Minha Bina não pega

Bengrosso

Banned
Eu uso esse óleo, uso tambem o da Texaco, e uns outros tambem. Quanto ao que vc escreveu sobre a bicimoto, tive uma dificuldade quando instalei meu primeiro kit, estava com uma solda na bobina de magneto quebrada busquei auxilio, até hoje não recebi nenhuma resposta, me virei sózinho.
 
Tonny, qual foi o rolamento estourado??
Esses tempos fui trocar os anéis e percebi também que meu rolamento de agulhas do pistão/biela tava meio danificado, isso porque também achei que estava seguindo corretamente a manutenção...
 

tonny

New member
Rolamento 203 esse ai ...
12919199851.jpg
Pois é, a minha sorte é que por causa dos problemas da parte elétrica as emendas mau feitas, ela não pegou e não danificou nenhuma outra peça
Ela funcionou só dois dias.
Agora eu queria saber se foi minha culpa ou culpa da bicimoto, porque eu segui corretamente o manual
 

tonny

New member
Você usou esse óleo ? como você faz a mistura ? porque isso ta me intrigando, comprei a seringa para medir a quantidade exata 126ml para dois litros de gasolina e aconteceu isso

To começando a achar que o pessoal pois olho gordo no minha bike rsrsr
 

Carlos Mayer

New member
Qual o óleo correto? O que está especificado claramente no manual... ÓLEO 2 TEMPOS MINERAL

A marca? A de sua preferência ou a que estiver disponível desde que seja óleo 2 tempos mineral. "O mecânico disse que óleo vermelho é ruim"... Olha sinceramente se ele tivesse estudado mais seria engenheiro ou projetista mecânico e não mecânico heheheh...

Quem homologa óleos e lubrificantes no Brasil? A ANP - Agência Nacional de Petróleo.

Quem produz o óleo que você postou? A Petrobrás...

E o mecânico diz que ele "é ruim"?

É talvez o seu mecânico saiba mais sobre óleos do que a Agência Nacional de Petróleo e a Petrobrás juntas... Francamente Tonny...

Sobre a questão de "emendas mau feitas" (sic) é de se estranhar pois os kits não tem emendas e sim terminais de encaixe e pelo que me lembro você foi categórico em eliminar problemas elétricos pois havia testado tudo... Certo?

No mais como disse para você (vale para você também Bengrosso) em outra postagem o Fórum não tem nada a ver com assuntos comerciais. O que sua advogada lhe disse não vem ao caso considerando que existe um Termo de Garantia onde o funcionamento da mesma está claramente explicado e estritamente de acordo com a lei.

Se você optou por mandar um mecânico qualquer abrir seu motor foi por opção sua. O correto como te disse era enviar o motor para a Bicimoto e usufruir da garantia. O "diagnóstico" bem como a opinião dele sobre o óleo 2 tempos "vermelho" para mim não significam absolutamente nada a não ser que ele não entende nada de óleos e menos ainda de bicicletas motorizadas.

"Agora eu queria saber se foi minha culpa ou culpa da bicimoto, porque eu segui corretamente o manual."

Isso nós jamais saberemos Tonny porque o motor foi aberto por terceiros e por esta atitude sua garantia infelizmente está invalidada como você pode ler neste trecho retirado do original:

"Constatado o defeito, o Senhor Consumidor deverá imediatamente comunicar-se conosco onde será dada a orientação de como proceder, para que nossa oficina técnica possa avaliar e analisar criteriosamente a existência da necessidade de conserto do produto DURANTE O PRAZO DE GARANTIA AQUI PREVISTO. Essa garantia ficará automaticamente cancelada se os equipamentos vierem a sofrer reparos por pessoas não autorizadas pela nossa empresa. A garantia só tem cobertura para as peças que tenham defeito original de fábrica, e a comprovação será feita por nossa equipe no momento de se realizar o reparo. Essa garantia cobre somente os defeitos de funcionamento das peças e componentes dos equipamentos descritos nas condições normais de uso e que estejam de acordo com as instruções dos manuais de operação que acompanham os mesmos."

Para finalizar um conselho de amigo. Troque de mecânico e de advogada porque ambos estão muito mal informados... Trecho retirado da Lei 8078 do Código de Defesa do Consumidor:

"Art. 50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

Parágrafo único. O termo de garantia ou equivalente deve ser padronizado e esclarecer, de maneira adequada em que consiste a mesma garantia, bem como a forma, o prazo e o lugar em que pode ser exercitada e os ônus a cargo do consumidor...."
"Ônus a cargo do consumidor" significa você (consumidor) paga o envio do motor para a Bicimoto. A Bicimoto avalia o problema, se for o caso de serviço coberto pelos termos da garantia a Bicimoto conserta e a Bicimoto paga o envio do produto de volta ao consumidor...

