou parada... coisas que às vezes tornam-se importantes para a solução do "causo". Muita calma e atenção que você irá resolver o problema.

budget100

New member
Olá Alécio.

Estou na sua torcida e aguardei seu e.mail na esperança de ver o problema resolvido. Pelo que percebo, ainda não.
Espero que tenhas retornado com a trava da agulha do pistonete para a posição do meio, determinada para a fábrica e importantíssima para o período de amaciamento que sua motorizada ainda atravessa.
Gostaria de saber se o amigo tomou a providência em busca da centelha na vela. O que você fez e o que tens mais a relatar para que consigamos chegar à solução?

Como você fala que todas as ligações estão corretas e a centelha não aparece, com chuva, mesmo que fina, caso seu magneto não tenha sido isolado com silicone, com o movimento da roda dianteira a tampa do mesmo pode ter levado um banho. Muitas vezes isso traz problemas na bobina.

Mas por hora não mexa em nada. Continuemos a checar o mais simples primeiro. Para eliminar uma dúvida, refaça as ligações do magneto ao CDI, ligando os fios da mesma cor e isolando o branco. Esqueça os fios que vem do punho. Deixe-os desligados. Aí faça de novo o teste da centelha retirando a vela, conectando o cachimbo, encostando a parte metálica da mesma no cabeçote e girando a roda no sentido de rotação da mesma. Não precisa girar muito rápido.

Faça isso e nos avise. Muita atenção nas ligações. Deverão ficar bem isoladas e não deverão enconstar em nada!!! Nada mesmo!!!

Aguardo seu retorno.

Última edição:

Carlos Mayer

New member
E ai Alecio? Alguma novidade?

Colocou novamente a agulha no 3º sulco? Ela sai de fábrica nesta posição e deve ficar assim até que sejam completados 500Km... Provavelmente ao abrir o carburador alguma coisa não ficou 100%... Passe mais informações para que possamos ajudá-lo Ok.