Marcha automática na bike?

GabrielDasBikes

New member
Opa, eu estava pensando em como seria possível colocar marchas na bicicleta, e me perguntei como funciona o carro automático, pesquisei e percebi que poderia funcionar este sistema na bike, pois poderia fazer-se um conjunto de engrenagens planetárias compacto e leve(para quem não sabe como funciona a caixa do carro automático dê uma olhada na net), e assim ter marchas compactas e automáticas!! Bem não sei como funciona o sistema completo então se alguém possui mais conhecimento me corrija se estou errado, mas acho que daria certo, espero que me ajudem e deêm ideias, apoiem...

Nitcho

New member
O melhor sistema é por correia e polia variável, igual aos das Mobiletes, mas para bicicleta motorizada não vi adaptação para elas.

Carneiro

Member
Olá, Como já dito e redito, o ideal é usar uma CVT. Para o motor 4 tempos, que é um clone mukirana do honda, existe já um kit de adaptação compatível pois o Honda é um motor bem conhecido lá fora e tanto o eixo como a furação são um padrão conhecidos. Pensei em comprar um, mas, como sempre, ficaria um pouco caro. Abraços!

Carneiro

Member
OLá Carneiro e demais, será que vale a pena comprá-lo, o sistema é compatível com os motores 49 cc 4t?

Caro Gladston, Não sei se esse específico da foto serve ou não. O que posso dizer é que há muitos que servem. Quando pensei em usar um, pesquisei e encontrei alguns modelos. Veja a medida dos furos para saber se é compatível ou não. Talvez você tenha também que trocar a centrífuga, mas acho que, sendo os furos compatíveis, é só retirar clutch-bell antigo (conhecido aqui como campânula) e encaixar o novo kit CVT, pois ele já tem seu próprio clutch-bell. Há vários projetos na internet mostrando o kit CVT instalado no Honda 49 cc 4 tempos, do qual o chig-ling vagabundex foi copiado. Tem que dar uma pesquisada mesmo pra comprar certinho mesmo. Abraços.

Gladston

Member
Prezado Carneiro, numa rápida pesquisa encontrei este vídeo ( https://www.youtube.com/watch?v=mBgZMOvqbX4 )que mostra claramente como funciona a transmissão CVT, de fato parece ser a mais simples e eficiente solução para otimização do funcionamento dos nossos motores. Como relatou, a questão é encontrar um dispositivo que se ajuste a eles.
Vou fazer uma pesquisa mais minuciosa, se alguém também encontrar algo específico compartilhe.
Abraços.

Carneiro

Member
Bem que poderia ter um sistema deste para os motores 80cc 2 tempo.

Caro Nitcho, na verdade existe, mas, lá fora. É só dar uma pesquisada na net. Os motores das (fui censurado) já usam há muitas décadas um sistema parecido que eu chamaria de 1/2 CVT pois, em apenas um lado há variação do diâmetro(ou relação) da polia. O motor é que se desloca para frente e para trás em função do RPM para compensar o "encurtamento" da correia. (!!!a correia NÃO ENCURTA de fato!!- calma pessoal!)

Última edição:

Carneiro

Member
Gladson, Note que o kit tem vários furos para se adaptar na grande maioria dos motores disponíveis. Note porém, um ponto importante: O diâmetro do eixo do seu motor. Sabendo as medidas certas do seu motor você não correrá o risco de comprar errado. O motor 4t, como ele é um clone do Honda, fica mais fácil comprar o kit certo, pois a furação é a mesma de muitos motores estacionários. Visite os forums internacionais, lá tem muita coisa interessante. Respondendo sua pergunta, é possível a adaptação sim, só não sei se esse do link serve ou não.

Carneiro

Member
Valeu Carneiro, se não for pedir demais, remeta-me aqui ou no privado alguns links dos fóruns internacionais. Abraços.

Bom dia caro Gladson, Vamos ver se consigo te ajudar. Primeiro, em muitos lugares do mundo, os motores 2T foram banidos pois não atendem normas internacionais anti poluição. Por este motivo, em sites americanos não encontramos quase nada sobre esses kits chineses de 2t e, pelo mesmo motivo, não há muitos acessórios como CVT ou torque converter para esses motores. Isso não que dizer que não possam ser utilizados. Tem que ver os furos de encaixe, comprimento e diâmetro do eixo e etc. Se o eixo for compatível, uma placa adaptadora resolveria a questão. Esse site tem diversos modelos de CVT - http://gtcmanufacturing.com/ - e parecem ser bem sérios e conceituados nos fóruns. Mas, você não encontrará nenhuma menção aos motores 2T pelos motivos que já falei. Ainda assim, com as informações do seu motor e as informações do site, você poderá verificar se vale a pena arriscar. Não sei se seu objetivo é economizar ou se é um lance de realizar um sonho, não importando o preço. Se for uma questão de sonho, parta para o de 4t, pois ele é um clone medíocre do honda GXH50, mas tem furação padrão e várias CVT e torque converter servem nele. Mas, note que esses kits de CVT são bem caros, mas o projeto fica espetacular. Se o objetivo e economizar, então a praia é outra. abraços.

Gladston

Member
Carneiro, meu motor é 4t, o propósito é a brincadeira de "mecânico cientista", vou dar uma olhada com calma no site que indicou, a intenção é mesmo deixar o projeto espetacular, manterei contato para ir dirimindo as dúvidas. Abraços

Carneiro

Member
Carneiro, meu motor é 4t, o propósito é a brincadeira de "mecânico cientista", vou dar uma olhada com calma no site que indicou, a intenção é mesmo deixar o projeto espetacular, manterei contato para ir dirimindo as dúvidas. Abraços

Gladson, aí simplifica tudo! Pro seu 4t, tem vários CVT ou "torque converters" compatíveis. Consulte o fabricante, diga que seu motor é um clone do Honda GXH50 e pergunte qual é compatível. Observe também o passo do pinhão de saída, mas, se tiver que trocar é bem baratinho. Abraços