Para finalizar esta longa postagem vou esclarecer pela última vez. O FÓRUM NÃO TRATA DE ASSUNTOS COMERCIAIS!!
 

tonny

New member
Carlos não to discutindo mais sobre garantia ... eu to querendo entender o que aconteceu ....
Eu não mandei o motor porque você iam abrir o motor e falar que foi falta de lubrificação, o que de fato foi mesmo
A questão é entender o que aconteceu para que ninguém faça errado
Blz não vou mais postar sobre isso ....
 

Carlos Mayer

New member
Tonny quem mencionou Advogado e Código de Defesa do Consumidor?
Eu? Não...
Apenas respondi às suas colocações.

Como te disse apenas os mecânicos da Bicimoto poderiam te dizer o que aconteceu, como eles não abriram seu motor jamais saberemos de fato o que aconteceu.

Conheço e muito estes motores de 2 e 4 tempos da Bicimoto e acredite que seu caso é o primeiro que vejo acontecer em mais de três anos e meio de contato com motorização de bicicletas. Eu mesmo tenho uma motorizada 2T de 50cc e com ela já passei dos 13.000 Km (agora quase 14) e o motor é standard...

Quanto ao tipo de óleo 2 tempos mineral recomendado, a dosagem para motores em amaciamento ou amaciados e procedimentos estes são informados pelo fabricante do motor e não pela Bicimoto que não fabrica motores, apenas importa e vende... A questão colocada pelo seu mecânico sobre a qualidade do óleo 2 tempos vermelho produzido pela Petrobrás é absurda e sem qualquer fundamento entende?

Pode ter vindo de fábrica com um rolamento problemático ou mal encaixado? Infelizmente não saberemos...

O motor pode ter recebido pouca lubrificação? Infelizmente não saberemos...

Já soube de motores de 2 tempos que chegaram a Bicimoto para reparos cheios de areia na parte baixa (onde fica o volante) o que levou o motor a travar. Motivo? O proprietário achou que sem filtro de ar "andava melhor"...

Motores que fundiram com 100Km de uso. Motivo? Sem escape o barulho fica mais bacana...

Motor travado. Motivo? "Transformei mina motorizada para álcool e usei óleo 2 tempos sintético de kart e rebaixei 1,5mm o cabeçote...

Danos nos rolamentos. Motivo? Erro na quantidade de óleo 2 tempos e velocidade acima da indicada para o amaciamento... Na verdade depois descobrimos que ele nem havia lido o manual...

Biela empenada e rolamento quebrado. Motivo? Ahhh o filtro com a "boca" virada para cima fica mais "massa" e andei com ela na chuva... Ao passar numa poça com o motor ligado aspirou água para dentro do cilindro e causou calço hidráulico...

Motivos para problemas conheço muitos. Mas como você disse que usou a quantidade certa de óleo 2 tempos e mal andou em sua motorizada creio que nenhum dos mencionados acima seja o caso. A pena é que este motor tenha sido aberto por terceiros pois gostaria de ligar para a Bicimoto e falar com os mecânicos (se eles abrissem seu motor) para saber do ocorrido.

Espero que seja feito um bom serviço e sua motorizada finalmente possa ser usada e lhe traga somente alegrias como as minhas... Forte abraço
 

tonny

New member
Eu cheguei a achar que o posto me vendeu óleo vencido, porém não consegui constatar porque a data de fabricação tinha apagado ..... ele é valido por dois anos.
Sobre o mecânico, ele é autorizado de uma fabrica a dar assistência naquelas motinhos de criança que vende nas lojas que tem o motor parecido com o da bicimoto ... ele tinha o rolamento 203 que quebrou ... agora ele trocou e ta muito boa

Eu acho que pode ter sido o óleo mesmo, talvez eu não tenha misturado bem na garrafa PET , ou o óleo tava vencido mesmo, porque ele me disse que foi falta de lubrificação
Bom mas ela ta funcionando é o que importar

Abraço
 

Sidney

New member
Ae Tonny

Não se deve usar garafa Pet para misturar gasolina com Oleo, pois pode soltar uma gosma devido o solvencia do plastico.

Os postos de gasolina tem orientação de só colocar gasolina em recipiente de PVC, aquele de Candida e solventes.

