Olá FHT
Movi seu Tópico para cá pois estava postado no Tópico destinado a motores de 2 tempos Ok...
O problema de sua 4 tempos é fácil de resolver. O giglê de marcha lenta está entupido e por isso a dificuldade em ligá-la sem acelerar.
Para limpar o giclê você precisa de uma chave Phillips e uma de fenda fina.
Com a chave Phillips retire totalmente o parafuso preto que regula a marcha lenta e fica do lado esquerdo do carburador. Este que aparece na imagem abaixo
Depois de retirado o parafuso da lenta, use a chave de fenda fina para calçar e levantar o giglê de lenta que vem a ser a peça preta que fica diretamente encaixada no carburador logo abaixo de onde estava o parafuso da lenta. Tenha cuidado ao retirar o giglê para que a borracha de vedação não seja danificada Ok.
Com o giglê da lenta em mãos use um dos fios de um cabo de aço de freio ou marcha de bicicleta para desobstruí-lo. Limpe com capricho e assopre para ver se a passagem está desimpedida em seguida reinstale no lugar observado que os chanfros ficam voltados para o parafuso de fixação do carburador (um) e para o próprio carburador(o outro). Reinstale o parafuso da lenta e regule-a depois que o motor estiver aquecido...
O processo é simples e tenho certeza de que sua 4 tempos voltará a funcionar de primeira. Aproveite a ocasião para lavar o elemento do filtro de ar e verificar o nível do óleo do cárter (como está a Km dele?)
Quanto à vela de ignição você pode substituí-la por uma nova que a centelha voltará à sua condição ideal. O sistema de ignição das 4 tempos não tem qualquer tipo de regulagem que possa ser feita.
Se restar qualquer dúvida é só falar. Forte abraço