Transportes de Combustíveis

Nem em garrafas PET nem em sacos plásticos

Desde 2008, a ABNT proíbe a venda de combustíveis em recipientes que não atendam às especificações oficiais. Antes disso, parecer jurídico já via essa proibição implícita na Portaria 116/2000 da ANP.


por Cristiane Collich Sampaio
Muitos desconhecem que a venda de combustíveis para transporte em sacos plásticos e outros tipos de recipientes, como garrafas PET, é proibida e que o desrespeito a essa determinação pode causar muitos dissabores aos revendedores.
A Portaria nº 116/2000 da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) determina que a venda de combustíveis por postos revendedores só pode ser efetuada por meio de bomba abastecedora. Mas a agência não faz nenhuma referência explícita nem ao destino do produto, após ser concluída a venda registrada pela bomba, nem à forma de transporte. Apesar disso, em parecer datado de 2004, o Dr. José Maria Caiafa, diretor do Departamento Jurídico do Sincopetro, já não tinha dúvidas sobre o conteúdo da portaria no tocante aos grandes riscos representados pela venda de combustível, em qualquer quantidade, em sacos plásticos ou garrafas em geral, fornecidos pelo próprio consumidor, pois, “além da precariedade da embalagem, esta não conteria informação a respeito da nocividade e da periculosidade do produto, conforme obrigação estabelecida pela portaria”.
ABNT pode autuar
O teor desse parecer foi reforçado por norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), em vigor desde agosto de 2008. Por motivo de segurança, a NBR 15.594-1 proíbe textualmente a venda e o transporte de combustíveis em recipientes plásticos, como os citados, e, ainda, define os procedimentos para o abastecimento de motocicletas. Essa instituição tem poder para autuar postos e outros estabelecimentos, diante da constatação de desrespeito as suas determinações.
De acordo com informações prestadas pela Plumas Assessoria Contábil, a NBR 15.594-1
determina que a venda de combustível fora do tanque do veículo só pode ser feita por meio de recipientes metálicos ou não metálicos, rígidos, certificados e fabricados para este fim e que permitam o escoamento da eletricidade estática gerada durante o abastecimento.
Além disso, estabelece que este deve ser feito com o recipiente fora do veículo e apoiado sobre o piso, com o bico embutido o máximo possível dentro dele. Ainda segundo a norma, para evitar transbordamento pela dilatação do produto, esses “tambores” devem ser preenchidos em até 95% de sua capacidade.
Para o abastecimento de embarcações ou máquinas, que utilizam volumes superiores a 50 litros, os recipientes metálicos, certificados pelo Inmetro, são os indicados.
Outro ponto importante citado trata da normatização do abastecimento de motocicletas. Este deve ser feito sem pessoas sentadas no veículo, com vazão lenta, sem auxílio do funil e mantendo o contato entre o bico e o bocal durante o processo.
FONTE : SITE SINCOPETRO



Sidney
 
Última edição:

Carlos Mayer

New member
Pois é Tonny quem sabe esteja próximo de entender o que aconteceu... Aqui na minha região existe muita atividade de trilheiros e muitas motorizadas e scooters 2 tempos com isso muitas vezes o óleo 2 tempos chega a faltar em muitos postos. Eu particularmente comprei uma caixa com 12 litros de Motul diretamente de um atacadista e é este mesmo óleo que uso desde que a minha motorizada de 50cc 2T era zero quilometro. Nunca tive problemas com carbonização excessiva, perda de desempenho ou vela "babada" sem falar que o cheiro é delicioso heheheh...

Sidney eu acho que manter a gasolina em garrafas Pet pode causar problemas. Mas não colocar a gasolina, misturar com o óleo 2 tempos mineral e em seguida abastecer o tanque. Uso pets ou galões a mais de 3 anos (quase 4 na verdade) e nunca tive qualquer problema. Mas confesso que depois de ler o texto vou selecionar um galão daqueles brancos de PVC para a missão.

Bom Tonny que finalmente você possa se divirtir com sua motorizada... Forte abraço aos dois
 

tonny

New member
Carlos acho que já sei o que aconteceu ... lembrei que quando ela chegou eu comprei dois litros de gasolina e o óleo 2t mineral, fui misturar na garrafa PET de dois litros só que não deu para colocar todo o óleo e ai tive que passar para uma garrafa maior ... só que acabou derramando um pouco, eu acho que pode ter sido isso que aconteceu ... o que vocês acham ?
 

Carlos Mayer

New member
Se a quantidade de óleo 2 tempos misturada a 2 litros de gasolina comum foi inferior a 126Ml sim é possível... Ainda mais num motor zero quilômetro... Esta questão do abastecimento é crucial para o correto amaciamento e também a durabilidade dos motores 2T... Abç
 
Top